NANO AQUA
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.
711 tópicos neste fórum
-
- 16 respostas
- 2.9k visitas
boas pessoal, que acham? tem 60x15x18 home made........ co2 caseiro turfa e areão filtragem home made ( depois posto as fotos) ainda nao tem peixes mas possivelmente hoje vou colocar 6 neons e futuramente uns camarões UPDATE: input output conectores rapidos de 8mm com tubo de 8-6mm como podem ver o akie é bastante util.... o filtro é composto por 2 juntas dos esgotos (3€) com tampas de sifão nas extremidades. No 1º reservatório com diâmetro de 90mm, encontra-se biobolas e cerâmica, no 2º reservatório com diâmetro de 110 mm as massas filtrantes e o carvão. já lá pus 3 neos ..…
-
- 16 respostas
- 3k visitas
boas... venho aki pedir umas opinioes sobre este micro-nano... é o seguinte... comprei um dakeles kits com uma bola k trás um candeeiro com dois leds cujo vou oferecer... porem... estive a peskizar aki no forum e estou renitente kuanto a ele... pois,peixes já excluí,lógicamente... mas e camarões? da-rá para eles? dêem opinioes construtivas... ok... e nao discutam cmo vi noutros casos....please... ps:o aqua ainda tá em filtragem,visto k pus um pco de turfa para poder por uma planta kualker... um abraço e fico á espera
-
- 16 respostas
- 2.6k visitas
Esta é a minha primeira experiência nano plantado, e a nivel de aquariofilia também num plano actual, visto há já muitos anos ter tido uma aquario de 200L. Este projecto, tem como base um aquario com 30x19x27 dando uma capacidade aproximada a 15L brutos, utilizei akadama e uma camada muito superficial de uma areão que me pareceu com muito bom aspecto, o hardscape utilizado é um tronco e uma pequena rocha de lava. As plantas utilizadas: Rotala rotundifolia, blyxia, riccia, anubia nana, e estou a espera de cuba para preencher o espaço entre o tronco e a pedra. Tenho um termostato elite 25 e um filtro interno fluval. Gostava que me ajudassem o mais possivel,…
-
- 16 respostas
- 2.7k visitas
Boas pessoal.. A minha namorada, comprou um globo de 5 litros para ter no quarto, cum simples peixe de agua fria. Ela pediu-me para perguntar aqui, que e que ela pode fazer cum aqua daqele tamanho? Se pode ter algum tipo de planta, os peixes que aconselham, ou seja, perguntou se têm a dizer algo de util. Eu ja a tentei ajudar mas nao domino muito bem a zona dos "nanos".. xD Abraço e aguardo respostas!
-
- 16 respostas
- 3k visitas
Boas Ora então aqui ficam as fotos e caracteristicas do meu primeiro aqua(nano). Aqua-30x30x35(lagxcompxalt) 30 litros aproximadamente Iluminação-1x18W 6500Kº termostato-aquapor 25w filtro- interno aquapor 50/200l/h c02 caseiro substrato fertil jbl areão preto(cascalho fininho a bem dizer) Flora: musgo de java mais 2 especies de plantas que não sei identificar(se me poderem dizer agradeço) Fauna Casal de Guppys(para ajudar no ciclo) Parametros da agua(com uma semana de ciclo ) GH-120 KH-240 PH-7.5 NO2-0 NO3-20 E pronto agora é tempo de fotos(de salientar que vai levar um tapete de Hemianthus callitrichoid…
-
- 16 respostas
- 3.7k visitas
