My Dream,My hope,My Everything...


Recommended Posts

Boa noite a todos!

 

Finalmente montei o AQUÁRIO que já desejava ter há muito tempo ;)

 

 

Setup :

 

Aquário : 150x50x60 com vidro de 12mm sem travamentos comprado na Vidromoldura com vidro extra-claro na frente e laterais - 450L

 

Substratos :

Aditivos ADA (vendidos avulso pela Aquaeden)

Power Sand M : 2 Sacos

Amazónia AquaSoil : 3 Sacos (27L)

Mekong Sand SS : 2 Sacos 8kg cada.

 

Harscape : 10Kg de Forest Stone e 3 raízes de Red moor Wood

 

Iluminação : Calha Aquart 150cm 4x80w (feita novamente pelo nosso amigo Rui da Aquaeden), simplesmente um poder de calha em luz e qualidade inigualável.

 

Co2 : Sistema Pressurizado com Extintor de 2Kg,manómetros e válvula de solenoide da Papillon com difusor Aquagro provisório.

 

Filtragem : Eheim Professional 3 2080 com Media Set Eheim

 

Aquecimento : 250w Jagger

 

Termómetro : ADA 12mm

 

Flora :

 

2 Vasos tropica Microsorum Pteropus 'Narrow'

2 vasos tropica Anubias barteri var. nana

1 Vaso tropica Pogostemon erectus

1 Vaso tropica de Musgo Christmas Moss

2 pés grandes de Echinodorus bleheri (bleherae)

15 pés de Vallisneria spiralis 'Tiger'

40 pés(senão mais) de blyxa japónica cedidas gentilmente pelo membro Hugo Bernardo. Obrigado maluco ;)

 

Fauna :

 

N.A.D.A :(

 

Neste momento tive que meter algumas pedras em cima do layout, de modo que as fotos não demonstram a posição exacta dos troncos como eu queria, mas pronto :P

 

Está neste momento no 2º dia de Ciclo, fazendo durante estes 5 dias mudas de água de 50%, hoje mesmo já fiz metade... bem mas que diferença em todos os aspectos.. isto realmente é um monstrinho de aquário.. mas valeu mesmo a pena o €sforço :)

 

Estou a adicionar 10ml de Potássio ADA e activador biológico durante os 5 dias da marca Équo

 

Após os 8 dias foi-me aconselhado pelo Rui da Aquaeden a meter a Equipa de limpeza, mas ainda não me decidi quais deva meter, pois a montagem deste aquário é exclusivamente para manter Discus. Adoro-os mesmo e sempre foi o meu desejo inicial.

 

Podem dar-me opiniões de uma boa equipa de limpeza para ter com os Discus? :)

 

O tempo de iluminação tenho deixado apenas 4horas 2x80w ligadas, é pouco luz em tempo e quantidade? Minha grande dúvida neste momento...

 

Agora deixo um Step by Step em fotos , porque não sei fazê-lo de outra forma.. gostaria de ter feito em movie , mas não consigo :(

 

Fotos :

 

p1030051x.jpg

 

p1030054q.jpg

 

p1030055s.jpg

 

p1030060b.jpg

 

 

 

A partir daqui já estava na fase de enchimento e desta vez meti a correr por um fiozinho muito fino que por sua vez levou a encher por completo nada mais nada menos do que 8horas, das 4:30 da manhã até ao 12:00 mais coisa menos coisa..porque no meu aquário de 60cm enchi muito depressa e a água ficou muito turva no inicio da montagem.. agora vejam as diferenças nas fotos com 2 dias de existência e acabei por não dormir nessa noite ;) mas acho que valeu a pena..

 

p1030068y.jpg

 

 

E agora.... o resultado final :multi::multi:

 

p1030084h.jpg

 

p1030118ux.jpg

 

Tenho a agradecer a grande ajuda novamente que o membro Ramirezi me deu para que este pequeno sonho se realizasse e também ao membro Hugo Bernardo pelas blyxas mais bonitas que eu vi até hoje.. sem sombra de dúvidas a planta mais fantástica para mim.

 

Aguardo comentários de todos sobre este meu tanque :)

 

Abraço,

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo, antes de mais parabéns.

 

Isto é o que se chama "Projecto em grande".

 

O aquário está 5*. O arranjo das raízes ficou mesmo bom.

 

Bem, essas plantas da Tropica vai lá vai. Valem bem o dinheiro que custam. "Ao vivo" parecem de plástico de perfeitas que são...lindas mesmo.

