ALGAS, ROCHA VIVA E PRAGAS
Área especifica para falar de Algas e os seus benefícios, Pragas e o seu controlo e Rocha viva.
Subforums
191 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Alguém sabe dizer que tipo de alga é este e como combater, encontra-se em praticamente toda a rocha viva e apresenta bolhas de ar. Houve um periodo que parecia que estava a desaparecer, mas agora parece que está a voltar.
-
- 2 respostas
- 1.7k visitas
Boas pessoal Andam a aparecer estas pequenas bolhas, uma aqui outra ali.. Alguém sabe o que é? cumps
-
- 1 resposta
- 1.2k visitas
Olá rapaziada dos salgados Ando há já muito tempo a namorar a ideia de montar um reef. Para o efeito lá ia o de água doce à vida (100x30x40), para dar lugar ao dito reef. Contudo, e depois de muita leitura, surgiu-me uma dúvida que considero pertinente: Poderia um filtro exterior, com o balde translúcido, acolher rocha viva, como de se uma sump se tratasse? Por exemplo, um filtro PJF 2001(1.800 l/h e 12 litros de capacidade), com o balde transparente e apoiado por boa iluminação... Digam de vossa justiça sff. Obrigado
-
- 1 resposta
- 1.7k visitas
Boas, Fui de férias 3 semanas e apesar de ter tido quem me alimentasse os peixes, regressei e vejo que o vidro está revestido com uma quantidade anormal de alga coralina, que já tinha bem espalhada pelas minhas rochas vivas. Nunca me tinha acontecido tal coisa, e costumo fazer uma limpeza ao vidro todas as 2 ou 3 semanas. Alguém sabe o porquê do acontecimento? E pior ainda, alguém sabe como poderei limpar o vidro?
-
- 1 resposta
- 1.1k visitas
boas gostaria de fazer umas experiencias com um pexinho de mango, por acaso niguem quem que oferce ou mesmo troque por alguma coisa de salgados. abraços
-
- 1 resposta
- 1.4k visitas
tou com uma especie de alga que veio com a rocha.... é tipo trepadeira e tem umas bolinhas verdes.... ela esta a "trepar" por quase tuda a rocha!!?!?!? é mau para o meu reef!?!?! ou é benefico!?!?! se for benefico que devo fazer para ela não me atacar o aquario tudo!!?!?
-
boas como sabem tenho tido um problema com algas vermelhas estas da nossa costa nao me vejo livre disto hoje agarrei e fui buscar uma escova de aço daquelas de adaptar ao berbequim e fui limpar as rochas estas algas sao tao dificeis de tirar que tive perto de 4 horas a limpar meia duzia de rochas e nao consegui tirar tudo. a minha pergunta é sera que se tiver as rochas dentro de agua doçe as algas morrem , ou alguem sabe de algum produto para matar isto
-
- 1 resposta
- 1.5k visitas
Boa tarde.. a minha questao é a seguinte: Ao comprar rocha morta sou obrigado a colocá lá logo debaixo de agua ? ou posso esperar uma semana por exemplo até encher o aquario e so depois colocar lá? E a Viva ? (esta suponho que como é "viva" deverá ser colocada o mais rapido possivel) E quanto ao Kalkwasser ? deverei começar a coloca-lo logo no inicio mesmo quando ainda so estou a ciclar o aquario com rocha viva e alguma morta e sem corais ? Haverá algum problema em fazer uma reposiçao de agua evaporada só com agua de osmose sem Kalk? desde que mantenha o ph nos 8,4 ? Obrigado
-
rocha viva
by ticcon- 1 resposta
- 1.4k visitas
da pra por rocha viva em agua doce???,rocha viva e coral é a mesma coisa????
-
Algas?
by islander77- 1 resposta
- 1.3k visitas
Boas! Tenho a parede do aqua e as rochas cheias de uma "alga" em tons de castanh0 que se desprende se passar um dedo, ou uma escova. O que é isto e como posso acabar com ela? Obrigado!
