CMota

Membro
  • #Conteúdo

    65
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Ovar (Aveiro)
  • Localização
    Ovar

CMota's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Obrigado. Sendo assim quando comprar vou fazer cuidado para pedir sempre a mais porosa.
  2. Obrigado pelo esclarecimento. Não tinha a noção dos tamanhos. Mas 1Kg para ser grande tem que ser muito porosa, ou no geral costumam ser dessas dimensões?
  3. Eu vou começar com viva, é essa a ideia mas também queria rocha morta, para fazer algo como 30% de RV e 70% RM, eu sei que demorará uma eternidade até a rocha morta ser colonizada, mas tempo não me falta. Isto para ter um total de 10Kg de rochas. Se não for abuso da minha parte, alguém me pode mostrar quando dá 1Kg de rocha viva, num único pedaço ou em 2 ou 3 pedaços comparada com algum objecto do quotidiano para ter uma noção do tamanho? Agradecia imenso.
  4. Vou seguir então essas pesagens. Mas o meu problema é comprar rocha morta, nas lojas aqui da zona não há, apenas tem rocha viva e bem cara.
  5. Estou a pensar em 2.5Kg de rocha viva para começar, que achas Sérgio?
  6. Não é bem assim, eu não vou colectar a água logo na zona de rebentação. Já tenho um local ideal para realizar a colecta, fica junto a um paredão de rochas numa zona da praia com afluência nula de pessoas, pois fica um pouco retirado. Lá acredito que a água seja mais limpa, e com sorte, ainda trago uns brindes para casa pois naquele local durante a maré baixa costumam aparecer estrelas do mar e algumas anémonas na rochas. Mas quanto ás rochas vivas, quantos quilos acham que seria necessário?
  7. Quanto á rocha viva, quantos quilos seria o indicado?
  8. Pelo que andei a pesquisar, parece-me que posso utilizar água do mar para o aquário, estou correcto? Isso seria bestial pois moro a uns 9km da praia.
  9. Boas a todos, Após muito tempo investido em água doce, que em certa parte ainda não terminou, decidi iniciar-me em salgados. Os aquários de agua doce tem muita beleza, mas agua salgada é outro nível, fiquei agarrado. Ora bem, vou ser breve e directo, percebo pouco de salgados. Andei a ler alguns tópicos, mas mesmo assim está complicado. Antes de mais, o aquário que irei utilizar tem as seguintes medidas, 60 de comprimento por 30 de largura e 40 de altura. Para já ainda não tenho grande material, a não ser um filtro interno de 800L/h e um termostato de 150W. Quanto á fauna e flora, umas rochas vivas e três peixinhos pequenos. Agora as grandes questões são, que componentes ainda preciso de adquirir e como preparo a água para o aquário. Esta ultima parte nunca percebi. Peço desculpa pela minha ignorância, mas ainda me estou a iniciar. Aguardo resposta.
  10. CMota

    [Projecto] O Iguaçu

    Encontra-se parado, ainda não tive tempo para voltar a pegar nisso. Assim que tiver algum tempo irei continuar.
  11. CMota

    [Projecto] O Iguaçu

    Já agora, Antero, conheces algum tipo de cola para acrílico? Embora já me tenha informado, gostaria de obter mais opiniões de outros produtos, quem sabe até melhores...
  12. CMota

    [Projecto] O Iguaçu

    Não guardei o site nos favoritos, mas procurei por "Acrylic Aquarium Thickness" e apareceu-me um site dum fabricante em que inserias as medidas e os milímetros e aparecia uma mensagem consoante o grau de segurança. Tenho é aqui outro guardado mas baseia-se pela altura. A unidade de medida encontra-se em feet e inches.
  13. CMota

    [Projecto] O Iguaçu

    Quanto as fotos vais ter que esperar, porque as placas estão guardadas numa arrecadação pequena e não consigo obter uma foto completa das ditas cujas. Quanto às medidas, tens razão as tabelas apenas indicam valores sem ter em conta os travamentos.
  14. CMota

    [Projecto] O Iguaçu

    Este é o meu primeiro projecto exibido aqui no forum. Este projecto já se encontrava em discussão numa secção anterior, mas por motivos de enquadramento decidi refazê-lo aqui. Antes de mais, este projecto consiste na projectação e criação de um aquário em acrílico que irá albergar espécimes nativos do Amazonas. Quanto ao nome do projecto, Iguaçu significa lago, cascata ou bacia de água com paisagem verdejante no dialecto Indígena Amazónico. Escolhi este nome pois o que eu tenho em mente é um plantado de aguas límpidas, que me faz lembrar uma bacia de água com uma paisagem verdejante. Quanto ás medidas, o aquário terá um comprimento e de 160cm complementado por uma altura e largura de 48cm. Terá capacidade para armazenar mais ou menos 370 litros brutos. Inicialmente tinha em mente algo com 180cm de comprimento mas, baseando-me numa tabela de espessuras para aquários acrílicos, os 180cm para uma espessura de 15mm ficava além da margem dada como segura, mas mesmo assim, preferi reduzir um pouco o comprimento para não vir a ter surpresas. Continuando a explicação do projecto, após construir o aquário irei construir também o móvel de suporte e a calha/tampa para albergar as lâmpadas. Desenho esquemático do aquário com as medidas: Para agora, já tenho as placas de acrílico para executar os cortes, mas essa parte está complicada, como tal vou dar um pouco de prioridade aos próximos projectos que consiste na criação do móvel e da calha/tampa. Mais tarde coloco aqui as fotografias das placas e os projectos do móvel e da calha/tampa para discussão. Para já quero as vossas criticas quanto á primeira parte do projecto.
  15. Pessoal, agradeço imenso quem acompanhou este tópico e respondeu ás minhas dúvidas. Apartir de agora, quem quiser continuar a acompanhar o projecto, terá de fazê-lo na secção de DIY mais propriamente em Projectos.