bruno92 Posted August 4, 2015 Share Posted August 4, 2015 Boas pessoal, Estou a pensar reactivar o meu aqua de 240L e desta vez quero fazer um backgound 3d interior. Já li bastante sobre isso e vi que podemos fazer com esferovite ou com espuma de poliuretano.. A dúvida é, com a espuma temos de usar a tal resina epoxi ou podemos só colocar cimento impermeabilizante por cima? Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
JCarneiro Posted August 4, 2015 Share Posted August 4, 2015 Esquece a espuma. Com o tempo vai dar barraca... O Epoxy é bastante caro e vai precisar de grande quantidade, para além de ser dificil de encontrar à venda e dificil de colar a espuma ao vidro. Opte pelo esferovite, é fácil de moldar ao gosto, dê 3/4 camadas de cimento normal, e mais 3/4 de cimento impermeabilizante. Lembre-se que com o cimento o PH ficará um pouco mais elevado, pelo que deverá colocar o fundo imerso num rio ou fonte com agua corrente para que baixe o PH. Se fizer directamente no aquario vai gastar bastante àgua em trocas para fazer baixar o PH do cimento. Colar com silicone próprio para aquarios (procure marca Soudal fácil de encontrar). Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno92 Posted August 5, 2015 Author Share Posted August 5, 2015 Esquece a espuma. Com o tempo vai dar barraca... O Epoxy é bastante caro e vai precisar de grande quantidade, para além de ser dificil de encontrar à venda e dificil de colar a espuma ao vidro. Opte pelo esferovite, é fácil de moldar ao gosto, dê 3/4 camadas de cimento normal, e mais 3/4 de cimento impermeabilizante. Lembre-se que com o cimento o PH ficará um pouco mais elevado, pelo que deverá colocar o fundo imerso num rio ou fonte com agua corrente para que baixe o PH. Se fizer directamente no aquario vai gastar bastante àgua em trocas para fazer baixar o PH do cimento. Colar com silicone próprio para aquarios (procure marca Soudal fácil de encontrar). Não sabia da parte da espuma.. A hipótese da epoxy sempre a deixei de lado por causa do preço. Existe alguma regra de espessura para usar? arranjo uma placa de esferovite 100x100x5 (comprimento x largura x espessura) baratinha e pensei que a podia usar, mas os 5 cm de espessura com as camadas de cimento devem ficar com uns 10 cm.. A parte do ph para mim não importa muito porque ainda não decidi se faço montagem Malawi ou uma montagem destinada a uma tartaruga. Uma das perguntas que não encontrei grande resposta foi os corantes. Existe algum corante não tóxico que se possa utilizar? Eu gostava de misturar cores claras e escuras para dar um bom contraste, e pensei usar um pincel para espalhar o cimento e fazer marcas para tornar o máximo natural possível Encontrei este mas não sei se não é tóxico: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura/Pintura-de-interior/Corantes/16263716.aspx Link to comment Share on other sites More sharing options...
PDI Posted August 5, 2015 Share Posted August 5, 2015 (edited) Quando falam de espuma vejam se estão falando do mesmo, visto que o termo espuma é muito abrangente. O esferovite não acho muito pratico de trabalhar nem fiável, já que tem tendência a encolher, mas existem o poliestireno extrudido (roofmate, wallmate e floormate). Sobre o epoxi existem tinta de base epoxi para agua potável e deve ser mais em conta que a própria resina em si. http://prt.sika.com/pt/group/faq/imper.html Edited August 5, 2015 by PDI Alfredo Garcia Link to comment Share on other sites More sharing options...
JCarneiro Posted August 5, 2015 Share Posted August 5, 2015 Vou dar o meu exemplo: Materiais utilizados:Cimento para revestir o esferóvite Webber Classic (3 camadas)Cimento para impermibialização: Webber.dry KF (1 camada+2 camadas com corante)Corante Tintinhas Orcre (Corante Aquoso) que é para JUNTAR ao cimentoCola para colagem do esferovite:Soudal T-Rex Power Branco (o transparente é tóxico) para colagem e Soudal Aquario para isolamento do T-Rex para evitar contacto com a agua (embora o comercial da empresa tenha dito que não era tóxico, preferi isolar o contacto com o neutro). Usei o T-Rex pois tenho lá esferovite de 10cm (+cimento) com pouca zona de colagem. O meu ficou assim: http://i58.tinypic.com/2v2ef4k.jpg Trabalhar esferovite ou placas roofmate é indeferente. Se vai usar cimento em cima qualquer detalhe que possa estar a fazer com as camadas de cimento eles desaparecem, pelo que convem exagerar nos detalhes (fazer bem salientes) pois tende a ser tapados com o cimento. O cimento só acrescenta cerca de 0,5 a 1,5cm pelas 6 camadas. A primeira é aquosa para dar alguma colagem ao esferovite e ir aumentando a consistencia do cimento consoante as camadas que vao juntando. O cimento é para ser colocado com pincel de pintura de tintas e indo salpicando no esferovite, não espalhar. Nas ultimas junta-se o corante para dar as cores. Chamo a atenção para que o tamanho do seu aquario que pressumo ser identico ao meu 120x45x50, é o mínimo para Malawi. Sobre o encolhimento do esferovite, ao colar ter o cuidado de fazer um isolamento com a cola em todo o redor do cimento de modo a isolar o esferovite da agua. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts