Escolha de plantas


tixxa

Recommended Posts

Boa noite

 

ando à procura de mais algumas plantas para encher mais um pouco o meu aqua.

 

Gosto particularmente de plantas vermelhas, no entanto estou com alguma dificuldade em fazer crescer uma lotus red com a qual tive problemas e apenas me restou o bolbo, já há várias semanas que começaram a brotar do bolbo alguns caules da planta mas o seu crescimento está a ser extremamente lento!

 

Tenho p ph a 7 e água macia, tanto que estou a ter problemas com um feto de java em que as folhas mais antigas começam a ficar pretas e a desfazerem-se lentamente (penso que seja de ter a macia macia demais!)

 

Fertilizo com seachem, ferro e excell diarios e flourish 2 x por semana e também um pouco de decalcit pois as minhas anúbias nanas ficam com folhas encaracoladas. Não tenho co2 e tenho como substrato jbl manado.

 

O aqua tem 80 litros e 2x21 watts de iluminação.

 

Como plantas tenho anubia barteri e nana, feto de java, um bolbo da lotus red, limnophila sessiflora, cryptocoryne wendetii brown e umas pequenas de que não sei o nome.

 

Gostaria de colocar mais umas plantas para uma posição intermedia do aqua, que crescessem ate aos 5cm mais menos e vermelhas, caso consiga mantê-las com o meu setup.

 

Espero que me possam dar opinioes.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

ando à procura de mais algumas plantas para encher mais um pouco o meu aqua.

 

Gosto particularmente de plantas vermelhas, no entanto estou com alguma dificuldade em fazer crescer uma lotus red com a qual tive problemas e apenas me restou o bolbo, já há várias semanas que começaram a brotar do bolbo alguns caules da planta mas o seu crescimento está a ser extremamente lento!

 

Boas tixxa

 

Em relação a Lotus Red, eu tambem arranjei uma a pouco tempo e tambem só me restou o bolbo, quando o plantei pensei que não fosse sair nada de jeito, mas enganei-me e num espaço de uma semana mandou folhas e essas folhas crescem a uma velocidade enorme, a minha manda folhas novas de 3 em 3 dias e demoram esses tres dias a chegar a superfície da agua.

 

Tenho p ph a 7 e água macia, tanto que estou a ter problemas com um feto de java em que as folhas mais antigas começam a ficar pretas e a desfazerem-se lentamente (penso que seja de ter a macia macia demais!)

 

Fertilizo com seachem, ferro e excell diarios e flourish 2 x por semana e também um pouco de decalcit pois as minhas anúbias nanas ficam com folhas encaracoladas. Não tenho co2 e tenho como substrato jbl manado.

 

Tens substrato fertil por baixo do manado? Caso não tenhas pode ser esse o problema da lotus, e tambem a falta de co2, existem diversas receitas de co2 caseiro que podes utilizar, tenta que não te vais arrepender do resultado e as tuas plantas agradecem. :)

 

O aqua tem 80 litros e 2x21 watts de iluminação.

 

Como plantas tenho anubia barteri e nana, feto de java, um bolbo da lotus red, limnophila sessiflora, cryptocoryne wendetii brown e umas pequenas de que não sei o nome.

 

Gostaria de colocar mais umas plantas para uma posição intermedia do aqua, que crescessem ate aos 5cm mais menos e vermelhas, caso consiga mantê-las com o meu setup.

 

Espero que me possam dar opinioes.

Obrigado!

 

Pois plantas vermelhas normalmente exigem um pouco mais de iluminação e de cuidados, lá está o co2 é bastante importante. Agora quanto as plantas vermelhas até aos 5 cm, epá acho isso um pouco complicado, o que podes fazer é andar sempre o podar porque acho que deve ser difícil encontrares plantas desse tamanho vermelhas.

mas espera por mais opiniões.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens substrato fertil por baixo do manado? Caso não tenhas pode ser esse o problema da lotus, e tambem a falta de co2, existem diversas receitas de co2 caseiro que podes utilizar, tenta que não te vais arrepender do resultado e as tuas plantas agradecem. :)

 

apenas tenho o manado... estou um bocado confusa quanto a isso... na loja disseram-me que era bom p plantados e ja não es a primeira pessoa a dizer que deveria ter um substrato fertil... o manado entao nao e bom? Será que me podes esclarecer em relaçao a isso?

 

O co2 que tens é caseiro ou é mesmo de garrafa?

 

Adoro a lotus, claro que so vi fotos dela, a minha comecei por colocar em areia de silica e brotava folhas de 2 em 2 dias mas eram muito pequenas, menos de um cm de diâmetro e apenas cresciam cerca de um cm de caule... até que acabou por ficar so o bolbo. Realmente essa planta que ai tens deve estar espetacular!

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas tenho o manado... co2 não coloquei pois queria apenas plantas de baixa manutençao,por assim dizer, estou a fertilizar com o excell, não sei se fará alguma diferença..

 

Pois era importante que tivesses algum tipo de substrato fertil por baixo do manado, eu no meu alem do substrato e do co2 utilizo fertilizante de fosfato, nitrato e potassio feito por mim e tenho notado optimos resultados.

 

Adoro a lotus, claro que so vi fotos dela, a minha comecei por colocar em areia de silica e brotava folhas de 2 em 2 dias mas eram muito pequenas, menos de um cm de diâmetro e apenas cresciam cerca de um cm de caule... até que acabou por ficar so o bolbo. Realmente essa planta que ai tens deve estar espetacular!

Já agora quantos watts de luz tens vs quantidade de agua e o co2 que tens e caseiro?

 

A planta está linda, podes ver no aquario da minha assinatura, ambiente vulcanico.

 

eu tenho 36w para mais ou menos 55 litros de agua, dá cerca de 0.6 w/l e o co2 que uso é caseiro.

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não tem nada a ver com as folhas que a minha tinha!! Bem, o aqua ta muito fixe!

O meu aqua esta mais ou menos assim como vês, agora ja tem mais limnophilas, ja estou um pouco farta em especial por causa das plantas, (tanto que vês na foto o desmazelo, nem repôr a agua me apetece!) acho que falta algo, mas não sei bem o quê. Acho que o vou desmontar colocar substrato fertil e tirar a silica de modo a ter mais espaço para colocar mais plantas, tenho é de pesquisar o que colocar.

img3888a.jpg

 

 

Sem ser abusar muito não me poderias aconselhar um substrato fertil e se deverei colocar o manado em cima desse mesmo substrato ou colocar outra coisa? e em relação ao co2 tens algum link de alguma receita? é que ha varias coisas e não sei quais fazer e como ja tens experiência e bons resultados!!...

 

Se me podesse ajudar agradecia te imenso!

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario está bonito, só não gosto da divisão dos substratos, mas de resto tens aí muito potencial nesse aquario.

 

Realmente na minha opinião deves colocar o substrato fertil e se estas a pensar recomeçar tudo de novo, deve ser por ai que deves começar.

Eu por experiencia recomendo usares humos de minhoca 100% organico, é barato e muito eficaz, podes ver aqui como é tratado.

 

Se gostas do jbl manado podes sim colocar por cima do substrato fertil que utilizares, o importante é que deve sempre ter um substrato inerte por cima do fertil, eu por exemplo no meu uso o humos, areia de rio e areao vulcanico, tu podes usar o manado, que por acaso é um substrato que gosto bastante. :)

 

A receita de co2 usei esta aqui:

 

http://www.youtube.com/watch?v=bvENfOat-bY&list=HL1327996299&feature=mh_lolz

 

Podes ver aqui um video com uma montagem de um substrato de humos:

 

 

Espero ter ajudado. :)

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaste bastante obrigado!

 

Desculpa so mais uma duvida que me tem andado na cabeça, especialmente na questão de ter 2 substratos:

 

Supostamente as raízes das plantas têm que ficar no substrato fertil que é onde vão retirar os nutrientes, em plantas maiores com raízes grandes tudo bem, mas e em relação áquelas plantas mais pequenas ou áquelas que têm uma raíz mais pequena em que esta so se consegue enterrar poucos cms no substrato? ou seja estas plantas vão ficar, por ex, com a raiz no manado, não chegando a raiz ao substrato fertil. estas plantas conseguem receber nutrientes do substrato fertil apesar de so estarem enterradas na camada superior (manado)??? não têm de estar mesmo em contato com o substrato fertil?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaste bastante obrigado!

 

Desculpa so mais uma duvida que me tem andado na cabeça, especialmente na questão de ter 2 substratos:

 

Supostamente as raízes das plantas têm que ficar no substrato fertil que é onde vão retirar os nutrientes, em plantas maiores com raízes grandes tudo bem, mas e em relação áquelas plantas mais pequenas ou áquelas que têm uma raíz mais pequena em que esta so se consegue enterrar poucos cms no substrato? ou seja estas plantas vão ficar, por ex, com a raiz no manado, não chegando a raiz ao substrato fertil. estas plantas conseguem receber nutrientes do substrato fertil apesar de so estarem enterradas na camada superior (manado)??? não têm de estar mesmo em contato com o substrato fertil?

 

Boas

 

Elas vão receber na mesma todos os nutrientes, deixa lá que as que têm raizes pequenas depressa crescem e vão buscar o que precisam ao substrato. :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado. foste mesmo muito fixe! vou entao pôr maos à obra! :)

 

De nada, quando tive duvidas tambem foi optimo ter quem me ajudasse, so tento fazer o mesmo. :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que as dúvidas estão ja esclarecidas, como tal gostava apenas de referir que esse aquário está algo muito belo, gostei mesmo muito do que vi.

Muitos parabéns por esse layout.

 

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Simoes7

 

estive a dar mais uma olhada no teu aqua vulcanico e la referes que não notaste grandes diferenças com o co2 caseiro e que ias colocar pressurizado. Não viste mesmo alterações significativas com o caseiro?

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Simoes7

 

estive a dar mais uma olhada no teu aqua vulcanico e la referes que não notaste grandes diferenças com o co2 caseiro e que ias colocar pressurizado. Não viste mesmo alterações significativas com o caseiro?

 

Bom dia tixxa

 

Eu quando me estava a referir a isso era em relação a alteração no ph que não tinha feito diferença com o caseiro, porque nas plantas notei bastante. :)

Entretanto desisti da ideia para já, tenho o ph como quero e no meu ver o co2 caseiro está a funcionar bem. :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais