My Dream,My hope,My Everything...


Recommended Posts

Rodolfo,

Importante - respira fundo e relaxa. Tentares entender todo e qualquer promenor que possa ser diferente do que "achas" normal é exasperante e leva embora o prazer do hobby.

 

O teres uma constancia no pH deve-se provavelmente ao substrato. Estes funcionam normalmente como tamponantes ás oscilações de pH, kH, gH, ou seja, mesmo usando "aguas" diferentes à variação praticamente não se vai sentir.

 

Fertilização-

Não te procupes muito com os valores dos testes, olha para as plantas. As plantas começaram a arrebitar, notas crescimentos, tens qs ou nenhumas algas tirando BBAS..... Muito bom a coisa está a ir no bom caminho!!!!. Não vale apena andares a mudar aquilo que estás a fazer. Os teus olhos são o teu melhor teste.

Qd passares a solução DIY logo fazes ajustes.

 

pH a 7,5, melhora ainda mais as coisas, sinal que podes carregar um pouco mais no CO2 (sempre ajuda nas BBAS).

 

Qt ao fertilizante o TPN para micros é bom serve perfeitamente.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não vai nada bem...

 

Ando a stressar de tal forma com o aquário, que neste momento é desesperante olhar para ele carregado de BBA's por todo o lado.. acho que o aumento da fertilização ainda piorou mais as coisas...

 

As cyperus que tinha introduzido recentemente já estão minadas por essa mesma alga.. eu acho que a solução vai passar por desmontar o aquário :(

 

Ou estou com luz a mais ou com pouco nutrientes... mas pelo testes viram que estão bem.. eu não percebo porque raio é que as plantas não arrebitam..é que elas simplesmente NÃO CRESCEM.

 

As valisnerias que é um planta de fácil manutenção e crescimento.. desde que a cortei está lá atrás sem crescer... não noto crescimento algum no aquário por mais fertilizantes que ponha no aquário...

 

Peço a todos que me ajudem numa solução de MACRO nutrientes completo mesmo, não apenas com nitratos,fosfatos,potássio.. que mais posso pedir na farmacia ? Magnésio,Cálcio ?

 

E que me digam as proporções em gramas de cada um, para fazer uma receita conjunta e completa de macros.

 

Quantas gramas de nitratos,fosfatos,potássio,magnésio,calcio é preciso para uma solução de 1L ou mais. O ferro também existe em pó ?

 

Irei comprar os micros da tropica e ver como isto vai correr a partir daqui.. porque eu sinceramente não consigo perceber o que estou a fazer mal... ando-me a passar literalmente... :(

 

As tpas são feita de 30% Quarta e 50% no Domingo.

 

Se a soluçao passar por 40% de muda de água todos os dias, como é que devo fertilizar? Não estarei a deitar fertilizantes à rua ? Paro ? mantenho apenas o Potássio ?

 

É que eu nunca experimentei fazer tpas todos os dias com receio que haja uma mudança brusca de pH que me mate a minha fauna...

 

Já não sei o que fazer..

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a 27º gmmartins.. não é do termostato.. eu simplesmente n percebo o que se passa com as plantas.. não crescem simplesmente..

 

Não encontro soluções de receitas de Macros. Se alguém tiver sugestões. :(

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Rodolfo, não entres em paranóia por causa disso. Com calma as coisas resolvem-se, não de uma semana para a outra.

 

Se não estás contente com esse sistema de fertilização, muda. Segue a sugestão do gm. Muitos seguem esse esquema e têm excelentes resultados. Se assim fizeres e os resultados forem os mesmos, então o problema julgo que possa passar pela qualidade da tua água. Faz um teste de 3 ou 4 semanas com água aqui do Valado, não perdes nada com isso. Se calhar até pode ser a solução.

 

Se precisares de alguma coisa já sabes, estarei aqui para te ajudar naquilo que puder.

 

Grande Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava era de saber uma receita DYD com nitratos,fosfatos,potássio,magnésio e cálcio.

 

E nessa página não está.

 

Eu vou parar com a fertlização e vou fazer tpas todos os dias a partir de amanhã, e só vou adicionar o potássio.

