[DIY] Móvel em Faia para Aqua 100x45x45.


Recommended Posts

Após muita procura por um Móvel para o meu Aqua acabei por desistir e meter mãos á obra bowdown

 

Desenho de preparação para corte da chapa em que optei por uma espessura de 19mm

Pic_4546_1.jpg

 

Após uma demão (foi dado 2 demãos) de tapa poros celuloso (diluido com um pouco de diluente celuloso) na madeira, dá para ver a diferença do antes e do depois

Pic_4546_2.jpg

 

Ás peças a secar após ter dado o tapa poros

Pic_4546_3.jpg

 

Após cerca de 1h, tempo que o tapa poros leva a secar, foi passar á lixa até ficar lisinho

Pic_4546_4.jpg

 

Aqui começa-se a ver já algumas peças montadas

Pic_4546_5.jpg

 

A aparafusadora a trabalhar nas mãos do meu amigo PERES que me ajudou bastante e deu-me algumas luzes naqueles pormenores que só mesmo um carpinteiro sabe

Pic_4546_6.jpg

 

Já começava a ficar animado bowdown

Pic_4546_7.jpg

 

Já com as portas

Pic_4546_10.jpg

 

Pic_4546_8.jpg

 

Como vai ficar

Mas aqui podem reparar num erro meu de preparação da chapa em que o desenho das portas não bate certo, um para cima e outro para o lado, é o que dá a inexperiência.

Pic_4546_9.jpg

 

Optamos por dar o verniz (sintético - demora mais tempo a secar mas é muito melhor de trabalhar) já com o móvel montado para ganhar tempo, o único problema é o cuidado que tem de se ter para não ficar nenhuma peça para trás (por envernizar)

Nota: dei um verniz sem brilho pois não gosto de ver os móveis brilhantes, aqui nas fotos não parece pois o verniz ainda não tinha secado.

Pic_4546_15.jpg

 

 

Para dar melhor o verniz nas portas convém as pendurar conforme a imagem mostra

Pic_4546_11.jpg

 

Aqui e finalmente o móvel a secar

Pic_4546_12.jpg

 

Material usado no DIY

 

Puxadores e dobradiças

Pic_4546_13.jpg

 

Verniz, diluentes, tapa poros, rolo, pincel, lixa fina e tabuleiro.

Pic_4546_14.jpg

 

Ok, agora vem a parte dura

Além de saber que me iria ficar um pouco caro este DIY, resolvi o fazer pois tem exactamente as medidas que eu quero (para o filtro, botija de Co2, furos para fichas e o melhor - medida do Aqua)

 

Preços:

 

Chapa de madeira em faia de 19mm e já orlada (pelicula em madeira colada á volta depois de cortada)-97,00€

Lixas finas para madeira - 3un (0,50€/un)-1,50€

Pincel para envernizar-0,85€

Rolo com duas recargas-3,00€

Recepiente em plástico-1,20€

Verniz Sintético - 9,00€

Diluente Sintético - 3,50

Tapa Poros Celuloso - 6,00€

Diluente Celuloso - 3,50€

Dobradiças (italianas, aqui optei por uma coisita melhor) (3,75/un)-15,00€

Puxadores - (2,90€/un) - 5,80€

Parafusos para madeira - 50un - 1,00€

Gasolina para as voltas (também conta e se conta, numa altura destas :P ) - 5,00€

Projecto (de minha autoria :crazyeyes: , e quem precisar de um continua a ser de borla :crazyeyes: )

 

Total - 152,35

Como podem ver não ficou barato mas ficou como eu queria bowdown

Espero ter ajudado pelo menos 1 a tirar algumas dúvidas

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom  

 

Isso das portas é devido ao excesso de vontade  os pormenores escapam com uma pinta...

 

Não foi este o caso pois andei quase o tempo de projectar uma moradia para projectar este simples móvel :?: , mas compreendo o que dizes eu costumo chamar a isso a "tesão do mijo" :twisted:

 

 

Lá está este gaijoooooo sabe o que (palavra corrigida) faz......  

Continua amigo.....  

 

Tás sempre na mó de cima camarada ......

 

O que eu posso dizer em relação a este tipo de incentivo :P

Desculpa lá dizer isto só agora mas caso me tivesses elogiado á coisa de 3h talvez te oferece-se o Potássio :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...

só descobri o topico hj, mas sinceramente, coisa de profissional :lol:

parabéns...

