crazy_bernas

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

crazy_bernas's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Boas, Para retirar podes usar uma mangueira. Metes uma ponta no aquário e chupas a água pela outra. Se essa ponta estiver mais baixa que a primeira, o efeito de sifão irá retirar a água para o balde. Quando o balde estiver cheio, retidas a ponta do aquário. Eu como encho 3 baldes, penduro as 2 extremidades (presas numa gaveta) para a mangueira ficar com água. Assim não preciso de voltar a chupar. Para meter a água, smplesmente entorno com cuidado. Mas diria que podes fazer o inverso se meteres o balde mais alto que o aquário.
  2. Externos ainda só tive um. Ainda se tem aguentando. É um eheim ecco. A eheim tem uma gama mais barata que é a classic, o classic 2215 deve-te chegar acho eu. Outras marcas não sei, procura no fórum. Na altura que comprei o meu foi o que fiz. Uma grande vantagem de ires para filtro externo é que não roubas espaço dentro do aquário, e fica sempre mais bonito.
  3. Boas, Aconselho-te vivamente a ires para um externo. Se fores meter muitos peixes acho que não tens filtro interno que aguente (eu pelo menos nunca me safei com eles excepto a biobox que vinha com um aquário). Podes tentar é usar uns de cascata, uso um num aquário de 60l e tem-se portado bem (mas também só tem lá um peixe). Cuidado que esse tipo de filtro pode fazer barulho de água a chapinhar.
  4. Realmente está uma pequena confusão. Ontem fertilizei para ter 20ppm de nitrato e 1ppm de fosfato. Quarta vou fazer testes e logo vejo quanto desce para saber +/- o consumo. O que queria dizer era que se calhar não preciso dos 20ppm. No fim da semana logo vejo se preciso de mais ou de menos. Ontem também limpei o filtro(não mexi na filtragem biológica) e as tubagens. Ao limpar é que me lembrei, na realidade tenho esponja... A fina que parece algodão/lã. Para já parece que está controlada a praga. Mas também passou pouco tempo.
  5. Se calhar expressei-me mal. Eu quando disse que apontei para 10ppm quis dizer que meti a 10ppm, ou seja, adicionei 5ppm. Não é fertilizar com 20ppm todas as semanas, nesse artigo, pelo o que vi, toma do princípio que se consome 20ppm por semana. Eu ainda não sei o consumo. Portanto é fertilizar para manter os 20ppm (na realidade é manter entre 5 e 20ppm), não fertilizar 20ppm por semana. Em relação à camada, já esta menor e acho que não está a aumentar. Amanhã é que faço a tpa, ver se consigo sinfonar a superfície toda.
  6. Ok. Obrigado. Vou então fertilizando e fazendo tpas. De vez em quando também tento apanhar com a rede mas muita da porcaria passa pelos buracos. No site falam em 20ppm de nitratos. Vou começar a apontar para esse valor. Ontem apontei para os 10ppm Eu utilizo no filtro utilizo enfi fix e substrat pro. Não uso esponjas. A mangueira não me lembro se limpei quando troquei de aquário ou depois. Sei que limpei à menos de 1 mês. Este fim de semana limpo de novo. Obrigado pelas sugestões. Se tiver melhorias comunico.
  7. Pesquisei a paramécia e parece que é mesmo. Eu tenho outra filmagem, a menor ampliação, que mostra mais que uma. Portanto ainda devo ter algumas. Luz directa do sol não leva. Portanto deduzo (espero) que seja mesmo dos nitratos. Eu percebo a questão do metabolismo, espero conseguir acertar com os nitratos e ver se o problema se resolve. Em relação ao aquário estar maduro, o filtro que estou a usar está activo já há 5 anos. Medi quando mudei para este aquário (nos primeiros dias) e medi de novo agora. Amónia a 0ppm. Quando o montei, 50l vieram do outro aquário. Portanto eu acho que o ciclo está feito, tem outra sugestão? Eu já segui a sugestão do AiresJusto e meti uma flauta na saída do filtro. Já tenho alguma movimentação na superfície. Nos próximos dias vou tentar limpar completamente a superfície e e talvez com a fertilização dos nitratos isto desapareça.
  8. Plantas de crescimento rápido seriam bastante indicadas se tivesse excesso de nutrientes. Não os tenho. O problema aqui não é excesso de nutrientes. Portanto não me ajudariam... A não ser que realmente seja bactérias visto que li algures na minha pesquisa que as egerias densa produzem uma espécie de antibiótico. Não sei se é verdade. Disse que eram cyanobacterias por causa das fotografias das mesmas. Pode ir ver uma das imagens da wikipedia. Em relação à cor, não disse que eram só bactérias (se forem). A cor castanha pode vir de outro lado. Não preciso de alguém com mais estatuto. Só quero é que alguém me explique as coisas. Estatutos no meu entender só servem para acreditar na pessoa à base de fé (daí ter dito que não tinha nenhum, não vá alguém pensar, erroneamente, que eu tenha razão no que digo). Alguém com experiência (a fundamentação) serve perfeitamente para o meu caso. Não tenciono publicar os resultados em nenhuma revista
