O Começo Corajoso (The Brave Beginning)


mano666

Recommended Posts

Tal como já estava a ficar, a agua esta cada vez mais turva para o esverdeado...

Limpei o Filtro e fiz um TPA de 50%. Melhorou um pouco mas não muito.

 

Neste momento está assim:

 

ix-p3eys-Mbqck096gSJ2izgrhJV57nTVK11pOI2
O124s2yLmkvrQeIJhrKrXQbx8zGQ0--5-uJzueBX
Alguma ideia do que será?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens aí é green water algae, podes pesquisar por esse nome que vais ter vários conselhos de como acabar com isso. O mais usado é fazer um blackout total durante 4 dias seguido de uma grande tpa. O que terá causado isso? Terás levantado substrato fértil ou algum pico de amônia?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens aí é green water algae, podes pesquisar por esse nome que vais ter vários conselhos de como acabar com isso. O mais usado é fazer um blackout total durante 4 dias seguido de uma grande tpa. O que terá causado isso? Terás levantado substrato fértil ou algum pico de amônia?

 

Obrigado pelo diagnostico. Vou então investigar para combater a GWA. Pico de amónia acho dificil, posso ter levantado um pouco o substrato ao limpar, mas pelo que já li deve ser um desequilibro de nutrientes.

Vou ter que testar a agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tens fertilizado? As plantas que tens parecem me serem todas de baixa manutenção, podes ter ferts a mais.

Estou a seguir a bula da Seachem.

 

Iron - 1 Tampa (Quinta-feira)
Potassium - 2 Tampas 2-3 semana (Quinta-feira/Domingo/Terça-feira)
Flourish - 1 Tampa semana (Quarta)
Phosphorus - 1,5 Tampa 1-2 semana (Quinta-feira/Domingo)
Nitrogen - 1,75 Tampa 2 semana (Quinta-feira/Domingo)
Também pode ser uma das causas, estou a fertilizar no máximo. Aconselham parar completamente ou reduzir?
Pode ter sido coincidência mas isto começou quando inseri o CO2 Gasoso e deixei de usar o CO2 liquido.

Não poderá ser excesso de luz ?

 

Duvido muito, porque não alterei. Estou com 50% das Calhas cerca de 6000 lumens, e agora meti o CO2 e não aumentei a luz.

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz manténs, na minha opinião, se aumentas fica pior. Na minha opinião...

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do Blackout ao ligar as luzes a névoa estava algo melhor mas havia muitas minhocas a circular pela agua com uns bons 2cm. Já as tinha visto mas mais pequenas e normalmente os Guppy Alevinos tratavam delas, mas estas eles não se atreviam.

Fiz uma TPA de 50% e a coisa pareceu melhorar um pouco. Para tratar dessas minhocas, pelo que li seriam planarias, decidi inserir a fauna do Nano. 5 Cardinais, 3 White Clouds, 4 Corydoras e 2 Guppy Fêmeas.

Depois de um dia a Névoa parece ter aumentado outra vez, e é mais branca...

Para já não estou a fertilizar... não tenho feito muitos TPAs por falta de tempo.

Mas acho que não devia ter piorado depois do Blackout e TPA 50%. Qual será a causa disto?

O pico de amónia acho difícil porque tinha pouca fauna, só a equipa de limpeza.

O Substrato parece um pouco sujo, qual será a melhor forma de o limpar? Tenho um aspirador, mas o filtro fica dentro do Aquário e aquela sujidade mais fina volta a entrar... também dá para ligar uma mangueira, talvez seja melhor limpar dessa forma.

mta1116-Aspirador-a-Pilas-para-Acuarios-


Não sei o que fazer mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A névoa pelo que tenho lido é derivada da morte das bactérias beneficiais, mas pode ser outra coisa como por exemplo partículas da GWA morta (corrijam-me).

Quando tal me acontecia limitava-me a fazer uma troca de agua e esperar, normalmente resolvia-se em poucos dias, tendo em atenção em ir medindo os parâmetros para não haver picos de amónia e afins.