 

Estás a pensar introduzir mais alguma flora, principalmente na zona central (transição substrato/raízes). Com o tamanho dessa "Besta" cabe sempre mais qualquer coisa não!?! :eusathink:

 

Pelas fotos não dá para ver o tão grande é este aquário...mas junto dele... :crazyeyes:

 

Agora é esperar que essa flora arrebite.

 

Quanto à equipa de limpeza tens várias opções:

- ottos

- SAE

- caracóis (ampulárias, neritinas e clython)

- amano shrimp

 

Tem atenção a uma coisa, se optares pelos SAE eles têm o hábito de se alimentar das secreções dos Discos quando estes têm crias. De resto julgo que não há problema.

 

Vai actualizando que este tópico promete...e muito.

 

 

Grande abraço

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Excelente composição de troncos... muito bem conseguida.

Atrevo-me a dizer... :P ... que houve "trabalho de casa"... :P

 

De resto... uma cuidada selecção da flora... equilibrada e muito bem conseguida.

A areia... com uma cor muito agradável e natural... e que te vai facilitar os trabalhos de manutenção.

 

Agora... é cuidar bem do aquário... pois de certeza absoluta... que com o crescimento das principais plantas e de todos esses musgos... e com a introdução dos discus... irá provocar um enorme impacto visual.

 

Tens tudo para isso... luz, co2, substratos de qualidade... portanto... muita alegria para tomar conta deste enorme aquário.

 

Vai actualizando... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rudolfo,

 

Muito bom mesmo. Uma dimensão com capacidade de criares um monstrinho em condições e aparentemente conseguiste :)

 

Quanto ao resto apenas te posso dar 4 humildes opiniões:

- Equipa de limpeza aconselho-te sem duvida Ottos e Caridinas Japonicas (embora andem muito caros). O Rui Alves costuma ter Caridinas com muito boa dimensão;

- Esse filtro vai ser pouco para o aquário. Tenho-o no de 1,20m com mais outro pequeno tb da Eheim (2234, que tem o "reactor" de CO2 na saída) e não é assim tanto. Ao longo do tempo do filtro e com o crescimento das plantas (que saiem para fora do aquário) vais notar que o movimento da áqua ao de cima vai sendo menor o que é um problema... e falta de agitação com CO2 pode dar em discus "bêbados" :) Falo por expriência :)

- Flauta é coisa que utilizava até há 3 ou 4 meses. Agora prefiro a saída directa qq o movimento é mais circular e tem mais força. Apenas uma opinião.

- Quanto à luz acho que podes meter mais 2 ou 3 horas... compreendo a tua decisão mas vais atrasar muito o crescimento só com 4 horas.

 

MUITO BOA SORTE no aquário e vai dizendo o que achas dos fertilizantes da ADA.

Devo montar o meu segundo aquário nas próximas semanas e depois da Seachem (que gostei muito) e da Elos (que estou a utilizar agora, com alguns problemas - falta de experiencia nos produtos, certamente), gostava de utilizar os da ADA.

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Actualização :)

 

Boas a todos, o aquário está a dar um trabalho dos diabos... meu deus!!! que monstrinho.. agora sempre que faço manutenção do de 60 que tenho parece minúsculo e tão fácil de limpar.

 

Bem, agora falando dos problemas que tenho tido... o filtro realmente com a lã que veio no kit eheim, passados 3 dias o filtro perde por completo o caudal... tenho que resolver isto muito em breve... neste momento acabei por retirar a lã, e está impecável.. não sei é por quanto tempo ainda... é aconselhável uma bomba de circulação?!

 

Se sim, qual ? Marca,modelo e caudal da mesma?

 

Pretendo comprar uma bomba boa e silenciosa.. a comprar é a comprar como deve ser :) aceito propostas para melhorar o fluxo de corrente.. porque ao contrário do que foi dito.. penso que o filtro seja mais que suficiente para o aquário.. apenas perde é o caudal muito rápido por causa da lã :(

 

Devo adicionar a lã, ou outro filtro ? Se sim , qual ?

 

Deixo fotos agora para verem a evolução, embora seja pouca mas já se nota alguma coisita :P

 

Pretendo também adicionar mais fetos de java e mais anubias em principio.. :)

 

p1030177p.jpg

 

p1030156v.jpg

 

p1030166v.jpg

 

p1030208p.jpg

 

p1030198r.jpg

 

p1030192b.jpg

 

Agora o que mantenho no aquário :

 

2 Ramirezis Golden

2 Ramirezis German Blue

2 Sae's

4 Corydoras (duas anãs)

2 Ampulárias Douradas

15 Camarões Amano

20 Camarões wild

10 ancistrus cirrhosus (crescem até 10cm no máximo)

2 Laetacara Curviceps (da minha criação) :)

2 Ottos

1 Nanacára (comprado na aquaeden, lindo)

5 Discus ( Santarem, Azul turquesa(2),e estes dois ultimos Red Scribbelt e Solid fire Red (são do membro Zé Carlos)

 

 

Os camarões neste momento vejo muito poucos... certamente foram comidos.. e deu eu uma fortuna por eles pelos amano... :(

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário tem mesmo muito bom aspecto!!! Os meus parabéns.

Vou continuar a acompanhar este trabalho! ;)

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Excelente montagem, muito bem conseguida.

Gosto da areia, dá uma cor natural.

Não têm aparecido muitos plantados com Discus, por isso os meus parabéns. Tenho lido e tb por experiência própria não é uma conjugação nada fácil, espero que tudo corra bem.

Tenho uma montagem "parecida", 240l e tenho a água a 29 graus e com esta temp. o musgo não se tem dado bem espero que tenha mais sorte.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bom...

Muito espaço para as solhas e bom layout...eu gostei!

Relativamente aos camarões...vais ver muito poucos. Os mais incautos já "foram" e os mais espertos, vão estar sp o mais escondidos possivel. Discus e 4 ramirezi não perdoam.

O problema de não teres lã é simplesmente a água terá tendencia a n ficar tão cristalina, principlamente qd olhas pelas laterais, isto pq vais ter mais particulas em suspensão.

Qt à bomba de circulação...o canito usa uma pergunta-lhe qual a potencia que usa! Mas n é necessário nada de muito forte para teres bastante movimentação. Se tiveres alguma cabeça de um filtro interno serve perfeitamente.

 

 

Abraços e continua.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal!!! Está um espectáculo mesmo eheh

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário está muito bom.

Gostei bastante do layou, muito bonito e com muito espaço para os discus!

Muitos parabéns pela montagem!

 

Tenta meter umas fotos dos teus rams.

 

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Mas estou com uma dúvida e espero que os entendidos me possam ajudar, tenho um eheim professional 3 2080 com capacidade para aquários até 1200l, caudal de 1700l.

 

O caudal de 1700l, com todas as matérias filtrantes,esponja,lã e turfa que meti recentemente... de longe tem esse caudal ao fim de uns dias.

 

Logo está excluída a hipótese de meter uma bomba para circular, porque só iria remediar e não resolver.

 

 

Espero que me possam aconselhar que filtro devo juntar a este, de modo a que os Discus fiquem em boas condições, porque sei que não gostam de muito caudal mas boa filtragem é sempre necessária.

 

 

Fico a aguardar ajudas!! Digam bitaites mesmo de filtros que já não se comercializem.

 

Acham que um Fluval 305, eheim 2217, sun sun ? :eusathink: ou um jbl cristal profi 1500?

 

Abraço a todos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

já tens um bom filtro pelo que uma bomba de circulação parece-me uma melhor solução no teu caso. Há bombas cujo fluxo não é muito concentrado ideais para o teu caso. De qualquer maneira, podes ligá-la ao temporizador de modo a que só esteja ligada com a luz na altura em que as plantas estão a fazer fotossíntese. Depois dás descanso aos peixes.

 

4 horas de luz parece-me excessivamente pouco. Se estás com medo de algas é preferível retirares uma lâmpada mas ter um fotoperíodo de pelo menos 6-7 horas.

 

O aquário está com um ar saudável!

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Mas estou com uma dúvida e espero que os entendidos me possam ajudar, tenho um eheim professional 3 2080 com capacidade para aquários até 1200l, caudal de 1700l.

 

O caudal de 1700l, com todas as matérias filtrantes,esponja,lã e turfa que meti recentemente... de longe tem esse caudal ao fim de uns dias.

 

Logo está excluída a hipótese de meter uma bomba para circular, porque só iria remediar e não resolver.

 

 

Espero que me possam aconselhar que filtro devo juntar a este, de modo a que os Discus fiquem em boas condições, porque sei que não gostam de muito caudal mas boa filtragem é sempre necessária.

 

 

Fico a aguardar ajudas!! Digam bitaites mesmo de filtros que já não se comercializem.

 

Acham que um Fluval 305, eheim 2217, sun sun ? :eusathink: ou um jbl cristal profi 1500?

 

Abraço a todos,

Rodolfo Rodrigues

 

 

Boas,

Penso que não devias ter metido todas as matérias filtrantes que vinham no kit da eheim.

Também comprei um eheim 2080 e o respectivo kit recentemente.

Meti cerca de 3 L em vez dos 4 L em cada cesto, e não noto perda de caudal.

Experimenta fazer o mesmo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também pensei que fosse demais mesmo, mas acabei por meter mesmo tudo que vinha no kit eheim.

 

Fico a aguardar mais ajudas do pessoal.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me pode dar opinião de quem tenha o filtro eheim professional 3 2080, se adicionaram as matérias filtrantes todas do kit ?! É aconselhável tudo ?

 

O caudal do filtro realmente é muito reduzido, mesmo sem a flauta que já a retirei..

 

Que complemento em termos de filtragem punham no aquário, que capacidade de litragem e caudal do filtro ?

 

Fico a aguardar ajudas.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização :

 

Introdução de Bomba Tunze 6025 nanostream 2500l/h. Mas que bomba ;)

 

E Staurogyne Repens na frente.

 

Espero que gostem :drool3:

 

p1030223l.jpg

 

p1030237p.jpg

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro o aquário!!! Acho que vais gostar da Staurogyne Repens quando ela desenvolver!! Eu tenho no meu e estou bastante satisfeito com ela!

Já agora uma questão, e desculpa a ignorância mas sou novo nisto, essa bomba de circulação tem a ver com o CO2, ou seja, com uma maior movimentação do co2 pelo aquário visto este ter grande dimensões? Ou simplesmente para movimentar mais a água já que como dizes no post anterior o filtro tem pouco caudal!

Obrigado, Cumprimentos

Hugo Fernandes

Editado por hlaf

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro o aquário!!! Acho que vais gostar da Staurogyne Repens quando ela desenvolver!! Eu tenho no meu e estou bastante satisfeito com ela!

Já agora uma questão, e desculpa a ignorância mas sou novo nisto, essa bomba de circulação tem a ver com o CO2, ou seja, com uma maior movimentação do co2 pelo aquário visto este ter grande dimensões? Ou simplesmente para movimentar mais a água já que como dizes no post anterior o filtro tem pouco caudal!

Obrigado, Cumprimentos

Hugo Fernandes

 

Uma boa circulação de água no aquário é essencial para fazer chegar tanto o CO2 como os nutrientes às plantas, mesmo naqueles sítios mais recônditos do aquário. Até podes ter um óptimo sistema de CO2 e a melhor fertilização do mundo mas se esta não chega às plantas então não serve de nada. Obviamente, quanto maior o aquário mais difícil é de conseguir optimizar a circulação.

 

Há até fóruns (i.e. UKAPS) onde são recomendados filtros com uma capacidade de 10x superior à litragem do aquário exactamente por esta razão.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Rudolfo,

 

Muito bom mesmo. Uma dimensão com capacidade de criares um monstrinho em condições e aparentemente conseguiste :)

 

Quanto ao resto apenas te posso dar 4 humildes opiniões:

- Equipa de limpeza aconselho-te sem duvida Ottos e Caridinas Japonicas (embora andem muito caros). O Rui Alves costuma ter Caridinas com muito boa dimensão;

- Esse filtro vai ser pouco para o aquário. Tenho-o no de 1,20m com mais outro pequeno tb da Eheim (2234, que tem o "reactor" de CO2 na saída) e não é assim tanto. Ao longo do tempo do filtro e com o crescimento das plantas (que saiem para fora do aquário) vais notar que o movimento da áqua ao de cima vai sendo menor o que é um problema... e falta de agitação com CO2 pode dar em discus "bêbados" :) Falo por expriência :)

- Flauta é coisa que utilizava até há 3 ou 4 meses. Agora prefiro a saída directa qq o movimento é mais circular e tem mais força. Apenas uma opinião.

- Quanto à luz acho que podes meter mais 2 ou 3 horas... compreendo a tua decisão mas vais atrasar muito o crescimento só com 4 horas.

 

MUITO BOA SORTE no aquário e vai dizendo o que achas dos fertilizantes da ADA.

Devo montar o meu segundo aquário nas próximas semanas e depois da Seachem (que gostei muito) e da Elos (que estou a utilizar agora, com alguns problemas - falta de experiencia nos produtos, certamente), gostava de utilizar os da ADA.

 

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

 

Realmente tinhas toda a razão quando disseste que sem a flauta seria muito melhor , já está sem ela desde que me deste a tua opinião e realmente notei logo diferenças na força de caudal do filtro , mas uma ideia que o Canito me deu por PM é meter uma das entradas na outra extremidade do aquário, ficando uma de cada lado, neste momento não vou investir noutro filtro, porque ainda vou retirar parte das mat. flitrantes/biológicas que por sinal meti tudo e retirar parte dela para ver ser o filtro fica com mais força e principalmente por mais tempo.

 

Realmente, aquários destes são outra coisa...

Parabéns pela montagem está muito bom mesmo.

Que planta é essa que fica meio emersa?

 

Respondendo à tua pergunta e desculpa só responder agora, a planta em questão é Echinodorus bleheri (bleherae)

 

Boas.

Excelente montagem, muito bem conseguida.

Gosto da areia, dá uma cor natural.

Não têm aparecido muitos plantados com Discus, por isso os meus parabéns. Tenho lido e tb por experiência própria não é uma conjugação nada fácil, espero que tudo corra bem.

Tenho uma montagem "parecida", 240l e tenho a água a 29 graus e com esta temp. o musgo não se tem dado bem espero que tenha mais sorte.

Cumpr.

 

Realmente o meu musgo ao inicio estava lindíssimo e neste momento está meio escuro , mas acho que está a arrebitar novamente , e acho que se deve ao facto de ter andado sempre a mexer nele e a fixá-lo, neste momento está com melhor aspecto em alguns sítios do que outros , porque.. também ainda não percebi.

 

Agora deixo uma pequena actualização,

 

Neste momento a bomba de circulação tunze passou para o lado do difusor , ela puxa todas as bolhinhas do CO2 e faz com que sejam projectadas para todo o lado, inicialmente tinha-a posto ao pé da saída do filtro , mas acho que neste momento está muito mais eficaz desta forma.

A planta Echinodorus bleheri (bleherae) levou um desbaste enorme , tendo ficado apenas dois caules saídos com folhas , porque parecendo que não estava-me a tapar o crescimento das Valisnerias a meu ver é um problema , e num momento inicial acho que estava a ser critico porque estavam ambas sem cor, e neste momento já estão com melhor aspecto.

 

Adicionei mais Microsorum Pteropus 'Narrow' e bolbitis aos troncos , está mais composto ;)

 

Vendi os 2 Discus que tinha mais pequenos porque estavam a ser um problema juntamente com os outros que tinha , andavam sempre às turras e então resolvi vendê-los.

 

Como a minha paixão por ramirezis também é muito grande , acabei por fazer uma encomenda na CrystalRed ,deixo também o meu feedback à empresa, 5 * mesmo.

 

Encomendei :

12 Otocinclus affinis que vinham muito acondicionados,bem gorduchos e com as suas linhas bem definidas, a comparar com os que tenho visto na minha zona à venda.

Por isso fiquei no total com 17 ottos.

 

Depois encomendei também , e aí sim fiquei maravilhado com a beleza deles, Microgeophagus ramirezi (Ramirezi German Blue) Grade AAA , perdi a cabeça e pedi 5. :drool3:

 

Neste momento as contas em termos de fauna são :

 

2 Ramirezis Golden

6 Microgeophagus ramirezi (Ramirezi German Blue) Grade AAA

2 Sae's (saltaram fora do aquário) explicação ?

4 Corydoras (duas anãs)

1 Ampulárias Douradas

15 Camarões Amano ainda vejo alguns comidos pelos discus e rams

20 Camarões wild ainda vejo alguns comidos pelos discus e rams

10 ancistrus cirrhosus (crescem até 10cm no máximo)

2 Laetacara Curviceps (da minha criação) :)

17 Ottos

1 Nanacára (morreu com a barriga muito muito inchada,parecia um balão) hidropsia?

3 Discus ( Santarem, Azul turquesa(2) )

 

Fotos só no fim de semana depois de fazer a alteração ao filtro :P

 

Abraço a todos e venham daí esses comentários.

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva..com os SAE é normal de vez em vez perderem a cabeça e saltarem. Eu pelo menos sp que os tive depareime sp com uma ou duas mortes por suicidio e nunca por qq tipo de doença.

Li no outro tópico que mandaste vir discus da malasia. Já chegaram? Já que tens agora um aqua extra vazio fazia uma quarentena com uma desparatização de prevenção. Acho que só tens a ganhar com isso.

 

ahh já me esquecia.. umas fotos sff!!!!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.