O Regresso do Zezinando


Ricardo Gil

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário O Regresso do Zezinando

Mais um episódio da saga Zezinando. Depois de tantas aventuras, lá regressa Zezinando após anos de ausência. Está mais velho e por isso mais... velho! Podia dizer experiente, mas a ausência não dá sabedoria nem experiência a ninguém.

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Inicialmente Aquael Versamax FZN1. Agora um Eheim 2217

4.2 - Termostato um grande, porque não encontro no meio dos caixotes um mais pequeno...

4.3 - Iluminação/Foto-período TWINSTAR 450E III

4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide. 2 bps

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape Ryouh Stone, Areia de filtro

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT Zero da 2HR. (1ml) por dia

7 - Fauna N/A

8 - Plantas Rotala species green, Rotala Rotundifolia, Rotala h'ra, Hemianthus callitrichoides 'cuba', Eleocharis acicularis

 

Finalmente faço o tópico devido do aquário do desafio. Demorou, mas espero que valha apena.

Mais um dia nestas andanças, sendo já a terceira vez que participo desta excelente iniciativa. Desde já os meus parabéns a quem teima manter esta iniciativa ano após ano. Obrigado a eles, e a todos os patrocinadores que tornam este desafio possível. 

Obrigado também a todos os outros 11 que participam também, e é sempre uma grande satisfação observar que há todos os anos caras novas no desafio. Claramente os que não repetem ficam amedrontados com os algários do @Tozé Nunes, que continua com uma foto neste fórum que mais parece saída do seu Onlyfans.

Uma vez mais foi um prazer estar presente no dia das montagens. Tenho pena que não estejam mais pessoas, pois é sempre um momento de aprendizagem importante. Alem da boa disposição reinante e das minis disponibilizadas, há sempre momentos para todos tirarem ideias uns dos outros ou para conjuntamente irmos melhorando os nossos aquários. Apesar de cada um chegar ao seu layout de forma individual, há sempre uma participação de grupo muito engraçada. de uma forma ou de outra, bebemos sempre algo uns dos outros. Alem da cerveja.

Para mim é sempre um desafio especial, porque em casa sou aquilo que nunca posso ser no desafio: muito hesitante, faço as coisas devagar, monto e desmonto, testo e altero. Ali, apesar de podermos escolher as pedras e troncos, ficamos sempre dependentes da forma e tamanho disponíveis, o que torna o desafio mais aliciante. Por vezes, o que temos na cabeça não encaixa com o que temos na mão, e isso obriga a uma ginástica fantástica. Este processo é uma boa escola de aprendizagem sempre: obriga a que sejamos moldáveis rapidamente a uma realidade diferente da que concebemos.

Sabia a pedra que ia encontrar, e sabia que tipo de layout ia tentar fazer. Confesso que o que pensava não era diferente do que já tinha usado anteriormente. Arriscava menos e era mais cómodo. Sabia tambem as plantas que tinha escolhido e por isso bastava ter pedras com tamanho que possibilitasse o layout imaginado. 

No local, reparo que as pedras não são tão grandes como queria, e por isso tive de me desenrascar: colei umas a outras, para dar altura meti umas que tinha levado de casa, e no fim a ideia era a que tinha levado mais ou menos de casa. large.20231008_154425.jpg

 

A ideia deste layout é do mais básico que se pode fazer neste tamanho de aquario com pedras: um vale no meio, a fugir para o ponto de fuga mais à direita, na frente verde garrido da 'Cuba' para chamar à atenção e o olhar segue o vale a cima até ao esperado tom vermelho das Rotalas. Atrás moitas densas de Rotalas com gradiente do verde das laterais até aos tons laranja e vermelhos junto ao ponto de fuga. Simples. 

Mais tarde, daqui a umas semanas, preocupo-me com o detalhe a ser necessário. Quem sabe um apontamento de musgo ou de gravel nas transições entre as pedras e a areia. Não me vou preocupar com isto nesta altura, assim como a cor da areia. A areia que levei não tinha a cor indicada para a composição, mas a qualquer altura mudo-a.

