Sign in to follow this  
Carlos Pacheco

Projecto Aqua 150x60x60

Recommended Posts

Muito bonito.

Muito trabalho, mas também muito futuro.

Continuação de boa montagem.

Obrigada Calmcacilis

Agora e montar a maquinaria toda.

Com um pouco de sorte começo este domingo :P

tambem quero ver este projecto a avançar.

depois de tanto tempo estou curioso para ver como vai ficar o aquario.

bom trabalho.

tambem quero ver este projecto a avançar.

depois de tanto tempo estou curioso para ver como vai ficar o aquario.

bom trabalho.

Es tu e eu Diogo :naughty:

cumps

Boa noite.

Hoje consegui fazer alguma coisa.

O lado esquerdo esta praticamente montado:

33thy8n.jpg

Uma das bombas já no sitio

25k067r.jpg

Ligação dos fios e marcação dos mesmos, para no futuro ser mais facil saber a que pertence cada fio.

2qu3vhk.jpg

Foto Geral da "casa das maquinas"

330cmmp.jpg

Ainda me falta comprar uns curvos, amanha vou tratar disso.
Depois vou fazer os testes a calha.

Ainda não encontrei o raio da ventoinha que vai fazer o arrefecimento dentro do armario, se não encontrar tenho que mandar vir uma.

Penso que nesta altura do campeonato não posso cair na tentação de querer montar tudo a pressa, a que fazer as coisas com calma para ficar o melhor possivel.

Cumps

isso ja esta a andar bem.

por vezes e melhor fazer a coisas com calma do que a pressa e mal feitas.

continuaçao do bom trabalho.

Boa noite.

Hoje consegui fazer alguma coisa.

Ainda não encontrei o raio da ventoinha que vai fazer o arrefecimento dentro do armario, se não encontrar tenho que mandar vir uma.

Penso que nesta altura do campeonato não posso cair na tentação de querer montar tudo a pressa, a que fazer as coisas com calma para ficar o melhor possivel.

Cumps

Sim é melhor ter calma para fazer a primeira, a ventoinha podes tentar tirar de uma fonte de PC usada ou mesmo de um microondas na sucata, a do microondas tem a vantagem de ser 220v e pode ser ligada sem fonte alem de serem mais silenciosas.

Sim é melhor ter calma para fazer a primeira, a ventoinha podes tentar tirar de uma fonte de PC usada ou mesmo de um microondas na sucata, a do microondas tem a vantagem de ser 220v e pode ser ligada sem fonte alem de serem mais silenciosas.

Ola Diogo. Sim a coisa já está a andar, mas ainda tenho algumas coisas por arrumar aqui em casa. Dai o aquário estar mais atrasado. Isto com a mudança não tem sido pêra doce.

PDI obrigada pela dica, ainda não encontrei a dita lolol.

Já montei praticamente tudo, até ja comecei a meter substrato fértil no aqua para ver como vai ficar a coisa.

Amanha tiro fotos e meto aqui.

Cumps

Carlos acredito que o calor não seja muito, se calhar apenas duas grelhas, uma de cada lado do móvel em baixo e a outra em cima que cria o efeito convecção e provoca uma pequena circulasão de ar que pode ser o suficiente, e se não for ai aproveitas e numa das grelhas e pões o ventilador ficando a outra para compensação.

Carlos acredito que o calor não seja muito, se calhar apenas duas grelhas, uma de cada lado do móvel em baixo e a outra em cima que cria o efeito convecção e provoca uma pequena circulasão de ar que pode ser o suficiente, e se não for ai aproveitas e numa das grelhas e pões o ventilador ficando a outra para compensação.

Bom dia.

PDI a minha preocupação e mais com a fonte, não sei ate que ponto a dita vai aquecer.... E se a Gaja berra tenho que esperar 2 semanas para chegar outra...

Hoje tenho de falar com o meu amigo João para instalarmos a programação do adruino ainda esta semana.

Cumps

Sei que estou atrasado com as fotos mas aqui estão elas.

rcn2q1.jpg

2r4sdwm.jpg

Isto para já e só uma ideia . mas depois vou metendo o desenrolar da coisa

cumps

Bom dia, aqui fica uma pequena actualização.

10zcqps.jpg

xm3eqc.jpg

2vmysea.jpg

2dajf68.jpg

2dajf68.jpg

Ainda não sei se vou alterar alguma coisa, mas logo se vê na sexta biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps

Já a algum tempo que ando a matutar o filtro para isto.

Hora como não queria ter sump por causa de evaporação de agua e humidades dentro do armário isto foi sempre projectado para levar

filtros.

Agora como todos sabemos o grande problema dos filtros no mercado e que o caudal nunca acaba por ser o que esperamos.

Por outro lado também queria ter um bom volume de massa filtrante.

Digo isto porque a minha ideia sempre foi de ter o aquário meio preparado para tudo, assim se mudar de ideias no que diz respeito a fauna

ou flora posso mudar sem grande stress.

A meu ver o problema nem sequer e fazer o filtro, porque pelo meu ponto de vista um filtro e apenas um recipiente por onde a agua passa

por diferentes tipos de matéria filtrante e a mesma e filtrada.

O difícil era encontrar o recipiente correcto que permitisse colocar as matérias filtrantes lá dentro sem grande problema e estanque, e por

outro lado arranjar uma bomba de retorno que compensasse a nível de preço e de consumo.

Depois de muito procurar ando com esta ideia:

Bidão de abertura muito larga, altura 35,9cm, Diâmetro 33,8cm, Abertura 29,5cm, capacidade de 26 litros.

Como o bidão tem pegas facilita em muito quando for preciso tirar, e como tenho um carrinho azul do ikea para carregar coisas era so meter em cima do carrinho ate ao local de limpeza.

Bomba seria a Aquabee UP 2000/1 porque tem mais poder de elevação, consumo de 33W. Tamanho, comprimento 9,5cm, largura 8cm e altura 9,5cm.

O que em teoria dava perfeitamente para colocar em cima da tampa do bidão porque o mesmo tem 29,5cm de abertura.

Como o bidão tem uma capacidade de 26 litros, em teoria devo conseguir pelo menos uns 23 litros de matéria filtrante, ora como a ideia era fazer dois o aquario iria ter 46 litros de matéria filtrante.

Ordem das matérias filtrantes de baixo para cima: Bio Bolas, esponja grossa, cerâmica, esponja intermédia, em princípio rocha vulcânica, esponja fina e por último lã filtrante.

O que a meu ver e mais que suficiente para um aquário que irá ter 540 litros teóricos, mas parto do princípio que matéria filtrante nunca é de mais.

Quanto ao caudal... como vão ser duas bombas, se o caudal for muito isso também seria fácil de resolver.

Um desenho da coisa:

oxna1494136v12ph.jpg

Ora eu não estou a fazer nada de novo, o principio e o mesmo que a EHEIM utiliza a muito tempo nos EHEIM Classic e mais recentemente a ADA.

Eheim2260.jpg

Custos:

O bidão: 40 euros X 2

Bomba : 69euros X 2

Depois falta meter os custos dos passa muros, tubagem e matéria filtrante.

Ora um EHEIM 2080 custa a volta de 350 euros sem matérias filtrantes… e so fazer contas.

Mas como disse isto está em estudo…

cumps

Boa tarde,

Alguém me sabe dizer onde comprar um bidão destes?

Agraço a ajuda depois era comprar a bomba eheim e os restantes acessórios ajuda sff

Sign in to follow this