  9. Errado? Eu falei no uso que tenciono dar ao aquário. Como disse anteriormente eu sei que as Echinodorus precisam de substrato. Sempre me safei (notar a palavra, safar) com as bolas da JBL. Eu sei que o potássio é residual (química fazia parte do programa quando tirei o secundário e sei que fertilizo com KH_2PO_4). Os sintomas de falta dele tendem a desaparecer quando fertilizo. Fase madura implica fertilização correcta. Só agora é que arranjei o nitrato de potássio. Tenciono começar a fertilizar. Falas que tenho algas por causa de uma data de factores mas depois dizes que não sabes que tipo de alga tenho. Como é que podes então dizer que o problema é de excesso de luz? Pelo que investiguei, apesar de saber química não sou químico nem biólogo, as bactérias parecem ser cianobactérias. Se assim for deduzo que elas surgiram não directamente por excesso de luz mas sim por falta de nitratos. Elas produzem nitratos o que pode explicar estarem sempre a 5ppm. Como não fertilizo, a carência dele iria atrofiar as plantas, o que gerava condições para as bactérias aparecer. Ao aparecerem passava a ter nitratos e as plantas voltam a crescer. Isto é só um palpite meu, justificado pelo o que sei e li. Mas queria opiniões fundamentadas de quem percebesse.
  10. Acho que são cianobactérias. Esta foto foi tirada já com a amostra seca. Link com coisas a mexer... [media=]http://www.youtube.com/watch?v=ap3jvHWy7lc[/media]
  11. O filtro debita só 500l/h. A saída não é em flauta mas tenho uma. Excesso de luz duvido que seja pois tinha as Echinodorus num aquário 80x30x40 com 2*24W. Substrato fértil acho que não preciso para a utilização que faço. Tenho um bocado no fundo (mesmo só um bocado, 4l acho eu). As anúbias não precisam. As Echinodorus sempre se safaram sem ele. Mas sim, posso tentar arranjar umas de crescimento rápido. Mas queria mesmo saber a razão das algas. Nitratos estão a 5ppm. Fosfatos tenho de fertilizar. De vez em quando falta o potássio mas isso ponho quando fertilizo com o fosfato. Eu amanhã vou ver se consigo tirar uma foto macro da alga. Já agora fica a nota que eu tenho pearling tanto nas anúbias como nas Echinodorus... Condições não faltam.
  12. Os leds afinal são de 14W (é o que dá mandar valores de cor). É uma calha da aquaeden. O substracto é GRAVEL BLACK da Flamingo http://www.flamingo....2&Page=1&MnPg=1 Filtro é um que está nos limites de capacidade (segundo as specs da eheim). É um eheim ecco 2234 dos antigos. Estou a pensar em mudar o filtro, mas por enquanto tem-se aguentado acho eu. Sei que esta nos limites o filtro, mas como não aumentei a fauna e até aumentei a flora achei que enquanto não aumentasse a fauna não havia problema. Tenho também uma bomba eheim compact 600 a fazer circulação. A única fertilização que faço é de fosfatos com o produto da Seachem. As plantas têm bolas da JBL nas raízes (se não me enganos as anúbias não usam muito as raízes, mas enfim). As algas pretas são BBA. Vêm da montagem anterior. Estão presentes nas bordas de algumas folhas das Echinodorus (complicado ser uma anubia tão perto da superfície). Mas sim, desfaz-se um bocado nos dedos (se esfregar). Se não lhes mexer ficam colados à pele e às provetas dos testes. A imagem ficou um pouco tremida. Se não der para perceber eu amanhã tiro com a máquina. Estas têm sido com o telemóvel.
  13. É material orgânico... Substrato que tenho é inerte de 3mm com 5 cm de altura (não flutua e não sobe mais que 3/5cm quando os ancistrus fazem covas). Nunca tive problemas de ancistrus a ratar folhas. Sempre tive e as 7 Echinodorus (ofereci 2) partiram de 1 que comprei. Portanto para se reproduzir com tanta facilidade, já chegou a dar flor, duvido que os ancistrus incomodem as plantas. Também pode ser porque tenho um tronco, raramente o largam. Outra razão de duvidar que seja do substrato, é que uso o mesmo que usava no meu antigo. Teve montado uns 5 anos e nunca tive destas algas. Tens mais alguma sugestão?
  14. crazy_bernas

    Algas na superfície

    Boas, Preciso de uma ajuda para perceber a razão de ter esta alga. É uma alga que só se encontra na superfície e tem um tom acastanhado. Está agarrada à película biológica da superfície o que se torna bastante chato visto que sempre que meto a proveta para tirar água para os testes vem tudo sujo. O aquário é 100x50x50 com cerca de 190l de água. Foi montado à um mês mas o filtro, fauna e parte da flora e água vieram de um que tinha de 60l. A iluminação é led 3*14w. Tenho fertilização CO2. Testes: ph = 6.6 NO3 = 5ppm PO4 = 0.5ppm (varia entre 0.1 e 0.5, conforme as fertilizações. Fertilizo sempre a apontar para os 0.5ppm) KH = 70ppm Flora: 5 Echinodorus 'Ozelot Green' 5 Anubias barteri var. nana Fauna: 4 ancistrus 7 neons 3 corydoras aneus Em termos de luz acho que tenho suficiente pois as anubias já tiveram folhas novas desde que montei. EDIT: Corrigi a potência da iluminação
  15. Ok, obrigado. Eu tenho dado de vez em quando larvas de mosquito mas congeladas.