 

large.20231014_234829.jpg

 

Atrás não se notam as Rotalas, porque há ainda uns 5 cms a vencer entre o topo do substrato e o topo das pedras. Não gosto de plantar as plantas grandes, e por isso mal aparecem lá atrás. Sendo Rotalas, ao fim de poucos dias apareceram rápido. 

 

large.20231101_174017.jpg

 

Esta foto é de hoje com  tapete de ´Cuba' já quase fechado. Escolhi a 'Cuba' porque nesta dimensão de aquários a MonteCarlo tem a folha muito grande, e alem disso, nas pedras, ia acabar por estoirar o layout porque cresce em demasia e torna-se invasora. Queria mesmo a folha mais pequena possível. A 'Cuba' é mais difícil, mas arrancou fácil aqui em casa. Nas fotos em baixo, a diferença é de 19 dias: 

 

large.20231018_195624.jpg

large.20231101_174137.jpg

 

Arranquei com 10h de fotoperíodo, TPAs de quase 100% de 3 em 3 dias nas primeiras 2 semanas, e 3 bps de CO2. O facto de não conhecer  substrato, obrigou-me a ser bruto na Luz e no CO2, e por isso a ter de fazer grandes TPAs. Neste caso resultou. Apareceram as Diatomáceas ao fim de alguns dias, como esperado, mas tal como apareceram, já estão a desaparecer. Tudo normal até agra. Quanto ás plantas, tudo saudável: 'Cuba' já levou um corte e as Rotalas também. Deixei crescer muito, para que enraizassem bem, e agora cortei bastante rente: talvez 2 cms acima do substrato. 

Mudei o filtro para um 2217, e a razão não se prende com este aquário, mas sim porque preciso de matéria filtrante ciclada para começar a arrancar outros filtros de outros aquários.  

A grande surpresa até agora é com a calha. Boa calha, e com abertura suficiente para crescer a 'Cuba' na frente e as Rotalas atrás. Se vai ser suficiente para dar a cor que quero atrás não sei, mas isso também se resolve.

 

Abraço a todos,

e uma vez mais desculpem o atraso na realização do tópico

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Ricardo Gil disse:

que continua com uma foto neste fórum que mais parece saída do seu Onlyfans.

Fala o monstro das bolachas...🤦

O layout está muito bem esgalhado, falta só as plantas de caule aparecerem para isso ficar mais composto.  Essas pedras estão a pedir escovagem! 

Esse tapete de cuba está um mimo,  estranho é as rotalas ainda não terem crescido, já deviam estar a chegar à superfície!

Quanto ao elefante na loja, como é que um 2217 não levanta as pedras? Queremos um vídeo disso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Tozé Nunes disse:

Esse tapete de cuba está um mimo,  estranho é as rotalas ainda não terem crescido, já deviam estar a chegar à superfície!

Quanto ao elefante na loja, como é que um 2217 não levanta as pedras? Queremos um vídeo disso!

As Rotalas foram podadas minutos antes da foto.

 

Tenho de perceber como se metem aqui vídeos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom...um dos meus favoritos.

Que crescimentos brutais.

Sou só que vejo uma cara de uma marmota na pedra grande à direita. É que com a foto em pequeno eu até julguei que tinhas feito uma montagem.

Continua a dar notícias.

Abraço

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está bem pesadinho acreditem, nem o Gil queria acreditar quando pegou no aquário para ir embora! Quase lhe vi os olhos saltarem das órbitas! Está ali muita construção de pedra para formar os maciços que podemos observar, bendita epóxi!! 

 

Bem que posso eu dizer acerca deste aquário, serei suspeito de comentar pois estávamos lado a lado quase que em silêncio mas de alguma forma fomos trocando olhares que bastavam para pequenos ajustes e alterações, numa entreajuda que se tornou ponto vencedor. Boas dimensões/proporções conseguidas, creio que dentro do estilo será o mais fora da caixa perante os restantes Iwagumi presentes no desafio. 

Agora dominar essa flora creio que não vai ser problema para ti Gil. Cá aguardamos pacientes por atualizações e viva a SUPER BOCK! 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Ricardo Gil disse:

Tenho de perceber como se metem aqui vídeos...

Carregas para o YouTube e depois linkas aqui 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas rochas estão brutais! Adoro...

A plantação pedia um maior detalhe, mas claro que quando as rotalas começarem a aparecer vai ficar muito mais composto. Eu teria gostado de ver no primeiro plano um bocadinho de monte carlo e para além da acicularis também poderia ficar bem uma ou outra crypto parva, para aumentar o detalhe.

Mas sem qualquer hesitação, adoro este teu trabalho... Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, C Mocho disse:

Essas rochas estão brutais! Adoro...

A plantação pedia um maior detalhe, mas claro que quando as rotalas começarem a aparecer vai ficar muito mais composto. Eu teria gostado de ver no primeiro plano um bocadinho de monte carlo e para além da acicularis também poderia ficar bem uma ou outra crypto parva, para aumentar o detalhe.

Mas sem qualquer hesitação, adoro este teu trabalho... Parabéns!

Boas

Hum, a crypto parva podia ser uma hipótese, mas tenho de perceber ainda como vou fazer os detalhes. Vou guardar esta opinião e na altura vou a ter em conta. 

Montecarlo nunca. Tem a folha muito maior que a 'Cuba' e neste aquario rebentava a escala toda. rapidamente ganhava volume demasiado e começava a galgar para cima das pedras. Com o mesmo formato de folha, neste aquario (com estas dimensões) não posso usar maior que a 'Cuba'.  O Problema da 'Cuba' aqui era de como iria reagira com esta calha. Não a conhecia, e precisando de luz atrás nas Rotalas, puxei a calha para trás, e sempre pensei que a 'Cuba'a demorasse muito mais. Quando escolhemos as plantas pensei muito nisso, mas ainda bem que não escolhi a Montecarlo (muito menos exigente do que a 'Cuba') porque a calha deu mesmo conta do recado. Grande surpresa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Ricardo Gil disse:

ainda bem que não escolhi a Montecarlo

Sim, compreendo perfeitamente, mas não me expliquei corretamente. Quando mencionei a Monte Carlo referia-me a uma faixa estreita junto ao vidro da frente, de resto acho que a Cuba está muito mais adequada à escala do aquário. A folha maior junto ao vidro iria enfatizar ainda mais a profundidade... claro que seria um grande problema para a manter dentro dos limites (possivelmente seria impossível, sonhar é fácil). De qualquer forma, reitero o que disse, "está brutal... Adoro!".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso fazer-te uma pergunta, Ricardo? As pedras verdes... como pensas resolver? Não estou a criticar... estou mesmo curioso porque tenho a certeza que me vai acontecer o mesmo no meu aquário e nunca encontrei uma solução que não fosse esfrega-las. Já tentei de tudo... camarões Amano, Otos, Caracóis... acabo sempre com as pedras mais verdes que as tuas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse layout ta com uma escala e profundidade brutal, isso quando as rotalas crescerem vai ficar um mimo.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

Posso fazer-te uma pergunta, Ricardo? As pedras verdes... como pensas resolver? Não estou a criticar... estou mesmo curioso porque tenho a certeza que me vai acontecer o mesmo no meu aquário e nunca encontrei uma solução que não fosse esfrega-las. Já tentei de tudo... camarões Amano, Otos, Caracóis... acabo sempre com as pedras mais verdes que as tuas.

Não podes fazer uma pergunta. Deves! 😄 E caso nao consiga responder, insistes 😅

Depende do que é o verde e o que o origina. 

Neste caso foram diatomácias. São filtros novos e a meio ainda mudei de filtro pelas razões que expliquei em cima.

No caso da Diatomacias, o problema é 0.  Apareceram, vao desaparecer. Isto deve-se ao percurso normal (e neste caso reinicio) do ciclo do azoto dentro do aaquário. Mete-se umas Neocaridinas e resolve-se com o tempo. Os nitritos darão origem aos nitratos e a causa desaparece. Ficando o aquário mais maduro, deixa de de aparecer...

Até lá, uso uma escova de dentes de 3 em 3 dias e limpo a superfície. Sai facilmente. A mesma escova serve para pentear a acicularis e a 'cuba' aonde leve. Depois aspiro e faço TPAs grande.

Se o verde é alga como a GSA ou outra, é perceber porque tens esse aparecimento. Normalmente excesso de fosfatos. 

No entanto, nós que usamos luz forte, todas as superfícies inertes viradas para a luz, vaonter esse problema, que aumenta quando diminui a distância à luz.

Aqui, a solução passa sempre por TPAs maiores ou mais periódicas, ajuste na fertilização, e sempre que fazes uma TPA metes escova nas pedras. Dá um pouco mais trabalho, mas é mais eficaz. 

Um algicida não vai resolver nada. Ou melhor, a resolver, a solução é a curto prazo. 

 

 

há 20 horas, C Mocho disse:

Sim, compreendo perfeitamente, mas não me expliquei corretamente. Quando mencionei a Monte Carlo referia-me a uma faixa estreita junto ao vidro da frente, de resto acho que a Cuba está muito mais adequada à escala do aquário. A folha maior junto ao vidro iria enfatizar ainda mais a profundidade... claro que seria um grande problema para a manter dentro dos limites (possivelmente seria impossível, sonhar é fácil). De qualquer forma, reitero o que disse, "está brutal... Adoro!".

Nessa parte que referes, confesso que não sei o que fazer. Estou inclinado para um gravel que anda cá perdido em casa...

 

Talvez experimente uma e depois a outra, e nós em conjunto escolhemos.

 

há 5 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Esse layout ta com uma escala e profundidade brutal, isso quando as rotalas crescerem vai ficar um mimo.

Obrigado Bruno. 

 

Epa, vamos ver. O @Vasco Ferreira na altura alertou-me para a forma como a linha de areia seguia. 

Confesso que ainda não estou contente com o que lá está, e se não fosse o Vasco, eu nem me preocupar ia, e mal.

Muito do sucesso do aquário vai ser como esse leito de areia me vai aumentar ou diminuir a profundidade. Quero mesmo é que a 'cuba' feche em todo lado para depois poder mexer à vontade no leito...

Editado por Ricardo Gil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Ricardo Gil said:

Se o verde é alga como a GSA ou outra, é perceber porque tens esse aparecimento. Normalmente excesso de fosfatos. 

No entanto, nós que usamos luz forte, todas as superfícies inertes viradas para a luz, vaonter esse problema, que aumenta quando diminui a distância à luz.

Aqui, a solução passa sempre por TPAs maiores ou mais periódicas, ajuste na fertilização, e sempre que fazes uma TPA metes escova nas pedras. Dá um pouco mais trabalho, mas é mais eficaz. 

Pois... o meu problema é mais por aqui, e a solução que me deste era tudo o que não queria ouvir 😛 . Tenho um trabalhão desgraçado sempre que faço uma TPA, e para manter as pedras como gosto, tenho que fazê-las duas vezes por semana. Não por causa da qualidade da água ou do excesso de nutrientes, mas porque, depois de escovar as pedras, a água fica verde, e tenho que retirar aquele "lixo" todo. Valeu a pena a tentativa... podias ser tu a vir dar-me uma dica miraculosa. De qualquer maneira, agradeço, claro.

 

2 hours ago, Ricardo Gil said:

Confesso que ainda não estou contente com o que lá está, e se não fosse o Vasco, eu nem me preocupar ia, e mal.

Não acho que esteja mal, mas o facto de estarmos habituados a ver a areia no meio com substrato aos lados (no vidro da frente), confunde um pouco. Já tinha reparado nisso, e até ia referir como um "arrojo". Mas se estás a estudar a coisa, deixo-te com uma possibilidade (que ia dar algum trabalho 🙂 ).

large.large.20231101_174017.jpg.827646e5e9b1a2a9cd23461623811a5b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JoseCarlosMarques ui...

 

Olha que gostei. 

A questao é que estás a ver o aquário sem massa vegetal atrás...

Vamos fazer essa simulação com as moitas formadas. Vai dar tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, Ricardo Gil said:

Olha que gostei. 

A questao é que estás a ver o aquário sem massa vegetal atrás...

Vamos fazer essa simulação com as moitas formadas. Vai dar tempo...

Mea Culpa! Eu imagino sempre estes aquários só com uma luz forte ali por trás, a fazer lembrar uma paisagem sem fim 🙂 . Mas quando isso estiver mais crescido metes cá outra imagem e eu tento fazer o mesmo, para ver como fica 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou a catástrofe?
Não percam o próximo episódio porque nós... também não!!!

 
large.20231109_204655.jpg.dc85528a6cca688c5ff5d7ab42c763a5.jpg
Como diz o JJ, "Isso é peaners!"

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens obviamente de comprar dois itens: uma escova de dentes e um grupo de caridinas! 🙃 Para a próxima podes mostrar a areia, nós gostamos de areia bronzeada. 😁

Continua a ser dos que me fazem ter vontade de "mergulhar", mas desejo-te muita paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Ricardo Gil said:

Chegou a catástrofe?

Não percam o próximo episódio porque nós... também não!!!

😅

Olha que bom! Tens aí um fim-de-semana pela frente para limpar tudo isso direitinho. Mãos à obra, homem! Não deixes definhar um dos melhores aquários do desafio!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/11/2023 at 23:36, Ricardo Gil disse:

Chegou a catástrofe?

Não percam o próximo episódio porque nós... também não!!!

😅

 

large.20231109_204655.jpg

Diatomaceas parte II

Com o filtro novo, era perfeitamente normal elas aparecerem. E apareceram. 

Com a entrada do 2217 para a filtragem, era expectável aparecerem novamente, até porque as esponjas que estavam no filtro de mochila não tinham ainda consolidado o ciclo. 

 

Assim voltaram a aparecer e em força. Na segunda feira deram sinais de aparecimento. Limpei ao de leve mas sabia que enquanto não passasse uns 4 ou 5 dias, de nada ia resolver. 

Assim, até quinta feira não mexi em nada. Nada. Os camarões que limitassem os danos, e siga.

Quinta tive tempo para ir dar uma vista de olhos e sabendo que sexta, sábado e domingo não podia mexer no aquário porque não ia estar em casa, resolvi limpar. 

Mais tempo naquele estado e ia fazer com que a luz não chegasse ás plantas.

Após uma horinha de escova de dentes e escovilhão na mão, o resultado era obvio:

large.20231109_225219.jpg

Aproveitei para tirar a pedra grande do lado direito. Provavelmente vai para lá outra vez, mas até lá, vou percebendo o que gosto mais.

 

Ps: para quem tem menos experiência nestas andanças, um aquário cheio de Diatomaceas pode ser assustador. Nessas alturas façam perguntas. Não se metam a mexer muito no aquário porque o que ele precisa mesmo é de estabilidade. Elas aparecem, e tal como apareceram, desaparecem rápido. 

Passado uma semana do aparecimento, não há sinal delas...

 

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez uma intermédia...a outra era enorme, assim ainda n me habituei.

Ninguém diria que tinhas tido alguedo.. .nem se nota!!!!

Está quase pronto opara ir para a Pet! Agora é só colocar no congelador para não se estragar. 🙂

Dos meus favoritos, se bem que aquela ideia de abrires o "rio" também para o lado esquerdo não era mal pensada. Cortavas essa moita de cuba e com umas pedritas isso ficava com aspeto top. Cuba do lado de cima e cuba do lado de baixo com um elemento de descontinuidade.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As últimas imagens tinham-me assustado, mas nada que não tenha visto antes... tinha a certeza que ias conseguir recuperar. Mais uma etapa concluída. Agora é começar a acertar pormenores, como estás a fazer. Sinceramente, preferia o aquário com a pedra lá enfiada, mas percebo a tua ideia, e se preferes assim... força com isso! O aquário é teu... és tu quem tem que gostar 🙂 . Continuação de bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/11/2023 at 19:49, Ricardo Gil disse:

large.20231101_174017.jpg

Volta a colocar a pedra da foca sff!!!😆😆😆

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostei da composição do layout mas sem aquela pedra na direita que realmente parece uma foca....

Também acho que uns ajustes nas rochas e sua direção provocaria mais sombras... O que beneficiaria o todo. Bem como as alturas entre elas estão algo identiticas, agora com a falta da rocha maior. 

De resto está a evoluir bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.