My Dream,My hope,My Everything...


Recommended Posts

Boas, eu de algas é melhor não falar :sorry:

Gostei muito dos teus rams, eles são actores principais nesse filme, já os discos andavam escondidos porque?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ando também com problema de BBA no meu aquario mas estou a ver resultados com um subtituto que arranjei para o SEACHEM FLOURISH EXCEL, apresento a quem não conhece Easylife EasyCarbo um frasco do 500ml nem chega a 10€, em tempo de crise temos de olhar para a carteira. Como ja utilizei um e outro posso afirmar que nao vejo diferença nenhuma apenas no preço.

Faço a diluição directa na agua e em caso de foco especifico pode-se aplicar nas areas afectadas na mesma altura as BBA morrem ganhando aquela tonalidade vermelha e depois acabam por cair.

A utilização é em tudo semelhante ao EXCEL não é necessario TPA apos a aplicação e as plantas agradecem podem experimentar 100% seguro, alguma duvida basta perguntar.

 

Dosagem

 

- Aquário com algumas plantas: 1 ml por 100 litros por dia

 

- Moderadamente aquário plantado: 1 ml por 50 litros diários

 

- Aquário fortemente plantadas: 1 ml por 25 litros diários

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o easycarbo e o excel são exactamente o mesmo composto (Gluteraldeído). Por isso não notas diferença ;) Penso que a única diferença é que o excel é um pouco mais concentrado.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jasus...

Não consigo perceber o que se passa aí...

já pensaste em lhe fazer um reset?

Limpar bem o areao,pedras,troncos,plantas novas,etc etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sim parece ser CO2 suficiente mas... será que está a chegar onde deve? Tenta mexer na localização do difusor e da bomba de circulação. O ideal é que as bolhas se espalhem por todo o aquário, especialmente que cheguem lá baixo onde estão as Staugoryne com BBA. O reactor externo é capaz de ser boa solução.

 

Outro pormenor que vem da minha experiência pessoal. As BBA são melhor evitar logo de início. Depois de aparecerem, mesmo depois de ter tudo ok elas demoram 1 mês ou mais a desaparecer. Não se desenvolvem mais mas as que já lá estão também não morrem assim do pé para a mão. São tesas. Por isso, até podes ter as condições boas mas a coisa demora a melhorar.

 

Quanto ao cheiro, é como te disseram, é mesmo das ciano. Normalmente são indicação de falta de nitratos. Segundo a ADA, Bacter 100 em cima delas dá conta do recado. Se funciona... não sei, nunca experimentei nem vi/li quem tivesse feito.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é.. as algas não me largam... e parece que vieram para ficar.. mas eu vou combater com certeza e irei conseguir chegar a bom porto, tentando elimina-la aos poucos e poucos...

 

Gmmartins o uso do Bacter 100 também não conheço nem nunca usei.. eu acho que vou adoptar um sistema de fertilização da seguinte maneira e desde já peço a ajuda de todos para me ajudarem se é o mais correcto ou não , ok ? :)

 

Segunda- feira – 4ml Potássio, 20ml micros, Nitratos 1 tampa e meia(480L) Fosfatos,2 tampas e meia (400L)

Terça-feira – 4ml Potássio

Quarta-feiraTPA 30% de água – 6ml Potássio

Quinta-feira – 4ml Potássio

Sexta-feira – 4ml Potássio, 20ml micros, Nitratos 1 tampa e meia(480L) Fosfatos,2 tampas e meia (400L)

Sábado – 4ml Potássio

DomingoTPA 50% de água – 6ml Potássio

 

Nota : O Potássio é DYD como sabem , solução de 200gr para 1L de água destilada, 1ml para 100L, os Micros como sabem ainda estou a usar o Step2 da ADA que contem uma dose extra de ferro, a minha dúvida está no método de dosagem e quantidade da Seachem, estarei a fazer bem as contas ?

 

Acham que estou a por Nitratos a mais ?

 

E os micros, acham que é demasiado também?

 

Peço a vossa opnião sincera do que fariam se tivessem estes seguintes produtos em mão. Tendo em conta que o aquário tem 450L brutos , o que equivale talvez a 420,430L reais ?

 

Abraço a todos e ficarei a aguardar opiniões!!

 

Boas ando também com problema de BBA no meu aquario mas estou a ver resultados com um subtituto que arranjei para o SEACHEM FLOURISH EXCEL, apresento a quem não conhece Easylife EasyCarbo um frasco do 500ml nem chega a 10€, em tempo de crise temos de olhar para a carteira. Como ja utilizei um e outro posso afirmar que nao vejo diferença nenhuma apenas no preço.

Faço a diluição directa na agua e em caso de foco especifico pode-se aplicar nas areas afectadas na mesma altura as BBA morrem ganhando aquela tonalidade vermelha e depois acabam por cair.

A utilização é em tudo semelhante ao EXCEL não é necessario TPA apos a aplicação e as plantas agradecem podem experimentar 100% seguro, alguma duvida basta perguntar.

 

Dosagem

 

- Aquário com algumas plantas: 1 ml por 100 litros por dia

 

- Moderadamente aquário plantado: 1 ml por 50 litros diários

 

- Aquário fortemente plantadas: 1 ml por 25 litros diários

 

irei certamente encomendar... porque realmente é uma grande diferença de preço!! Meu deus.. Obrigado pela informação :)

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para salientar onde me baseei no método de fertilização,

 

Nitratos Seachem : PRINCIPIANTE: Use 2,5 ml (meia tampa a) para cada 160 L (40 galões *) duas vezes por semana ou conforme necessário em resposta a sinais de deficiência de nitrogênio (por exemplo, crescimento retardado, clorose)

 

Fosfatos Seachem : PRINCIPIANTE: Use 2,5 ml (meia tampa a) para cada 80 L (20 galões *) uma ou duas vezes por semana ou conforme necessário em resposta a sinais de deficiência de fósforo (por exemplo, o crescimento atrofiado, planta verde escuro).

 

Micros Step2 ADA : http://www.aquatouch...20aquarium.html

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Só tens potassio dyi nao é?

Quanto aos outros acho que está bom mas como eu tambem sou novo nisto sobre quantidade é um pouco complicado!

Posso opniar no que tenho opinado por estudo e nao por pratica e acho que vou seguir o teu "conselho" e perguntar o mesmo no meu topico!

 

Mesmo assim vais gastar umas notas pretas nos fertilizantes de marca!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Alguém que me dê mais alguma ajuda em relação ao método de fertilização? =)

 

Estarei a fazer bem as contas? Estarei a por demais ?

 

Aguardo as vossas opiniões...

 

Fábio.. pois ando ainda meio à nora.. mas acabei de fazer tpa de 30% e usei 10ml de água oxigenada nas pedras e plantas.. e aquilo parece que começou a ferver... deitou muitas bolhas nas pedras.. estavam a arder... lolol

 

E até ver a fauna nem deu por ela.. vamos a ver se a consigo elminar com água oxigenada.. deixei actuar entre 15 a 20minutos e depois fiz a reposição da água..

 

As ciano vou tentar arranjar o produto para as eliminar também..

 

Mas por favor alguém que me ajude no método de fertilização , se posso meter mais ou devo meter menos...

 

Abraço a todos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

neste momento estou com pouco tempo para confirmar as tuas contas (acabei de confirmar as do Fábio e a hora de almoço já acabou). De qualquer forma podes usar esta calculadora: http://calc.petalphile.com/

 

Podes lá escolher os fertilizantes que tens e dá-te logo o valor e se estás por cima ou por baixo (segundo o método EI).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmartins , mas se puderes confirma-me por favor se realmente as tampas e as doses que estou a usar em micros e macros se estou a por pouco ou muito... não me entendo com a calculadora.. não dá mesmo... lol

 

Abraço a todos.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que estive a ver as minhas doses , à excepção do Step 2 que apenas refere o K e o Ferro com doses muito minimas no resultado , mas não enumera os micro nutrientes.. :(

 

O resto, Os nitratos, Fosfatos e mesmo o Potássio não estão certos pois não ?

 

No step2 fiz o valor total do que meto durante a semana, os nitratos a mesma coisa e os fosfatos também..

 

Peço que me possam dar umas luzes... porque provavelmente pela calculadora isto não irá bater certo..

 

Fosfatos

 

fosfatosseachem.jpg

 

Potássio DYD

 

potssio.jpg

 

ADA Step2

 

step2semana.jpg

 

Nitratos

 

nitratosseachem.jpg

 

 

Agora se meter no Estimative Index.. bem aquilo dá-me com cada DOSE para por do Step2,Fosfatos e nitratos que parece impossível aquilo estar bem..

 

Fico a aguardar as vossas opiniões..

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Olha pelo que aparece nas imagens parece que estás a fertilizar em baixas quantidades!

Tens testes o que é que eles dizem?

 

Deixa vir alguem que perceba mais, pois eu só percebi o que tinha de fazer ontem e com a ajuda do martins tudo ficou esclarecido hoje por isso espera pela resposta dele!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmartins quando puderes dá uma apitadela para me ajudares aqui com o método de fertilização tendo em conta o que tenho neste momento.

 

Futuramente irei comprar tudo em pós.. menos os micros :P

 

Se alguém quiser ajudar, está à vontade!!! Eu agradeço.

 

Agora falando das algas.. ontem como sabem meti a água oxigenada.. hoje quando as luzes ligaram a alga está vermelha/roxa.. é normal ? como é que a retiro? é suposto ela desaparecer?

 

Vejam...

 

p1030955b.jpg

 

Abraço a todos.

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo!

 

Ainda bem que a utilizas-te já estava na altura!

Como viste mal nao fez!

Ora bem, isso tá vermelho porque está a morrer, depois ficam brancas e solta-se ou desaparecem MAS nao por completo elas vao estar sempre dentro do aquario!

O que podes fazer é controlar a alga e podes fazer isso e como viste tem resultado do dia para a noite!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmartins quando puderes dá uma apitadela para me ajudares aqui com o método de fertilização tendo em conta o que tenho neste momento.

 

Futuramente irei comprar tudo em pós.. menos os micros :P

 

Se alguém quiser ajudar, está à vontade!!! Eu agradeço.

 

Agora falando das algas.. ontem como sabem meti a água oxigenada.. hoje quando as luzes ligaram a alga está vermelha/roxa.. é normal ? como é que a retiro? é suposto ela desaparecer?

 

Vejam...

 

p1030955b.jpg

 

Abraço a todos.

 

Boas,

 

Esta tonalidade é normal indica que fizeste um bom trabalho, agora ela cai por si tenho pena não ter tirado fotos á minha anubia antes e depois para exemplificar a mesma situação que tu.

Fiz o tratamento com easy carbo directamente com uma seringa e o efeito foi o mesmo que tu mas ainda tenho muito para tratar :medieval_mace: so que o unico conveniente é que não tenho de fazer TPA a seguir e tu no teu caso teras obrigatoriamente de o fazer... poupa-se as costas e agua...

Um abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solução que adoptaste agora (agua oxigenada) já devia estar em marcha à quase há um mês, provavelmente não tinhas chegado a este estado, mas agora vis ver que a coisa se compõe :)

 

Gostava de poder ajudar, pois também estou a usar os produtos da Seachem e os resultados estão a ser satisfatórios, porem a brincadeira, fica caríssima, pois adoptei o "Seachem Planted Aquarium Dosing Chart" que obriga a comprar a gama completa.

 

Andei de volta da calculadora que usaste para ver se chegava a alguma conclusão, fiquei decepcionado, com as dosagens que a marca indica, parece que estamos a meter apenas agua no aquario, será que aquilo está a funcionar correctamente em relação a estes produtos comerciais?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

bem vindos ao mundo dos fertilizantes de marca. São na sua grande maioria água com cheirinho a nutrientes. É mesmo assim. Infelizmente há ainda o mito que muitos nutrientes causam algas pelo que a maioria das marcas opta por concentrações mínimas. Há ainda o facto de que a maioria das marcas faz contas incluindo o uso dos próprios substratos férteis que comercializam. É por isto também que as concentrações são baixas.

 

Com a maioria das marcas, a sua composição é conhecida. Com os da ADA, no entanto, a coisa é secreta.... Mas o Tom Barr mandou analisar a linha completa. O que está nesse site está de acordo com os testes que obteve.

 

Quanto aos micros. Só se usa o valor do ferro como referência para todos os micros pois não se sabe os valores mínimos para cada nutriente micro.

 

Esta calculadora está programada para 3 fertilizações semanais. é de acordo com isto que ela estabelece o gráfico.

 

O que vocês têm que garantir é que dão às vossas plantas:

20-30 ppm de nitratos por semana

30 ppm de potássio por semana

3 ppm de fosfato por semana

10 ppm de magnésio por semana

0,5 ppm de ferro por semana.

 

Por convenção, estipulou-se que se fertiliza 3x por semana. Logo dividem-se os valores referência por 3 e sabe-se assim a quantidade que temos que ter por cada dosagem. Da mesma forma, se querem dosear todos os dias, é só dividir os valores referência por 7. Nada mais simples.

 

Isto são os valores máximos. Mais que isto é praticamente impossível ser consumido pelas plantas. Pelo contrário, na grande maioria dos aquários (ou porque temos menos luz, ou plantas que requerem menos, ou porque o CO2 não é óptimo, ou porque a água da torneira já traz nutrientes, etc.) estes valores estão já são por excesso daí a necessidade também de fazer as TPAs todas as semanas.

 

Não se esqueçam ainda, que muitos usam substratos férteis que têm que entrar nas contas (sendo que o mesmo é difícil de calcular).

 

Portanto o EI está feito mesmo para ser por excesso. Há quase sempre desperdício. A racional do método é garantir que nunca nenhum nutriente estará em falta. Daí não haver a necessidade de fazer testes - o resultado é óbvio = temos a mais.

 

Por todas as variáveis que podem afectar a quantidade de nutrientes no aquário (água da rede, comida de peixes, quantidade de peixes, substratos férteis, etc.) é que estes fertilizantes de marca (muito diluídos) podem muitas vezes ser suficientes. Mas lá está, como a contribuição de cada um dos factores é difícil de calcular, opta-se pelo método EI sendo que para este, o ideal será hoje e sempre o uso de sais. Simplesmente porque com os de marca não há bolsa que resista às necessidades do método (pelo que tenho lido os da Elos são mais concentrados mas ainda não vi qualquer análise por isso não sei. Sei que já usei o Fase 1 (micros) e que não me queixei).

 

Espero com este post ter ajudado a desmistificar a coisa. O importante, mais do que perceber como é que a calculadora funciona, é perceber o que estamos a fazer e sobretudo compreender o método que escolhido (EI, PMDD+PO4, etc).

 

E claro, a fertilização, embora importante, é o elo mais fraco da equação no aquário plantado. Muito mais importante para a equação são a luz e o CO2. Estes é que determinam a necessidade de nutrientes das plantas. Menos luz e/ou menos CO2 -> menor a necessidade de nutrientes. Por isso é muitas vezes sugiro o uso de menos luz. Tudo fica simplificado e com maior margem para erros.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não me respondeste em relação às doses gmmartins.. porque realmente se for pelo metodo EL gasto as embalagens que tenho de nitratratos,fosfatos e os micros da ADA step2... isto pelo cálculos deles...

 

Vou continuar o que estipulei e vamos ver como corre.

 

Devo dizer que o solo, tem todos os aditivos ada,power sand e amazonia na ilha :)

 

A calculadora da para termos uma noção do que estamos a por.. mas para chegar a esses níveis ideias é como vitorfranco diz.. gastamos as embalagens em 2/3 semanas...

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário muito bem conseguido vou acompanhar, vai actualizando.

Vou ajudando no que puder.

Acho que as algas é por não teres ainda o aquário maturado.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não me respondeste em relação às doses gmmartins.. porque realmente se for pelo metodo EL gasto as embalagens que tenho de nitratratos,fosfatos e os micros da ADA step2... isto pelo cálculos deles...

 

Como tens substrato fértil mais os aditivos todos não tens que dosear tanto na coluna da água. Este é o método adoptado pela ADA. Ter um substrato muito poderoso para não ter que dosear forte na coluna de água. O método é tão válido como qualquer outro e funciona - pelo menos durante os primeiros 9-12 meses de vida do aqua. A partir daí, o substrato perde muitos dos seus nutrientes e só com a fertilização líquida da marca não sei bem se dá... a maioria do pessoal monta outro no entretanto ;)

 

Se estás a usar tudo ADA então segue as suas regras. Como disse, é importante seguir um método.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas que só devo usar o Step2 e o Potássio ?!

 

É só o que recomendam...

 

Eu no Domingo já vou fazer testes e avaliar melhor a situação com os testes e depois irei deixar os valores depois de uma semana de fertilização.

 

Em todo o caso vou gastar o que tenho e depois peço-te uma ajuda com o NPK e micros caseiros.. para fazermos uma solução caseira.

 

Pode ser gmmartins? :P

 

Sei que tens ajudado vários membros.. :)

 

Abraço a todos.

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas que só devo usar o Step2 e o Potássio ?! É só o que recomendam... Eu no Domingo já vou fazer testes e avaliar melhor a situação com os testes e depois irei deixar os valores depois de uma semana de fertilização. Em todo o caso vou gastar o que tenho e depois peço-te uma ajuda com o NPK e micros caseiros.. para fazermos uma solução caseira. Pode ser gmmartins? :P Sei que tens ajudado vários membros.. :) Abraço a todos.

 

Ou segues isso ou então fazes EI com sais. Para mim, é o melhor sistema. Um substrato poderoso como o da ADA e fertilização EI.

 

Claro que ajudo nas contas.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acabei de fazer os testes

 

pH : 7.5

Amónia : 0

Nitritos : 0

Nitratos : 25mg/l

Fosfatos : 0,5mg/l

 

Como podem ver os parâmetros estão aceitáveis, não acham ?!

 

Contudo, não entendo como é que à três semanas atrás usava metade de osmose e metade da rede e tinha também o pH nos 7.5 e neste momento faço apenas com água da rede e o pH continua o mesmo.

 

Ainda me faz alguma confusão como é que é possível...

 

Em relação à fertilização, tenho notado muitas melhorias nas plantas desde que ando a usar o Potássio DYD à risca, 3 tampas de Nitratos, 5 tampas de Fosfatos e 40ml de Micros+Fe do Step2 (Valor por semana, não diariamente).

 

Acham que o valor de fosfatos, devo aumentar a dose de tampas?? O que é certo é que dantes tinha muitas greenspots nos vidros e agora é muito raro aparecerem... :)

 

Finalmente acho que o aquário está a estabilizar.. embora ainda tenha muitas BBAS por todo o lado.. mas vamos esperar que corra tudo bem e a consiga reduzir o máximo possível.

 

Notei também que desde que ando a fertilizar desta forma o aquário já não tem tão mau cheiro como dantes...

 

Agora gmmartins em relação à fertilização caseira (pós) não é para já mas já não falta muito..

 

Na tua opinião o que achas que deva comprar tendo em conta que irei usar como micros o Tropica Plant Nutritrion ou o Tropica Plant Nutrition+ ?

 

Será melhor o normal TPN , certo ?

 

Agora... o básico é o NPK.. o que deva juntar mais como composição de Macros mais completo ? Cálcio, Magnésio ? Isto tendo em conta as plantas que tenho.. são todas de crescimento lento à excepção das Valisneria.. que parece-me a meu ver desde a montagem estão a crescer para os lados.. é esquisito.. quando é uma planta que cresce muito facilmente para cima como é suposto ? É falta de algum nutriente? :(

 

Fico à espera de uma ajuda de todos se possível.

 

Abraço a todos,

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Sobre os parametros acho que devias de baixar o ph um pouco isto por causa dos discus mas se nao notas diferença neles deixa tar!

Sobre o resto acho que os nitratos estao muito altos para o nivel de fosfatos!

Ou seja aumenta os fosfatos para 1ppm ou 1,5ppm e deixa os nitratos pelo menos a 10ppm, isso anda muito alto!

Sobre as fertilizaçoes isso como o martins disse depende de ti mas acho que os caseiros sao melhores pelo menos a meu ver e nos meus tenho um melhor controlo das dosagens!

Podes comprar nitratos, fosfatos, potassio que ja tens e magnesio que ajuda nas plantas e peixes!

 

De resto espera pela resposta do martins!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.