O Começo Corajoso (The Brave Beginning)


mano666

Recommended Posts

Vou confirmar se a minha era mesma da Tropica ou da Aquaflora. Logo já te digo. Mas a meu ver o pessoal da loja tem de ser competente para conseguir distinguir. Não estamos a falar de lojas de animais, mas sim de lojas da especialidade. No teu caso nem tiveste oportunidade de ver, apenas te enviaram, já eu podia ter insistido que não era a Macrandra.

Logo confirmo e depois digo. Pelo menos poderá ser de alerta para outras pessoas que comprem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu hábito é comprar Tropica, por isso é que fiz confusão. Realmente a planta é da Aquaflora. Então a aquaflora vende a Rotala Rotundifolia como Macrandra. Por estas e por outras é que prefiro comprar Tropica. Mesmo assim não desculpa o pessoal que trabalha nestas lojas da especialidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 38: (27.11.2016)


hjgB4BIe-P6kMxoylj5NVwvX2KVpJ-qxltnlxJeL


Update na Fauna:

4 - Sewellia Lineolata


Update na Flora:

Rotala Macrandra (27.11.2016 - Afinal era uma Rotala Rotundifolia)

Nimphoydes TAYWAN (27.11.2016 - Identificada)


Novidades:

Replantei a Nimphoydes TAYWAN para a parte de trás. Vê-se uma pontinha por trás da árvore do lado esquerdo.

Podei e replantei a Rotala Bonsai para a frente esquerda onde estava a Taywan.

Podei e plantei a Lindernia Rotundifolia onde estava misturada com a Bonsai.

Aumentei o CO2 líquido para o dobro, que é o máximo que aconselham. Aumentei porque quase não tenho algas, so a GSA e parece estagnada, e agora como estou com muitos comedores de algas e preciso de mais força para os tapetes, decidi aumentar para ver a evolução. O DropChecker ficou quase com a cor de referência e para já estou a ver a Monte Carlo e a Eleocharis a crescer mais. A Cuba também parece estar melhor só que é tão pouca que já não deve ter hipótese.

Eu sei que me vou arrepender de dizer isto, mas estou muito contente de quase não ter Algas. Só apareceu a GSA no inicio, e porque tinha a luz a 100%, 12000lumens, e parece ter estagnado. Para a primeira vez num plantado acho que está a correr muito bem, e muito por vossa culpa que me têm aconselhado muito bem. Obrigado.

A equipa de limpeza é que não deve estar a gostar muito. Mas tenho dado alguma Spirulina e Sera Shrimps Natural. Parecem-me todos bem nutridos.


Duas das Lineolata:

olrlRvxukpcu2r2yNhdS7LvsX8KB27ftzTU-V3GH


Outra Lineolata:

dT4l384py0mC_vZnikN_uuPXwTlYAI163l75SgbV


A unica coisa que não parece estar a correr bem é com a Reineckii:

114ld-6_HTaFodp_-_GmAJaJlRIvyKiV8Gu1aIco


Sabem do que poderá ser? Já não é de agora, mas não tem melhorado, mesmo com o CO2 Liquido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reiniki é uma planta mais chata. Demora algum tempo a adaptar-se. A minha demorou perto de 1 mês a adaptar-se e com condiçoes boas, depois podei-a e levou outro mês... Dá-lhe tempo.

 

O pior é que vemos aquas como por exemplo o do Nuno M. que fecham tapetes num mês e podam 30 cm todas as semanas nas de caule mas nos aquas "normais" não é bem assim.

 

É um clichê na aquarofilia mas é a mais verdade de todas: PACIÊNCIA!

 

O mesmo para a cuba. A minha foi plantada à mês e meio e só agora é que parece que está a desenvolver.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Gonçalo disse tudo..paciência.

 

Isso vai ao sitio...mas já levava um poda! ;) do lado direito.

 

Vai dando novidades e estamos cá para ajudar no que for necessário. Quando o aqua tiver 6 meses vais olhar para trás e ficar espantado.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O restante material de CO2 chegou Segunda, mas só ontem consegui montar.


A montagem foi quase perfeita. O mais difícil foi inserir os tubos nos vidros super frágeis. Tive tudo montado e a funcionar. A primeira vez que liguei o solenoid assustei-me porque a válvula vinha toda aberta e foi uma injecção do CO2 brutal, desliguei logo de seguida. Deu para testar a tubagem.

Depois lembrei-me de colocar as ventosas para segurar as tubagens e ao colocar no ADA Joint Glass, click, lá foi ele. Fiquei desolado... Pensei eu, lá foram 15€ para o galheto. :sorry:

Meti o tubo de silicone directo do Bubble Counter até ao Difusor da ADA, ajustei o regulador para 3 bolhas por segundo e tudo funcionou perfeitamente.

Deixo aqui um vídeo:




Já tinha preparado um Temporizador Digital para ligar e desligar o CO2. Mas algo já me tinha surgido na ideia. :idea:

Então o Controlador das Calhas LED tem 5 Canais, estou a usar 2 para as duas calhas, bastava ligar lá a alimentação do Solenoid do Regulador para o activar e desactivar à hora que quisesse. Isto se ele fosse 12V, e é.

Tinha tudo para funcionar, só faltava testar:




Sei que há muita gente com este tipo de controlador, não sei se pensaram no mesmo. Pelo menos nunca vi ninguém a fazer, mas pode-me ter passado.

Meti o CO2 a ligar duas horas antes da luz e a desligar 2 horas antes, tal como se vê na listagem do Controlador no PC.

No final olhei novamente para o ADA Joint Glass e vi que daria para aproveitar, talvez se limasse a zona partida e aproveitasse a parte que vai do Difusor, faz a curva e partiu no final da curva. Com um tubo de silicone logo ai aproveita-se para fazer a curva em vidro. Ontem já não tive paciência, mas vou tentar.


Algo que vi antes da montagem foi uns filamentos, que pareciam teias de aranha, na Rotundifolia e na Riccia. Consegue-se ver no primeiro vídeo quando paro na Árvore, metam na qualidade máxima e full screen. Será um tipo de Alga?

Eu vi logo que estava a ter muita sorte, espero que o CO2 ajude a combater.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui! Difusores da ADA. Vive-se bem para esses lados ;) Bom material. Tens tudo para ires a bom porto! Boa sorte.

 

Em relação aos filamentos devem ser algas filamentosas sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas quantas, não muitas é normal!

Isso ficou com bom aspeto... Só esse rio... ;)

Continua.

E fauna que tem?

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui! Difusores da ADA. Vive-se bem para esses lados ;) Bom material. Tens tudo para ires a bom porto! Boa sorte.

 

Em relação aos filamentos devem ser algas filamentosas sim.

 

O difusor da ADA foi culpa do Paulo Soares e do seu tópico que sugere a montagem de CO2, nem hesitei.

 

Umas quantas, não muitas é normal!

Isso ficou com bom aspeto... Só esse rio... ;)

Continua.

E fauna que tem?

 

via Nokia 3310

 

O Rio é complicado mexer, mas acredito que quando tiver o tapete já consiga fazer mais alguma coisa, para já é complicado.

Para já a Fauna é toda de limpeza, e estão a esperar para entrar os que estão no Nano, mas como tenho 6 Alevinos, estou à espera que cresçam para não serem refeição. Mas aceito sugestões.

 

Nano 20l:

Corydora Sterbai 1

Corydora Albina 2

Corydora Aeneus 1

Tetra Cardinais 5

White Clouds 3

 

OCC 240l:

Neocaridinas Japonicas 3

Camarão Fantasma 1

Sewellia sp(spotto) 1

Sewellia Lineolata 4

Guppy Macho 1

Guppy Fêmea 2

Guppy Alevinos 6

Ancistrus 1

Otocinclus affinis 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário é grande... Pede ao pai natal mais umas 8 a 10 japonicas. Elas são incasáveis e dão conta dessas pequenas algas q é normal irem aparecendo. Qt aos ottos tb mais uns qts, ajudam e como peixe de cardume a sua piada é com mais uns qts.

 

Qt ao difusor compraste um ferrari..isso até deve dar medo a mexer ;)

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Otos já me tinham avisado que eram muito sensíveis. Comprei 6. 2 Saltaram fora e 2 não aguentaram. Fiquei com estes 2. Não sei se voltarei a apostar. Talvez CAE, SAE ou outros comedores de algas mais resistentes. Os Stiphodon gosto muito, mas são difíceis de encontrar.

Já agora pergunto, quando querem um espécie difícil de encontrar como fazem? Encomendam? Compram pela Net? É seguro virem por transportadora?

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando quero encomendo, e onde o faço embora haja confiança deixo sinalizado, para confiarem que vou buscar.

Tens uma loja no porto que até é conhecida e envia por transportadora, e vem tudo bem acondicionado e em condições.

 

Vejo que estás a ser bem acompanhado, e tudo parece com bom aspecto.

 

O CO2 é sempre uma boa adição.

 

Boas fotos, já não passava por aqui à uns tempos, pena os otos não se terem dado bem...aposta nos Amanos, tratam logo de ir comendo as algas, com 3 é muito complicado, pelo menos mais 12, digo eu.

A acompanhar, com interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera.

 

O Paulo Soares deu uma grande ajuda, tal como alguns de vocês.

Estou muito contente com o desenvolvimento, principalmente com a estabilidade em termos de algas.

Não queria sobre-lotar o Aqua com Amanos, porque vou precisar de espaço para os cardumes que quero fazer.

E acreditem que acho que até tenho equipa de limpeza a mais, as filamentosas no dia a seguir já tinham desaparecido.

A única alga que tenho e muito pouca, já não é limpa há 2 semanas, é a GSA. E essa acho que não alimenta muito a equipa de limpeza.

Até meto as vezes um pouco de Sera Shrimp e Spirulina.

Aproveito para perguntar se costumam alimentar a equipa de limpeza com comida extra frequentemente? Ou deixam-nos tratar apenas das algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tento NÃO dar comida a esses malandros. Faço uma ginástica enorme para ver se não sobra nada para eles. O trabalho deles é comer algas e não comidinha "da boa".

 

Não te preocupes a alimentá-los que há sempre muita coisa para eles comer, e não existe tal coisa como equipa de limpeza a mais.

 

Ah e as Japónicas não ocupam espaço ao cardume. Tens um aqua grande e podes pôr aí fauna a dar cum pau.

 

Eu prefiro SAE, embora tenha otos, mas os otos vão mais as micro algas e dedicam-se muito aos vidros e os SAE atacam no geral. Filamentosas e tal. Mas o ideal é mesmo ter de tudo. Otos, SAE, Japónicas e caracóis.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gonçalo, preciosas dicas.

 

O Ancistru é um esfomeado e é uma máquina industrial de limpeza. Penso que vale por 2 ou 3 SAE.

 

O problema é que quero meter cardumes de Corydoras albinas, sterbai e aeneus. Só ai já é muito cm de Peixe no fundo, por isso não queria preencher muito de Amanos.


Tens uma loja no porto que até é conhecida e envia por transportadora, e vem tudo bem acondicionado e em condições.

 

Será a Ecoarium? Tenho muita facilidade de ir ao Porto, o pior é que maior parte das vezes é fora do horário laboral...

Por isso a transportadora ajudava bastante, mas será que os Vivos aguentam tanto tempo nessas condições?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 54: (13.12.2016)

97nYL6mqr8IL3X8FprDvueI9ktK43H1A88OTJrMc


A pedido de muitas famílias troquei o difusor de CO2 para o outro lado e de facto as bolhas são melhor espalhadas pelo aquário.

O Problema é que a Sessiflora leva logo com ele ali... não sei se será benéfico ou prejudicial, mas de qualquer umas das formas é mau, ou por não desenvolver ou por desenvolver de mais...

Algo que acho que me está a acontecer é a agua que está a ficar turva, esbranquiçada. A verdade é que ainda não limpei o filtro nenhuma vez. Só o abri para controlar aos 30 dias e inserir a lã.

Pelo que me aconselharam seria bom não tocar nos 2 primeiros meses. Está a chegar a altura para o limpar. Espero que seja disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.