"Fishroom"


warman98

Recommended Posts

Ora ora, boas!

 

Não encontro Akadama por isso devo mesmo ir por sílica. Vou ver se vou buscar amanhã para levar.

 

Eheh, eu sou um génio, bem te tinha dito para usares silica :P É fino, e vais er que eles vão andar a revistar cada milimetro do fundo a procura de comida ;)

 

Nunca tal tinha ouvido falar, mas vivendo e aprendendo.

 

A Akadama é argila ou um derivado de argila (não sei ao certo) o que faz baixar o pH de qualquer aqua ;) Da mesma maneira que os pedaços de madeira que pomos no aqua fazem o mesmo ;)

 

 

Agora warman98, quanto aos lagos que queres pôr no andar de baixo, pensa bem ;) é sem dúvida algo muito interessante, 200x100 e com 50 de altura, mas pensa duas vezes antes de fazer isso. Porquê? Eu digo-te ;) Um dia mais tarde, que te fartes, que queiras vender ou o qualquer que seja o motivo, essa altura não joga minimamente com a largura.... Seria preferível 200x100x100, sempre tens o dobro da litragem (e não digo o dobro do preço, mas quase...), e um dia mais tarde, será muito mais fácil vender do que um aqua 200x100x50.

Esta é a minha opinião...

Mas atenção aos ciclideos que queres meter nestes aquas, são grandes e blablabla, mas se usares ciclideos de Grande Porte, que atinjam mais de 40cm, eu não vou aconselhar estes aquas, porque apesar da litragem ser muito boa, a área não é nada de especial (2m^2), e se tiverem 50/60cm, torna-se complicado eles darem a volta em 100cm que o aqua tenha de largura ;)

 

Quanto ás raias, quando falas em reproduzir, eu não tenho a minima experiência, mas à uns tempos (3 aninhos mais ou menos) a primeira pessoa que mandou vir destas raias do Brasil ou Peru, não sei ao certo, a verdade é que tinha um tanque com 150x150 ou algo semelhante (de fundo, a altura como tu próprio disseste é quase irrelevante). Por isso para os reproduzir... Hmmm... Eu diria cerca de uns 200x150 ou 200x200, seria muito bom ;) mas para isso, se de facto estiveres predisposto a arriscar, porque não fazer directamente no chão, em cimento, em vez de usares vidro? Praticamente não vais ver as raias através do vidro, logo mais facilmente fazes no chão algo de 200x200, nem que tenhas uma parede a toda a volta de 50 ou 60 cm de altura... Tens uma boa área, 4m^2, E se de facto fizeres com 50cm de altura, ficas com cerca de 2000L, é complicado aquecer e movimentar água quando tens muita área e pouco volume, mas é uma possibilidade ;)

 

Agora, quanto ao isolamento, sabes aquele espécie de esferovite isolante, azul? (nao sei o nome ao certo, penso que seja floormate ou algo do género) Podias forrar integralmente o fish room com isso ;)

Eu conheço um membro do fórum que o fez num fish room de inverts e guppys, e os resultados eram óptimos, mesmo com uma janela das "antigas" (com pouco isolamento). Basicamente a água era mantida nos 25/27º, com pouco gasto de energia eléctrica (basicamente os termostatos raramente ligavam). Eu sei que sai caro, mas acaba por compensar com o avançar dos anos, o investimento inicial vs a factura de energia ao final do mês ;)

Depois juntando a isto, se arranjares algo que te aqueça o ambiente, em vez de usares termostatos em cada aquário, garantidamente te vai compensar mais. Imagina que usas um aquecedor daqueles de casa, que consuma 600 ou 800w, mesmo que esteja 24h por dia ligado, gasta entre 14400 e 19200w... Se tiveres vários termostatos, que fique 1000w em cada aqua de 2000L (se seguires o meu conselho acima referido), são 3000w, mais vamos supor, 1000w da bateria de inverts e da bateria dos apistos, ficas com 4000w (e não estamos a falar de todos os aquas ainda) e mesmo que estes 4000w, só estejam a funcionar 1/4 do dia , ou seja, 6h, vai-te gastar 24000w... Ou seja, compensa-te mais um aquecedor a óleo dos de casa, do que temperatura individual em cada aquário ;) Garantidamente, se procurares melhor, vais encontrar outro tipo de sistemas que permitam um consumo menor, com maior eficiência do que um aquecedor a óleo. Mas isto foi só um exemplo.

Aconselho-te na mesma a manter termostatos em cada aquário, caso tenhas que aumentar a temperatura somente este ou aquele aqua, em caso de doenças, etc, etc, etc ;)

 

E para acabar este testamento (desculpa lá... :P ), a iluminação.

Para apistos, não precisa de ser nada demasiado forte, eles vão agradecer ;) usa por exemplo lâmpadas económicas, daquelas da phillips ou algo do género. Improvisas meia dúzia de calhas, e assim sempre poupas algum... Imagina, uma lâmpada de 5w, que corresponde a uma de 15 ou 18w das normais, em cada uma das divisões dos apistos, da um total de 20w. Se usares uma flurescente (T5 ou T8 ou lá como se chamam), para 1m de aqua, acho que as mais fracas são de 36w... Logo, mais energia a consumir...

Depois para os aquas de ciclideos, não precisas de uma grande iluminação, mas vai depender do que quiseres fazer, criar, manter.. Se quiseres criar, luz fraquinha, desde que dê para ver bem os peixes e eles distingam os periodos com e sem luz (se forem aquas de 2000L, talvez uns 3 ou 4 holofotes de 150w, deve dar qualquer coisita. Mas se for para os manteres num aquário de "exposição", se tiver 2000L, manda-lhe pelo menos com 1200 ou 1300w em cada.

 

E eu fico por aqui, para já :P Já deves estar farto de me ouvir (ou ler :P )

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 145
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

hehehe de todo!

 

Para começar quero agradecer este testamento grande e peço desculpa não responder antes o problema é que estou em Italia :)

Digo também que tudo isto que disseste já foi discutido com várias pessoas e são sempre possibilidades a ter.

Então vou ás secções que falaste.

 

Começando nos lagos e isolamento :)

Tudo o que disseste está certo e não podia estar mais de acordo, portanto a solução que eu vi foi fazer uma coisa barata e fácil.

Nos lagos ou faço em cimento e tijolo com um ajudante aqui da quinta com as medidas que eu quero ou então compro aqueles depósitos de agua de 1000L que já tem uma armação á volta e corto a tampa. Depois se algum dia largar isto (duvido :) ) não vendo, é reciclado para outras coisas na quinta. Agora como arranjar isso..

Isto que referi acima dá para manter ciclideos de médio/grande porte (30cm) a ter posturas regulares, igualmente funciona para raias facilmente.

O isolamento é uma coisa que vou ter de trabalhar sempre porque além de ter que fazer o que disseste que já foi algo que pensei vou ter de pensar muito no portão.

Mas como o dinheiro não cai do ceu vou fazendo aos poucos sendo uma prioridade.

 

Também o efeito que eu quero criar que penso ser o ideal é o de uma estufa pois com uma boa humidade consigo manter o ar quente agora como aquecer é um dilema. Conheço que já tenha feito os dois e diga ser mais compensaste aquecer a agua pois o ar além de demorar a aquecer tem de estar a uma temperatura alta para aquecer a agua, por isso vou ter eu de fazer a experiência :)

 

Para acabar a iluminação. O meu irmão mais velho tem uma empresa só de iluminação especializada em Leds dai ser ele o que me vai ajudar, porque 3W de Led = 30W normais e 6W de Leds chega para um lago, dizem os mais experientes.

E se for fazer algum aqua de exposição tenho uma luz para ele quando alguém for ver ou seja fico com duas formas de iluminação.

 

Outra vez muito obrigado pelo testamento espero que me vás ajudando ;)

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não é que cheguei de Italia e o meu Pai montou a iluminação na bateria :)

Só falta arranjar os aquários com os vidros!

Hoje vou lá :)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá chatear-te o juízo de novo :P

 

Bem não é que cheguei de Italia e o meu Pai montou a iluminação na bateria :)

Só falta arranjar os aquários com os vidros!

Hoje vou lá :)

 

Nessa tiveste sorte :P hihi

 

hehehe de todo!

 

 

 

Tudo o que disseste está certo e não podia estar mais de acordo, portanto a solução que eu vi foi fazer uma coisa barata e fácil.

