My Dream,My hope,My Everything...


Recommended Posts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adicionei mais flora, 3 vasos de Cyperus helferi , 2 vasos de Cryptoryne balansae e 1 vaso de Cryptocoyne wendtii green.

 

Hoje lá tive que meter mais 8kg de Areia ADA Mekong Powder, isto porque ao limpar com a mangueira vai sempre alguma ao ar.. e quero ver se arranjo alguma engenhoca para a aspirar e conseguir separar logo do substrato amazonia que passa sempre algum pelas divisões das pedras que meti.. vamos a ver.. ainda nao sei como vou fazer.. mas tenho que inventar porque senão andar a comprar areia a este preço para a mandar pela sanita.. não pode ser ;)

 

É que separa-la toda do substrato que acabo por sugar porque fica na areia é dose!!! Mas secalhar é a unica alternativa..

 

A flora continua estagnada como sempre.. mas espero que com a introdução de mais flora e com água somente da rede isto vá ao lugar, tenho estado a mudar aos poucos e poucos em cada muda usar cada vez menos água de osmose.. espero que a fauna não dê por ela :(

 

Já decidi não usar mais água de osmose.. vamos ver como vai correr...

 

Se este plantado não correr bem.. bem.. acho que me vou dedicar somente a fauna e esquecer os plantados que me têm comido a cabeça... era suposto ser para relaxar.. mas anda completamente a acontecer o contrário..

 

Abraço a todos.

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Pelo que vi so vais colocar plantas de baixa manutençao e acho que isso nao ajuda!

Compra planta flutuantes para irem consumindo esse nutrientes a mais!

Sobre a areia quando aspirares e como aspiras alguma areia podes na mesma aproveitar!

Se queres que a areia fique livre de algas ferves a areia que tiras depois num saco do lixo aberto deixas a areia lá em cima para secar!

Depois se ainda quiseres vai ao forno durante 10min e fica como nova!

 

Fiz assim a 18L de ADA para a minha nova montagem e está como nova, aproveitei 95% senao mais um pouco!

Depois voltas a colocar no aquario!

Se nao tiver algas basta tirar e recoloca-la nos sitios que desejas!

Eu quando aspiro terra da ADA volto a coloca-la lá!

 

Como disse compra plantas de mutençao alta ou flutuantes pois tens de puxar pelas plantas!

Tens isso assim por causa dos discus que fazem muito lixo e as plantas nao tao a dar conta!

Mas o aquario está exelente sempre gostei!

 

Tambem vou colocar discus por isso espero que nao me aconteça isso!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Epah esse aquario está com melhor aspecto, acho que já se nota a diferença, pelo menos na cor!

Só uma pergunta...Só tens um discu?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rodolfo...

Vais ter um pouco de paciência... Qt às plantas se bem me lembro tiveste um problema inicial num outro aquário mais pequeno, onde isso demorou para arrancar pq tinhas uns parâmetros estranhos relacionados com a dureza da água (gH ou kH)). Já n me recordo o que o Canito te aconselhou mas o problema parece-me vagamente semelhante (não encontrei o teu outro tópico).

Relativamente as BBA´s isso com persistência e paciência, remover o máximo possível dos inertes (água oxigenada, por seringa, repetida e consecutivamente ao longo varias semanas, faz maravilhas) e podar toda e qualquer folha afectada. Sempre com um CO2 regular e a "bombar". As BBA´s são verdadeiramente um "pain in the a**" e só com uma dedicação continua e prolongada é que se consegue dar cabo delas, não é uma coisa de 2-3 semanas é mais coisa de 2-3 meses.

Mais uma coisa...areia branca é coisa que não existe. Vai sempre ganhar um verdete e quanto a isso há muito pouco que possas fazer a não ser ir substituindo, lavando, reciclando etc...e isso dá trabalho!

Abraço e força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim Ptuga tenho reparado que na frente do vidro do aquário entre o vidro e a areia está me sempre a aparecer uma alga verde (cianobactéria) que se alastra e chega ao topo da areia e forma as cianobactérias.. parece tipo verdete...e sempre tive isto.. disseram que só com eritromicina mas como só a tenho entre o vidro e areia.. como é que faria a aplicação ??