PS.: um detalhe... os litros de vinho (vazios claro lol ) foram os causadores da porta? tou a brincar :wink:

Já agora tens o aqua já?

 

Fica bem, continue com o bom trabalho...

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Boas

 

Desculpem só agora responder mas pensei que este tópico já tivesse esquecido :crazyeyes:

 

Esse vinho ajudou bastante :drinking:

 

Os furos pedi para os fazerem, um amigo meu passou por lá e passados 2 minutos já estava, tem que ser com uma broca especial para o efeito e com muito cuidado, acho que eu não conseguia, pelo menos á primeira e caso dê para o torto ficas logo com a porta esfolada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

parabens por esse movel está espetaculo!!

 

vo fazer um movel igual ao teu (espero que não te importes eu pago os direitos de autor :-D ) mas to com algumas duvidas!

 

o movel vai ter 70(a) 50(l) 91© para um aqua de 90*45*45, vo faze-lo em MDF de 20mm

 

as minhas duvidas no fim vo pintalo de preto fosco, será este tipo de tinta compativel com o tapa poros celuloso, que tinta preto fosco posso usar existe propria para madeira ou é a normal para metal??

 

no teu movel a parte que assenta no chão é a propria tabua ou tem algum tipo de pés???

 

o meu chão é de ums musaicos irregulares (não são lisos) e teem juntas com +- 1cm de largura havera algum problema de ser a propria tabua a assentar no chão???

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Feijão

Afinal és tu que gostas do meu móvel :?:

 

Pintar o móvel? vais tirar "requinte" á madeira, não uses MDF

 

Sim, é próprio para madeiras, quanto a dar por cima da tinta, também não aconselho

 

Os pés, cortei uns pedaços (5) dos resto de madeira que sobraram e já está, não convém ser a tábua do fundo a servir de base pois além de o chão raramente estar nivelado a esse ponto, em caso de derrame de água são os pés que vão sofrer e não a tábua.

 

Depois cobrarei os DIREITOS...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Feijão

Afinal és tu que gostas do meu móvel

:mrgreen: tá muito fixe

 

Pintar o móvel? vais tirar "requinte" á madeira, não uses MDF

vai ter mesmo de ser em MDF é que arramjo-o a um preço quase dado, €€€ é um problema, claro que em madeira mesmo tem outro aspecto.....!!

 

Sim, é próprio para madeiras, quanto a dar por cima da tinta, também não aconselho

tenho que ir ver quais as soluções que para o isolar da umidade e ficar preto fosco.

 

Os pés, cortei uns pedaços (5) dos resto de madeira que sobraram e já está, não convém ser a tábua do fundo a servir de base pois além de o chão raramente estar nivelado a esse ponto, em caso de derrame de água são os pés que vão sofrer e não a tábua.

é o que vo fazer

 

Depois cobrarei os DIREITOS...

ok :mrgreen:

 

isto é pra ir fazendo com calma... quando o fizer depois posto aqui na secção diy

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Também gosto muito de DIY, é um gozo especial. Quero-te dar os parabéns pelo projecto vindo de alguém que não é da área tá perfeito. Isso da porta nem se nota, acontece aos melhores.

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

boas,

 

Agora vi o tópico, e olha que não está nada mal! Ficou fixe sim senhor.

 

O meu pai é carpinteiro, daí que dê para eu tirar certas conclusões, mas neste caso nada a assinalar, só dizer que ficou bom. nyah

 

Eu só fazia uma coisinha diferente, hás-de reparar, quando tiraste a foto do móvel todo montado, que ele por cima das portas tinha um espaço que ficou em vão até ao tampo, eu aí metia uma travessa em cada espaço da porta só com uns 3cm de espessura, para tapar a ranhura, para quem olha de mais longe não ver que falta ali madeira.

 

De resto, nada a dizer!

 

Abraço e continuação de obras assim aí para esses lados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo elogio, também acho que não ficou mal, mas que dá trabalho, lá isso deu

 

Também não deixas escapar nada, mas olha que essa falha nota-se apenas quando se está no fundo da sala, mas eu não deixo ninguém ir para lá banana rock

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 2 semanas depois...
sou novo por aqui, e não estou conseguindo ver nenhuma figura. O que faço?

 

 

eu vi as imagens, verifica se não terás algo a bloquear o site das imagens. (tipo anti-vírus ou algo similar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

já nao da para ver fotos :/

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais