ALGAS, ROCHA VIVA E PRAGAS
Área especifica para falar de Algas e os seus benefícios, Pragas e o seu controlo e Rocha viva.
Subforums
191 topics in this forum
-
- 5 replies
- 1.4k views
O que será? Será discossoma Sent from my GT-P6210 using Tapatalk 2
Last reply by J. Soares, -
- 10 replies
- 1.8k views
Boas,ultimamente os vidros estão a ficar cobertos por isto,não sai facilmente ao passar o dedo por isso desconfio ser alga coralina,mas preferia confirmação. Shot at 2012-08-11
- 8 replies
- 1.7k views
Boa noite a todos Tive a infeliz surpresa de ter pelo menos 6 bristleworms no meu Aqua e precisava que me pudessem ajudar a encontrar um predador para as mesmas, se é que existe algum eficaz. obrigado
- 3 replies
- 1.1k views
Boa tarde deixo uma foto para que me possam ajudar, esta uma "coisa" castanha agarrada a uma rocha que não faço ideia do que é, alguém me pode ajudar? Obrigado
Last reply by Sérgio Carmo, -
- 4 replies
- 1.1k views
Tenho o aquario montado ah 3 dias e agora apareceume isto.Alguem me sabe dizer o que é? Uploaded with ImageShack.us
-
- 13 replies
- 2.4k views
Boas. Ja li aqui bastante e tenho algumas duvidas como fazer desaparecer as mesmas o aqua tem 2 meses. tenho 2 ermitas, 1 turbo snail e 3 nassarios. (penso tambem que sejam poucos para uma aqua de 360 L) :s faco tpa´s semanais de 30 L, alimentaçao 3 vezes ao dia com uma pipeta para nao haver excessos. as mesmas estao a crescer em todo lado, rocha morta, rocha viva por cima das algas coralinas ou seja as mesmas estao a deixar de se ver. escumador wave reef para 600 L, circulaçao 3000 L/H mais 5000 L/H. iluminaçao 8 horas de luz branca com actinica e uma hora antes de depois so atinica. que podera estar a acontecer? Valores: ph: 8 kh:13 …
Last reply by aquaman453, -
- 2 replies
- 1.5k views
Boas noites, Actualmente ainda existem 3 espécies de criaturas marinhas por identificar no meu aquário (de recife). Tenho curiosidade em saber do que se trata pois sempre achei de um enorme interesse estes seres que vão surgindo quase que espontâneamente no ecossistema. E também porque não sei até que ponto poderão tornar-se pragas. São então as seguintes criaturas (que ainda não fotografei - vou tentar, pois, descrevê-las o mais detalhadamente possível): Ser não identificado 1 Começou por desenvolver-se em colónia agarrada à parte inferior do vidro do termómetro. Cor: branco/branco creme. Textura: mole tipo borracha. Forma: pequenos balões cada qual com um póli…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Esta é a primeira vez que tenho um aquário de água salgada. Já o tenho desde Janeiro, está tudo a correr bem, até hoje que reparei num ser estranho na minha rocha viva. Mexi-lhe com uma escova e é esponjoso. Está agarrado à rocha. Ajuda por favor! Obrigada http://imageshack.us...0564101914.jpg/
-
- 2 replies
- 1.4k views
Ora viva, A uns tempos apanhei um coral que trazia ovas de choco. Ontem nasceram 5 chocos e a minha duvida é se a tinta libertada será toxica para os restantes peixes. Aqua de 300L 2 nemos 2 donzelas 1 estrela 20 turbo snail Cumprimentos
-
- 22 replies
- 4.5k views
Boas,faz hoje exactamente um mês que tenho o aquário montado,tenho usado agua natural,só que entretanto apareceu-me este tipo de alga,que começou num pedaço de rocha viva e agora tem aparecido salpicos da memsa alga nas restantes rochas,para não falar de pequenas manchas verdinhas no areão e na rocha.Sei que é normal aparecer algas em aquários recentemente montados,mas este tipo em particular de alga é normal ou prejudicial e se há maneira de a eliminar? Se as raspar com uma escova de dentes será boa solução? Shot at 2012-05-07 Shot at 2012-05-07 Shot at 2012-05-07
Last reply by Sérgio Carmo, -
- 9 replies
- 1.8k views
Boas, O meu aquário tem cerca de 3 anos e à cerca de 4 meses que me deparo com um tipo de alga castanha, que inicialmente começou por ser alga verde filamentosas e tem vindo a ser substituida por uma alga castanha que julgo ser cyanobacterias. Agradeço toda a vossa ajuda para tentar combater esta praga. Obrigado. Parâmetros: Fotos das Algas: https://www.dropbox....x1/DSC_0365.JPG https://www.dropbox....vn/DSC_0366.JPG https://www.dropbox....64/DSC_0368.JPG Setup: Aquário = 81 X 50 X 50 (8 mm vidro) - 200 lts Sump = Não Escumador=Tunze 9005 Bomba= vortech mp40 Termostato=200 wts Hagen Iluminação = Aqua Medic Ocean Light 150 Plus 1 x…
-
- 14 replies
- 1.9k views
Boas a todos iniciei a montagem do aquario em novembro o qual ficou cerca de 2 meses na ciclagem! desde ai que as algas vao e vem sem desaparecer por completo ja tendo eu tido algas de todas as cores!verdes castanhas e rochas mas quando uma acaba outra retoma! Que hei de fazer mais?eu faco as tpa certinhas o aquario tem 345L e troco 20L semanais de agua do mar(portinho) que aconcelham?
Last reply by VitorMT, -
- 10 replies
- 2.1k views
Boa Noite a todos, tenho o meu aqua a ciclar há 5 semanas, no fim da segunda semana começou a aparecer as diotomácias e pela terceira semana elas estavam em pleno boom. em termos de horas de luz estou a fazer 6 hrs no entanto tenho vindo a observar o aparecimento destas "algas" brancas que começaram apenas numa rocha e estão cada vez mais a alastrar mas apenasna rocha e nunca se alastraram para o vidro do aqua. A água que se usou para começar o meu aqua foi água do mar dos Açores e um pouco de água da torneira porque por fim faltava água do mar, mas as pessoas que instalaram o meu aqua disseram que não havia problema. Os primeiros testes foram feitos há 2 semanas …
Last reply by SamySte, -
Boas, alguem que me confirme se o que tenho na rocha são aptacias se faz favor. http://s1257.photobucket.com/albums/ii510/rjpf/?action=view¤t=IMAG0775.jpg
-
Olá pessoal, já há algum tempo que tenho vindo a verificar um crescente boom de 2 espécies no meu aquário. Uma dessas espécies são as hair worms, também conhecidas como spaghetti worms. Já pesquisei e sei que são boas para o aquário porque fazem limpeza, mas notei hoje que houve um crescimento enorme do número destas worms. Não fazem mal aos peixes nem a nenhum outro ser, mas se continuarem a crescer desta forma terei que retirar algumas destas worms. Alguém me sabe dizer como ?? Começou com uma e neste momento já há mais de 10. 2 - A segunda espécie são uma espécie de caracóis. Por mais que os retire, em 15 dias volto a ter uns 25 agarrados ao vidro do aquár…
Last reply by mig, -
- 1 reply
- 1k views
Boas, Aqui a uns dias comprei um tronco a um user aqui no fórum o qual me informo que o mesmo tinha sido comprado numa loja de animais e ja tinha sido usado por si mesmo, que não teria que me preocupar com agua com tonalidade castanha nem com qualquer tipo de tratamento. Com chegada do tronco fervi durante uma ou duas horas duas vezes em dias diferentes, so depois o introduzi no aqua. O que esta acontecer e a seguinte enquanto o troco seco vi que tinha uma espécie de algas so a volta do tronco assim fios muito fininhos. Depois de o ter metido no aqua e que se nota mais esses fiozinhos a volta do tronco porque ficaram suspensos. Queria saber se pode faz…
-
- 1 reply
- 3.8k views
Boas Tenho aqui umas duvidas a ver se o ppl mais expert na materia me consegue ajudar Essa Alga/musgo e invasora? E possivel manter em casa? Se sim, e possivel em aquas de agua doce? Como e que se chama? So vive agarrada as rochas ou e possivel manter como musgo de java?? Penso que por agora e tudo. Desde ja obrigado pelas respostas
-
- 0 replies
- 1.8k views
Boa Noite Sou o bruno , 29 anos e sou do seixal . (prazer) Não sei se é o sitio correcto mas queria saber de alguém da zona do Seixal (Setúbal) que venda ROCHA VIVA e preços claro. Obrigado
Last reply by Brunookie, -
- 10 replies
- 2.1k views
Boa noite a todos. Montei o meu aquário há 16 dias. Utilizei cerca de 15 kg de rocha viva que esteve a curar um mês e meio num recipiente com circulação elevada, escumador e aquecedor a 25º. Fiz testes ontem e verifiquei que tanto a amónia, como os nitritos e nitratos estão em níveis indetectáveis pelos testes colorímetros. Iniciei o fotoperiodo com 2 horas diárias de HQI, contudo, não tenho sequer uma única alga, parece que nem a alga coralina quer aparecer. Tenho visto por aqui vários aquários em fase de ciclagem e todos eles passam por uma fase de muitas algas. O meu está a ser completamente diferente, será que o ciclo do meu aquário já se iniciou ou já…
Last reply by psrpinto, -
- 2 replies
- 4.2k views
tenho na minha rocha viva um bicho que parece um camarão mínimo,embora não seja bem igual, branco,só sai à noite tenho também 2 bichos minimos, que nenhuma foto apanha, devem ter 0,5cm comprimento e nem 1 mm de largura, parece uma linha e um pontinho,... alguém tem bichos destes?
Last reply by Carlos Trabuco, -
Viva, No sábado passado montei o meu primeiro reef com 300L (em breve vou abrir um tópico com o setup). Na RV já detectei cerca de 4 aiptasias (duas delas já relativamente grandes). Já estive a ler os vários modos para as eliminar, no entanto não tenho Kalk e como o aqua ainda está a ciclar não posso adicionar nenhum vivo para as comer. A minha solução vai ser injectar vinagre, no entanto estou com algumas dúvidas: 1. Visto que o ciclo está agora a começar, devo eliminá-las já ou esperar até poder colocar os primeiros vivos para as comerem? 2. Usando o vinagre, deve adiciona-lo com uma seringa para cima delas ou posso injecta-lo directamente no topo ou no c…
Last reply by Peres, -
- 5 replies
- 2.4k views
boas pessoal, apanhei isto na praia e a minha duvida é se são plantas ou algas? e se podem ser usadas no aquário de agua doce? estão já há cerca de 3 dias num recipiente com agua doce. By dalmy at 2011-08-18 By dalmy at 2011-08-18 cumps
-
- 5 replies
- 2.1k views
Boa noite, venho colocar mais um tópico da "praxe". Mas faço-o mesmo por desespero... Apareceu no aquário, há ja cerca de 2 meses, uma alga acastanhada, que cobre tanto o areão como a rocha viva. Na rocha e no vidro do aquário faz uma espéce de fios parecido com fios de cabelo. No areão faz uma espécie manto. Na rocha já apareceu uma esverdeada. Já corri os quatro cantos da net, tudo o que é forum de referência à procura de informação ou de uma solução. O problema começa de raiz, pois não as consigo identificar: serão diatomáceas, dinoflagelados, ou "redslime"? Já procurei na biblia " the reef aquarim" e pelas indicações parece-me diatomáceas. Já …
-
Boa noite a todos! Reparei que na RV tem estes 2 seres que não sei o que são. O 1º esta a crescer e têm um aspecto gelatinoso o 2 desconfio que seja aiptásias....Preciso da vossa opinião. O Aquário tem um mês a ciclar. Obrigado Luís
Last reply by LMLM1975, -
- 9 replies
- 4k views
Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010. Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros. Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço. De momento tenho: à vontade 20l de rocha viva, uma bomba de 1400l/h, escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua, termostacto de 200w iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic De peixes tenho: 2 peixes palhaços, 4 puffers pequenos de 4cm cada, um camarão de 10cm Lysmata amboinensis, e um coral Saicarcophyton ehrenbergi e outro que é xénia espal…
-
- 3 replies
- 1.5k views
Boa tarde Tenho estado a observar e tenho uns bicharocos a andar pelo vidro do aquário estes bicharocos tem cerca de 1 mm X .05mm mais coisa menos coisa desculpem a qualidade das fotos mas não é fácil tirar fotos a uma coisa tão pequena
Last reply by focalouca, -
- 5 replies
- 1.7k views
Boa noite descobri este ser na rocha viva, é achatado e mede entre meio e um centimetro. O que é? Fica a foto, embora sem muita qualidade, mas penso que dá para ver. Obrigado e um abraço.
Last reply by focalouca, -
- 2 replies
- 2.1k views
Boa noite, tenho o meu aquario montado ha cerca de dois meses e meio e verifico que as rochas estão a ficar cobertas de alga coralina, assim como os vidros e as bombas. No entanto, ha alguns pontos cor de vinho, diferentes tonalidades de verde, e uma das rochas esta mesmo toda cor de vinho, com alguns pontos esverdeados. Ja esfreguei e não sai. Não sei se será algum tipo de alga prejudicial, por isso decidi criar este tópico e pedir a vossa ajuda. Aqui fica a foto para se perceber melhor.
Last reply by hrodul21, -
- 8 replies
- 1.4k views
alguem me sabe dizer se este carangueijo é bom ou dos maus??? Uploaded with ImageShack.us
-
posso apanhar rochas nas nossas praias portuguesas e introduzir no aquario de agua salgada?
Last reply by Tucha, -
- 5 replies
- 2.9k views
Boas, começei à cerca de um mês. Nas primeiras duas imagens consegue-se ver um genero de estrela do mar muito fina de cinco patas e branca que não sei se será bom ou mão: Nesta três seguintes, apareçe um genero de minhiocas e uns bixos que pareçem "pulga da areia": Se alguem me poder dizer o que fazer agradeço, se fazem bem ou mal. Obrigado
-
- 2 replies
- 1.3k views
- 0 replies
- 1.2k views
Boas, não sei o que poderá ser, se é bom ou mau. Coloquei estes duas fotos para possivél comparação: Esta tem a coralina que julgo ser normal: Esta é a que não sei o que poderá ser: Obrigado.
- 0 replies
- 1.3k views
Olá, amigos. Sou já um aquariofilista de água salgada com quatro anos de experiência, mas como sabem há sempre novidades e o progressivo conhecimento é uma constante. Algo que me tem importunado e por isso vir aqui pedir o vosso conselho/ajuda/opinião é que as minhas rochas têm tido algo mais para além da alga coralina e não sei se é prejudicial para o bom comportamento do sistema vivo. Envio fotos para que possam ajuizar e dizer-me se há problema em ter esta camada mais avermelhada e se se pode propagar mais do que a alga coralina ou esta vencer a batalha e cobrir a camada que referi. Agradeço qualquer ajuda para este situação. Abraços p.s.: não cons…
Last reply by fjaob, -
- 6 replies
- 2.7k views
Boa tarde a todos, sou mais um a seguir a tendência e a trocar a águra doce pela água salgada. Procurei informar-me ao máxinmo antes de começar, mas existem sempre dúvidas. Ao fazer uns ajustes na rocha viva encontrei estes seres que ao principio me pareceram ser ofiuros, no entanto reparei que têm seis pernas. Fiz uma pesquisa e nao encontrei resposta, espero que vocês possam dar-ma, são mesmo ofiuros ou o que são? Devo mantê-los no aquário? Eis as fotos Em relação a estes, penso que não ha dúvidas de que fiz bem em retirá-los Obrigado e um abraço.
-
Members