Nos lagos ou faço em cimento e tijolo com um ajudante aqui da quinta com as medidas que eu quero ou então compro aqueles depósitos de agua de 1000L que já tem uma armação á volta e corto a tampa. Depois se algum dia largar isto (duvido :) ) não vendo, é reciclado para outras coisas na quinta. Agora como arranjar isso..

Isto que referi acima dá para manter ciclideos de médio/grande porte (30cm) a ter posturas regulares, igualmente funciona para raias facilmente.

 

Bem, quanto aos lagos, o facto de serem feito em tijolo e cimento, traz a desvantagem de quando te fartares, se alguma vez acontecer, tens que andar a destruir lagos, no entanto tem a vantagem de poderes fazer algo menos profundo, com maiores medidas, falemos por exemplo, dos aquas que tinhas dito, de 200x100x50, ficas com cerca de 1000L de água, o que é muito bom. Enquanto que os depósitos, são cerca de 100x100x100, os mesmos 1000L. Mas ao cortares a parte de cima, se tirares 10cm, já só vais ficar com 100x100x90, 900L. Perdes 100L, que não é nada, mas sempre são 10% da litragem, e tem uma grande desvantagem, tanto para ciclideos como para raias, ou qualquer outro peixe de fundo. Falando dos lagos de cimento, 200x100x50, tens 1000L, e 2m^2 de área, enquanto que nos depósitos, 100x100x90, 900L de água, só tens 1m^2, ou seja, tens metade da área disponível, o que para qualquer peixe de fundo é essencial... Mais do que a litragem, para peixes de fundo e ciclideos, o que importa realmente, é a área disponível. Já para não falar de que os depósitos de água, são feitos em plástico, que libertam partículas indesejáveis para a água, deteriorando a qualidade da água. Fora o facto de teres 90cm de altura, o que fazia com que tivesses que andar a tomar banho com bestas para tirares as posturas ou os alevins, já para não falar do espigão das raias, que segundo me recordo, fora o facto de aleijar bastante, são venenosos ;)

 

O isolamento é uma coisa que vou ter de trabalhar sempre porque além de ter que fazer o que disseste que já foi algo que pensei vou ter de pensar muito no portão.

Mas como o dinheiro não cai do ceu vou fazendo aos poucos sendo uma prioridade.

 

Como bem sabes, este hobby funciona á base de pensamento e paciência. Por isso, em grandes projectos que impliquem grande investimento, o mais importante é ser bem pensado, de modo a que não se invista, para depois não ser bem assim, e ainda se gastar mais a remediar do que se tivesse sido bem pensado desde o inicio.

o portão, podes usar o mesmo material que te disse para as paredes, ou agora que me lembrei, porque não fazeres uma espécie de janela por dentro do portão. Ou seja, metes uma daquelas portas de vidro que costuma dar de dentro de casa para as varandas. Se usares vidro duplo, acredita que isola bastante, e apesar de ser um investimento caro, vai-te poupar a longo prazo a nível de electricidade.

 

Também o efeito que eu quero criar que penso ser o ideal é o de uma estufa pois com uma boa humidade consigo manter o ar quente agora como aquecer é um dilema. Conheço que já tenha feito os dois e diga ser mais compensaste aquecer a agua pois o ar além de demorar a aquecer tem de estar a uma temperatura alta para aquecer a agua, por isso vou ter eu de fazer a experiência :)

 

Se o ar estiver a 30ºC, a água estará sempre acima dos 25/26ºC. E para evitares grandes diferenças de temperatura na altura das TPA's, ai sim aqueces a água antes de a meteres. Basicamente são questões fisicas, ou seja, a temperatura a longo prazo tende a estabilizar entre o interior e o exterior dos aquários, se obrigares o exterior a estar a 26ºC, a longo prazo (1 semana ou 1 mês) a temperatura dos aquários estará nos 26ºC, porque não têm como perder o calor, se toda a divisão estiver devidamente isolada.

Mas sinceramente, eu desconheço despesas de instalação, e de manutenção deste tipo de material, por isso é uma questão de tu pesquisares e te informares, e veres o que sai mais barato

 

Para acabar a iluminação. O meu irmão mais velho tem uma empresa só de iluminação especializada em Leds dai ser ele o que me vai ajudar, porque 3W de Led = 30W normais e 6W de Leds chega para um lago, dizem os mais experientes.

E se for fazer algum aqua de exposição tenho uma luz para ele quando alguém for ver ou seja fico com duas formas de iluminação.

 

Para acabar, e acabas mal :P Esta é a parte que eu não percebo nada :P Mas vamos lá ver. Os led's são muito menos dispendiosos mas se não estou em erro têm um grande defeito, não penetram tão facilmente a coluna de água. E se estivermos a falar de um aquário de 30cm, não faz grande diferença, mas se estivermos a falar de um aquário com 50cm, 60cm, 90cm ou mesmo 100cm, vai ser um grande problema manteres plantas no fundo do aquário. Mesmo plantas de baixa exigência, vai ser complicado.

Essa parte dos aquas de exposição, se mantiveres uma luz suficiente para as plantas, e conseguires isto com led's, qualquer outra forma de iluminação extra, "tenho uma luz para ele quando alguém for ver", vai ser desnecessário. Porque se as plantas desenvolverem, quer dizer que vais conseguir ver os peixes, e ter uma boa quantidade de luz dentro do aquário.

 

Outra vez muito obrigado pelo testamento espero que me vás ajudando ;)

 

O testamento foi merecido :P E sempre que puder, acredita que ajudo :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para poupares na iluminação já que não é de todo o factor decorativo, tens os "solar tubes": http://www.google.pt...iw=1056&bih=513 que te pode fornecer iluminação sem gasto de energia eléctrica.

Para os tanques ou lagos tens outra hipótese que é trabalhares com madeira e fibra no lugar da alvenaria, não sei em termos de custo, mas é possível:

http://bethany.preci...progress-2.aspx

http://www.freeaquar...om/painting.htm

http://www.advanceda...11/12/aafeature

 

O que estava a procura era este:

http://www.jonolavsakvarium.com/eng_diy/menu.html

E principalmente este:

http://www.jonolavsakvarium.com/eng_diy/2200litre/2200litres.html

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos solar tubes é que não tem iluminação directa para os aquários, mas sim para a divisão. Fora o facto de estarmos a falar de 2 pisos diferentes, mesmo que fosse aplicável no de cima, o andar de baixo iria ter que ter luz na mesma ;)

 

Quanto ao uso de madeira e fibra de vidro, não sei os custos também, mas não seria mau pensado, e sempre tem a vantagem de um dia mais tarde não andar a destruir coisas, mas sim mudar de sitio, ou mesmo vender. Mas para evitar despesas de maior, não poderia ter qualquer tipo de vidro, ou seja, usaria o mesmo principio dos lagos em cimento e tijolo, mas com madeira e fibra de vidro

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por tudo outra vez. Hoje vou andar lá á tarde outra vez e digo qualquer coisa.

 

Ah e para o portão pensei em por umas borrachas e aquele plástico fininho transparente como se fosse entrar numa tenda de cientistas com um zipper. O que achas?

 

 

Edit: Só vi agora o que disseram. Os solar tubes era bem pensado mas teriam de ser bastantes agora era um complemento, mas seriam umas obras carotas.. Por agora acho que não vale a pena agora á medida que vá fazendo..

 

Quanto aos lagos isso é uma boa ideia mas que o meu primo já me sugeriu agora como eu poderia calcular o que seria preciso para aguentar a pressão?

 

Obrigado aos dois ;)

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tubos já vi em aquários vou procurar, mas não precisam de ir directo (em linha recta) podem fazer curvas e já vi tubos diy.

Sobre os tanques dei como exemplo mas não precisa de ter vidros, até já vi um que o tipo tinha tubarões verdadeiros dentro e o tanque tinha a altura da divisão uns dois metros ou mais.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e para o portão pensei em por umas borrachas e aquele plástico fininho transparente como se fosse entrar numa tenda de cientistas com um zipper. O que achas?

 

Se arranjares algo que permita prender o calor, e não deixar entrar frio, é capaz de ser uma solução mais barata...

 

Os solar tubes era bem pensado mas teriam de ser bastantes agora era um complemento, mas seriam umas obras carotas.. Por agora acho que não vale a pena agora á medida que vá fazendo..

Os tubos já vi em aquários vou procurar, mas não precisam de ir directo (em linha recta) podem fazer curvas e já vi tubos diy.

 

Fora o facto de serem necessárias obras, penso que saia mais caro, e se não houver sol, ou não houver muita luz, vai ser necessário iluminação também, portanto penso que está um pouco fora de questão, porque precisa sempre de luz, e se for preciso, em Portugal tens tempos que praticamente tens pouca luz na rua .

Eu percebi que não têm que ser directos, utilizam o mesmo principio dos antigos periscópios nos submarinos, mas em vez de ser usado para imagens, será usado para entrar luz, mas o principio é exactamente o mesmo, através dos espelhos ;)

 

Quanto aos lagos isso é uma boa ideia mas que o meu primo já me sugeriu agora como eu poderia calcular o que seria preciso para aguentar a pressão?

 

Isso ai seria algo que tinhas que te informar, junto de pessoas que conheçam bem este tipo de materiais ;) mas penso que seria mais viável de facto, comparando com os tanques de cimento e tijolo...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi que não têm que ser directos, utilizam o mesmo principio dos antigos periscópios nos submarinos, mas em vez de ser usado para imagens, será usado para entrar luz, mas o principio é exactamente o mesmo, através dos espelhos ;)

 

O principio é mais o da fibra óptica, a luz entra no tubo e reflecte nas paredes até sair do outro lado, mas em, relação aos custos não deve de ser barato de todo, mas para o caso de não ter muito sol, que no nosso pais é abundante, tem quem combine com outras formas de iluminação.

Mas deixo aqui alguns exemplos.

http://www.thereeftank.com/forums/f6/solar-tube-lights-111685-2.html

 

O tanque que falei do tubarão é este:

http://www.monsterfishkeepers.com/forums/showthread.php?45035-Building-a-1700-gallon-Shark-Tank-by-black-tip

Sim não tem dois metros como disse anteriormente mas a memória de vez em quando prega-nos destas partidas.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha os tubos assim até ficam fixes! bem pensado por acaso... E agora que vi melhor, nem parece assim tão caro ;) obriga é a obras... Mas é uma questão de veres o que compensa mais ;)

 

Quanto ao tanque, brutalissimo! garantidamente sai mais barato que vidro, e pode sempre ser reforçado por fora, sem ficar com mau aspecto usando os barrotes, por isso, penso que poderias optar por isto warman ;) Basta veres custos, e teres paciência para seres tu a construir

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que este exemplo não serve para ti pois tens placa, mas como já tinha visto numa reportagem num canal brasileiro e eles mostravam que funcionava, fica cá para alguém que necessite:

http://diystudio.net/2011/06/pop-bottle-solar-tubes/

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas as ideias, acho que com a iluminação será mais difícil mas os lagos é mesmo uma boa opção.. Vou investigar ;)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que a iluminação será difícil mas nem sempre é necessário que entre pela placa, pode entrar pela parede:

http://www.sunpipe.com/25.htm

Para não ter de atravessar pisos.

Atenção que não estou a insistir por ter algo com o produto, só que as energias alternativas são um assunto que me interessam e quando remexo neles vou vendo as novidades e já agora vou pondo aqui.

 

Quando tiveres novidades sobre o aquário de madeira apita, que já quis fazer um pois o móvel que tenho tem um degrau mas na altura não arranjei ninguém que o fizesse, como este:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=54741

Então optei por fazê-lo mais pequeno ocupando apenas uma das prateleiras.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que este exemplo não serve para ti pois tens placa, mas como já tinha visto numa reportagem num canal brasileiro e eles mostravam que funcionava, fica cá para alguém que necessite:

http://diystudio.net...le-solar-tubes/

 

Uma coisa é funcionar, outra é ser viável :)

Pode funcionar e até entrar luz, mas para a manutenção de plantas mais exigentes e tudo mais, estamos a falar de materiais que vão diminuir a luz e o espectro solar, coisa que seria para aproveitar ao máximo usando este sistema ;)

 

Sei que a iluminação será difícil mas nem sempre é necessário que entre pela placa, pode entrar pela parede:

http://www.sunpipe.com/25.htm

Para não ter de atravessar pisos.

 

Hmm, apesar de não ser mal pensado, fazendo as entradas pelas paredes, vai roubar espaço para aquários, e estamos a falar de um fishroom, e não de um único aquário.

