PLANTAS
1776 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 763 visitas
Boas pessoal Adquiri recentemente um nano com cerca de 20L que vinha equipado com uma iluminação de 10W, a minha dúvida é se realmente poderei colocar uma planta que se mantenha nessas condições, se sim quais as opções ? Cumprimentos , Carolina
-
- 1 resposta
- 1.7k visitas
Boas ppl. Comprei um vaso de Hydrocotyle Sp, Japan da Tropica. A minha dúvida agora é como plantar. A ideia é fazer um tapete de um aqua de 50l com esta planta. A minha questão agora prende-se se planto a planta tal como vem em molho por exemplo a um canto e espero que ela se estenda por si mesma ou se a divido em muitos bocados e a espalho pelo aqua. outra duvida, a planta pega apenas por raiz ou por corte e planta? Obrigado desde já pela ajuda.
-
- 9 respostas
- 4.2k visitas
Viva Amigos, Gostava de comprar umas plantas para o meu novo aquário... Lilaeopsis mauritiana Eleocharis geniculata Spiky moss Eleocharis aciculares Hemianthus Callitrichoides Cuba Hydrocotyle verticillata Onde existe em Lisboa uma loja Boa e com variedade? Cumprimentos,
-
- 0 respostas
- 776 visitas
Boa tarde, Tou a construir um aquario de 1m de comprimento 48cm de altura e 45 de Largura,vou ter uns troncos no meio, qual a quantidade necessaria HEmianthus callitrichoides "Cuba" para preencher bem o fundo? Agradeço ajuda obrigado, Jorge Cardoso
-
- 1 resposta
- 1.5k visitas
Boas Tenho 5 pés de anubias nana com + de 10 folhas cada, e queria "poda-las" para as dividir por outros aquas. Existe alguma técnica especial ou posso simplesmante cortá-las ao meio e "replantá-las" ?
-
- 3 respostas
- 2.7k visitas
Boas malta Venho pedir a vossa ajuda para identificar estes musgos. Já andei ai a ver se identificava o que são por outros tópicos mas não tenho a certeza será que poderão ajudar? Obrigado 1º 2º
-
- 5 respostas
- 860 visitas
Boa tarde colegas, precisava de uma ajuda para identificar a dita planta! Obrigado!
-
- 5 respostas
- 1.1k visitas
Ora bom dia! Agradecia a vossa ajuda para tentar perceber o que se passa com a minha Red Rubin. Para começar dizer que tenho um aqua com cerca de 240l reais (280l brutos), faço fertilização semanal com TPN+ (2x a dose recomendada - 50ml) e Flourish Excel às 2ªs, 4ªs e 6ªs (2x a dose recomendada - 10ml/dia), Co2 caseiro (em breve irá mudar para garrafa pressurizada com solenoide...) e o indicador de CO2 dá como bom. Tenho alguma fauna e toda saudável à excepção desta. A planta em questão está assim: Parece-me claramente carência de algum nutriente, até porque têm "caído" bastantes folhas. Sendo que uso um fertilizante completo e ainda complemento c…
-
- 1 resposta
- 819 visitas
boa noite tenho esta planta ( Alternanthera Cardinalis ) e o que acontece é que as folhas novas estao a ficar encurrilhadas e as mais antigas estao a começar a ficar com buracos. será carencia de quê? agradecia ajuda sff abraço
-
- 1 resposta
- 1k visitas
Boas a todos, Queria a vossa ajuda , pois estou com um problema no meu aquário de 250l (120x40x60), 105watts, sem substrato apenas com areão vulcânico. Ontem, devido ao fraco desenvolvimento das plantas, por mais fertilização liquida que faça (potássio e seachem flourish), resolvi fazer uma TPA de 70% para efeito de reset. Antes da Tpa de 70%, a agua do aquário tinha ph de 6.5 e o kh de 4. E a agua do furo costumava ter 7 de ph e 3 de kh. Fui agora fazer o teste ao ph e para meu espanto, o ph estava a 6 e o Kh a 3. Fiz um teste á agua da torneira que vem do furo, e tambem está com o ph a 6 com o mesmo kh de 3. A razão da acidez acho que se po…
-
- 12 respostas
- 1.8k visitas
Boa noite ando à procura de mais algumas plantas para encher mais um pouco o meu aqua. Gosto particularmente de plantas vermelhas, no entanto estou com alguma dificuldade em fazer crescer uma lotus red com a qual tive problemas e apenas me restou o bolbo, já há várias semanas que começaram a brotar do bolbo alguns caules da planta mas o seu crescimento está a ser extremamente lento! Tenho p ph a 7 e água macia, tanto que estou a ter problemas com um feto de java em que as folhas mais antigas começam a ficar pretas e a desfazerem-se lentamente (penso que seja de ter a macia macia demais!) Fertilizo com seachem, ferro e excell diarios e flourish 2 x por sem…
-
- 4 respostas
- 1.1k visitas
Boas amigos Ainda não tenho muita experiência com fertelização e com a identificação de problemas Tenho o seguinte set up aquário 100litros brutos deve ter uns 85 uteis (80cm) Filtragem JBL e900 Termoestato 75w (será o próximo upgrade este foi um de recurso porque o que eu tinha avariou-se) Iluminação 18w t8 (ando as voltas de como melhorar isto estou a pensar em investir em LEDs) Temperatura-25 ph-6.8-7.0 Faço fertelização com seachem florish 2x semana e florish excel dias alternados co2 caseiro Substrato fértil (humus) E tenho aqui uma planta que cresce rápidamente mas que ao fim de algumas semanas as folhas mais velhas ficam assim: tenh…
-
- 8 respostas
- 2.3k visitas
Meus caros, gostaria de deixar no ar uma pergunta que me tem feito pensar bastante. Como desinfetar as plantas adquiridas, afim de evitar qualquer tipo de parasitas, nomeadamente a introdução de cacacóis. Ou será que as plantas já não precisam de ser desinfetadas, porque já vêm com quarentena feita? Obrigado pela vossa atenção.
-
- 6 respostas
- 2k visitas
Boas Alguém pode indicar uma receita de fertilização de fosfatos DIY Andei por aqui a pesquisar e encontrei pouco sobre o assunto Já agora quais os comerciais mais ricos em fosfatos? Obrigado
-
- 0 respostas
- 866 visitas
Boas pessoal tenho um aquario com cerca de 60 litros, sendo 55 ou 50 uteis, com 28 watts de luz (todas sunlight) e gostaria de manter as ludwigias e as cabombas aconselham? não injecto CO2 nem fertilizo, e tenho amozonenses, valligenerias, feto de java( que cresce que nem doido) e uma especie que não sei o nome mas tbm esta sempre a crescer de duas em duas semanas tenho de podar
-
- 0 respostas
- 645 visitas
Ola a todos. Eu nunca tive grandes plantas , nem nunca tive grande cuidado com elas , era luz e fertilizantes daqueles tudo em um e pronto. Agora montei um cubo 55*55*55 , coloquei 55w de luz , e meti algumas plantas , meti tambem substrato fertil, mas elas nao desenvolvem e acabam por morrer. tenho co2 de gelatina. O que tive a pensar foi fazer fertilizantes diy, mas para isso antes queria comprar os testes para saber o que me tem faltado no aquario, mas nao sei quais preciso, podem me ajudar dizendo quais comprar e já agora o sitio mais em conta? obrigado.
-
- 2 respostas
- 588 visitas
Boas tardes, Eu comprei esta planta só que apenas me preocupei em dizer que era para um aquario pequeno e se ela não crescia muito, e depois com a conversa esqueci-me de perguntar qual a espécie? Agradecia que me pudessem ajudar, obrigado.
-
- 3 respostas
- 809 visitas
Eu sou novo nisto e gostava que me dessem algumas ideias de que plantas usar neste nano de 16L que uso como "creche" para alevins de platy. Como substrato tenho húmus de minhoca misturado com areia de rio, estou agora a preparar um tronco para colocar lá e já tenho musgo de java agarrado a algumas pedras, também tenho CO2 caseiro. Vou postar as fotos a ver se me conseguem dar umas dicas. Obrigado
-
- 4 respostas
- 851 visitas
Boas, Será que algum dos experts , me poderá ajudar, na melhor maneira de podar Taxiphyllum spec Flame Será que pode ser igual ao Christmas Moss (Vesicularia montagnei) ?? é que tenho umas certas duvidas na maneira mais correcta... Obrigado.
-
- 12 respostas
- 1k visitas
Hoje reparei no meu aquário que as plantas deixaram de ser verdes para estarem quase todas mortas! Não percebi o que se passou !! Só fiz uma tpa no domingo em que adicionei 12ml de Tropica + e Excel flourish( que tenho adicionado a cada dois dias como diz no recomendado. O Meu setup Fertilização: Tropica + ( depois de cada TPA) Iluminação: 2 Lâmpadas de 54 Watts T8 com 7 horas diárias. Co2: Não tenho. Substrato: JBL AquaBasis plus Tempo de Montagem: Cerca de 2 Anos Fauna: Otto, 3 corydoras (equipa de limpeza) 7 Escalares Peixe Faca Bótia 1 espada Flora: Valisnéria Nanas Feto de Java Filtro: Sera 250+UV
-
- 8 respostas
- 1.8k visitas
Boas a todos A minha alface como eu lhe chamo está grande, mesmo muito grande, as folhas já estão com mais de 60cm. tanto que provavelmente vou ter de me desfazer dela para alguém que tenha um aquario maior que o meu para a manter em condições. Mas nos entretantos lançou um caule muito grande que eu não sei o que é será que me conseguem ajudar a identificar? Muito obrigado Pedro Gil
-
- 0 respostas
- 510 visitas
Mudei umas plantas para um aquario novo e os rebentos novos e folhas estao a nascer brancas. O que posso fazer será da lampada o aquario foi recentemente montado. Ajuda precissa-se
-
- 4 respostas
- 1.3k visitas
Boas pessoal, Tenho umas plantas que encomendei online para uma nova montagem que vou fazer, no entanto ainda não tenho o aquário disponível para fazer a montagem, o que ainda demorara uma semana no mínimo. Gostava de saber como hei de conservar as plantas saudáveis até à montagem, nomeadamente "cuba", "glosso"^(estas as mais exigentes....), entretanto tenho também umas podas em vasos num aquário de 40 litros que tinha disponível, com lâmpada pll de 20 watts... junta mais estas neste aquário de plantas? faço fertilizações? co2?... abraços
-
- 10 respostas
- 1.8k visitas
boas, tenho um aquario de 40L com guppies e algumas plantas, como por exemplo a Egeria Densa. a luz artificial do aquario raramente está ligada pq o aquario encontra-se ao lado de uma janela , fazendo com q apanhe luz solar quase durante todo o dia . também não tenho nenhum aparelho com produção de CO2.. apenas aqueles aparelhinhos q fazem "bolhinhas" e q têm incorporado um filtro de carvão ultimamente as folhas começaram a ganhar uma camada esbranquiçada q eu nao sei o q é .. será a àgua q está poluida ou assim? como se fosse alguma especie de calcario? agradeço toda a ajuda possivel , por muito insignificante q pareça.. apenas tenho o aquario c…
-
- 0 respostas
- 521 visitas
Podem apagar, desculpem! !!
-
- 5 respostas
- 1k visitas
Boas, Alguém me consegue ajudar na identificação deste musgo e planta? desde já agradeço. FS
-
- 4 respostas
- 573 visitas
Olá a todos, Sou novo por aqui e novo também na aquarofilia. Segundo li num dos tópicos neste forum a Ceratophyllum demerssum é uma planta resistente e crescimentoo rápido e que nao necessita de grandes cuidados, contudo tenho tido imensa dificuldade encontrar esta planta nas lojas da minha cidade, em Castelo Branco. Gostaria de saber se alguém que tenha disponível em casa para vender ou ceder esta planta, ou se conhece alguma loja que possa vender esta planta. Também estive no Porto este fim de semana passado e tendo feito contactos antes de ir lá, também nenhuma loja me conseguiu arranjar. Se alguém me puder dar uma dica nesse sentido, agradecia. Cumprimentos …
-
- 3 respostas
- 1.6k visitas
Boas pessoal Eu encontrei este musgo nuns tanques no exterior, como podem ver neste tópico e gostava de saber que tipo é e se pode ser colocado em aquario. O musgo é o seguinte: Agradeço a quem souber que me de uma ajuda sff...
-
- 8 respostas
- 1.2k visitas
Olá estou a fazer este tópico em nome de um amigo que tem um problema...O que se passa é o seguinte ele tem uma anubia grande e ela começou a ficar cheia de manchas castanhas como se tivesse queimada até buracos tem...E não, não está encostada ao termostato...Obrigado e respondam
-
- 22 respostas
- 2.6k visitas
alguem me pode ajudar a identificar esta planta
-
- 1 resposta
- 1.1k visitas
Boas Estou em vias de montar um iwagumi, e só me falta fazer o setup das plantas. Os calhaus que usarei apanhei-os nos Picos da Europa, e são característicos de uma formação geológica denominada modelado de Karst(que por acaso é muito semelhante ao Iwagumi), são calcárias e vão subir-me o Ph e o Kh. Será possível ir baixando o Ph e o Kh para manter plantas como eleocharia acicularis e parvula, cuba, blixa, riccia fluitans...? Quanto ao setup, já disse quais as plantas. Eu queria fazer a coisa por níveis, sendo a cuba mais baixa ficava à frente, seguida da parvula e da acicularis, que ficaria nos calhaus e atrás. Nos calhaus teria ainda a riccia presa e a b…
-
- 6 respostas
- 2.9k visitas
Boas, Pela primeira vez fiz poda a uma cabomba caroliniana que já estava a tocar a superfície da água. Para além de grande estava com uma cor verde brilhante, aparentando muita saúde. Cortei todos os pés sensivelmente a meia altura e logo acima de um nó. Às sobras arranquei as folhas do primeiro nó de forma a ficar com um pé suficientemente grande para enterrar e planteio-os no mesmo aquário, perto das antigas. Os novos pés já cresceram imenso (estão maiores que os antigos, de onde vieram), e têm a mesma cor verde que tinham antes. Até aqui tudo bem. O problema está com as antigas, que foram podadas. Apesar de em alguns pés já estarem a crescer novas ramificaçõ…
-
- 0 respostas
- 6k visitas
Nome Popular: Musgo de Java Nome Cientifico: Vesicularia dubyana Familia: Hypnaceae (Hipnáceas) Origem: Índia, Malaia e Java Iluminação: 0,3 W/L pH: 5,8 a 7,5 Temperatura: 20 a 30ºC Tamanho: Média Reprodução: Corte e divisão dos tufos Crescimento: Médio Musgo de Java O musgo de Java e o nome popular para o Vesicularia de dubyana. É resistente e faz poucas demandas de água e de luz. O musgo de Java une-se facilmente a todas as superfícies, fazendo o apropriado para decoração de raízes e pedras ou escondendo instalaçõ…
-
- 27 respostas
- 4.8k visitas
Boa Noite Precisava de uma ajuda com o meu musgo de java que nao se reproduz e não tem uma cor verde esta com uma cor meio acastanhada/esverdiada. Esta num aqua de Bettas(femeas) que infelizmente ja faleceram e de corys albinas. Como estava a pensar em mudar um bocado o layout e acrescentar umas pedras para lhes dar mais escondrijos resolvi pedir ajuda. Tenho um feto de anubia que nao tem problema nenhum no mesmo aqua e como vou adicionar guppies. Quero meter o aqua a 100% Desde ja obrigado EDIT: esqueci-me de dizer que a iluminação que uso sao 2 calhas de 42 LEDs (3W 50-60hz) e um bocado da luz natural que bate no aqua pela manha.
-
- 2 respostas
- 768 visitas
Boas pessoal as lampadas sun glo são boas para as plantas?
-
Members
No members to show