-
- 1 resposta
- 2.1k visitas
Boas, Estou a iniciar um aquario de agua salgada, conforme o meu tópico colocado nos primeiros passos. Juntamente com o equipamento veio tambem aproximadamente uns 30 kg de rocha, que não sei se esta viva ou morta, por isso alguem pode me dar algumas dicas sobre como diferenciar ambas. O que posso dizer sobre as rochas até tirar fotografia as mesmas é que algumas estão com a parte que estava voltada para cima coberta de algas verdes (mais para o castanho) o que dá mau aspecto as rochas.
-
- 1 resposta
- 1.5k visitas
Boas, À cerca de uma semana começou a surgir no vidro do aquário uma coisa que acho ser parecida com uma raiz. O que será? A que se deve? Deixo-vos a foto. Obrigado Abraço Alberto Magalhães
-
- 1 resposta
- 1.5k visitas
Meu nome é Natacha, tenho o aqua infestado com alga verde e no areao e na rocha viva há algas aos fios tipo cabelos farfalhudos. As vezes raspo e vesse a rocha. Mas penso que estou a dar cabo do ciclo da rocha e não o fiz mais. Não acho normal, deve ser da agua da torneira. Estou a pensar ir buscar agua ao guincho. Meu aqua é de 120 litros, tenho 10% de rocha viva, escumador tunze, bomba de agua, apenas um coral dividido por varias rochas a xenia, 4 puffers pequeníssimos, 1 mono, um casal de peixes palhaço e outro que não sei o nome que é ágil como os palhaços de cor azul e amarela. Neste momento passaram 2 meses e agora os peixes palhaços e o azul ja nao sao agressiv…
-
- 1 resposta
- 2.8k visitas
Boas pessoal. Montei o meu aqua à cerca de 3 semanas e depois de colocar a rocha, as luzes acendiam às 15H e apagavam às 23H. O aquário apanha luz do dia , não directa, porque tem umas cortinas a tapara luz do sol e na zona da sala, só dá sol até cerca das !0H. Meti 5Kg de RM e 5Kg de RV, que vinha toda "nua", apenas com bactérias ( comprada em loja ). Começaram a aparecer um tapete de algas castanhas , mas apenas na RV , nos vidros e na RM não tenho nada. Estas algas são "boas" ou "más" Obrigado Agora reduzi a luz . Acendem às 19H e desligam às 23H, ficando apenas os leds moonlight até às 01H. Obrigado pela ajuda. Comprei esta rocha…
-
- 1 resposta
- 1.5k visitas
Olá a todos, preciso de ajuda urgente. Há dois dias, apareceu na minha xénia uma zona só de esqueleto. Ou seja, ai a xénia estava tão retraida que só se via rocha. Apareceu então uma espécie de alga acastanhada que cobre toda essa zona, que mais parece quase como uma ferida com crosta por cima... Será um processo natural de defesa do coral? Ou será que é prejudicial, devo remover esta "capa" de cima do coral? O que me preocupa é que a dita "capa" parece estar a alastrar... Aguardo opiniões. Obgd.
-
- 1 resposta
- 1.4k visitas
Boas. Há uns 15 dias começaram a aparecer coisas destas no aquário. Já tenho umas 5 ou 6. Sou um novato (tal como o aquário...) e não faço ideia o que sejam, e em especial se são boas ou más. Alguém me ajuda a identificar? Desde já o meu muito obrigado.
-
posso apanhar rochas nas nossas praias portuguesas e introduzir no aquario de agua salgada?
-
- 1 resposta
- 4.8k visitas
Boas Tenho aqui umas duvidas a ver se o ppl mais expert na materia me consegue ajudar Essa Alga/musgo e invasora? E possivel manter em casa? Se sim, e possivel em aquas de agua doce? Como e que se chama? So vive agarrada as rochas ou e possivel manter como musgo de java?? Penso que por agora e tudo. Desde ja obrigado pelas respostas
-
- 1 resposta
- 1.2k visitas
Boas, Aqui a uns dias comprei um tronco a um user aqui no fórum o qual me informo que o mesmo tinha sido comprado numa loja de animais e ja tinha sido usado por si mesmo, que não teria que me preocupar com agua com tonalidade castanha nem com qualquer tipo de tratamento. Com chegada do tronco fervi durante uma ou duas horas duas vezes em dias diferentes, so depois o introduzi no aqua. O que esta acontecer e a seguinte enquanto o troco seco vi que tinha uma espécie de algas so a volta do tronco assim fios muito fininhos. Depois de o ter metido no aqua e que se nota mais esses fiozinhos a volta do tronco porque ficaram suspensos. Queria saber se pode faz…
-
- 1 resposta
- 1.2k visitas
Boas alguém se sabe dizer se podemos colocar na sump ou no aqua. rocha pome vulcânica, escura??? É que tenho aqui alguma e é muito porosa, lembrei-me de a colocar no aqua. Agradeço contributos. Obrigado
-
- 1 resposta
- 1.2k visitas
Esta é a primeira vez que tenho um aquário de água salgada. Já o tenho desde Janeiro, está tudo a correr bem, até hoje que reparei num ser estranho na minha rocha viva. Mexi-lhe com uma escova e é esponjoso. Está agarrado à rocha. Ajuda por favor! Obrigada http://imageshack.us...0564101914.jpg/
-
- 1 resposta
- 1.2k visitas
Boa noite, a rocha do meu aquario está a aparecer umas manchas brancas e algas verdes, a coralina parece estar a desaparecer, o que devo fazer? Também aparecem uns bichinhos muito pequeninos no limpa vidros magnético sempre que o deixe dentro de agua, no outro dia verifiquei na agua da spum uns bichos que são muitos remechidos, brancos quase que me atrevia a dizer que parecem lombrigas. Agradecia toda a ajuda possivel pois começo a ficar preocupado, o tipo de sal que eu uso é tropic marin. Cumprimentos Luis Lourenço.
-
- 1 resposta
- 1.9k visitas
Boas, Desde que desliguei o meu UV porque os corais duros estavam um pouco desnutridos, verifiquei um aumento de algas no aquário. O estranho, ou não (devido à minha pouca experiência) a cor dessas algas são douradas tipo cor do ouro ou cobre. é um castanho a fugir para o amarelo. A primeira foto deste link mostra uma pedra com algas iguais à minha: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=156176 O que devo fazer? Cumprimentos Miguel Pinho
-
- 1 resposta
- 1.7k visitas
Bem, é possivel manter a Rocha viva num aquario sem ter lá Escumador?
-
- 1 resposta
- 7.9k visitas
Boas ontem tive um problema com o temporizador e a luz e o co2 ficaram ligadas a noite inteira . Ate agora não vejo algas a minha questão é vou ter algas? Foi nocivo para as plantas ? Deverei fazer algo para remediar uma possível situação negativa? O aquário e recente tem 3 semanas as luzes e o co2 costumam estar ligadas 6h por dia
-
- 0 respostas
- 2.8k visitas
Ola gostava de saber nomes de algumas plantas maritima (de preferencia, sem os nomes latinos...) existentes em portugal. estou a escrever um conto infantil que se passa no fundo do mar e tenho algumas dificuldades... Obrigada
-
sera possivel manter caulerpas em aquarios de agua salobra de alta densidade?agradeço resposta
-
- 0 respostas
- 1.2k visitas
Preciso da vossa ajuda urgente, já não sei o que fazer às algas verdes que me impestam o aqua. Porque aparecem em todo lado? Como as combater? Como evitar que apareçam? Obrigado
-
- 0 respostas
- 1.1k visitas
Viva. Hoje quando fui fazer uma colecta de agua, trouxe estas algas. Estão agarradas às rochas, algumas totalmente submersas e outras não. Alguem me pode identifica-las e dizer se são uteis aos nossos reef? Abraços.
-
- 0 respostas
- 1.5k visitas
Olá, meu nome é Natacha e ando muito desesperada por ter um aqua de 120 litros de agua salgada à 5 meses e ainda não ter alga coralina. Tenho um lampada de 1 metro blue e duas pequenas de 30w cada brancas (penso ser poucas). Uma bomba de agua de 1800l/hora e um escomador tunze para 200litros. O meu aqua anda todo verde, alga verde por todo lado, estou mesmo farta de limpar os vidros e não ter alga coralina. Deram-me um bocado de calcio nao sei daqs quantas para fazer aparecer a alga coralina (desclpem nao saber o nome, nao me lembro mesmo) e so apareceram umas pintas. Que acham que possa fazer? De momento ando a inserir agua da torneira, mas estou a pensar ir ao mar …
-
- 0 respostas
- 1.6k visitas
Caros, Estamos a realizar no Instituto Português de Malacologia um estudo de fisiologia de uma lesma do mar que come uma alga cujo nome científico é Acetabularia. Qualquer pesquisa no Google faz aparecer boas fotos. É muito fácil de identificar, pois parece um chapéu de sol. Ora, agora temos muitos juvenis, e comeram-nos o stock inteiro, e a fonte mais próxima está a 1000km no sul de Espanha. Eles guardam parte da maquinaria da alga para fazerem fotossíntese, mas de vez em quando têm de comer... Recordo-me de falar com colegas que ao comprarem rocha viva ou corais, estes vinham com esta alga à volta, muitas vezes indesejavelmente. A pergunta é se alguém tem alguns pés d…
-
- 0 respostas
- 1.8k visitas
Boa tarde a todos. Aproveito para partilhar um problema que estou a ter com o meu aquário que começou por ser um reef e que agora mais parece um aquário de algas verdes. Tenho o aquário desde Maio, e segundo os testes que tenho andado a fazer, os parâmetros parecem-me bem: (Testes Salifert) Kh = 7,7 Ca = 420 Mg = 1310 pH = 8,3 NH4 = 0 NO2 = 0 NO3 = 0 Si = 0 PH4 = 0 Quando comecei a ter problemas de algas, aumentei a circulação no aquário (2x Vortech MP40W ES), diminui a iluminação para 7 horas diárias (8 lâmpadas T5 de 80W), das quais 4 estão ligadas 6 horas e as restantes 4 estão ligadas 7 horas. Adquiri também peixes que comem algas: Salarias fa…
-
- 0 respostas
- 2.1k visitas
Olá Pessoal Gostaria de Saber o que vcs acham dessa alga fiz a remoção de pedaços das rochas e beleza sumiu tudo tinha 5 pontos da mesma e pareciam chumaços de cabelos Vermelhos agora esta voltando ja localizei 2 pontos, nas fotos estão bem pouco mas quando passa o tempo elas viram umas tochas de fios vermelhos e finos enraizados nas rochas. Agradeço desde já caso tenham alguma informação . Segue a foto ainda dentro do aquario : Este é um pedacinho da rocha de tamanho de 3 graos de feijao com os cabelinhos Valew Galera
-
- 0 respostas
- 2.2k visitas
Boa Noite Sou o bruno , 29 anos e sou do seixal . (prazer) Não sei se é o sitio correcto mas queria saber de alguém da zona do Seixal (Setúbal) que venda ROCHA VIVA e preços claro. Obrigado
-
- 0 respostas
- 1.4k visitas
Olá, amigos. Sou já um aquariofilista de água salgada com quatro anos de experiência, mas como sabem há sempre novidades e o progressivo conhecimento é uma constante. Algo que me tem importunado e por isso vir aqui pedir o vosso conselho/ajuda/opinião é que as minhas rochas têm tido algo mais para além da alga coralina e não sei se é prejudicial para o bom comportamento do sistema vivo. Envio fotos para que possam ajuizar e dizer-me se há problema em ter esta camada mais avermelhada e se se pode propagar mais do que a alga coralina ou esta vencer a batalha e cobrir a camada que referi. Agradeço qualquer ajuda para este situação. Abraços p.s.: não cons…
-
Members
No members to show