PROJECTOS
Apenas é permitido responder às mensagens nesta área. Os tópicos são movidos para aqui através de um moderador
=== INFORMAÇÃO ===
Esta área é apenas para consulta. Os tópicos que ainda estão aqui irão ser todos movidos para a nova área de EQUIPAMENTOS ao longo das próximas semanas. Para novos tópicos, por favor usar a nova área de EQUIPAMENTOS. Obrigado!
60 topics in this forum
-
Germinação de lótus! 1 2 3
by dg12- 61 replies
- 24.1k views
Boas aquariófilos! Por curiosidade em ver se seria dificil germinar sementes de Lotus em conjunto com a falta de informação disponível (pelo menos aqui no fórum), decidi experimentar no verão. Aqui fica o resultado passado 2 meses após o arranque: Conclusões a tirar desta primeira experiência: - É dispendioso de tempo, mas desde que uma pessoa queira fazer por gosto, não cansa; - É relativamente fácil o processo geral; - Apenas aproximadamente 50% das sementes chegaram a vingar no fim; - Convém ir mexendo/mudando a água quando se plantam ou então colocar alguma bomba/filtro... Porquê? Para evitar água choca para não haver larvas de mosquitos... Creio que …
-
Criópeixe 1 2
by Ricardo Pt- 1 follower
- 31 replies
- 26.4k views
Neste tópico queremos apresentar um projeto que estamos a iniciar! Decidimos apelidá-lo de Criópeixe! Digo decidimos porque este projeto é meu e de mais dois amigos e também membros aqui do fórum (Saurosantos e RuiAlves8). Tudo começou de forma rápida e até um pouco inesperada… Na zona em que vivemos (Castelo Branco) a oferta de vivos é bastante limitada e qualidade um pouco duvidosa, então lembrámo-nos que poderíamos arranjar uma bateria de aquários para nos iniciarmos na criação de algumas espécies. Pessoalmente já tinha alguma experiência na criação, mas nunca se sabe tudo e estamos sempre a aprender, por isso esta experiência será para todos nós uma enorme aprendi…
-
- 5 replies
- 3.6k views
Assunto: Projecto fishroom Hoje à(s) 2:59 pm Olá a todos, Depois de quase 4 anos afastado da aquariofilia, apenas mantenho o bichinho com um aquário de 54L, vou começar a construir uma fishroom para depois voltar ao vicio. Tenho a casa em construção e como tal consegui convencer a mulher a ter uma divisão para os aquários. Será no rés-do-chão e terá aproximadamente 8 metros quadrados (4,0 x 2,2). A única área que não poderei ocupar é cerca de 1m para a maquina de lavar roupa. De resto é maximizar a área para os aquários. O termo-acumulador do painel solar era parar ficar nesta divisão mas já não fica portanto sobra mais área. As pare…
-
- 1 reply
- 1.7k views
Boas pessoal, alguns ja me conhecem outros nem por isso e sabem que tenho uma veia curiosa e fazer as coisas da-me um gozo enorme. Desta vez estou a montar uma bateria, uma espécie de mini fishroom para poder albergar todos os aquários de crescimento e reprodução de apistogrammas, conto com a vossa ajuda e sugestões para que as coisas corram pelo seu melhor, pois acredito que tem pessoal com muita experiência que poderá alavancar esse projecto para outros níveis. Desde ja deixo a fase inicial do projecto. Irei montar um móvel de aproximadamente 3 metros de cumprimento, 1,50 metros de altura e 60 centímetros de largura, que irá ser montado em duas fases, consti…
-
- 2 replies
- 2.7k views
Boa tarde, Eu tenho um aquario de 45L brutos com camarões e como não tem tampa a água está sempre a evaporar e de 2 em 2 dias tenho de estar a colocar 1.5 L agua. Para isso estou a pensar em fazer um sistema de reposição automatico com bomba e sensor de nivel mas necessito de saber o relé indicado para a bomba e o transformador que comprar. A bomba é uma boyu sp-700 com as seguintes caracteristicas: VOLT: AC230/115V FREQ: 50/60Hz POWER: 5W HMAX: 0.6m QMAX: 230L/h WEIGHT:0.20kg SIZE: 65x48x62mm Cumprimentos
-
- 46 replies
- 6.3k views