 

Atenção que não estou a insistir por ter algo com o produto, só que as energias alternativas são um assunto que me interessam e quando remexo neles vou vendo as novidades e já agora vou pondo aqui.

 

É bom que exista quem se preocupe com energias renováveis e essas coisas (ao contrário de mim ainda), mas temos sempre que ponderar no investimento vs rendimento... Ás vezes as energias renováveis saem bem mais caras e muito menos viáveis do que as antigas enegias ;)

 

Quando tiveres novidades sobre o aquário de madeira apita, que já quis fazer um pois o móvel que tenho tem um degrau mas na altura não arranjei ninguém que o fizesse, como este:

http://www.aquahobby...pic.php?t=54741

Então optei por fazê-lo mais pequeno ocupando apenas uma das prateleiras.

 

Mas neste tipo de caso, para um aquário de pequenas dimensões, mesmo sendo "manhoso" (com degraus e bla bla bla), ainda compensa o vidro, porque acredito que fique mais caro em pequenas dimensões a fibra de vidro e a madeira, compensando em grandes tanques ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos outra vez ;)

 

Como gostam tanto de comentar deixo aqui o que fiz este fim de semana:

 

 

Bateria de Apistos e gaveta dos Red's.

img8121x.jpg

(o aquário de baixo vai ser para os alevins, vai levar akadama e um filtro de esponja)

 

Fêmea Ramirezi.

img8063r.jpg

 

img8057wl.jpg

 

img8144bz.jpg

 

Macho Ramirezi (também F1) que me deram com a fêmea, pequeno e para sair porque quero a fêmea a formar casal com o outro (aliás já formou).

img8128p.jpg

 

Fêmea Cacatuoide. Infelizmente não consegui apanhar o macho que é lindo!

img8125o.jpg

 

Fotografia má do meu Macho Hongsloi.

img8147i.jpg

 

img8134vx.jpg

 

Uns meninos que me deram que andam por cá até arranjar a outra bateria grande. Tenho 4 penso ser dois macho e duas fêmeas conseguem adivinhar quem são?

img8137j.jpg

 

img8133x.jpg

 

Bateria dos Inverts, programador.

img8155m.jpg

 

img8154r.jpg

 

Falta levar um fundo preto. Comprei também uma tábua para tapar a luz ou seja para fazer como numa bateria mas falta cortar pintar e aparafusar.

E por fim ligar tudo. Já tenho também uma bomba de 300L/H, aquecimento estou a pensar em 25W que tenho para lá.

 

Próxima semana faço mais avanços na bateria dos inverts, areia para os apistos, acabo de colar os posters e com sorte arranjo a bateria grande.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser mania minha mas prefiro jogar pelo seguro, na "Bateria de Apistos e gaveta dos Red's" essas prateleiras não me convencem muito sem travamentos, acho que seria mais seguro colocar na parte de traz uma cruz para evitar que ela torça.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na bateria dos Apitos aquilo tem um travamento por debaixo, já andei a ver e está assim á algum tempo. Aguenta bem mas obrigado.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns meninos que me deram que andam por cá até arranjar a outra bateria grande. Tenho 4 penso ser dois macho e duas fêmeas conseguem adivinhar quem são?

img8137j.jpg

 

Olha olha quem são eles :P hihi! vão ficar espectaculares :P Se os tratares como és capaz vão ficar perfeitos!

 

E digo-te, tens por ai uns meninos lindos de morrer! Os apistos estão espectaculares, estás de parabéns ;)

 

(o aquário de baixo vai ser para os alevins, vai levar akadama e um filtro de esponja)

 

Mas agora, quanto a isto, não o faças, mete só o filtro de esponja, e umas anúbias ou fetos de java agarrados a pedaços de maneira, é mais fácil controlares a limpeza do aquário ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eles são bem mais bonitos mas levaram com uma TPA á pouco tempo ;) Comem que nem parvos :)

 

Ok, vai ficar bare bottom. Também penso duas vezes agora e é desnecessário..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquários de crecimento é sempre o mais "seguro de fazer" ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Grande espaço :) se eu tivesse assim espaço e prateleiras ja montadas, era sempre a abrir.

 

Gostei. Força ai.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como anda isso warman? :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais