ALGAS, ROCHA VIVA E PRAGAS
Área especifica para falar de Algas e os seus benefícios, Pragas e o seu controlo e Rocha viva.
Subforums
191 topics in this forum
-
- 17 replies
- 3.6k views
boas..... ontem fui a casa d 1 membro aqui do forum q tava a acabar com o aquario d agua salgada e ia mudar para agua doce, entao ele tinha la 1 resto de rocha viva para dar e 1 bocado d areao, ja fazia 48 horas q tava td num balde fora d agua, ele disse-m q possivelmente a rocha ja n tinha vida para eu lhe dar uma lavadela antes d meter no aquario, foi o q fiz , qd cheguei a casa metia a rocha num balde fui para o quintal e dei-lhe mangueirada e so dps a meti no aquario....... hoje tava a olhar com atençao para a rocha a ver s encontrava algum ser vivo (pq fiquei curioso com 1 topico q estava aqui a ler), resultado encontrei pelo menos 2 tipos diferentes d bich…
Last reply by JAzevedo, -
- 1 reply
- 1.5k views
Bem, é possivel manter a Rocha viva num aquario sem ter lá Escumador?
-
- 10 replies
- 4.5k views
Boas! Ontem à noite quando cheguei a casa e o aquário estava já com a iluminação apagada, reparei num "ser" estranhíssimo que estava no vidro junto ao fundo do aquário e que depois se passou para a areia e continuou a andar. Tirei as seguintes fotos: Gostaria que me ajudassem a identificar isto, pois não sei se é nocivo ou não! Grato Marco
Last reply by Sadik Ali, -
Bom dia! Ja ha 2 meses que estou contantemente a tirar algas verdes que estão nas rochas! Estou a fazer trocas de agua dia sim dia nao 20 litros num aqua de 175. Se passa mais que dois dias crescem imenso! Os parametros da agua estão todos bem. o HK e que esta em 9 , consegui subir de 6 para 9/10. Aspiro areao , e escovo as algas ao mesmo tempo que aspiro para fora, tentando desta forma deixar muito pouco a flutuar no aquario. O tempo das lampadas está desde as 17 as 23, e depois ficam so ligadas as azuis ate as 23h30 e o moonlight durante mais 30 minutos. Não sei o que esta a fazer aparecer as algas la, nem como solucionar este problema. As algas são umas v…
Last reply by nbexiga, -
Boas pessoal preciso de td ajuda. Apareçeu me planarias no aquario que tenho que fazer e usar para eleminar esta praga. Cumps
-
- 0 replies
- 1.1k views
Inicie-me agora na aventura da agua salgada, comprei um kit nanocube da marca DENNERLE. Comprei rocha viva e pedia a ajuda para a identificaçao de uma anemona que veio como bonus e uma alga vermelha que se encontra numa parte da rocha. https://www.dropbox.com/sc/wg2k84fgxsq9fqs/cgdUvI3TSx https://www.dropbox.com/sc/1x6a82s21rvgmg8/TrYawXxOKU https://www.dropbox.com/sc/ex70lzk3gsaukcf/Ip2vlNKwnQ Comp.
Last reply by Pedro Miguel Ramalho, -
- 16 replies
- 5.3k views
Antes de mais, apresentacao do equipamento, sei que o pessoal prima por isto e faz todo os sentido Tenho um cubo 50*50*50 (125L/130L) (com 3 anos noutro lado e 2 anos em minha casa) - escumador: Deltec 600 - mochila - iluminacao: 4*24W da odissey com 2azuis e 2brancas (com 8 meses) (cerca de 8h por dia) - ainda tenho um eheim 2215 canister externo que basicamente esta a apanhar agua de superfície, para tirar aquele filme de gordura, nao tem media nenhum - Nao tenho sump (esta na calha para projecto futuro) - circulacao: 2x Tunze 6055 com uma circulacao alternada mas a ronda os 3000 + 3000 - reposicao: é feita com agua de RO - uns bons kg de rocha viva - 1 ou 2 dedos de …
-
- 4 replies
- 1.1k views
Boas, Deparei-me com este artigo interessante e que quanto a mim, tem pelo menos 3 boas vantagens: a sustentabilidade ecológica, a economia e a possibilidade de criar estruturas a gosto. http://www.tfhmagazine.com/details/articles/creating-your-own-live-rock-full-article.htm Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- 2 replies
- 1k views
Alguém sabe dizer que tipo de alga é este e como combater, encontra-se em praticamente toda a rocha viva e apresenta bolhas de ar. Houve um periodo que parecia que estava a desaparecer, mas agora parece que está a voltar.
Last reply by autonp, -
- 3 replies
- 973 views
boa noite. começou a aparecer isto no meu aqua, tenho algumas , ja tive umas aptasias a um tempo atras, mas eram diferentes.. sera que isto tambem é? a cor e mais clarinha... os seticaudata comem isto? o que fazer? estao a aparecer mais e mais... cumprimentos Nuno
Last reply by nbexiga, -
- 9 replies
- 1.4k views
Boas, Tenho um aquário de 30l montado à +/-6 meses, e actualmente tem 1 discossoma e 1 casal de ocellaris. Durante este tempo todo tenho reparado que a dureza carbonatada anda nos 7 e o ph nos 7.5. Andei a ler que pode ser do sal que uso e por ter poucos corais. A água que uso, compro na aquastation (loja de referência ) Eu uso o Reef Salt Blau. Acham que devo mudar de sal?
-
- 2 replies
- 1.6k views
boa noite, olá a todos, parece que nas minhas rochas vivas que comprei vinham lá 2 centopeias, alguém me sabe dizer se faz mal eu tê-los no meu aquário? http://i1319.photobucket.com/albums/t678/brasas2305/DSC02725_zpsf437000b.jpg
-
- 3 replies
- 1.3k views
olá a todos, preciso da vossa ajuda urgente para descobrir que bicho é esse que apareceu no meu aquário de agua salgada que acabei de montar a 15 dias, neste momento apenas tenho rocha viva e areia e uns quantos eremitas para além desta espécie de lesma. o que devo fazer??
-
- 5 replies
- 2.1k views
Boas, Tenho um aquário com 100x50x40, o aquário tem cerca de 3 anos, há cerca de um ano para as algas filamentosas não largam o aquário. Já tentei de tudo e as ditas continuam, nunca consegui baixar os nitratos, os restantes testes estão bons mas o nitratos mantém-se nos 20. Houve uma altura que comecei a dosear vodka, os resultados foram positivos mas não erradicaram as algas, entretanto adicionei bio perls, mas não notei qualquer diferença, tem alturas em que as algas diminuem mas de um momento para o outro começam a crescer. De alguns dias para cá a agua apresenta um cheiro estranho, antigamente tinha o cheiro característico do mar e das algas, tanto na agua como…
Last reply by autonp, -
- 42 replies
- 4.9k views
Bom dia a todos apesar de já acompanhar alguns tópicos muito interessantes neste fórum , é a primeira vez que venho colocar uma questão , na esperança que alguém mais experiente me possa dar uma ajuda como já devem ter percebido , sou novo nestas coisas da aquariofilia marinha , mas tenho um sonho de um dia ter um belo aquário feito por mim para o qual até já tenho um esboço , mas para começar e ver se me entendia com o assunto ,decidi comprar um BOYO 450 , fiz todo o processo da montagem do aquário com a areia de coral , 3 rochas viva medias e duas rochas mortas , agua tratada previamente e depois adicionado sal da Red Sea nas proporções indicadas para os litros de…
Last reply by joca l, -
- 4 replies
- 2k views
Amigos, Tenho o meu novo aquario montado a cerca de 3 semanas. Usei 100 litros do outro aquario que ja tinha a cerca de 1 anoa funcionar e fui juntado os outros 100 diariamente. Acontece que 2 semanas depois do mesmo estar a funcionar estou cheio de algas castanhas e no areao. Estou a pôr diariamente bactérias ( MicroBacter 7) como se o aquario fosse novo. Não tenho osmoze mas a agua que uso para tpa´s é da torneira que tem um filtro. Serão diactomásias ou silicatos, como não tenho o teste ainda não o fiz, ou as algas devem-se ao facto de o aquario ser novo e ainda estar no ciclo?
Last reply by miguelpinho, -
- 9 replies
- 1.5k views
Boa tarde, Apareceram de novo cianobacterias após as ter erradicado à aproximadamente 1 ano. O aqua tem quase 2 anos e tenho os seguintes parametros (medidos com KIT DELTEC D&D): PH=8.2 Densidade=1024 NH4=0 NO2=0 NO3=0 PO4=0.04 CA=1024 KH=7.8 MG=1320 Redox=240 As cianos surgem quando existe excesso de nutrientes no aqua (NO3 e PO4), mas como praticamente não os tenho, qual será o motivo? Qualquer ajuda é bem vinda. Cumps
-
- 26 replies
- 7.4k views
Boas, Estive uma semana fora e quando voltei tinha uma infestação disto no meu aquário, gostava que me ajudassem para saber se são Dinoflagelados, Diatomaceas ou outra coisa. Fica a imagem: Desde já obrigado!
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boas pessoal, Comprei rocha viva usada, nessa rocha vinham que tenha visto duass destas meninas. Tentei queimar com um ferro de soldar. Pensava que estava feito, mas hoje de manha descobri mais duas, granditas presas ao vidro. com o camaroeiro consegui tira-las se dificuldade. A minha pergunta é : terei feito bem em tira-las assim? Será que se vao reproduzir? mais uma : se as que queimei nao morreram quanto tempo demoraram a nascer novas?
-
- 1 reply
- 1.6k views
Boas, Desde que desliguei o meu UV porque os corais duros estavam um pouco desnutridos, verifiquei um aumento de algas no aquário. O estranho, ou não (devido à minha pouca experiência) a cor dessas algas são douradas tipo cor do ouro ou cobre. é um castanho a fugir para o amarelo. A primeira foto deste link mostra uma pedra com algas iguais à minha: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=156176 O que devo fazer? Cumprimentos Miguel Pinho
-
- 0 replies
- 971 views
Ola a todos, ja a algum tempo que ando com um problema no meu aqua, tratasse de umas "algas" castanhas. Por varios posts que tenho visto neste forum e outros parecem diatomaceas ou dinoflagelados. O problema é que ja tentei de tudo e não consigo os eliminar. Ja tentei com apagao de luz por mais de 4 dias, adiçao de Peroxido de hidrogenio. Depois de qualquer metodo começa assim: http://www2.snapfish.es/snapfishes/slideshow/AlbumID=5637095022/PictureID=232582022022/a=4562472022_4562472022/otsc=SHR/otsi=SPIClink/ Passado algum tempo volta a tomar conta de todo o aqua: http://www2.snapfish.es/snapfishes/slideshow/AlbumID=5637095022/PictureID=232579456…
Last reply by cristinasc, -
- 6 replies
- 1.9k views
Boa noite pessoal, Comecei o meu Reef à sensivelmente 3 semanas e comecei a reparar nos corais e na vida que a RV trazia e, no meio da minha pesquisa heis que me deparo com uma Anémona (penso eu!). Podem-me ajudar na identificação da mesma?? Cumps
-
- 3 replies
- 1.3k views
Boas a todos, Hoje reparei que tenho estas 2 coisas "estranhas" no aquário, será que alguém me pode ajudar ou dizer se e bom ou mau Um obrigado adiantado 1º https://plus.google.com/photos/106610943241068948313/albums/posts/5862358557726670450 2ª A outra e uma igual mas verde... Sera uma esponja? e se sim, é mau?
-
- 5 replies
- 1.6k views
Boas, à cerca de 2 semanas que se tem formado no saco de filtro que recebe a água do aquário para a SUMP uma massa gelatinosa. Não sei a que se deve, por isso recorro ao forum para ver se alguém tem alguma ideia. os parametros do aquario estão normais: CA=390 MG=1280 KA=9 Obrigado Alberto
-
- 2 replies
- 1k views
Boas, Recorro ao forum para tentar obter em ajuda para acabar com estas algas castanhas que teimam em desaparecer. Os níveis estão todos normais sendo que estou a adicionar diariamente o produto da red sea no3 po4 x. Deixo-vos aqui alguns fotos que podem ajudar a despistar a origem destas algas. Obrigado https://www.dropbox.com/s/2ryvevkdisz127h/20130216_181713.jpg obrigado
-
- 2 replies
- 3.4k views
Gostaria de saber se posso usar rocha vulcanica no aquario Marinho Tenho um aquario de ciclideos com umas bem bacanas To desfazendo do aqua de ciclideos e quero montar um de agua salgada com corais fiz um orçamento com rochas sansibar e ficou caro Gostaria de saber se posso substitui-las por vulcanicas ja que eu tenho aqui. E quantos kg eu preciso.. pra um aqua de 120x040x050
-
- 1 reply
- 1k views
Boas alguém se sabe dizer se podemos colocar na sump ou no aqua. rocha pome vulcânica, escura??? É que tenho aqui alguma e é muito porosa, lembrei-me de a colocar no aqua. Agradeço contributos. Obrigado
Last reply by Pipica, -
- 1 reply
- 1k views
Boa noite, a rocha do meu aquario está a aparecer umas manchas brancas e algas verdes, a coralina parece estar a desaparecer, o que devo fazer? Também aparecem uns bichinhos muito pequeninos no limpa vidros magnético sempre que o deixe dentro de agua, no outro dia verifiquei na agua da spum uns bichos que são muitos remechidos, brancos quase que me atrevia a dizer que parecem lombrigas. Agradecia toda a ajuda possivel pois começo a ficar preocupado, o tipo de sal que eu uso é tropic marin. Cumprimentos Luis Lourenço.
-
- 25 replies
- 4.1k views
Boas Tardes... Venho pedir alguma ajuda aos mais entendidos para perceber o que se está a passar com o meu aquário... De á alguns tempos para cá começaram-me a aparecer algumas algas verdes e algumas cyanos no aquário. Tendo em conta que o mesmo ainda é relativamente recente em termos de água pensei que elas acabassem por morrer e desaparecer... No entanto começo a ficar algo preocupado, visto que não só não estão a desaparecer como me estão cada vez mais a aparecer as ditas algas verdes (tipo relva), as cyanos e umas filamentosas... Sei que ainda estou um pouco limitado de equipa de limpeza (apesar de ter colocado nesta semana 2 camarões de riscas brancas e…
Last reply by jcpereir, -
- 3 replies
- 1.8k views
Boas, Sou iniciado em aquariofilia e tenho neste momento o aquario marinho a ciclar com a rocha viva há 5 dias e gostava de contar com a vossa ajuda para identificar os presentes que me calharam na rocha viva e o que fazer com eles Aquario - http://dl.dropbox.co...0/DSC_7145_.jpg 2- http://dl.dropbox.co...0/DSC_7146_.jpg 3 - http://dl.dropbox.co...0/DSC_7151_.jpg 4 - http://dl.dropbox.co...0/DSC_7154_.jpg 5 - http://dl.dropbox.co...0/DSC_7157_.jpg 6 - http://dl.dropbox.co...0/DSC_7158_.jpg Obrigado
Last reply by Eduardo Campos, -
- 4 replies
- 1.7k views
Boas gostaria de saber a vossa opinião relativamente à maneira de organizar a iluminação do complexo aqua/sump. Coloquei na sump um punhado de macro-algas (verdes ) e um caule de mangue há sensivelmente 3 a 4 meses. Tenho o tanque principal com 8 horas de iluminação , das 19H00 ás 3 da manhã e a sump das 9h00 ás 18H00. Até à presente data a mangue não rebentou nenhuma folha embora tenha criado raiz, e as macro algas continuam no mesmo emaranhado com que vieram, ou seja não cresceram nem se multiplicaram. Por outro lado o tanque principal cria de tudo um pouco, desde tapetes verdes de algas, até, parece-me a mim liquenes com fartura... Será que tenho as horas …
-
- 5 replies
- 2k views
Boas estou a pensar em criar na minha sump uma zona de crescimento de macroAlgas que ajudem à desnitrificação e por conseguinte que me acabem com as algas do aqua. A minha pergunta aos experts é qual a melhor forma de implementar um sistema desses e quais as algas a colocar??ou então se elas cresçem depois de terem as condições de muita luz. Se tiver de adquiri algas para isso, alguem tem????'''''''''''''''''''''onde arranjo ? Cumprimentos
-
- 5 replies
- 1.9k views
Boas Recentemente passei tudo a exepçao do areao para o meu novo aqua. queria entao ver se me dao uma dicas. aqua antigo Aquario panoramico com cerca de 80 lts+ 40 da sump. escumador sem marca talvez china! bombas de retorno 2 do chines de 2100 lts hora que para chegarem ao aqua 1.40 mts deveriam debitar para ai 500 lts hora as 2. lumonaria leds brancos e azuis, mais 2 t5 de 80 cms nao me lembro quantos wts. bombas de circulaçao de 3 mil lts/h, e uma mais pequena de 2000 lts/h. um filtro de cascata com lã e carvao activado. Aqua novo cerca de 580 lts ja a contar com sump. 2 escumadores, o china, mais um or 600. bomba de retorno ocean ru…
-
- 5 replies
- 1.1k views
Há algumas semanas apareceram, numa Rocha, uma pertuberâncias verdes claras... De ínicio pensei que se tratassem de uma Alga, mas, ao tentar "arrancar" uma, deparei-me com uma resistência e "textura" que me fazem pensar que talvez não sejam Algas... Como disse são verde claro, eram um par (arranquei uma...) e têm aproximadamente 3 cm... Deixo aqui uma fotos para ajudar a identificação... Closeup 0Outro "closeup" Para terem uma ideia do tamanha... Na rocha do canto inferior esquerdo (ainda com as duas pertuberâncias) por baixo da Euphilia... Alguém teve ou tem algum "Hospede" parecido com isto!? VMF
-
- 4 replies
- 1.8k views
ola pessoal, epa estou com uma duvida em relacao a rocha viva é q tenho o meu aqua em ciclo faz uma semana e gustaria de saber para quando e q sera que ja se pudera ver alguns micro organismos na mesma? é que para ja esta na mesma ainda n se ve vida em lado nenhum
Last reply by J. Soares,