C Mocho Publicado: Novembro 20, 2023 Share Publicado: Novembro 20, 2023 (editado) há 47 minutos, Bruno R. Carvalho disse: O tal lado esquerdo, tenho que ver, mas o espaço ali é pouco, talvez mais anubias, porque se meto uma planta mas pequena perco escala. Pois, também me parece que o espaço é muito apertado para as anúbias. Não sei, com uma foto somos facilmente induzidos em erro, sobretudo num aquário com tanta profundidade visual como esse. Não creio que com algo mais pequeno tenhas forçosamente de perder a escala. Parece-me que um apontamentozinho de lilaeopsis brasiliensis viria dialogar muito bem com a eleocharis e com o pogostemon que tens à direita, mas com uma escala um pouco diferente, uma vez que está mais próxima... Sim eu sei que a lilaeopsis acabadinha de comprar, por vezes parece enorme e grosseira, mas depois de adaptada ao estado submerso, se tiver luz suficiente fica muito mais delicada. Outra hipótese também poderia ser a eleocharis, caso não queiras acrescentar mais variedades. As anúbias parecem-me grandes para esse local e embora pudesses usar a pangolino, talvez ficasse estranho observar lá ao fundo uma folha muito maior. Não creio que seja preciso muito, é só um "toque" para alargar esse primeiro plano a toda a extensão do aquário. (Espero que não leves a mal o comentário. O aquário está realmente formidável!) Editado Novembro 20, 2023 por C Mocho ortografia Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 20, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 20, 2023 Pois, também me parece que o espaço é muito apertado para as anúbias. Não sei, com uma foto somos facilmente induzidos em erro, sobretudo num aquário com tanta profundidade visual como esse. Não creio que com algo mais pequeno tenhas forçosamente de perder a escala. Parece-me que um apontamentozinho de lilaeopsis brasiliensis viria dialogar muito bem com a eleocharis e com o pogostemon que tens à direita, mas com uma escala um pouco diferente, uma vez que está mais próxima... Sim eu sei que a lilaeopsis acabadinha de comprar, por vezes parece enorme e grosseira, mas depois de adaptada ao estado submerso, se tiver luz suficiente fica muito mais delicada. Outra hipótese também poderia ser a eleocharis, caso não queiras acrescentar mais variedades. As anúbias parecem-me grandes para esse local e embora pudesses usar a pangolino, talvez ficasse estranho observar lá ao fundo uma folha muito maior. Não creio que seja preciso muito, é só um "toque" para alargar esse primeiro plano a toda a extensão do aquário. (Espero que não leves a mal o comentário. O aquário está realmente formidável!)Originalmente tinha ali buces, mas meltaram nas primeiras semanas, nao as substitui. Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RodolfoProvenzano Publicado: Novembro 21, 2023 Share Publicado: Novembro 21, 2023 há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse: Foto de hoje ja com a agua mais cristalina Bruno, está está mesmo muito bonito.....gosto dessas sombras Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 21, 2023 Share Publicado: Novembro 21, 2023 (editado) 11 hours ago, Bruno R. Carvalho said: O tal lado esquerdo, tenho que ver, mas o espaço ali é pouco, talvez mais anubias, porque se meto uma planta mas pequena perco escala. Pois... também não sei muito bem o que poderias colocar por ali. Mas o Mocho já tratou de te dar algumas opções 🙂 . Pensa nisso. Agora tens tempo... se o aquário continuar assim tão bom, passa apenas por uma questão de acertar pormenores. Eu ia dizer as Buces, mesmo! Editado Novembro 21, 2023 por JoseCarlosMarques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 21, 2023 Share Publicado: Novembro 21, 2023 (editado) Apareceu o comentário repetido. Retirei. Editado Novembro 21, 2023 por JoseCarlosMarques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Moreira Publicado: Novembro 21, 2023 Share Publicado: Novembro 21, 2023 há 19 horas, Bruno R. Carvalho disse: Originalmente tinha ali buces, mas meltaram nas primeiras semanas, nao as substitui. Bruno, eu deixava como está, um bom layout, tem que ter sombras...o teu bom layout, tb o é bom, pq tem sombras 🙂 . Eu não mexia...ia era tirando umas fotos boas 1 ou 2 dias após a poda\tpa, para ir ficando com fotos para concurso, não vá acontecer algo de errado. 5 Estrelas! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vera Santos Publicado: Novembro 22, 2023 Share Publicado: Novembro 22, 2023 Boas, estou a achar o aquário com pouca luz, ou será das fotos? Como estás a fazer isso do fotoperiodo? Este ano mais satisfeito com o resultado e desenvolvimento do aquário? Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 22, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2023 Boas, estou a achar o aquário com pouca luz, ou será das fotos? Como estás a fazer isso do fotoperiodo? Este ano mais satisfeito com o resultado e desenvolvimento do aquário? Com este muito satisfeito. 