Boas TPA agora mais simples No meu caso não faço sinfonagem (uso aspirador), apenas necessito de retirar a água e repor, e são mais de 100 litros todas as semanas. Para simplificar o processo adaptei uma ideia muito básica que já antes tinha em funcionamento no anterior aquário. Aproveitando a saída de água do filtro para o aquário, adicionamos um T com torneira e um encaixe para mangueira de jardim, desta forma basta ligar a mangueira, estender até a varanda e abrir a torneira, aproveitando a água para regar os vasos e canteiros Depois, desligo o filtro fecho a válvula deste, e ligo a mangueira à torneira da cozinha e devagar e eventualmente tempera…
-
- 12 replies
- 5.7k views
Boa tarde, Usei um raspberry Pi, uns scripts em python e um website para me ajudar no controlo de temperaturas, nivel de água e tomadas eléctricas. Para quem quiser replicar, publiquei a documentação do projeto, scripts e páginas php, no website http://www.myaquapi.pt Gostava de ter a vossa opinião. Obg,
-
- 56 replies
- 15k views
Olá a todos, Alguns de vós devem se lembrar de um projecto, realizado por alunos da universidade de aveiro, que consistia num sistema de monitorização e controlo de alguns parâmetros de um aquario e chegou a estar esposto numa das feiras de aquariofilia na batalha, senão me engano, à cerca de 3/4 anos. Pois bem, depois de umas tentativas falhadas para tentar juntar alguma da malta envolvida no projecto e o reformular para criar algo que fosse viável em termos de mercado, tomei a decisão de avançar com a coisa a "solo". Assim sendo, gostaria das vossas opiniões e ideias para as funcionalidades principais de um sistema deste tipo. O meu objectivo era criar um s…
-
- 1 reply
- 2.1k views
Boas, Não que dê muito trabalho dosear na garrafa de Macros e Micros, abrir a tampa e deitar o fertilizante para a água, mas… Como não há trocos nem necessidade de bombas doseadoras optei por um solução muito barata. -Comprei na farmácia duas seringas de alimentação de 50ml as respectivas sonda para acopolar, cerca de 5 a 6 euros tudo. -Cerca de 3 metros de mangueira de 6 mm para ar, mas mais riga que a “nomal” cerca de 2 euros. - 3 Conectores em T para mangueira de ar, alguns cêntimos. - 6 Válvulas de retenção - 2 Garrafas de hidratação para bicicleta - Alguns fixadores de tubo de cabo de eletricidade (Aki, Maxmat e afins) Fixei as duas seringas no a…
-
- 4 replies
- 3.1k views
Boas pessoal, Estou a pensar reactivar o meu aqua de 240L e desta vez quero fazer um backgound 3d interior. Já li bastante sobre isso e vi que podemos fazer com esferovite ou com espuma de poliuretano.. A dúvida é, com a espuma temos de usar a tal resina epoxi ou podemos só colocar cimento impermeabilizante por cima? Cumps
-
- 3 replies
- 1.4k views
Boas pessoal Venho aqui partilhar o meu projeto que tenho vindo a desenvolver á uns meses. A o meu gosto pela aquariofilia não tem muito tempo, assim que construí o meu primeiro aquário fiquei logo com vontade construir algo mais serio. O meu projeto consiste em construir dois aquários um de Ciclídeos africanos do lago Malawi e outro de água salgada com calhas LED tudo caseiro menos bombas de água, bombas circulação e termostato. Neste momento o de ciclídeos tem : Um colofi, um casal zebra, tres crias saulosi e quatro crias caeruleus. Mudança Neste momento estou a fazer a calha de iluminação em leds, mandei vir pelo Ebay e neste mo…
-
- 21 replies
- 3.6k views
Pois é malta, depois do meu ultimo projecto que foi o aquário de 300L vem ai um novo projecto para se ir fazendo que é um pequeno lago de aproximadamente 3500L com as dimensões 2m x 3m x 0,80m. Como já é habito meu apresento aqui o projecto em 3D do lago Agora ficam aqui as perguntas da praxe.. Que tipo de isolamento tenho de utilizar para o betão não contaminar a água? Existe algum problema de meter plantas em especial nenufares na "calha" em volta do lago? Cumprimentos
-
- 30 replies
- 6k views
boas sou novo aqui no fórum vou começar um projecto em conjunto com 2 amigos. gostava de me dessem a vossa opinião em relação a materiais e melhorias possíveis. procuro também vidraceiro barato na zona de Gaia aqui estão umas fotos do 1º layout do projecto: toda a ajuda será bem vinda. obrigada desde ja
-
- 7 replies
- 2.8k views
Boas pessoal! Estou a iniciar um novo projecto cujo objectivo e manter um betta e criar red cherrys (separados ). TIve de aptar a minha ideia inicial e criar uma sump para a filtragem e aquecimento uma vez que o dono do espaço nao gosta de os ver a vista. O meu plano e: http://img189.images...pecticaaqua.jpg Os dois cubos da vodafone estarão ligados mas com uma divisória de rede mosquiteiro.http://imageshack.us/photo/my-images/59/plantaaqua.jpg/ A sump contém um filtro elite mini alterado (a agua sai por um tubo pvc) até ao outro cubo para que a agua possa circular http://imageshack.us/photo/my-images/341/esquemadecirculodaguaaq.jpg/ Posto i…
-
- 13 replies
- 2k views
Depois da perda de geral de dois aquários, por motivos em que na qual ainda desconheço, decidi voltar ao ativo... resultado?... Nada melhor que recomeçar com um pequeno "copinho de água" de 700 litros... Agora a questão gere-se em torno da decisão de um reef ou um biótopo da costa portuguesa. Agora é mesmo mãos à obra... e o resto logo se vê....
-
- 11 replies
- 2k views
olá pessoal tive uma ideia para um projeto com os cubos que todos conhecemos, mas de uma maneira diferente este seria mais ou menos o aspeto final pretendido a ideia era cortar os cubos na diagonal, assim depois encostava as metades umas às outras ï mas apercebi-me que se só as encostasse, ficava com uma ponta de fora por a diagonal ser maior do que o lado do quadrado, então o prisma tem de ser ligeiramente alterado para que a diagonal seja do mesmo comprimento que o lado depois podia usar os pedaços que sobram para isolar melhor o fundo. vou utilizar silicone para aquários e fazer furos nas paredes interiores para …
-
Boas, Venho aqui apresentar o meu projecto para a minha fishroom para reprodução de ciclideos americanos. Tenho um espaço na minha quinta com dois andares para construir a tal fishroom. Não é muito grande mas é simplesmente eficaz. Quanto ás espécies tenho aqui uma lista e o meu primo (Felipe Portela) é a pessoa mais indicada em Portugal para me ajudar. Mas claro que não posso dispensar a vossa ajuda. Uma coisa que isto vai ser é um projecto lento! Um aquário de cada vez, e só meto o próximo quando os peixes estiverem a reproduzir. Para a a semana vou buscar uma bateria com 6 aquários para por na minha quinta para os "filhotes" de resto aquários 150 x 60 x 50 (c…
-
- 2 replies
- 1.6k views
Ola boas,necessito ajuda para o seguinte: Tenho um aqua de 300lt numa estrutura de ferro e quero colocar outro por baixo com 120 lt. O aqua de 300 tem furações por trás,e a ideia era liga-los,visto que a fauna seria a mesma nos dois. Tenho uma bomba para repor a agua para o aquario de cima,mas o de baixo fica sempre a meio,nao enchendo na totalidade.Fica feio so com meio aquario de agua. Alguem sabe como posso manter os dois aquarios cheios sem haver risco de inundação?
-
- 10 replies
- 3.2k views
Boas estou a pensar construir um aquario com 160cx60lx50a, mas estou com algumas duvidas relativamente a que espessura usar e se uso travamento ou não devido á pouca altura que tem. Será que é arriscado utilizar vidro de 9mm? no aquatools dá-me factor de segurança 3.7 e diz que é seguro mas não sei até que ponto será mesmo. Como não sou muito entendido em vidros peço aqui a quem seja que me de uma ajudinha. Obrigado
-
- 8 replies
- 3.2k views
Boa tarde, Venho recorrer ao vosso auxilio para poder concluir o background que tenho estado a construir. Recentemente, decidi avançar com a construção de um fundo com 79 cm de comprimento e 39 cm de altura. Escolhi esferovite como material pela facilidade em ser trabalhado, por ser fácil corrigir qualquer erro, e pelo baixos custos do material. Entretanto, utilizando placas de 2 cm e palitos, para as manter unidas, fui talhando o aspeto desejado. É neste ponto da contrução que necessito da vossa opinião e ajuda: Primeiro, gostava de saber a vossa opinião sobre o aspeto inicial do background. O que mudariam ou acrescentariam? Estou a pensar acrescentar al…
-
- 4 replies
- 2.6k views
Boas,pretendo começar um projecto de um aquário em acrílico e por isso pedia a vossa ajuda em relação à espessura do mesmo para as medidas que pretendo que serão: 50x40x40. Obrigado.
-
- 9 replies
- 3.3k views
Bom dia, estou tentado a colocar mãos á obra e fazer o meu próprio aquário, tenho alguma facilidade em arranjar vidros a preços de revenda... Ora a minha dúvida é a seguinte: os vidros laterais, frontal e traseiro são colocados sobre o fundo ou lateralmente ao fundo? Já vi montes de vídeos no youtube e uns metem de uma maneira outros de outra... Vou postar umas fotos para me fazer entender. Uploaded with ImageShack.us cumps e obrigado
-
- 0 replies
- 1.6k views
Olá, bom dia, meu nome é Guilherme, sou novo aqui, gostaria de fazer um Aquário em um TV que eu tenho, Ela é grande, é um dos modelos antigos da LG de projeção... http://bimg2.mlstatic.com/tv-de-projeco-lg_MLB-F-3927721751_032013.jpg http://images.quebarato.com.br/T440x/tv+de+projecao+lg+44+rp44na40pa+sao+paulo+sp+brasil__145C1A_2.jpg essas são umas imagens de como a TV é, gostaria de ajuda pra começar a fazer... pois não sei aonde começar...
-
- 5 replies
- 17.4k views
Boas tardes, Estou a fazer um projecto com um aquário de 64x35x40(c*l*a) e quero lhe fazer uma calha DIY pois acho tudo muito caro Estou a pensar fazer uma tampa parcidissima com esta: o objectivo era colocar um balastro 2x55w para lâmpadas PLL, 2x lâmpadas PLL 55w, 2x suportes 2g11 e um reflector duplo para as mesmas so que estou com o problema da madeira pois não sei qual é a mais indicada, para resistir ao calor (pouco) mas sobretudo a humidade proveniente do aquário... Se alguém me puder ajudar agradecia =) cumps aquariumfela
-
- 10 replies
- 2.5k views
Este é o meu primeiro projecto exibido aqui no forum. Este projecto já se encontrava em discussão numa secção anterior, mas por motivos de enquadramento decidi refazê-lo aqui. Antes de mais, este projecto consiste na projectação e criação de um aquário em acrílico que irá albergar espécimes nativos do Amazonas. Quanto ao nome do projecto, Iguaçu significa lago, cascata ou bacia de água com paisagem verdejante no dialecto Indígena Amazónico. Escolhi este nome pois o que eu tenho em mente é um plantado de aguas límpidas, que me faz lembrar uma bacia de água com uma paisagem verdejante. Quanto ás medidas, o aquário terá um comprimento e de 160cm complementado por uma al…
-
- 19 replies
- 11.7k views
Olá a todos, após alguns meses de trabalho venho aqui partilhar o resultado de um projecto com vista a facilitar a vida em algumas situações. Passo a descrever: Layout: Ciano Emotions: 130 litros Termostato : 150W Bomba de ar : Aquapor Iluminação: 2x24W Filtro: Biológico/Mecânico eheim classic 2213 300l/h 1x Tronco Substrato: 10kg Areão Preto : 7kg Controlador: caseiro Fauna: 3x Corydoras 2x Ancistrus 3x Otocinclus 10x Neon Tetra 3x Colisas(Lalias e Por do Sol) 3x Red Cherry 3x Japónicos 3x Molly Balão 1x Molly 2x Platlys 1x Zebra 5x Neon Chinês 1x Betta 2x Tetra Incandescente 4x Guppys 6x Rasbor Arlequim 2x Discos qb Caracois F…
-
- 18 replies
- 4.1k views
Boas, com o aumento do preço da electricidade muitos de nós, tem pensado em formas de diminuir o consumo da mesma. Estive a pensar e ocorreu me uma ideia, nao sera que, se conseguiria um aquecimento eficaz da agua do aquario usando um cabo de aquecimento ao inves do termostato? mas, nao da maneira convencional, ando com a ideia de , utilizar uma bomba de aqua no aquario de baixo consumo 3w(exemplo) que fara a agua sair do aquario e percorrer o caminho por mim desejado. O caminho seria atravessar por um radiador(tamanho pequeno como os das motas 50cc) e voltar a entrar no aquario mas, o radiador estaria pelo lado externo envolto pelo cabo de aquecimento com varias voltas…
-
- 8 replies
- 2.9k views
Boas amigos aquarófilos Já alguém pensou em usar (ou usa) algum tipo de energia renovável na aquariofilia? Em Janeiro, com o aumento brutal do IVA na factura da EDP, tornou-se mais dificil, certamente, a manutenção dos nossos aquários. Falando por mim, que tenho 2 (um de 200L e outro de 450L), o valor da minha factura disparou significativamente. Provavelmente deve ter acontecido o mesmo a muitos de vós. Ontem veio-me à ideia manter os aquários através de paineis solares. A minha ideia seria investir em paineis de forma a manter apenas os aquários e não a casa toda, visto que são estes os "electrodomésticos" que mais me consomem energia. Comprei um medidor de energ…
-
- 147 replies
- 16.5k views
Meus amigos, Chegou a altura de fazer a tampa (e "base") para o The Skinny. Material usado: - contraplacado - 4 dobradiças - 6 interruptores - 2 ventoinhas - 4 armaduras - 1 moonlight - cabo, caixas de junção, etc - tinta preta para barcos (querem mais a prova de água do que isto???) Esta parte não tirei fotos pois é demasiado básica: Com uma simples serra e grosa fazem-se alguns milagres: Aqui já com os recortes para as dobradiças, tubagens e cabos electricos: A furação técnica: A explicação, antes que perguntem: Ainda sem as dobradiças, instalação e pintura (apenas…
-
- 6 replies
- 6.3k views
Boas, Estou a planear a construção de um aquário com 120x60x60 ou 150x60x60. Quero mandar fazer dois furos de 40mm (?) no fundo para a filtragem e a aplicação de tampas talvez seja feita a aproveitar travessas francesas. Nesta calculadora de aquários e para o 150x60x60 o vidro de 12mm dá-me um factor de segurança de 3.9, e para o de 120X60X60 o vidro de 12mm dá-me 4.3 de factor de segurança. Tenho orçamento só para os 5 vidros de 12mm para o aquário de 150 na casa dos 160 euros e extra-claro na casa dos 310 euros. Isto sem as tampas que serão de plástico cristal - esqueçam o calor, vai ser totalmente iluminado a LED. O aquário de 120 penso que não prec…
-
- 0 replies
- 1.5k views
Apagar
-
- 8 replies
- 2k views
Boas, Aquários abertos são um espetáculo de se ver, no entanto apresentam um problema com o qual já me deparei antes, são propensos a que alguns dos habitantes mais enérgicos se possam sentir tentados a dar um "passeio" no exterior do aquário, assim enquanto espero que o meu novo aqua (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205590) complete o ciclo decidi-me a pensar em algo que possa limitar esta "vontades". Esta "pseudo tampa" teria que obedecer a alguns critérios: Preço baixo (que o tempo não está para grandes gastos) Instalável num aquário sem travessas Não cortar a luz da calha (para que as plantas possam tomar os seus "banhos de sol") …
-
Hey pessoal,fiz um aqua novo com cerca de 300 l e gostaria de saber depois de tudo estar colado e etc,quanto tempo o devo ter cheio de agua para que os quimicos de silicone desapareçam,e que me aconselham a nivel de produtos para meter lá.visto que tenho 1 com uns 70 litros e agora toda a ajuda seria possivel,brevemente posto fotos, cumps
-
- 9 replies
- 2.6k views
Boas companheiros Esta semana irei começar um novo projecto criação das condições para criação e desenvolvimento de guppys com selecção de cores e géneros Para isso ja tenho alem dos meus aquários vou adicionar um aqua de 60 cm so para a criação de alvins e vou ter umas 15 caixas vodafone para separar casais e fazer maternidade. que me dizem disto?? ideias ??? criticas???
-
- 8 replies
- 16.5k views
Boas pessoal, Gostaria de saber onde posso comprar placas de vidro na zona de lisboa/odivelas/caneças/loures e qual o tipo de vidro mais indicado para um aquário com 150cm de comprimento x 50cm largura x 50cm altura. A quanto é que fica, aproximadamente, o preço das placas de vidro?
-
Members
No members to show