Por onde começar ?


Ricardo Alexandre

Recommended Posts

Boas Ricardo, bom saber que há aquariofilistas em Viseu.

 

Alem de todos os que tem participado e ajudado deixo aqui outra sugestão para quem está a começar - vais ver os topicos dos aquários dentro da área dos aquários, seja aquascaping, lowtech ou nanos e escolheres um de que gostasses de tentar replicar na tua sala tal e qual os alunos de belas artes fazem copiando os quadros expostos nos museus. Assim tinhas logo uma base seja no material usado, seja no layout e hardscape aplicado, plantas e peixes, material, etc etc.

Estas a perceber a ideia?

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

 

Acho que um low tech dá mais hipóteses às algas.

Geralmente vês mais pessoal com aquários low tech a queixarem-se das algas do que os que têm aquários hi tech.

A minha sugestão prende-se com o facto de começar com algo que permita evoluir, e não ficar preso porque se comprou um substrato ou uma luz que não permitem evoluir.

O meu aquário não é hi tech, mas as plantas crescem bem e não dá quase trabalho nenhum.

São 5 minutos de manhã e 5 à noite.

TPAs e podas quando necessário.

 

Claro que um low tech pode ser um aquário bonito e obviamente low tech não quer dizer falta de qualidade, agora o que afirmo é que se queremos e podemos, não devemos de ter medo de tentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120 cms é uma medida boa para começar.... Segunda mão arranja-se a 50 ou poucos mais paus com tempo e paciencia..

 

Movel mais 50 paus....

 

Quanto ao comentário sobre high tech para iniciante. Discordo. Só se for do interesse da pessoa, mas dizer que é mais fácil é mandar areia para os olhos.

 

E não confundam conceitos, ter um plantado denso é possivel tanto em high como low tech....

 

A diferença esta na nossa importancia no sistema, o que num high é sem dúvida azo para (palavra censurada) se não estamos sempre em cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer... Desde quando é que as algas tem alguma coisa haver com o facto de ser LT ou HT, tem haver com o facto de fazeres as coisas bem feitas ou mal feitas.

5 min? A sério?

Como disse, um LT nem se trata de teres ou não experiência, porque nisso partilho da tua opinião, qq pessoa aprende e se dedicar minimamente as coisas vão ao sitio, tem haver com o facto de queres algo mais tranquilo e menos dispendioso ao nivel de tempo e dedicação.

Por fim tirando a iluminação que tem caso alteração terá de ser comprada a pensar num HT tudo o resto é o mesmo. Sem o investimento no CO2.

Abraço a todos

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Alguém à não sei quantos anos atrás resolveu definir as coisas nestes termos e teimamos em levar estas orientações dos HT ou LT.. Desde que o Amano descobriu atráves das águas com gás lá no seu barzinho no Japão, (não era pedras Salgadas) que era possivel introduzir CO2 nos aquarios que alguem se lembrou dessas definições..mas isso já foi à quantas décadas?

 

No que a aquarios plantados apenas diz respeito, a aquariofilia já evoluiu bastante e nos dias de hoje falar desses termos já está fora de questão quanto a mim.

 

O que determina as necessidades e a velocidade de um aquário é os materiais utilizados mas sobretudo a luz. Já lá vai o tempo da velhinha T8 e dos substratos rascas e fertilizantes fraquissimos etc.. Estamos na era LED. Na era dos Lumens, do HQI, dos substratos enriquecidos, etc.

 

A partir da luz e outros não há HT ou LT, mas sim todo um conjunto de necessidades a que o aquariofilista não pode ou não deve fugir e que não têm relação directa com mais ou menos trabalho.

 

Se com luz fraca e plantas escolhidas a dedo consigo evitar o uso de CO2? (E por isso lhe chamam LT)

 

Não tenho a certeza absoluta de tal.. a dificuldade ou o nível de manutenção ser menor ou maior está nos olhos do aquariofilista.

 

E os olhos do aquariofilista também têm que estar no suposto HT.

 

Ter mais ou menos manutenção ou trabalho depende de cada um de nós.

 

Por esse ordem de ideias eu tenho um suposto HIGH TECH mas não me dá trabalho nenhum. Apenas aprendi mais umas coisas de jardinagem ;)

 

Como classificariam um aquario que levasse Power Sand + Amazonia + aditivos e luz a 0.5 W litro mas sem CO2?

É um LT? Ou vamos arranjar uma classificação intermédia?Talvez MT sirva.

 

Então classifiquem como tal (LT) e faça tpa´s de semana a semana que logo vemos o resultado e se o aquariofilista não se vai ver grego..

 

De certa forma, e tendenciosamente criou-se uma nevoa medonha à volta do CO2 e é isso que faz a grande maioria não investir em CO2, quando este não tem tem nada a ver com o aquário ter algas ou não.

Um aquário é um equilíbrio de "N" factores.

 

Eu sempre recusei aceitar isso e continuarei a recusar, de que há plantas que não precisam CO2. Todas precisam. Uma mais outras menos. E a prova disso é que os aquafiolistas dos ditos "LT´s" mais tarde ou mais cedo acabam por introduzir outras fontes de carbono como o Seachem Excell por exemplo.

 

A realidade é que a vida no nosso planeta gira em torno do CO2: O elemento fundamental da tabela: Carbono!

Sem carbono não existíamos, muito menos as plantas.

Sem CO2 uma planta não faz fotossíntese, nem converte a luz (a tal amiga) em energia, açúcares, amidos e todas as outras moléculas que contém carbono que constituem uma planta, nem tampouco podem produzir novas folhas e raízes.

 

Por isso.. que é isso de LT ou HT num plantado?

 

Estou para ver o que vão sugerir a um amigo que tem um desses LT´s para combater as alguinhas que tem no seu aquario..

Mas estou aqui para ver o que lhe vão recomendar.

 

Agora para o nosso amigo iniciante:

 

Se o nosso amigo quer um plantado, como as fotos que exemplificou lá atrás eu não lhe vou criar ilusões.

Aquariofilia não é um hobby barato.

E a investir estou como diz o Bringer. Investe a pensar no futuro.

 

Compras hoje determinados equipamentos a pensar em termos limitados, e daqui a uns meses das duas uma:

 

Ou desistes e vamos ver-te ali na secçao de classificados.

Ou estás entusiasmado porque percebes que podes fazer melhor mas não fizes-te as escolhas correctas e queres evoluir e depois passas para a secção dos classificados.. e ficas por lá a vender o que tens para fazer um UPgrade ao material.

Seja qual for a tua decisão em termos limitados passarias sempre nos classificados.

 

A unica maneira de o evitar é Se tens paixão pelos aquarios plantados, e não se trata de uma vontade momentanea então pensa bem no que vais fazer na sala e decidir no que investir.

 

Se não podes comprar tudo de uma assentada compra aos poucos.

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Alguém à não sei quantos anos atrás resolveu definir as coisas nestes termos e teimamos em levar estas orientações dos HT ou LT.. Desde que o Amano descobriu atráves das águas com gás lá no seu barzinho no Japão, (não era pedras Salgadas) que era possivel introduzir CO2 nos aquarios que alguem se lembrou dessas definições..mas isso já foi à quantas décadas?

 

No que a aquarios plantados apenas diz respeito, a aquariofilia já evoluiu bastante e nos dias de hoje falar desses termos já está fora de questão quanto a mim.

 

O que determina as necessidades e a velocidade de um aquário é os materiais utilizados mas sobretudo a luz. Já lá vai o tempo da velhinha T8 e dos substratos rascas e fertilizantes fraquissimos etc.. Estamos na era LED. Na era dos Lumens, do HQI, dos substratos enriquecidos, etc.

 

A partir da luz e outros não há HT ou LT, mas sim todo um conjunto de necessidades a que o aquariofilista não pode ou não deve fugir e que não têm relação directa com mais ou menos trabalho.

 

Se com luz fraca e plantas escolhidas a dedo consigo evitar o uso de CO2? (E por isso lhe chamam LT)

 

Não tenho a certeza absoluta de tal.. a dificuldade ou o nível de manutenção ser menor ou maior está nos olhos do aquariofilista.

 

E os olhos do aquariofilista também têm que estar no suposto HT.

 

Ter mais ou menos manutenção ou trabalho depende de cada um de nós.

 

Por esse ordem de ideias eu tenho um suposto HIGH TECH mas não me dá trabalho nenhum. Apenas aprendi mais umas coisas de jardinagem ;)

 

Como classificariam um aquario que levasse Power Sand + Amazonia + aditivos e luz a 0.5 W litro mas sem CO2?

É um LT? Ou vamos arranjar uma classificação intermédia?Talvez MT sirva.

 

Então classifiquem como tal (LT) e faça tpa´s de semana a semana que logo vemos o resultado e se o aquariofilista não se vai ver grego..

 

De certa forma, e tendenciosamente criou-se uma nevoa medonha à volta do CO2 e é isso que faz a grande maioria não investir em CO2, quando este não tem tem nada a ver com o aquário ter algas ou não.

Um aquário é um equilíbrio de "N" factores.

 

Eu sempre recusei aceitar isso e continuarei a recusar, de que há plantas que não precisam CO2. Todas precisam. Uma mais outras menos. E a prova disso é que os aquafiolistas dos ditos "LT´s" mais tarde ou mais cedo acabam por introduzir outras fontes de carbono como o Seachem Excell por exemplo.

 

A realidade é que a vida no nosso planeta gira em torno do CO2: O elemento fundamental da tabela: Carbono!

Sem carbono não existíamos, muito menos as plantas.

 

Sem CO2 uma planta não faz fotossíntese, nem converte a luz (a tal amiga) em energia, açúcares, amidos e todas as outras moléculas que contém carbono que constituem uma planta, nem tampouco podem produzir novas folhas e raízes.

 

Por isso.. que é isso de LT ou HT num plantado?

 

Estou para ver o que vão sugerir a um amigo que tem um desses LT´s para combater as alguinhas que tem no seu aquario..

Mas estou aqui para ver o que lhe vão recomendar.

 

Agora para o nosso amigo iniciante:

 

Se o nosso amigo quer um plantado, como as fotos que exemplificou lá atrás eu não lhe vou criar ilusões.

Aquariofilia não é um hobby barato.

E a investir estou como diz o Bringer. Investe a pensar no futuro.

 

Compras hoje determinados equipamentos a pensar em termos limitados, e daqui a uns meses das duas uma:

 

Ou desistes e vamos ver-te ali na secçao de classificados.

Ou estás entusiasmado porque percebes que podes fazer melhor mas não fizes-te as escolhas correctas e queres evoluir e depois passas para a secção dos classificados.. e ficas por lá a vender o que tens para fazer um UPgrade ao material.

Seja qual for a tua decisão em termos limitados passarias sempre nos classificados.

 

A unica maneira de o evitar é Se tens paixão pelos aquarios plantados, e não se trata de uma vontade momentanea então pensa bem no que vais fazer na sala e decidir no que investir.

 

Se não podes comprar tudo de uma assentada compra aos poucos.

 

Abraço

 

 

 

👏👏👏👏👏👏👏👏

 

 

Gostei.

Eu por exemplo, tenho substrato fértil Amazônia, com algum areão por baixo. Tenho uns LED maswas de 90cm, e depois em CO2? Tenho um kitzinho de Iniciação daqueles para 60l da aquagro num aquário de 250L. Tenho uma biobox 2 ( que pretendo mudar brevemente, não só pelo aspecto visual mas tambem pela comparação de eficiência relativamente a um filtro externo). O que se pode chamar a este aquário? HT? LT? Como funciono com as tpa? Devo aumentar no CO2 para um kit a sério? As plantas continuam a crescer na mesma, até mesmo as de tapete. Sou novo nisto e tenho imensas questões e dúvidas por tirar, mas também começo a perceber que isto não é, de todo, uma ciência exata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui que isto vai dar pano para mangas biggrin.png' alt=':biggn:'> .

 

Há várias maneiras de pensar nas mesmas coisas. Imaginem por exemplo que querem se iniciar no ciclismo ou down hill ou qualquer coisa assim? Vão comprar um bike de 15 mil euros? ou começam com uma de 500 (ou mesmo aquelas do Continente de 50€) e depois no fim de aprenderem a andar e saberem que gostam mesmo daquilo quererem evoluir?

 

Eu já tive um aqua bonito sem co2. Plantas fáceis. E o que é plantas fáceis pergunta o amigo Paulo? São plantas que precisam de co2 MAS que conseguem o co2 através das trocas gasosas que o filtro promove. Porque co2 existe na atmosfera e dentro da nossa casa, não precisa de vir dentro de um garrafa pressurizada...

 

Ora digam lá que não estava bonito

 

DSC_0010.jpg

 

Preço? Muito pouco. Investimento só em filtro 90€, termo 10€, aqua (por acaso foi dado mas não é o mais caro neste hobby), plantas (podas +/- 30€ max) e peixes. Areia apanhei-a, pedras idem, tronco por acaso foi de compra mas tinha ali um apanhado na natureza.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Na minha opinião a tropica também deu uma ajuda nesta divisão de ht e lt ao dividir as plantas por exigência.

Para sim sempre tive a ideia que um HT era com plantas mais exigentes e mais difíceis de manter.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes:

 

 

O que determina as necessidades e a velocidade de um aquário é os materiais utilizados mas sobretudo a luz. Já lá vai o tempo da velhinha T8 e dos substratos rascas e fertilizantes fraquissimos etc.. Estamos na era LED. Na era dos Lumens, do HQI, dos substratos enriquecidos, etc.

 

A partir da luz e outros não há HT ou LT, mas sim todo um conjunto de necessidades a que o aquariofilista não pode ou não deve fugir e que não têm relação directa com mais ou menos trabalho.

 

Se com luz fraca e plantas escolhidas a dedo consigo evitar o uso de CO2? (E por isso lhe chamam LT)

 

Discordo completamente, as plantas aquáticas tem a sua maior limitação ao crescimento no CO2 e não na luz. Aliás essa é a verdade em meios aquáticos e não nos terrestres. Nos meios terrestres o CO2 não é um fator limitante e no meio aquático é-o. Aliás é que acontece que injetas CO2 no meio, literalmente pões tudo a carburar a 200%. O Sr amano pode ter "descoberto" o C02, mas muitos anos antes já se faziam aquários lindíssimos. Diferentes e mais holandeses mas igualmente bonitos.

 

 

Se com luz fraca e plantas escolhidas a dedo consigo evitar o uso de CO2? (E por isso lhe chamam LT)

 

Não tenho a certeza absoluta de tal.. a dificuldade ou o nível de manutenção ser menor ou maior está nos olhos do aquariofilista.

 

E os olhos do aquariofilista também têm que estar no suposto HT.

 

Ter mais ou menos manutenção ou trabalho depende de cada um de nós.

 

Por esse ordem de ideias eu tenho um suposto HIGH TECH mas não me dá trabalho nenhum. Apenas aprendi mais umas coisas de jardinagem ;)

 

Consegues Paulo, consegues... e te garanto que dá menos trabalho. Quanto à questão da manutenção para ti uma hora por semana não pode não ser nada. mas para mim pode ser muito e isso nada tem haver como o gosto pelo hobby ;). São escolhas

 

 

Como classificariam um aquario que levasse Power Sand + Amazonia + aditivos e luz a 0.5 W litro mas sem CO2?
É um LT? Ou vamos arranjar uma classificação intermédia?Talvez MT sirva.

Claramente um lowtech... luz moderada e sem adição de CO2. E sim Paulo, não faças TPAS, duas a três por ano.

 

 

De certa forma, e tendenciosamente criou-se uma nevoa medonha à volta do CO2 e é isso que faz a grande maioria não investir em CO2, quando este não tem tem nada a ver com o aquário ter algas ou não.

Concordo...mas ninguém aqui disse isso...nenhum fator por si só é causador de algas

 

 

 

Estou para ver o que vão sugerir a um amigo que tem um desses LT´s para combater as alguinhas que tem no seu aquario..
Mas estou aqui para ver o que lhe vão recomendar.

Não Paulo, ng lhe recomendou isso. o Ricardo disse que queria algo que lhe desse pouco trabalho e também referiu que queria investir o menos possível e ainda assim ter um aquário bonito e agradável.

 

 

Compras hoje determinados equipamentos a pensar em termos limitados, e daqui a uns meses das duas uma:

Ou desistes e vamos ver-te ali na secçao de classificados.
Ou estás entusiasmado porque percebes que podes fazer melhor mas não fizes-te as escolhas correctas e queres evoluir e depois passas para a secção dos classificados.. e ficas por lá a vender o que tens para fazer um UPgrade ao material.
Seja qual for a tua decisão em termos limitados passarias sempre nos classificados.

A unica maneira de o evitar é Se tens paixão pelos aquarios plantados, e não se trata de uma vontade momentanea então pensa bem no que vais fazer na sala e decidir no que investir.

Se não podes comprar tudo de uma assentada compra aos poucos.

É falso Paulo, a única coisa que ele poderá comprar que poderá ser limitante é a iluminação, mas com tu bem dizes no inicio actualmente neste momento a iluminação permite jogar com a intensidade ou seja podes sempre comprar algo que poderá perfeitamente dá no futuro.

Até te dou um exemplo:

Este aquário de 200l foi mantido durante muito tempo com 78w de luz

Ser Lt ou HT tem haver com conceitos de biótipos da forma como queres conduzir o ecossistema e é muito mais do que apenas CO2 e luz para a frente e para trás como tu queres fazer passar

 

gallery_11684_2039_4452854.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ricardo desculpa um pouco o off topic, mas até será pertinente dar-te um exemplo de um low tech...

 

O Aquário HOPE montado pelo Team Aquariofilia.Net, no serviço do Oncologia do Hospital de Portimão é um exemplo de um aquário onde a manutenção tem de ser tão espaçada quanto possivel, a nível de podas e TPA's.

 

Não temos algas e temos as plantas lindas ;) Claro que tivemos de optar por plantas adequadas e não exigentes a nível de CO2, mas o crescimento é moderado, assim como a intensidade das calhas LED que estão a 50%, bem como a fertilização também é moderada e adequada e sem CO2 adicionado.

 

Se tivéssemos CO2 injectado, poderíamos ter mais variedade de plantas e outra composição cromática, mas teríamos de efectuar podas frequentes, fertilizar em maior quantidade e fazer TPA semanais, como faço cá em casa...

 

Tenho um bom termo de comparação pois tanto o HOPE como o aquário cá de casa tem 120x50x50, tem as mesmas calhas e o mesmo substrato.

 

Acho que não vale a pena complicar.... e sim, é possível ter o low tech lindo, com necessidades menores de manutenção! ;)

 

Deixo um vídeo do HOPE

 

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse anteriormente, um LT para um HT é diferenciado acima de tudo pela nossa importancia no sistema e a capacidade do mesmo vingar sem a nossa presença por longos tempos.

 

Agora interpretem como apetecer...

 

Nao me vendam é que é igual para um iniciante um HT ou LT... Nem que as plantas são todas iguais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer, queria apenas retrar-me relativamente à historia dos 5 min. Sim é verdade diariamente 5 min de contemplação e verficar se está tudo ok, alimentar e fertilizar é mais que suficiente. ;)

O problema, q para mim nem o é, são as tpas, as podas, as limpezas de vidro regulares. Algo q num LT é praticamente inexistente.

Aquilo que eu ando a dizer é q não há melhor nem pior... São coisas diferentes, com necessidades diferentes e ambas csg ser muito bonitas.

Cabe a cada um escolher a via que mais se adequa ao seu estilo de vida e às suas espectativas.

 

Abraço a todos e bom fds

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema para mim é que low ou hi tech não sou capaz de passar SÓ 5min a olhar para um aqua biggrin.png' alt=':biggn:'>.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Eu nunca limpo os vidros do meu aquário e nunca aspiro, e olha que está limpo 🙂

O que procuro é manter uma boa flora e uma fauna diversificada e equilibrada com várias funções, incluindo planorbis, uns dois ou três Helena, melanoides tuberculata, um ancistrus, dois ottos, três corydoras e alguns camarões.

Na minha opinião estes bichos ajudam muito.

Depois temos os restantes peixes.

Devo dizer que tenho o hábito de fazer pequenas mudas de água quase todos os dias; estou a falar de 1 a 3 litros num aquário 65x35x35.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ricardo desculpa um pouco o off topic, mas até será pertinente dar-te um exemplo de um low tech...

 

O Aquário HOPE montado pelo Team Aquariofilia.Net, no serviço do Oncologia do Hospital de Portimão é um exemplo de um aquário onde a manutenção tem de ser tão espaçada quanto possivel, a nível de podas e TPA's.

 

Deixo um vídeo do HOPE

 

 

 

Pedro o layout do Aquario foi bem conseguido.

Mas quando falas de low tec. falas também que a maioria dos itens que compõe (se não todos) foram oferecidos.

A pesar de ser low tec. levou coisas com muita qualidade.

Para mim low tec não leva kits de fertilizante altamente caros. Nem tão pouco luzes de led ou nem co2.

 

Ao Ricardo Alexandre, digo.

Olha para a carteira, lê durante algumas semanas tópicos do forum, E tenta saber qual é o tempo necessario para cuidar de cada tipologia (se dizes que tens pouco tempo)

Tens tópicos que são de variados temas e biotopos.

Se vais fazer jardinagem num aquário, esquece um low tec e poucos peixes consegues introduzir ( quando falo de "poucos peixes" falo de quantidade de espécies calmas o suficiente para não revirarem as plantas), se queres um aquário destinado a peixes (o melhor seria veres que peixes gostas e será que se adequam ao tamanho do aquário?).

Tenho neste momento dois aquários de 200l. Um está destinado a mono espécie e perto de ser biótopo e o outro está quase perto ser um comunitário de aguas negras.

E as diferenças de cuidado de um e do outro são grandes mas, mensais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nge as espécies de peixes que colocas no aquário é irrelevante... O que serve, serve para qualquer tipo de aquário.

Quanto à qualidade, deve estar sp presente, idependentemente se queres algo mt complicado ou algo muito simples

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas quando falas de low tec. falas também que a maioria dos itens que compõe (se não todos) foram oferecidos.

A pesar de ser low tec. levou coisas com muita qualidade.

Para mim low tec não leva kits de fertilizante altamente caros. Nem tão pouco luzes de led ou nem co2.

 

 

Agora perdi-me :shocked028::shocked028::shocked028: não estarás a confundir low tec com low cost????

 

Low tec não levar co2 ainda vai, agora não levar luzes de led???

 

Como vocês andam a debater low tec vs high tech deixo aqui a minha opinião - para mim a diferença entre um e outro prende-se exclusivamente com a velocidade de metabolismo das plantas, quando se mete o pé a fundo no acelerador (Muita luz, injeção de co2 superior a 15 ppm e doseamento intensivo de macros e micro nutrientes acompanhadas de tpas de pelo menos 50% semanal) isto tudo para que as plantas cresçam desalmadamente, necessitando de podas regulares, limpeza de algas, etc etc estamos a fazer um high tec. Quando tiramos o pé do acelerador reduzindo a quantidade de luz, reduzindo substancialmente a injecção de co2 e menor uso dos fertilizantes, reduz-se a necessidade de tpas agressivas, as plantas crescendo a um ritmo inferior necessitam de menos podas e também menor necessidade de grandes tpas.

Portanto podemos ter o mesmo equipamento usando-o de acordo com aquilo que pretendemos fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nge as espécies de peixes que colocas no aquário é irrelevante... O que serve, serve para qualquer tipo de aquário.

Quanto à qualidade, deve estar sp presente, idependentemente se queres algo mt complicado ou algo muito simples

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

 

Sim, sim põe uns australoheros ou umas corys (por exemplo, existem mais) num plantado e depois falamos sobre "as espécies de peixes que colocas no aquário é irrelevante".

Para quem está habituado as marcas e não ao mundo natural, sim o mais importante será sempre a qualidade.

 

 

 

 

Agora perdi-me :shocked028::shocked028::shocked028: não estarás a confundir low tec com low cost????

 

Low tec não levar co2 ainda vai, agora não levar luzes de led???

 

Como vocês andam a debater low tec vs high tech deixo aqui a minha opinião - para mim a diferença entre um e outro prende-se exclusivamente com a velocidade de metabolismo das plantas, quando se mete o pé a fundo no acelerador (Muita luz, injeção de co2 superior a 15 ppm e doseamento intensivo de macros e micro nutrientes acompanhadas de tpas de pelo menos 50% semanal) isto tudo para que as plantas cresçam desalmadamente, necessitando de podas regulares, limpeza de algas, etc etc estamos a fazer um high tec. Quando tiramos o pé do acelerador reduzindo a quantidade de luz, reduzindo substancialmente a injecção de co2 e menor uso dos fertilizantes, reduz-se a necessidade de tpas agressivas, as plantas crescendo a um ritmo inferior necessitam de menos podas e também menor necessidade de grandes tpas.

Portanto podemos ter o mesmo equipamento usando-o de acordo com aquilo que pretendemos fazer!

 

Achas que preparação desses sacos maravilhosos de terra, são produzidos com baixa tecnologia envolvida no processo de fabrico?

Ou devemos ignorar esse facto e porque vem num saco já podemos chamar low tec?

Quando falas num "ritmo inferior", falas num ritmo natural, não é?

Achas que se deve falar num aquario hi tech apartir da utilização de co2?

Num outro exemplo, temos um aquario sem co2. Este aquario tem uma calha de luz (led, ou não, tanto faz) que progressivamente ao longo de um determinado horario (especificado pelo dono), simula o aumento da intensidade e diminuição de luz (e vamos excluir a cor da luz projectada). Simulando o ciclo de luz de um dia. Não deve ser considerado hi tech?

 

Nos salgados, parte desse pessoal, usa sistemas controlados por app. Eles são uns mestres nessa simulação do "tempo" no oceano, que tem no aquario, mas a definição de hi tech na agua doce deixa-me sempre de pé atrás. Onde está a linha divisoria?

 

 

Desculpa o off topico Alexandre

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim embora interessante tens razão acaba por ser um off topic gigante.

NGE, qd falo que é irrelevante quero dizer q tanro num LT como num HT há escolhas que deves fazer e existem espécies que podes ou não colocar.

Flas nas corys e afins por causa dos tapetes suponho? Mas Um HT tem de ter tapete? A fauna escolhe-se de acordo as compatibilidades entre si e genericamente os parâmetros da água.

NGE relativamente aos sacos acho que sim...são produtos à base de barro com determinadas caracteristicas fisico quimicas, são apanhados, "lavados" e secos. O que acredito é q saibam de antemão o que estão a apanhar.

 

Aqui estamos a discutir opiniões pessoais logo vai haver diferenças, maa aquilo que acho que António quis dizer no que concerne à iluminação foi que o que faz um LT vs um HT é o qye "dás" ao sistema e não o material que adquires, ou seja podes ter uma iluminação xpto e no entanto forneceres pouco ou comprares umas mais simples e dares aquilo que a calha dá, que o resultado é semelhante.

 

Para concluir a msg q quero passar é que minha opinião dás "menos" ao aquário ao nivel de iluminação, Co2, dás o mesmo ao nível de substrato e o sistema continua a necessitar de fertilização, manutenção mas em menor escala e tudo se vai processar mais devagar.

E isso para mt gente faz diferença.

 

Abraço

 

PS- está uma boa discussão

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas um que têm as algas a ver com hi-tech?

Eu tenho um aquário em que faço podas quase à semana e não tenho de andar a limpar quaisquer algas.

Aliás como já disse, na minha opinião é pela experiência que tenho, é mais provável a necessidade de remover algas num pouco plantado do que num aquário com muitas plantas.

Ou seja, low tech ou hi tech, o que convém é ter plantas em quantidade e com características de crescimento que combatam as algas ie podemos ter plantas de crescimento lento, mas para facilitar o combate às algas ajuda ter uma ou duas que absorvam nutrientes em excesso com mais rapidez.

É preciso ressalvar que uma boa circulação é essencial e muitas vezes descurada; não confundir circulação com velocidade de caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um densamente plantado tem mais plantas a absorver o que anda na coluna de água num menos plantado pode haver mais algas.

 

Acho que o dono deste tópico para além dos deve ter é atenção ao tempo que tem por dia para dedicar ao aquário. Se vai estar dias longe dele. Se vai ter que o ajude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.