9 horas de luz a 100%. 1 1 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 22, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 22, 2023 Hoje foi dia de me despedir da minha filha, infelizmente a Ex vai viver para longe por isso não vou ver a minha menina tanto quanto gostaria. Porque revelo isso, contexto, sabendo isto é normal assumir que hoje nem sequer olhei para os aquarios, este por falta de tempo, o outro por isso e por me doer a vista so de olhar para ele.De qualquer maneira feitas as despedidas cheguei a casa e vim dar uma olhada neste menino, algo não me parecia bem, algumas algas nas rochas que nao estavam la ontem e o dropchecker com uma cor anormal aquela hora, lembrei-me de ir ver se a garrafa de co2 nao estaria vazia, não está.Mas de qualquer maneira decidi ligar o co2 um pouco e observar, entretanto fui aproveitando e fiz spot treatment com apt fix nas algas, como era pouca coisa amanhã ja deve tar resolvido.Na observação reparei que o co2 ja nao estava a circular pelo aquário como normalmente, estou habituado a ter uma boa circulacao por todo o aquario, mas desta vez ele subia quase a direito e não se espalhava, reparei depois que o nivel da agua estava um pouco mais baixo que o normal, após observação percebi que com o nivel mais baixo ( sem tocar no rebordo do filtro) , a agua simpleesmente cai em cascata para o fundo do aquario e nao circula ate ao vidro do lado contrario, como tenho o difusor do outro lado o co2 nao circulava, subi o nivel da agua com o co2 a funcionar para provar a minha teoria, chegando a certo nivel a agua do filtro simplesmente flui ate ao vidro contrario e para baixo forçando o co2 a circular pelo aquário. Claro que isto não é nada de novo, mas regra geral o a gente nao se lembra, pois assume que tudo esta a funcionar bem e sempre funcionará.Aproveitei e meti o co2 a ligar uma hora mais cedo do que estava programado antes, tentar garantir que a quantidade de co2 no aquario é a ideal quando a luz liga.De momento a luz ja apagou por isso hoje nao coloco foto do aquario, esta bonito, alias lindo, a minha preocupação agora é que ele se mantenha assim.Tem sido um aquario muito hands off depois das primeiras semanas mais exigentes, mas nao posso distrair-me pois ao primeiro descuido as malvadas das algas podem aparecer, elas ja me tomaram de assalto o 90P mal podem esperar para se mudar para este. Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 23, 2023 Share Publicado: Novembro 23, 2023 (editado) Antes de mais, e muito mais importante que tudo o resto, lamento essa distância a que te vais ver da tua filhota. Não tem sido um ano fácil para ti! Espero que isso entretanto comece a melhorar. Em relação ao CO2... também já me vi com problemas do género. Como na altura apenas desconfiava que ele não estava a chegar a todo o aquário, e queria ter a certeza, optei por comprar um daqueles "T's" que enfia o gás pelo tudo de saída do filtro. Não sei se no teu caso poderias fazer uma coisa semelhante (já vi aqui recentemente alguém que colocou a saída do CO2 dentro do filtro), mas se já encontraste solução para o problema, também será desnecessário pensar mais nisso. O que te queria dizer é para teres muita atenção durante as TPA's... lembra-te de não usar as mesmas esponjas e acessórios nos dois aquários. A fazê-lo, certifica-te que os lavas muito bem primeiro (com lixívia, por exemplo). Um grande abraço. Espero que o ditado se verifique e que depois da tempestade venha a bonança! Editado Novembro 25, 2023 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 26, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 26, 2023 Foto depois de TPA de hoje. 2 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Novembro 26, 2023 Share Publicado: Novembro 26, 2023 Cá continua fresco e fofo! Vai fazendo umas chapas disso que entretanto pode passar do ponto! Siga Bruno Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 27, 2023 Share Publicado: Novembro 27, 2023 Já tem mais anuais do lado esquerdo, ou estão a crescer? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 27, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 27, 2023 Já tem mais anuais do lado esquerdo, ou estão a crescer?Não meti nada. Estão a crescer. 1 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vera Santos Publicado: Novembro 28, 2023 Share Publicado: Novembro 28, 2023 Bom dia, estou a gostar do desenvolvimento do teu aquário. As plantas estão saudáveis e harmoniosas. A acompanhar. Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 29, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2023 Hoje foi a primeira tentativa de tirar uma foto final. Infelizmente para mim esta foto passou do ponto. Com o crescimento ve-se os caules, no final de semana quando tirei a foto com o tele estava perfeito, infelizmente so ontem fui buscar peixes. Na próxima TPA vou podar as moitas, e plantar os topos nessa zona frontal, depois é deixar crescer e dar forma, assim que voltar a tar no ponto tiro nova foto. No entanto a foto actual irá para o CPA, acho que o aquario está digno disso e sempre é mais uma participação. E o desafio irá receber uma foto final melhor, espero eu. On 28/11/2023 at 11:34, Vera Santos disse: Bom dia, estou a gostar do desenvolvimento do teu aquário. As plantas estão saudáveis e harmoniosas. A acompanhar. Obrigado Vera. 1 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 30, 2023 Share Publicado: Novembro 30, 2023 nada que uma pequena edição não resolva... :) Não me parece muito problemático, se me que pessoalmente gostaria de ver esse V ligeiramente mais pronunciado e mais perto das rochas. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 30, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 30, 2023 nada que uma pequena edição não resolva... :) Não me parece muito problemático, se me que pessoalmente gostaria de ver esse V ligeiramente mais pronunciado e mais perto das rochas.Assim? Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Carvalheira Publicado: Novembro 30, 2023 Share Publicado: Novembro 30, 2023 1 hour ago, Bruno R. Carvalho said: Assim? No meu ponto de vista sim . o que podes fazer para depois "tapares esses caules" ... deixa uns qtos caules da parte de trás cresceram ou seja na proxima poda nao cortas tipo 1cm ou um pouco mais da parte de tras cortas a parte frontal da moita como desejas e depois quando estiver no ponto cortas o excedente da parte de tras e replantas a gosto na parte mais á frente para tapares e arranjares o que cresceu descontrolado 😉 é a vantagem das avaliações serem fotográficas e nao live 😄 mas deixa-me te dizer que esta brutal eu pessoalmente continuo a achar a rocha do lado esquerdo too much mas tb compreendo que é o que havia e por vezes tem que se conseguir fazer algo com o que se tem e nao como o que queriamos faz parte do desafio 😄 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 30, 2023 Autor Share Publicado: Novembro 30, 2023 é a vantagem das avaliações serem fotográficas e nao live continuo a achar a rocha do lado esquerdo too muchO aquario esta muito mais bonito live que em foto. E a rocha foi o que havia, usei todas as rochas que me calharam, e lado esquerdo nao é uma rocha, sao duas coladas uma na outra, a ideia era a formação rochosa do lado esquerdo mais a frente e com rochas maiores que a do lado direito para aumentar a profundidade, algo que nao é facil em 30 cm de espaco, e acho que foi bem conseguido, além disso usar o formato das moitas aumentar ainda mais essa sensação de profundidade.As plantas passaram ligeiramente do ponto, mas isso resolve-se facilmente, ainda ha bastante tempo. Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 30, 2023 Share Publicado: Novembro 30, 2023 13 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Infelizmente para mim esta foto passou do ponto. O que pode mudar em 4 dias!!! Mas deixa lá... ainda estás a tempo de fazer uma imagem melhor. Bonita, essa tua atitude de participares mesmo sabendo que conseguias melhor. Acrescenta ao concurso, e nunca sabe o que o Júri poderá pensar. Eheh. Em relação à poda... se der para experimentar, também gostava de ver esse corte mais drástico que fala o @Vasco Ferreira. Mas só se der para experimentar... não estragues o que está feito! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 2, 2023 Autor Share Publicado: Dezembro 2, 2023 Boa noiteSó hoje consegui fazer a poda que se falou durante a semana.Ora tinhamos esta foto tirada com a DSLRHoje apos poda temos esta tirada com teleTentei cortar as moitas mais drasticamente rente as pedras, mas a certo ponto fiquei com receio de cortar demais e ficou assim.Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk 1 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 3, 2023 Share Publicado: Dezembro 3, 2023 😕 acho que podias ter cortado mais um bocado, Bruno! Mas aquela zona ao centro, atrás, parece ter melhorado bastante! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 3, 2023 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2023 Penultima podaPoda de hojeAcho que perdi profundidade com a poda desta vez.Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk 1 Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 3, 2023 Share Publicado: Dezembro 3, 2023 2 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Acho que perdi profundidade com a poda desta vez. Eu disse... devias ter cortado mais. Na minha modesta opinião... muito mais! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts