[Projecto] O Iguaçu


CMota

Recommended Posts

Este é o meu primeiro projecto exibido aqui no forum. Este projecto já se encontrava em discussão numa secção anterior, mas por motivos de enquadramento decidi refazê-lo aqui.

 

Antes de mais, este projecto consiste na projectação e criação de um aquário em acrílico que irá albergar espécimes nativos do Amazonas. Quanto ao nome do projecto, Iguaçu significa lago, cascata ou bacia de água com paisagem verdejante no dialecto Indígena Amazónico.

Escolhi este nome pois o que eu tenho em mente é um plantado de aguas límpidas, que me faz lembrar uma bacia de água com uma paisagem verdejante. Quanto ás medidas, o aquário terá um comprimento e de 160cm complementado por uma altura e largura de 48cm. Terá capacidade para armazenar mais ou menos 370 litros brutos.

Inicialmente tinha em mente algo com 180cm de comprimento mas, baseando-me numa tabela de espessuras para aquários acrílicos, os 180cm para uma espessura de 15mm ficava além da margem dada como segura, mas mesmo assim, preferi reduzir um pouco o comprimento para não vir a ter surpresas.

 

Continuando a explicação do projecto, após construir o aquário irei construir também o móvel de suporte e a calha/tampa para albergar as lâmpadas.

 

 

 

Desenho esquemático do aquário com as medidas:

 

 

aquario1o.jpg

 

aquario2.jpg

 

travamento.jpg

Para agora, já tenho as placas de acrílico para executar os cortes, mas essa parte está complicada, como tal vou dar um pouco de prioridade aos próximos projectos que consiste na criação do móvel e da calha/tampa.

Mais tarde coloco aqui as fotografias das placas e os projectos do móvel e da calha/tampa para discussão. Para já quero as vossas criticas quanto á primeira parte do projecto.

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas se utilizares travessas francesas podes fazer com os 180cm de comprimento com segurança, porque as tabelas nao contemplam as travessas corrijam-me se estiver errado

 

abraço e queremos fotos :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as fotos vais ter que esperar, porque as placas estão guardadas numa arrecadação pequena e não consigo obter uma foto completa das ditas cujas.

 

Quanto às medidas, tens razão as tabelas apenas indicam valores sem ter em conta os travamentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao assim aproveitavas ao maximo as medidas das placas e tinhas mais uns litros para brincar, fazes como eu disse que fica super seguro

 

abraço siga com o projeto que a gente ajuda no que podér

 

que tabela usas-te para o acrilico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não guardei o site nos favoritos, mas procurei por "Acrylic Aquarium Thickness" e apareceu-me um site dum fabricante em que inserias as medidas e os milímetros e aparecia uma mensagem consoante o grau de segurança.

 

Tenho é aqui outro guardado mas baseia-se pela altura. A unidade de medida encontra-se em feet e inches.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, Antero, conheces algum tipo de cola para acrílico? Embora já me tenha informado, gostaria de obter mais opiniões de outros produtos, quem sabe até melhores...

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas para acrilico nao conheço mas se o sr da drogaria te indicou uma e como tu disses-te que ele tem esperiencia em acrilico eu utilizava.

 

entao como vao ficar as medidas? olha da-me as medidas das placas que tens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...