 

As BBA realmente andam-me a deixar mesmo passado.. eu retiro montes de folhas e corto tudo o que ela tem e passo uns dias já lá estão outra vez... realmente acho que nunca conseguirei reduzi-la..

 

Tenho estado a por 10ml todos os dias de Excell e até ver não noto diferenças na alga.. continua por lá... o uso da água oxigenada pode ser feito em pedras e directamente nas plantas ??

 

Só me faz confusão,mesmo que os filtros e bombas estejam parados ao aplicar a água oxigenada, deve-se deixar actuar quanto tempo ? 5,10,15minutos? A água oxigenada assim que sair da seringa não irá dispersar logo que aplicada ?

 

Ainda não a usei sou franco porque tenho receio de a usar.. e a eritromicina a mesma coisa..com medo que me cause baixas no aquário..

 

Em relação ao meu aquário de 60cm Ptuga.. realmente só tinha a parvula que cresceu aparentemente muito bem.. e depois como só a tinha juntamente com as Valisnerias nana.. não havia crescimento suficiente de flora e acho que originou as algas todas com que ficou... daí a minha introdução de mais plantas.. se calhar devia plantar mais.. mas já está bem cheio.. o problema é que crescem já com a alga BBA :(

 

Mas sim , o aquário está melhor.. agora respondendo ao Fábio.. noto melhorias.. mas não noto crescimento porque ando constantemente a cortar tudo quanto cresce.. porque já tem a alga.. isto realmente puxadito com esta algas mas tenho estado de volta dele todos os dias.. estou a fazer tpas de 3 em 3 dias de 30% e neste momento só estou a usar a água da rede.. daí se calhar a melhoria.. não sei.. veremos como irá correr... porque a minha água de rede não vale nada.. pH entre 7.5 e 8 , gH e kH acima dos 8 para cima...Acho que tenho que mudar de casa :) :) :)

 

Abraço a todos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo!

 

Olha as BBA nao vao desaparecer acredita, o que podes fazer é controla-la com o excell e agua oxigenada!

Nao tenhas medo de usar a agua oxigenada, desde que os filtros estejam parados e apliquem ontem tem algas é o que interessa mas tens de ter cuidado porque algumas plantas podem queimar, por exemplo no musgo queima e morre mesmo, tentei isso, na eleocharis tas na boa e em rotalas eu nao tive problemas!

Pedras e troncos tambem é na boa!

Custumo fazer 20ml a 30ml de agua oxigenada e deixar actuar durante 15min a 20min depois TPA e passas a mangueira nas zonas onde colocas-te a agua oxigenada e aplicas depois o EXCELL quando o aquario estiver cheio de novo!

Eu nunca teve baixas, nem com agua oxigenada nem com a eritromicina mas se tas com medo por causa do discu tens duas opçoes, ou o tiras ou fazes as TPA que tas a fazer pois a amonia nao sobe com essa manutençao de certeza!

 

Com a eritromicina as cianos já iam e as BBA so tinhas de ar controlar com podas CO2, agua oxigenada, excell e manutençao!

 

Como estao os parametros?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo  olha eu usei agua oxigenada aos frascos e correu as mil maravilhas,como ja te disse antriormente todos os dias trocava 50% de agua directamente da rede, aconçelhado pelo canito so tenho de lhe agradeçer vai ver as minhas fotos e ve como tava o meu aquario e ao fim de 2 semanas establizou tudo o que te tem dinto resulta abandona a agua da osmose radicalmente essa agua não presta..  entao  ja conseguiste os pordutoas para fazer o fertelizante macros, eu ja tou a fertelizar com caseiro feito por mim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não arranjei os macros caseiros.. mas está para breve ;)

 

Isto porque ainda tenho fertilizantes liquidos de tudo.. o único que está a acabar é o potássio e irei comprar certamente para fazer a mistura em casa..

 

Ainda tenho o Step1 e Step2 da ADA e Fosfatos e Nitratos da Seachem... agora irei gastar pelo menos o Step1 e o Step2 da ADA com a adição de Potássio caseiro.. e se eventualmente precisar de nitratos ou fosfatos uso os da Seachem..

 

Já estou só a usar a água de rede.. só tenho receio por causa da fauna.. mesmo.. porque tenho 2 Discus à mais de 1 ano e outros que já estão comigo à algum tempo e tenho receio de os prejudicar.. mas irei fazer as coisas com calma e penso que com o tempo isto tem que ir ao lugar ;)

 

Fávio já tinha visto o tópico desse grande membro, o Marc... aprendi muita coisa com ele é verdade.. mas já nem me lembrava que ele teve o mesmo problema.. agora o rapaz é um ÁS na matéria.. mesmo. É de louvar.

 

Mas uma coisa posso desde já adiantar eu não vou desistir e vou tentar levar este aquário a bom porto.. Caso não consiga.. Lamentavelmente volto à agua de osmose para manter a minha fauna o melhor possível e num ambiente.. digamos.. mais selvagem.. :)

 

Mas isto.. espero eu que não aconteça.. porque adoro plantas e a forma como elas transformam um Aquário. :)

 

Em relação à agua oxigenada vou usar sim , mas somente nas pedras que têm a alga como teste.. 10ml em cada tpa ou apenas 5ml em cada tpa.. bem sei que não poderei abusar.

 

Abraço a todos e vou dando novidades..

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque a minha água de rede não vale nada.. pH entre 7.5 e 8 , gH e kH acima dos 8 para cima...Acho que tenho que mudar de casa :) :smile: :)

 

Sinceramente não vejo qual o problema da tua água... É perfeita para plantas à excepção de 1 ou 2 espécies que necessitam mesmo de água mole mas que tu não tens no teu aquário.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , mas gmmartins pH na casa dos 8 por vezes.. é mau tendo em conta a fauna que tenho.. e tomba mais para os 8 do que para os 7.5.. no teste da sera o pH de 8 é azul marinho.. e o 7.5 é esverdeado claro e 7 é verde... o pH está entre o verde o azul nao sei ao certo o valor e a cor que demonstra.. mas tomba mais para os 8 e com ramirezis e os meus Discus tenho receio que eles se ressintam.. é só isso :(

 

Mas verdade seja dita que com a adição de metade osmose e metade rede.. media o pH da água do aquário e estava nos 7.5... logo deduzo que a minha água de rede como tem um gH e kH altos com a adição da osmose é o mesmo que nada.. é o que estou a chegar à conclusão..

 

Vamos ver como vai correr daqui para a frente! :)

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a não ser que estejas a pensar em reprodução penso que não terás grandes problemas com essa dureza e pH. Aliás, o que deves evitar são alterações bruscas como por exemplo no caso de TPAs. Eu pessoalmente não me preocuparia muito. Não estás a falar de durezas assim tão altas.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

O aquário lá vai andando.. embora com a alga BBA a alastrar-se por todo o lado.. tenho a alga em quase todas as plantas que tenho no aquário...mesmo as plantas novas que adquiri já estão com a alga... estou farto de cortar e cortar.. breve não tenho plantas :(

As pedras Fujistone estão com a alga também.. não vou usar a água oxigenada porque tenho muito medo por causa dos meus Discus e depois teria que usar muita mesmo para puder elimina-la.

 

Estou a fertilizar neste momento de acordo com um site que vi que falam da ADA - http://www.aquatouch...20aquarium.html

 

Ou seja, estou a meter uma vez por semana 20ml - de Step2,embora no site aconselham a usar 60ml por 3 vezes por semana, e dantes estava apenas a usar a cada muda de água 5ml apenas,será que por este motivo as plantas não me arrebitavam?? Só pode... :(

Em relação ao Potássio da ADA estou a meter 10ml - 100l de água todos os dias,menos o dia da TPA ou seja 60ml-600L/semana.

Como tinha referido, o Excell da Seachem estou a meter 10ml todos os dias.. é como se não tivesse a meter nada.. parece.. as plantas estão com um verde lindo mas a alga permanece e permanece.. acho que vai ser muito dificil elimina-la.. mas espero conseguir apenas com TPAS e muito excel e fertilização q.b

 

Mas agora em relação ao Potássio da ADA, irei mudar porque já comprei KCL em pó a um preço estonteante!!!!

Pedi orçamento na Vitrilab e pediram-me 23,40€ por 1Kg , agora vejam a FOTO com IVA a 19%!!!

 

Por isso já sabem, quem quiser KCL em pó PURO é só pedirem...e em principio os outros Macros também irei arranjar a bom preço :)

 

p1030811w.jpg

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizei agua oxigenada e nunca tive problemas com os discus, o único senão é que queima um bocado as plantas, mas vai eliminando as algas.

À coisa de um mês adoptei o ecxell e resolvi o problema com 6 ml diários, mas quando aplicava, sempre com uma seringa parava os filtros.

 

Dizes que metes 10 ml por dia, mas distribuis pelo aquário todo? O melhor é atacar por zonas, porque se distribuis os 10 ml pelo aquário todo, acabas por meter muito pouco em cada planta afectada.

 

O preço dessa embalagem é de à 10 anos atrás, isso tem data de validade? :)

 

Agora a sério, onde arranjas esses preços? De KCL não necessito, mas estava capaz de comprar 1 kg de KNO3, 1 kg de MgSO4 (7H2O) e 500 gr de KH2PO4.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dono da Farmácia aqui da minha zona, dou-me bem com ele.. e surgiu na altura falar sobre os Macro nutrientes quando la fui comprar o Tenivelt que precisei.. perguntei-lhe os preços e ia caindo de cu!!!

 

Está muito barato mesmo, e em relação à validade.. não tem.. mas também lhe perguntei sobre isso e o que me foi dito é que estes produtos não tem data de validade..não se estraga.. tenha 1 ou 2 ou 3 anos :)

 

O que interessa é que já estou safo :P

 

Juntei 200gr para 1L de água destilada e está feita a solução para um bom tempo!!! :)

 

Eu depois com mais calma vou la amanhã ou assim, perguntar-lhe os preços do resto e saber se realmente compensa.. e depois digo-te alguma coisa.

 

E se alguém precisar já sabe..

 

Diogo.. os nitratos e fosfatos tenho sempre em abundância.. e pelo que li quem usar o solo com amazonia e power sand e todos os aditivos ADA, que apenas é necessária a fertilização de Micros (Step2) e K, mas claro.. irei monitorizar os valores com os testes.. mas sempre que faço.. tenho nitratos sempre na casa dos 20, 25mg/l e o fosfatos a 0,5 ou mesmo 1,0.

 

É o que vou fazer mesmo... deixar andar e deixar as plantas crescerem mesmo com a alga.. porque senão deixo de ter plantas...

 

E o uso da água oxigenada.. vou ponderar o uso.. mas se usar é muito pouco em todas as mudas de água..

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo!

 

Como Já te disse antes as BBA nao vao desaparecer apenas as podes controlar!

Ao usares EXCELL sempre vais gastar muito dinheiro!

A agua oxigenada aplicas mesmo junto as algas, algumas plantas aguentam outras nao!

Plantas que eu usei e aguentaram foi eleocharis, staurigyne, rotalas e acho que mais nada!

Sobre a eritromicina nao vejo problema, era da mameira que as cianos nao te voltavam a aparecer!

 

Atençao que tens de ter 3 ingredientes para crescer as plantas nitratos, fostatos e potassio!

Explicando de forma simples é assim:

Havendo K terás uma melhor assimilaçao de no3, se tiveres no3 terás uma melhor assimilaçao de po4 mas o primeiro a ser assimilado pelas plantas é no3 depois po4 e por ultimo k!

Ou seja, tens de ter potassio para os nitratos serem consumidos e tens de ter nitratos para o po4 ser consumido!

Depois disso tens de procupar com a luz e co2!

 

Eu comprei 200gr de kh2po4, kcl 200gr e magnesio 100gr, tudo deu 10€ e tenho fertilizante para bastante tempo!Mais de 1 ano!

E arranjo kno3 a 3.00€ a 500gr!

 

Acho que deves ter um regime, seguir por exemplo o EI que te vai dar beneficios e ajudar no crescimento das plantas!

Tens tudo de bom no aquario para dar certo, e a alga BBA so tens de a controlar!

Eu acho que devias de deixar crescer um pouco a flora e nao te preocupares com a alga durante 1semana ou 2!

Senao daqui a pouco nao tens plantas!

 

So falta uma coisa nisso!

Fotos do aquario?

Não ha?lol

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu por acaso ia dar o exemplo do Vitorfranco que acho que vi no topico dele que tinha usado agua oxigenada e nao teve problemas!

Mas lá tá tu é que sabes, se achas que a fauna vai ter problemas nao uses mas eu acho que nao corres riscos!

Tens de desligar os filtros aplicar muito perto e esperar 10min a 20min!chega!TPA 50% e depois EXCELL perto outra vez!

 

Outra pergunda!

200gr de potassio em 1L quantos ppm sao para quantos litros?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de mencionar o que me levou a mudar de agua oxigenada para o ecxell, é que o meu aquário é de 470 litros, tem quase 400 litros de agua e fazer TPA de 50% cada vez que aplicava agua oxigenada, estava a dar cabo das costas aqui do rapaz.

 

Podes continuar com o Ecxell diariamente, mas nos dias em que fazes TPA, experimenta a agua oxigenada, mas ataca por zonas, foi assim que eu fiz e resultou.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu por acaso ia dar o exemplo do Vitorfranco que acho que vi no topico dele que tinha usado agua oxigenada e nao teve problemas!

Mas lá tá tu é que sabes, se achas que a fauna vai ter problemas nao uses mas eu acho que nao corres riscos!

Tens de desligar os filtros aplicar muito perto e esperar 10min a 20min!chega!TPA 50% e depois EXCELL perto outra vez!

 

Outra pergunda!

200gr de potassio em 1L quantos ppm sao para quantos litros?

 

abraço

 

Pelo que vi aqui - http://www.aquariofi...showtopic=91192

 

Irei dosear 4ml por dia para 400L. Penso que seja o ideal :)

 

Esqueci-me de mencionar o que me levou a mudar de agua oxigenada para o ecxell, é que o meu aquário é de 470 litros, tem quase 400 litros de agua e fazer TPA de 50% cada vez que aplicava agua oxigenada, estava a dar cabo das costas aqui do rapaz.

 

Podes continuar com o Ecxell diariamente, mas nos dias em que fazes TPA, experimenta a agua oxigenada, mas ataca por zonas, foi assim que eu fiz e resultou.

 

É isso mesmo que estou a pensar fazer.. e vamos a ver se consigo controlar esta alga..

 

Em relação às cianobactérias Diogo , onde encontro a eritromicina ? Farmácia?

 

Eu daqui a pouco vou meter fotos para verem onde é que a alga aparece.. e é só onde a tenho..

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gmmartins.. epah o CO2 está a bombar como se não houvesse amanhã... estou a dosear mais de 5 bolhas por segundo.. falta de CO2 eu acho que não é... o drop checker está verde.. solução kH 4 de água.. por isso acho que o CO2 não é.. e depois tenho metido excell practicamente todos os dias..

 

Pelo que tenho lido sim as BBA é falta de co2 mas eu já não sei o que fazer.. será que metendo um reactor de CO2 externo , seria melhor ? :( Já pensei nisso..

 

Deixo umas fotos..

 

p1030819i.jpg

 

p1030824b.jpg

 

p1030826x.jpg

 

A tal alga, ciano.. que só se forma somente ali e que deixa um cheiro no aquário por vezes insuportável.. será mesmo desta alga ou é das BBA?

 

p1030829h.jpg

 

As BBA :( :(

 

p1030833x.jpg

 

p1030834d.jpg

 

p1030835u.jpg

 

p1030836h.jpg

 

p1030837x.jpg

 

p1030839d.jpg

 

p1030842hc.jpg

 

p1030843e.jpg

 

Agora deixo um pequeno vídeo do CO2 como está a bombar.. e uma geral do aquário.. a máquina não é grande coisa.. mas quero ver se chateio o Hugo para vir cá tirar umas fotos e uns vídeos.

 

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Isso tá complicado!

Tens de colocar agua oxigenada nessas pedras!

Sobre o cheiro é mesmo das cianos!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.