 

Porque como tenho o solo carregado com os aditivos ADA, power sand e a amazonia ADA... o que se está a passar é ter nutrientes a mais na coluna de água só pode ser...

 

Porque o método ADA é somente o Step2 em cada muda de água e potássio todos os dias e acho que vou voltar a este método e ver como as coisas vão correr....

 

Uma ajuda, o Potássio é DYD e meti 200gr para 1L de água destilada, por cada 1ml aumenta 1ppm por cada 100L.

 

O indicado é apenas 4ml todos os dias , certo?

 

Ou devo aumentar?

 

Tirei a partir daqui - http://www.aquariofi...showtopic=91192

 

Eu sei Hugo, e digo-te.. só pode ser a porra da água que não vale nada.. pH alto, gH e kH altissimos e sabe-se la mais o quê :S

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que o teu problema não é fertilização mas sim CO2. As bba aparecem por 2 razões:

1. ou falte de co2.

2. ou porque mesmo que este esteja lá não chega às plantas (ou seja, distribuição pelo aqua).

 

Nesse site também tens uma receita com tudo - tens que procurar

 

http://www.theplantedtank.co.uk/allinone.htm

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Acho que desmontar o aquario nao é soluçao isso porque de certeza que vais utilizar o mesmo filtro, termostato, areia, pedras, plantas etc por isso nao acho necessário a nao ser que queiras ficar um mes sem aquario ai podes fazer o tratamento com lixivia que foi o que eu fiz e até agora nao tenho nada de algas petecas mas posso vir a ter!

Caso vejas esse lado fazes assim:

Ferver areia e depois cozer a areia no forno (depois tiras o pó)!

Ferves as ceramicas!

Fazes um tratamento de agua e lixivia, 19 de agua e 1ª de lixivia!

Arranjas um balde grande e metes o filtro a trabalhar 24H com essa soluçao!

As plantas algumas é que podes fazer esse tratamento!

As pedras fazes o tratamento e ferves!

O termostato passas um pano com lixivia pura e difusor deixas repousar em lixivia pura durante 24H e pronto fazes isso num mes!

 

Como acho que nao é soluçao pois podes comprar uma planta que tenha isso e ficas logo com essa nao aconselho apesar de ter feito!

 

O que podes fazer é o que o martins disse!

Tens de tentar e nao desanimar!

 

Outra coisa que li em alguns foruns e em livros!

Tens de ter potassio para os nitratos e fosfatos serem consumidos apesar dos nitratos serem os primeiros a serem consumidos, ou seja, sem potassio os outros nao vao ser consumidos!

 

Quando li isso até fiz um esquema no caderno e ajudou-me agora!

 

Outra coisa como o martins disse, pode ser falta de co2, se as petecas estao a aparecer ainda em força pode ser que o co2 nao esteja a chegar a todo o lado ou podes tar a deitar pouco!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma opinião do GMMartins, acho que seja falta de co2 em determinadas zonas do aquário...

Aconselho-te a usar um reactor de co2 externo,simplifica muitíssimo a diluição e distribuição dele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que eu consigo “disponibilizar” o co2 para as plantas, com aguas de ph 8 e durezas superiores a 10 graus(kh e gh) ?

 

Será possível, colocar as plantas a consumir co2 ?

 

E será que as minhas plantas conseguem consumir os nutrientes, que estão na coluna da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rodolfo...

Vais ter um pouco de paciência... Qt às plantas se bem me lembro tiveste um problema inicial num outro aquário mais pequeno, onde isso demorou para arrancar pq tinhas uns parâmetros estranhos relacionados com a dureza da água (gH ou kH)). Já n me recordo o que o Canito te aconselhou mas o problema parece-me vagamente semelhante (não encontrei o teu outro tópico).

 

Na altura tinha referido isso, mas já não me lembrava o que ao certo, apareceste em boa altura para relembrar esse pequeno problema. Rodolfo qd usaste água de osmose csg fazer crescer o teu nano certo? Sendo esse o cerne da questão estás "condenado" a andar a faz-la para as TPAS.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que eu consigo “disponibilizar” o co2 para as plantas, com aguas de ph 8 e durezas superiores a 10 graus(kh e gh) ?

 

Será possível, colocar as plantas a consumir co2 ?

 

E será que as minhas plantas conseguem consumir os nutrientes, que estão na coluna da água?

 

Viva mas o que tem a ver o gH e o kH com a dissolução do CO2? Que não varie o pH até percebo mas um é independente do outro. Ou seja, aumentas o CO2. O pH devia baixar mas não baixa por está o kH. Mas como é que isto afecta o CO2?

 

É por essa mesma razão que as tabelas de kH pH CO2 não valem grande coisa. É por essa mesma razão que os drop-checkers usam águas calibradas.

 

Há milhares de pessoas com durezas bem maiores com plantados fantásticos e não têm qualquer problema em dissolver o CO2. Vê o exemplo do CEG no UKAPs por exemplo. O próprio Tom Barr fala disto.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até posso estar a dizer porcaria, mas os fóruns são mesmo para isso, discutir e tentar aprender o máximo.

 

A meu ver o problema do Rodolfo passa pela dureza dos carbonatos.

 

Tenho a ideia de ler em qualquer lado um artigo sobre plantados no qual dizia que o kH ideal para as plantas assimilarem o CO2 e os nutrientes teria de ser a rondar o kH=4.

 

Gm, se o drop-check tiver água com um kH=4 penso que a tabela é de fiar.

 

co2table.gif

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se nos entendemos. A tabela é exactamente o que se passa no DC. Por isso é que se usa água calibrada onde não há influência de mais nada além do CO2 e do kH=4. Ou seja, nós injectamos x de CO2 que diminui o pH de acordo com o kH 4. O que nós sabemos é que nesta água calibrada, uma injecção de CO2 que provoque a descida do pH até 6.6 equivale mais ou menos a cerca de 30 ppm de CO2.

 

A dureza carbonatada ou seja a alcalinidade apenas nos indica a capacidade tampão da água. Isto é, a resistência que a água tem a alterações de pH. Mas nem é muito completo pois existem outras coisas que também fazem tampão no aquário.

 

O CO2 mexe com o pH que vai variar mais ou menos consoante o kH. Mas o kH e o pH não mexem com o CO2. Ele não se perde por causa do pH ou kH. Nós é que o injectamos. Senão como seria possível ter 5629 ppm de CO2 com um kH de 20 (de acordo com a tabela)?

 

o KH tem muito pouco a ver com plantas. Eu diria mesmo que não tem nada a ver.

 

vê este post a ver se explica melhor: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185755

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas ajudas que têm vindo a escrever pelo tópico... mas hoje foi um dia complicado... tive mais de 5 horas de volta do aquário, limpando minuciosamente toda a alga existente em cada folhagem.. aproveitei e meti outra carga de água oxigenada nas pedras...

 

Canito a questão é realmente pertinente, mas gostava é que me conseguisses ajudar.. porque ando a desesperar por completo.. porque esforço-me e dedico-me tanto ao aquário e não o consigo por como sempre o idealizei :(

 

Agora o meu outro aquário, o de 60cm eu usei água de osmose juntamente com água do LIDL.. e sim as plantas cresciam mas ao fim de 6,7 meses tive um enorme surto de algas que acabei por o desmontar :(

 

O pH,gH e kH da minha água da rede é este, e testei 2 vezes e deu sempre o mesmo valor e é o seguinte :

 

pH : entre 7.5 e 8.0 ( com o teste da sera tomba para os 8.0 no da JBL fica pelos 7.5 ) enfim :(

gH : 15

kH : 11

 

Agora vejam-me estes valores de gH e kH.. como é que irei conseguir um plantado com estes valores.. é impossível.. será por isso com o Canito disse que o CO2 estar no aquário é o mesmo que nada?

 

Que solução pode haver para baixar o gH e kH ? existe algum método sem recorrer a químicos ?

 

Acham que com estes valores é aconselhável fazer TPAS todos os dias de 40% como estava a pensar fazer ?

 

Se acham que sim, como é que faço o método de fertilização com tpas todos os dias ? meto apenas Potássio não meto nada ?

 

Hoje, cheguei a casa e meti-me de volta do aquário até agora...tirei tudo o que tinha a alga BBA.

 

Peço que me ajudem com o método que vocês estipulariam com a água que tenho e com o método de fertilização que neste momento será que valerá apenas com tpas todos os dias ? Ou o facto de fazer tpas todos os dias na alga BBA de pouco adianta? :(

 

Anda confuso de todo e só sei que tenho batalhado por este aquário e não vejo resultados convincentes ao ponto de querer continuar...

 

Deixo fotos

 

p1040098f.jpg

 

p1040100x.jpg

 

p1040091.jpg

 

p1040090r.jpg

 

p1040088f.jpg

 

p1040087n.jpg

 

p1040086g.jpg

 

Nestas ultimas 3 fotos, reparam na tonalidade da água... de lado consigo ver sempre que a água não está 100% cristalina.. mas de frente já parece estar...

 

p1040104w.jpg

 

Aguardo por favor as vossas ajudas em relação à minha água... qual o método que devo usar como fertilização e principalmente se devo continuar com tpas de todos os dias de 40% e com o que devo fertilizar..

 

P.S : Os meus Discus sempre que ando próximo do aquário escondem-se sempre.. não consigo entender porquê.. assim que deixo de estar perto dele.. saem de lá e andam por todo o lado :(

 

Foi uma coisa que nunca percebi.. estão sempre assustados.. será de andar sempre a mexer no aquário ? :(

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo!

 

Sobre os discus por andares sempre a mexer no aquario é que fazem isso, digo isto por coisas que li!

E as TPA todos os dias acho exagero pois nao tens excesso de nutrientes penso eu e em termos de fertilizaçao vais gastar muito!

O que podes fazer para baixar o kh é colocar se nao me engano turfa no filtro, com o co2 deve baixar alguma coisa!

Já pensas-te comprar por exemplo eleocharis para ir tapando a area que está por tapar?

Ao menos era uma planta facil e que vai consumir nutrientes do qual já disse nao deve ser esse o problema!

Mesmo assim esperar por mais opinioes!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também acho que é demais.. mas irei certamente estipular TPAS de 3 em 3 dias..e fertilizar de acordo com esses dias só não sei como...

 

Fico a aguardar que todos me possam ajudar :(

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

tenho acompanhado o teu topico , e vou-te dar a minha opinião ...

 

ja pensaste que andas a stressar os discus e a dar cabo deles ?? atrás li que tinhas os discus a mais de 1 mês e não te vinham comer a mão que fugiam de ti, discus com 1 mês de aquário já come perfeitamente á mão , se os teus não comem algo se passas ai ...

Ja pensaste em manter as plantas de fácil manutenção e esqueceres as outras .. é que assim nao tens nem plantas de jeito nem discus de jeito ...

se deres uma vista de olhos no meu aqua tenho plantas e discus e não fertilizo com nada apenas aguinha e silica sem subst. fertil sem nada , claro que não me posso esticar a nível de plantas mas olha que estão por aqui algumas difíceis e que mantêm o vermelho ...

isso de plantados com discus é para quem sabe tipo FAOO, que Sabe de plantados a pontapé e os discus vêm por complemento ...

 

se queres um conselho Keep it simple ..

 

e lembra-te de uma coisa , existem mais discus com problemas com humanos do que humanos com problemas com discus,e se ainda nao os tens (problemas) acredita que com essas trocas e baldrocas nos parametros, brevemente vais ter ...

 

Abraço ...

o Meu Tanque ... ReefSpot - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200969

Aquele Abraço

 

Paulooliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já há algum tempo que acompanho o teu tópico e vou te dar a minha opinião sempre do ponto de vista construtivo.

Primeiro concordo com a opinião do membro Paulo Oliveira.

Sem dúvida que se os discus se escondem andam stressados, os meus até nas TPA`s veem mordiscar nas mãos.

Se ainda continuas com a mesma iluminação do inicio do tópico acho de mais para a flora que tens. Eu tenho um aq. de 240l e tenho 2x54w t5, podes dar uma vista de olhos no aq. da minha assinatura e ver a flora que tenho neste momento e tire a sua conclusão em termos de iluminação vs flora. Percebo muito pouco de plantados, mas como já pode ver a flora dá-se lindamente no meu aq.

Até há uns tempos atráz fazia a seguinte fertilização:

 

-Flourish da seachem 1 tampa 1x semana:

-Flourish excel da seachem 1 tampa 1x semana:

-Potássio Diy 2 tampas 1x semana:

 

Agora coloco de vez em quando. Ultimamente tenho feito TPA´s de 25l de2 em 2 dias e como a flora é low tec está a dar-se lindamente e os DISCUS agradecem.

Quanto ao CO2 acabou há +ou- 1 mês atráz e pra já não noto nenhuma alteração na flora, noto é no PH que subiu um pouco.

Na minha opinião falta-te aí 1 planta que faça sombras ( tenho aqui lotus posso te oferecer se quiseres e vires buscar).

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmartins...qt ao CO2 faz sentido...mas até que ponto ter gH e kH elevados não dificulta e muito a absorção de nutrientes que lhe são disponibilizados via EI. Acredito ser esse o principal problema. Problema que o Rodolfo teve no aquário mais pequeno e que só resolveu, na altura, com TPas com agua de osmose. O mesmo se passa com as plantas terrestres, solos calcários difcultam a absorção de nutrientes. Será?

 

Qts aos discus com plantados....de maneira nenhuma são incompativeis, nem para apenas o FAAO (ele é "excepcional" a construir layouts, agora a manter aquários saudáveis e com bons crescimentos é tão bom com centenas de membros aqui no fórum) . O problema é que o Rodolfo "anda stressado" :naughty: :naughty: , e a meter as mãos demasiado no aquário. TPAS diárias não resolve problema nenhum! .... a não ser stressar os bichos (aliás conclusão q se chega facilmente pela quantidade que o Rodolfo já fez). TPAS semanais, e continua a fertilizar via EI. Antes da TPaS h2o2 nas bbas.

E PACIENCIA, PACIENCIA, PACIENCIA.

 

 

Força nisso

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo!

 

Bem o que os membros disseram é em sua parte verdade!

A meu ver 1 a 2 vezes TPA por semana chega e sobra, fazes de 30% a 50% e chega pois andas a stressar os discus como já te disse e de certeza que mais cedo ou mais tarde vais ter alguma baixa e isso nao queremos!

 

vale se vires no inicio deste topico o Rodolfo tinha lá uma planta que fazia sombra e até acho que ficava muito bem!

Rodolfo, como já te disse o aquario no incio estáva excelente mas agora tambem pode ficar!

 

Atençao que nao podes ter o pensamento que tens de fertilizar e tens de fertilizar mesmo, nada disso!

Como ainda ninguem aqui é "expert" a 100% (sim ha aqui membro com uma qualidade e dedicaçao muito boa tipo FAAO, andre Silvestre entre outros)Mas nós tambem conseguimos com muita paciencia se assim for!

 

Tens de acalmar e nao stressar!

Se reparares, andares sempre com a mao de molho nao faz bem ao discus, o seu comportamento muda logo, o aquario nao estabiliza, e se cada vez que fazes TPA metes agua oxigenada ai o aquario nao aguenta!

 

Vou-te dizer muito sinceramente o que eu fazia nisso e era para acalmar durante uns meses e depois voltar a investir!

1º Apenas ter plantas low-tech, esquecer as fertilizaçoes, reduzir iluminaçao mudar o tempo de manutençao, e dedicar-me aos discus!

 

Fazia isto porque?

Porque prefiro ter peixes saudaveis do que um plantado que pode estar a estressar os animais!

Mais tarde 2 a 3 meses compravas plantas de grande consumo apenas para dar outro ar!

Outro problema que tens é a agua, nao pelo kh ou gh mas sim no ph!

Discus sao de 6.5 e a colocares agua a 8 é mau, ou seja, compras um teste de ph e sempre que fizeres uma TPA baixas o ph dessa agua com os produtos certos!

Preferia andar a fazer isso do que matar os peixes acredita!

 

Tens 3 opçoes, ou desmontas tudo e começas outra vez, ou esqueçes essa ideia de fertilizar e fazes um low-tech,  ou investes numa grande massa de plantas!

Agora tu é que sabes!

 

Rodolfo, tens aqui muitas respostas no topico para te ajudarem agora tens mesmo de escolher, ou o aquario ou os peixes!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já é praticamente low-tech..não vejo ali nehuma planta de alguma forma muito complicada de manter. Ele nem tapete tem! Anubias, fetos, criptos, staurogyne, valisnérias etc etc.. Deixar de fertilizar???? pq? ele só tem BBAs e isso acredita com ou sem fertilização, elas vão-se manter!

 

PS - essa fotos..até a coisa nem parece nada mal... a staurogyne está com um efeito impecável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu disse para deixar de fertilizar porque nao vejo razao para andar a gastar dinheiro em fertilizantes para nao fazer nada!

 

Sim ele já tem o aquario low-tech mas o que quis dizer é que ele tem de se decidir!

Ou os discus ou os plantados!

 

Porque de certeza que eles estao a mandar muita carga organica para o aquario e as plantas nao estao a conseguir consumir tudo e meter mais fertilizaçao nao é soluçao!

 

Esta é a minha opiniao posso tar errado mas eu deixava de fertilizar e optava pelos discus!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmartins...qt ao CO2 faz sentido...mas até que ponto ter gH e kH elevados não dificulta e muito a absorção de nutrientes que lhe são disponibilizados via EI. Acredito ser esse o principal problema. Problema que o Rodolfo teve no aquário mais pequeno e que só resolveu, na altura, com TPas com agua de osmose. O mesmo se passa com as plantas terrestres, solos calcários difcultam a absorção de nutrientes. Será?

 

Hmmm. Há tanta gente com durezas altas e plantados impecáveis...

 

Vê este post que tirei do UKAPS. É de um dos membros mais "sábios" do fórum:

niru wrote:...In EI type dosing wherein ferts are practically unlimited for the given light, does having an extra dosing (say of Ca/Mg for already hard water) affect the water osmosis? So
fert
uptake by plants might still be doing ok, but its the water that the plant looses?...

Hi niru,

To corroborate Tom's response I can honestly say that I have not seen any visible effects of excess Ca/Mg on plant growth, and that's starting from GH 3 up to an even beyond 25 GH. There is a lot of chatter on the web about Ca and Mg content. A lot of that chatter involves the Ca:Mg ratios within the water column. That's because in terrestrial plants, the sediment content and ratios have a significant impact on performance. I guess that a lot of the data comes from hydroponics sources or from field studies of terrestrials. People then automatically carry these arguments over to aquatic plants. If there is some magic ratio I haven't seen it because I've dumped boatloads of Ca/Mg into the tank and have not yet detected any significant impact from content or ratios, whether high or low. Now of course, I don't have a scanning electron microscope so I can't say that at the cellular level there aren't some osmoregulatory effects, but if there are, they certainly aren't showing up at the macroscopic level because the growth rates and structural quality at unlimited nutrition are just too amazing. Check this out:

 

Ludwigia inclinata var. Pantanal is a notoriously difficult plant to grow in high GH water. This plant, along with Tonina sp are about the only ones included in a handful of plants that demand low GH. Just about everywhere, you'll read how GH for L. Pantanal must be no greater than 3-4. I got a hold of a couple of stems and stuck them in my tank with unlimited nutrients and at KH 15+ and GH 25+. By all rights, there should have been no hope, but two weeks after sticking it in the tank, here was L. Pantanal happily pearling away at GH 25+:

2038025670038170470S600x600Q85.jpg

 

Later on, these stems did just fine after adjusting fully to submersed. Now granted, these specimens did not achieve their growth potential under these conditions. They were very slow growing and stunted, but they didn't disintegrate as predicted either, and that's a direct result of unlimited nutrition and good CO2.

2309958040038170470S600x600Q85.jpg

 

Other specimens in the tank under the same high GH and KH conditions and under high nutrient loading. I see no evidence of osmoregulatory issues as a result of the nutrient load. The same can be said whether using unlimited Nitrogen from Nitrate or unlimited Nitrogen from Tobi's Urea/Ammonium. There can be no doubt that even under adverse conditions, unlimited nutrition solves problems for aquatic plants and does not introduce problems. You can be assured that if you visit any website in The Matrix and someone complains that they have this problem or that problem due to excessive this or excessive that, it's a certainty that their real problem is simply that they do not have enough of this or enough of that....

2105317200038170470S600x600Q85.jpg

 

FONTE: http://ukaps.org/for...o2+fert#p170387

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.