Para não te voltar a aparecer a GWA aconselhava a baixar o fotoperiodo para, por exemplo, 6 horas e ir aumentando gradualmente.

 

Para limpeza do areão uso um cifão directamente para um balde/garrafão e depois reponho a agua, aproveitando para fazer a tpa.

 

Membros mais experientes que corrijam :D

 

Abraço

Editado por Vasco Rgr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A névoa pelo que tenho lido é derivada da morte das bactérias beneficiais, mas pode ser outra coisa como por exemplo partículas da GWA morta (corrijam-me).

Quando tal me acontecia limitava-me a fazer uma troca de agua e esperar, normalmente resolvia-se em poucos dias, tendo em atenção em ir medindo os parâmetros para não haver picos de amónia e afins.

Para não te voltar a aparecer a GWA aconselhava a baixar o fotoperiodo para, por exemplo, 6 horas e ir aumentando gradualmente.

 

Para limpeza do areão uso um cifão directamente para um balde/garrafão e depois reponho a agua, aproveitando para fazer a tpa.

 

Membros mais experientes que corrijam :D

 

Abraço

 

O Fotoperiodo já está nas 6 horas com 6000 lumens, 50% das Calhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me esqueci, que filtro tens tu nesse aqua?

 

Se é esse aspirador que tens tá porreiro, podes utilizar...

 

Tens a certeza de serem planarias, já viste com uma lupa se têm a cabeça triangular???

 

Comida para os peixes, coloca o mínimo indispensável.

 

Colocaste os peixes no nano?? é que disseste "... decidi inserir a fauna do Nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água verde, Green Water (Euglaena)

 

A água verde é um organismo unicelular que contém clorofila a, b, mais carotenóides, dando-lhe uma coloração verde, mas não são consideradas plantas. Com mais de 40 géneros de Euglanóides e mil espécies, esta alga é uma das formas de vida mais abundante e comum no nosso planeta, sendo essencial para a cadeia alimentar. Infelizmente, ou felizmente, ninguém as quer em aquários, devido á estética.

– Causa:

Aquário novo – normalmente aparecem logo após a montagem do aquário, pode ocorrer na instalação e no estabelecimento dos microorganismos (de nado livre que se alimenta de plâncton).

Desequilíbrio de nutrientes – mantenha os níveis de nutrientes: N (10-20ppm), para (0,5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0,1 ppm) .

Medicamentos – Existem medicamentos que afectam, o filtro biológico dos aquários.

– Tratamento:

  • Há uma série de tratamentos para a água verde:
  • Apagão – deixe as luzes do aquário totalmente apagadas e evite qualquer luz ambiente por 5 dias. As plantas possuem reservas, podendo sobreviver por este período, as algas não.
  • Micro filtro – filtros de partículas finas podem limpar a água.
  • Esterilizador UV – uma das formas mais eficaz de combate será utilizando a luz ultravioleta. Alguns relatos dizem que a luz UV também afeta os nutrientes na coluna de água.
  • Floculantes – agrupam pequenas partículas, permitindo que a filtragem mecânica as remova da água, aquaclear.
  • Daphnia – Colocado em uma rede para criação, estas iram consumir as algas.
  • Pequenas trocas parciais – fazer mudanças de água (5-10%) todos os dias até a água clarear.

Nota do tradutor:

Algumas plantas podem não tolerar um "apagão" de 5 dias.

Pode-se desenvolver um micro-filtro utilizando um cartucho/refil de máquina de lavar roupa acoplado a uma bomba submersa.

O uso do UV não deverá ser contínuo, devendo estar ligado somente se houver real necessidade ou preventivamente.

Este método pode ser um tanto exaustivo, retirar 20-30% de água do aquário durante 3 ou 4 dias seguidos. Apenas evite trocas de água maior. Certifique-se de identificar e eliminar a fonte do problema, ou ele poderá persistir ou retornar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me esqueci, que filtro tens tu nesse aqua?

 

Se é esse aspirador que tens tá porreiro, podes utilizar...

 

Tens a certeza de serem planarias, já viste com uma lupa se têm a cabeça triangular???

 

Comida para os peixes, coloca o mínimo indispensável.

 

Colocaste os peixes no nano?? é que disseste "... decidi inserir a fauna do Nano"

 

Tenho um Eheim 350T.

 

Não tenho a certeza se são planarias, são minhocas muito finas que ja vi de 5mm até 2cm, abanam-se bastante. Os Alevinos alimentavam-se das pequenas.

 

Antes de colocar a Fauna do Nano quase não deitava comida, era tudo alimentado com as Algas, era tudo de limpeza.

 

Inseri a Fauna do Nano no OCC, para ver se comiam essas minhocas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E novidades mano? já debelaste esse surto?

 

Como estão as coisas?

 

Vai dando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Blackout que fiz foi na escuridão do corredor, não tinha 0lux, mas estava sempre escuro. Talvez não fosse suficiente.

Agora estou a tentar arranjar forma de colocar algo por cima a tapar o Aqua para ter 0lux em três dias.


Pouco depois do Semi-Blackout tirei umas fotos e fiz um vídeo da tal minhoca.




No dia a seguir ao Semi-Blackout por baixo do outflow apareceu bastante sujidade:


94jb3ADs9AJ5rJEsiW3XXRkVvWwCZBxFbGERvnBy


Ontem fiz um TPA de 30% e melhorou um pouco visualmente.

Neste momento está assim:


i_C7g53i9atLu6WObM3hbqjXOndkp_Hz0--ZIQUx


BL0GPpcTaRvI4_NkfRhOELRAewzWV0ZYDg4JCXw7


O Paulo Soares já entrou em acção e deu dicas valiosas para saber exactamente o que fazer a seguir.

Irei fazer um Blackout como deve ser e depois fazer um Restart ao Aqua. E começar mais devagar... e talvez no futuro meter mais um filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dessas minhocas vou vendo no meu aqua dos inverts, de vez em quando, mas sem TPAs nem nada... Mas pronto para o efeito que tem nunca me preocupei muito... Essas não estarão a alimentar-se da matéria orgânica que há no aquário neste momento? Normalmente esses vermes/minhocas/nematodes são detritívoros

Boa sorte!

 

Cumps

Daniel

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas não estarão a alimentar-se da matéria orgânica que há no aquário neste momento?

 

 

Boa tarde Dannigs10,

 

Afirmativo. Daí tambem as indicações que dei ao Baltazar que incluem uma vertente esterilizadora para erradicar esses vermes. Esses e outros.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal e partilhar as dicas?

Isto é uma comunidade... Todos nós e pessoal futuro fica a ganhar com a partilha de conhecimento.

N custa nada.

Abraço

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é uma solução, mas os peixes não liquidarão com eles facilmente?

 

Abraço

 

Bom dia,

 

Na realidade pode suceder exactamente o oposto. Isto porque uma grande variedade dessas especies de vermes, planárias e outros, têm uma capacidade regenerativa invulgar. Uma vez feridos, ou até com alguma parte do corpo arrancada, irá nascer outro verme, dessa parte que foi mordida ou arrancada do corpo. Por exemplo se você decidir esmaga-los dentro do aquario contra os vidros, não os está a matar. Mas sim a fazer com que se reproduzam ainda mais.

 

O mesmo sucede com uma grande parte dos caracois. A maior parte da rapaziada esmaga os caracois contra os vidros, em vez de os ir apanhando e retirando, não sabendo que desse modo ao partir a casca, matou o "pai" mas libertou centenas ou mais ovos para a coluna de água.

 

É certo que os peixes e outros que introduzimos ajudam a controlar a proliferação destas espécies de forma a não atingirem proporções alarmantes mas daí a ter uma garantia que os eliminam/radicam de vez acho muito dificil.

 

Abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim compreendo mas também acho que tendo em conta que os peixes comem por sucção, a maior parte deles, torna-se complicado de haver "pedaços" deixados para trás ehehe mas sim eliminar de vez é mesmo o melhor a fazer !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.