AirbornG

Membro
  • #Conteúdo

    87
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre AirbornG

  • Aniversário 06/13/1980

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Anadia (Aveiro)
  • Localização
    Anadia (Bairrada)

Quem visitou o meu perfil

2063 visitas ao perfil

AirbornG's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

2

Reputação

  1. Com mais de 2 anos de atraso cá venho eu mostrar o projeto terminado. Na verdade foi terminado poucos meses depois, no final de Junho 2012, mas o projeto consumiu tanto tempo e teve tantos passos que eu queria fazer aqui uma descrição passo a passo. Mas nunca arranjei tempo para o fazer... lá diz o ditado: 'o óptimo é inimigo do bom' Recentemente vi num site que costumo acompanhar, o Instructubles, um concurso sobre DIY relacionados com aquários que junto com alguns prémios foram a motivação que faltava para escrever um 'relatório' passo a passo deste projeto. E não é que ganhei mesmo Podem consultar o DIY (em inglês mas com muitas fotos) em http://www.instructables.com/id/Build-an-aquarium-that-looks-good-on-any-living-ro/ Peço desculpa pela demora, mas espero que concordem que mais vale tarde que nunca.
  2. Boa ideia! Ate porque tive a mesma Comprei ja umas bombas ha uns 2 anos mas andei entretido com outras coisas... uma delas a aprender a programar Arduinos, isto depois de varias tentativas de aprender PICs Ha uns meses coloquei finalmente um LCD touch a funcionar com Arduino, fiz numa semana o q n fiz em anos com os PICs! O passo seguinte sera por o relogio a funcionar e finalmente as bombas. Chegaste a acabar este sistema? Da para partilhar o codigo?
  3. Parabéns pelo projeto e muito obrigado por colocares aqui o DIY tão bem explicadinho Eu ando a preparar a parte técnica do meu aqua também e estou com dificuldade em encontrar uns cotovelos como os que usaste. Podes dizer onde os compraste e para que diâmetro de mangueira é?
  4. Sei que estou há muito tempo sem dar notícias mas isso porque não queria alongar muito o tópico com comentários sem apresentar resultados As coisas estão a evoluir e quando estiver mais avançado faço uma atualização como deve ser com muitas fotos :D Para já podem dar uma ajuda no layout! Quanto à serra de disco comprei uma Bosch no AKI por 20 e tal €s que faz um corte muito melhor e também dá para alumínio. Não foi barata mas é boa e é uma contribuição para a enorme artilharia de ferramentas do meu pai na qual não falta nada! (faltava só este disco ) A madeira acabei por comprar contraplacado marítimo folheado a carvalho na Manuel Alfredo Marques & Filhos Lda. Não tinham o mdf nas medidas que tinham orçamentado e como eu já tinha os planos feitos fizeram um preço aceitável. Gastei em duas placas de 2500x1250x15mm cortadas em bué bocados e 50 m de fita 20mm com cola cerca de 160 e tal €s. @Hugo Duarte Boas! Pois é o teu aqua está "de molho" ainda A estrutura ainda está a servir de apoio ao aqua mas para este móvel acabei por fazer uma estrutura de raiz. A tua não dava para abrir as portas como eu queria e como trabalho numa metalomecânica tive alguma facilidade. Demorei foi um tempão a desistir de usar a tua porque afinal de contas estava prontinha :D Mas decidi que este projeto seria feito sem cortar caminho para me poder orgulhar do resultado final. Boa sorte também para o teu projeto e futuros, porque o bichinho não morre facilmente :D
  5. AirbornG

    Roots of Eden 430L

    Olá comunidade! Estou há mais de um ano a preparar aos poucos o meu novo aqua plantado 120x60x60. O aqua usado já está comprado há mais de um ano e entretanto tenho comprado quase todo o material. Ando neste momento de volta do móvel. Estou também a começar a pensar no layout, que vai ter por base este tronco XXL Para já gostaria da vossa opinião sobre como usar o tronco. Sei que é muito grande mas isso é precisamente o que eu gosto. Fiz várias fotos em várias posições para poderem ver e comentar melhor. Usei uns plásticos e vassouras para simular os limites do aqua uma vez que como está não cabe. Tenho portanto que cortar, a questão é como. A minha ideia inicial quando o vi por colocá-lo assim: [1] Mais ou menos centrado com as raízes a estenderem-se para a frente e para os lados. O problema é que assim só tem 35cm da altura e preciso de 50 (o aqua tem 60) para que o topo não fique debaixo de água. A ideia é parecer que a árvore continua para cima... Pensei em acrescentar um tronco na continuação deste. Experimentei mas fica sempre a notar-se o corte e fica mal portanto. Uma solução seria: [2] Ou seja, encostar para trás de forma a parecer que a raiz sai de trás do aqua.. Desaparece a ideia da árvore. Não gostei muito... Outra opção: [3] Levantei o tronco o suficiente para ficar com 50 cm de altura. Nesta posição já 'sai por cima'. As raízes pequenas já não chegam tão à frente mas o tronco passa a ocupar muito espaço verticalmente porque fica muito inclinado para a frente. Finalmente experimentei assim que até agora é a minha preferida: [4] Mantive a altura mas encostei à direita. O lado direito vai levar um vinil preto e os principais vidros para ver o aqua são os dois lados que não têm plástico nas fotos. O vidro de trás vai ser acessível mas pouco. Assim penso criar umas tocas na parte de trás do tronco para os peixes mais tímidos e ir lá de vez em quando dar uma espreitadela :D Assim mantenho o tronco a sair por cima, ganho algum espaço e posso usar aquele tronco para esconder alguns tubos, como a aspiração do filtro externo, que vai entrar precisamente naquele canto. Tenho que pensar bem esta questão porque para qualquer solução tenho que cortar, mas onde cortar depende da solução escolhida e depois não dá para voltar atrás. Fico à espera de opiniões e sugestões!
  6. Acho que a maior parte dos móveis de 'madeira' são de mdf folheado. Os móveis da sala são todos em wengue ou carvalho escurecido. Também prefiro de longe a madeira natural a qualquer material sintético ou imitação de madeira. Quanto ao mdf vs aglomerado, o mdf é muito melhor e em folheado a diferença de preço é insignificante (conta muito mais o tipo de madeira do folheado). Quanto ao material está mais que decidido, com convicção Finalmente quanto à água, vou aplicar um bom verniz e nas zonas problemáticas isolar com silicone preto. Estou confiante que não vai haver qualquer problema e que o móvel vai ficar para os meus filhos (ainda em projeto só tb )
  7. lol, quando vi tua foto pensei: 'mas eu não coloquei aqui a minha foto!!' Tá muito desfocada e podia ser muita gente, incluindo eu Obrigado pelos elogios. O corte serviu muito bem para o mdf de dentro. Embora a serra não fosse a mais indicada (sei-o agora) ficou bem o suficiente. O aki não vende mdf folheado (revestido a folha de madeira verdadeira, não a vinis com impressões a imitar madeira), nem as outras cadeias de bricolage, por isso tenho que recorrer a casas especializadas mesmo. A parte eléctrica não vai ficar tão 'clean' como algumas que tenho visto por aqui mas vai ser (se eu conseguir e lá chegar) das mais complexas, porque o DIY é um hobbie em si mesmo (e mais não digo)
  8. Estive a procurar serras de disco e parece que serras muito mais indicadas para este trabalho sim. A que tenho é mais para corte rápido, sem qualidade... Ainda assim não tenho como transportar as placas grandes inteiras mas já agora onde compraste a tua serra? Essas artémias vão ter um resort antes da matança portanto
  9. O principal problema ia ser a dimensão da placa (para transportar e manusear para o corte). Prefiro também comprar já cortado em máquinas profissionais. O móvel é para ficar na sala, e depois de finalmente ter sido aprovado tem que ficar com um bom acabamento senão é recambiado para um canto qq
  10. Não percebi completamente a tua solução mas percebi a dúvida. Faltam muitos pormenores do desenho 3D. Alguns estão no desenho à mão mas admito que não se perceba bem A tampa vai abrir como está represento no 3D. É a forma como posso ter um bom acesso (se levantasse só a parte de cima o acesso era mais alto) e ter a maior facilidade de abertura (articulando no lado mais comprido em vez de um mais curto, e sem as laterais, para ser mais 'leve'). Como vou conseguir isso: - vou ter um perfil L em alumínio a contornar o interior da tampa, que está aparafusado às partes fixas do mdf e colado com silicone à aresta de cima do aqua. Em termos de peso a tampa fica toda apoiada do aqua, e fica fixa devido ao silicone. - a articulação vou fazer com dobradiças que já comprei, tipo porta de armário, entre o topo da tampa e a parte longa de trás. Espero ter sido claro Entretanto já tive duas respostas de empresas que não cortam o mdf, só vendem a placa inteira e agora estou à espera de resposta de outras duas. Além das placas terem 2750x1830 e não as conseguir transportar facilmente, a serra que montei não tem a qualidade de corte que pretendo para a parte exterior do móvel (e mesmo que tivesse teria também dificuladade em manejar uma placa tão grande.. Mais notícias logo que elas existam.
  11. Pois, tb eu queria isto mais adiantado... Ontem fui às compras. As dobradiças já comprei mas 'o estabelecimento' onde fui tentar comprar o mdf folheado para o exterior estava fechado. À semana é complicado mas vou ter que arranjar um bocado senão isto n anda..
  12. Parabéns! Não sei se a ideia é original mas é de engenhocas. Como o ovo de Colombo, é simples e eficaz.
  13. AirbornG

    Balastro

    Uma pergunta interessante. Eu testei uns que comprei numa calha usada fazendo ligações temporárias 'em bancada' e usando um lâmpada que sabia estar boa. Teria sido mais simples com um multímetro mas não sei qual o 'sinal' que a lâmpada recebe. Acho até que varia com o tempo pelo que não seria simples. Isto para verificar se funcionam bem. Agora se estiverem estragados provavelmente não funcionam por completo (em oposição a passarem tensão às lâmpadas mas no formato ou amplitude errados). E para isso basta ver se tem algum sinal da saída. E se tiveres um funcionar é só comparar
  14. Não sou nenhum especialista mas cá vai a minha opinião que vale tanto como qualquer uma. Não percebo porque falam alguns em pressões brutais.. a pressão só depende da coluna de água, ou seja da profundidade do aqua. Por outro lado a tensão no vidro (o que o faz partir) depende da pressão e da 'flecha', ou seja, do comprimento de vidro 'não apoiado'. Podes fazer uma simulação no aquatools http://www.theaquato...g-your-aquarium e vais verificar isso mesmo. Colocando os dados do teu aqua, com o lado mais comprido de 120 cm e altura 55cm ( podes variar a largura mas não interessa desde que seja inferior a 120) e vês que o resultado é de 9mm (sempre valores sem qualquer travessa). No caso de quereres colocar travessas, já agora, penso que o desenho que tens não é o ideal porque há duas travessas a segurar o segundo lado mais comprido e nenhuma a segurar o lado de 120cm que é o que precisa mais (lá está a ideia de que aquele ângulo aumenta as pressões, não sei porquê). Eu, se achasse que era necessário colocar travessas, colocaria em primeiro lugar uma do canto interior ao centro do lado mais comprido (120cm) e se quisesse reforçar mais ainda, só aí colocava também outra do mesmo canto ao segundo lado mais comprido, o que está inclinado. Mas o melhor, e se quiseres fazer uma coisa bem feita, que pelo que está feito até agora parece ser sem dúvida o caso, é fazer em vidro de 12mm sem travessas. Ficas com muito melhor acesso para manutenção, apanhar peixes, etc e ainda ficas com resistência para o carrinho de brincar que o puto atira ao aqua só porque sim...
  15. @ramparts Os MPa (mega Pascal) são N/mm2 (Newtons por milimetro quadrado) e correspondem a 10,3 kg/cm2 (ou 10,3kgf/cm2 para os entendidos). Precisamente uma das vantagens desta construção é o espaço. Se não nos importarmos de colocar umas travessas ali por dentro a estrutura pode ficar bem mais leve.