Boas pessoal, vejam ai o meu mais recente aquário, a ideia é simplesmente tentar manter um plantado para camarões, espero que gostem e comentem Titulo: IZKIRA ETXEA -"casa dos camarões" Descrição: Nano aquário plantado de camarões Classificação: Nano Plantado Aquariofilista: Simão Santos Dimensões(CxLxA): 30x20x25 Volume Bruto/Util: 15l Filtragem: Eheim Liberty 100 (ligado no caudal mínimo) Aquecimento: Aquaeden 10W por enquanto Alimentação: ... Iluminação: 22W 8h CO2: Caseiro Substrato: Akadama; Tropica Aquacare Substrate; Tropica Aquacare Plant Nutrition+ Capsules Decoração: Seryiu Stone (?) x3 Flora: E…
-
- 5 followers
- 16 respostas
- 1.3k visitas
Olá a todos. Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a minha questão: Tenho um aquário de 25l (sei, é pequeno, difícil de estabilizar, mas enfim...) Tenho poucos peixes nele, 5 peixes de no máximo 3cm cada, ou seja, não tenho superlotação. Tenho injeção de Co2 durante o dia, quando os parâmetros ficam: PH 6,8 KH 7,0 Temp 27ºC Amônia 0 Nitrito 0 (CO2 cerca de 30ppm). Porém logo pela manhã antes de ligar novamente o CO2 meço o PH e está em cerca de 8,5. Penso que não é muito normal uma variação tão grande do dia para a noite, e devido a água estar bem tamponada, não deveria haver essa variação. Se alguém puder me dar uma luz…
-
- 15 respostas
- 4.4k visitas
Esse aquario foi montado dia 15 de agosto de 2006 O filtro e a lumnária são DIY, lãmpada de 5W LDD, não faço mais trocas parciais, só reponho a evaporação, por que aqui no Brasil é muito grande (no verão chega a descer 2 cm do nível por semana) fertilização foi uma camada mínima de humus, não injeto CO² nem fertilizantes, os nitritos estão tão baixos que as plantas palustres do filtro esstão morrendo por nanição. Esse calombo na pedra é um tipo de molusculo Laevapex fuscus (univalvo =apenas uma concha) Novo Lay-out apartir de outubro de 2006. Mudei as pedras de posição, e plantei Lilaeopsis brasiliensis e uma mudinha de Blixia, vejam: …
-
- 15 respostas
- 3.3k visitas
Olá pessoal! Finalmente lancei-me no mundo dos Nanos... Mas vamos começar devagarinho... Arranjei uma caixa da vodafone e coloquei areão preto (metade novo e metade do meu comunitário), juntei água (mais uma vez com metade do aqua já ciclado). Coloquei feto de java e uma anúbia e está assim desde sábado. Não tem termostato, nem filtro, nem luz (mas está junto a uma janela) Razz Queria fazer das duas uma, ou colocar um casal de bettas para criação, camarões red cherry ou umas ampulárias. O que aconselham e o que preciso de adicionar para cada uma das opções? Para os bettas sei que gostam de águas paradas, pelo que uma TPA dia sim dia não dev…
-
- 15 respostas
- 3.2k visitas
bem, desde ja devem estar a perguntar-se o porquê do nome, entao passo a explicar, nano cube, pois é um cubo de 8L de 20cm de aresta, fil 2007, pois foi la que comprei a akadama, a eleocharis e a "cuba", para alem disso, o cubo foi construido a pensar na exposiçao, mas acabi por nao o levar... entao ca vai setup Nome: Nano Cube FIL 2007 medidas: 20X20X20----8L----6L uteis CO2: caseiro iluminaçao: 2 lampadas economizadoras de 11W 6400k filtragem:NIROX Hang on Filter GOODY 801 substrato: substrato para plantas de vaso a base de turfa(ja obtive bons resultados), akadama grossa, akadama fina hardscape: xistos flora: eleocharis acicularis Hemianthus…
-
- 15 respostas
- 3.4k visitas
Vou montar um nano de 15L 25x25x25 e só este fds consegui comprar o material que faltava assim tenho: Aq. 25x25x25 -10€ Termostato 25W - 16€ Filtro mochila - 10€ Candeeiro mesa - 3€ Quando estiver montado coloco fotos...
-
- 15 respostas
- 2.6k visitas
Boas, a todos. iniciei-me no hobby à coisa de 3 meses, tenho umas duvidas e espero que possam ajudar. gostaria de saber se é viavel fazer de um aquario de 15 litros uma maternidade para alevins de guppy? e se for, é necessario ter filtro, termostato e bomba de ar? obrigado
-
- 15 respostas
- 3.2k visitas
Olá pessoal...montei mais um "cubinho" da Vodafone =P...Para poder por os sp. Blue... Entretanto comecei a gostar da aparência e comecei a aperfeiçoar... Fiz uma calha de luz com uma caixa de bombons com uma lâmpada do chinca de 11w... E pus um filtro de cascata, mas como achei que mesmo no mínimo tinha muito fluxo, pus uma folha de plástico a saída a travar um pouco a corrente de aqua... Fiz também uma parede de musgo com um bocado de acrílico, a ver vamos se tem futuro... Forrei também as duas laterais e o fundo do aqua para minimizar o stress, pois como esta entre dois aqua... e como o aqua da direita tem escalares, eles ficavam malucos quando viam os camarões a p…
-
- 15 respostas
- 2.6k visitas
vou fazer uma nano maternidade tenho aquário aquecedor mas não tenho filtro de quanto em quanto tempo de vo mudar metade da agua '''? posso meter agua do outro aquário ??? precisa de plantas '?? de areão ???
-
- 15 respostas
- 5.3k visitas
Boas, este é o meu primeiro post por aqui, e aproveito para dizer que sou um nabo no mundo da aquariofilia! Criei este post para tentar saber algo mais sobre os Serpae Veu, que comprei à dias visto que não existe muito informação sobres estes pequenotes na web... e algumas formas de melhorar o aqua, conto com a vossa ajuda. O meu nano conta com os seguintes elementos: Cubo 30 litros Filtro aqua pro 200l/h termostato Elite 50 W Iluminação "homemade" - 2*15W /expansivel para 4*15W Fauna: Casal de platis vermelhos 7 serpae Veu 2 Corydoras paleatus 2 CAE Flora: limnophila sessiflora sagitaria subulata Cladophora aegagrophila lemna minor …
-
- 15 respostas
- 6.7k visitas
Oi... Recentemente adquiri um aqua de 28L, que ainda está por montar.. ainda faltam algumas coisa a definir.. O Filtro é uma delas, tenho pesquisado várias coisas sobre filtro, mas no que diz respeito a filtros exteros para aquarios pequenos, só tenho encontrado os de cascata.. Por exemplo: EHEIM Liberty 100 e EHEIM Liberty 150 Que se tivesse de escolher por um destes acho que ficava pelo segundo.. Mas ainda assim gostava de saber se não há alternativas... Como se vê nos aquários do Sr. Amaro, em que só existe dois tubinhos transparentes no aquário... Se alguem me conseguir ajudar agradecia... Se não, em alternativa, só vejo os Filtros: EHEIM …
-
- 15 respostas
- 2.6k visitas
Boas. Como nem só de crise vive o nosso país, eu decidi montar um nano, principalmente para albergar os reds que comprei ao rvanjo há uns tempos, mas acabei por tentar fazer qualquer coizita mais harmoniosa. O setup é o seguinte Aqua: 50x30x25 (comp. x alt. x prof.) Iluminação: Pll 36w 10000k (à partida na próxima quarta mudo para 6500k) Filtragem: Eheim interno (pickup ?) é um pouco grande mas é temporário, estou há espera de ter t€€€€mpo para avançar para um externo ou então um de mochila decente. Substrato Fértil: Equo Vigor Substrato Inerte: Areão preto (quartzo?) Co2: Pressurizado 1 bps Fertilização: ainda não comecei Hardscape: 1 cepo de videira (é m…
-
- 15 respostas
- 4.1k visitas
Boa tarde, arranquei o meu nano á 3 dias, como estou no luxemburgo encomendei as plantas na alemanha que ainda nao chegaram ... mas ja dá para ver alguma coisa .... Aguardo pra semana as ( 14 plantas que comprei ) plantas ....
-
- 15 respostas
- 1.9k visitas
Montagem realizada a 28/08/2013. Setup instalado: Aquário 36*26*22 (C*A*L) Aquário de 20 L brutos, 16 Reais Filtro cascata Flow 200 de 200L/H Aquecedor Eheim de 25W Termómetro de mercurio Iluminação Aquatic Nature com lampada de 13W Solar Lux Flora e Fauna ainda em estudo (depois será desrcito aqui) Seguem as Fotos
-
- 15 respostas
- 2.5k visitas
Boas pessoal, venho.vos aqui apresentar o meu novo nano de red cherrys. Este nano é de um kit que comprei recentemente para substituir um de 15 litros. Aquario: 30x30x35 (30l) Iluminaçao: Fluval 11w (kit) Filtro: Fluval interno (kit) Substrato: Fluval stratum 2kg(kit) Areal claro Flora: rotalas, valisneria, cabomba, musgo de java, bola de musgo, Ate agora os meus bichinhos estao a gostar muito da sua nova casa! Queria que me ajudassem saber que produtos que vierm mo kit sao. um deles é fluval shrimp safe e o outro é shrimp mineral supplement. Agradecia vossa ajuda e em breve meto fotos. Cumps Pedro Fernandes
-
- 15 respostas
- 2.6k visitas
Olá a todos Estou de regresso ao mundo dos plantas mas desta vez num formato com menos "cavalagem". Decidi montar um Nano apenas porque tenho o bichinho dos aquários mas algo que não me desse muito trabalho nem que me ocupasse muito tempo. Passo à descrição SETUP Aquário: Aqualed 18x23x23mm perfaz um total de 7,6L Iluminação Led de 18W Termostato 25w Substrato: Advance Substrat Soil Shrimp 1,5L Rocha usei a que tinha à mão. Desconheço seu tipo Fertilizante: Aquili Pastilhas fertilizantes (1/2 Pastilha no fundo do aqua) e Plant Grow Premium para usar semanalmente CO2 Caseiro Flora: ELEOCHARIS SP. MINI ALTERNANTHERA ROSANERVIG Liaeopsis novae-z…
-
- 2 followers
- 15 respostas
- 3.2k visitas
Boas pessoal, Depois de ter mantido um aquário de 60L e outro de 200L, venho aqui apresentar o meu novo desafio, que se trata de um nano de 30L. Será a minha 1ª partilha aqui no fórum, pois apesar de dar algum trabalho reconheço que é muito bom partilhar com o pessoal porque é interessante para todos termos novas ideias e aprendermos, e também para receber o vosso feedback. Quero ter aqui um aquário low-tech (sem co2) com muitas plantinhas para um betta, camarões e talvez 2 ou 3 ottos. Já à partida tenho algumas dúvidas quanto ao equilibrio do sistema, e quantidade de plantas que devo introduzir, pois quero evitar ao máximo ter algas. A calha que tenho…
-
- 1 follower
- 15 respostas
- 3.1k visitas
Boas amigos Depois de desmontar a montagem anterior vou finalmente dar inicio a um novo projecto. O objectivo é criar algo mais low-tech que os anteriores e mais na linha de "nature aquarium". Espero que gostem. Setup: Data da montagem : 09/06/2018 3 - Dimensões do aquário 35x22x28 em vidro Float by Ecoarium ( http://www.ecoarium.com.pt/pt/vidro-float-aquarios/1019-aquario-ecoarium-line-5-2102661.html ) 3.1 - Volumes bruto e útil 21 litros brutos devendo ficar com uns 15 úteis 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: Eheim classic 150 4.2 - Termostato: 50W 4.3 - Iluminação/Foto-período: Calha led Diy com c…
-
- 14 respostas
- 3.6k visitas
Olá, tal como já tinha prometido num outro tópico aqui vai a apresentação do meu 1º nano. e antes de começar agradeço a duas pessoas aqui do fórum que me ajudaram nas minhas dúvidas que tive: zogli e andrecardoso o meu obrigado Este nano surgiu de uma caixa da Optimus que tinha cá por casa e ao ver outros nanos aqui no fórum lá meti a cabecinha a pensar e deu nisto... Nome: "Brown&Green" Data de montagem: Setembro 2007 Dimensões: 21x15,5x16 (cm) Iluminação: 1x12W (6000 e tal K) Filtragem: filtro interno elite mini Aquecimento: para já não possui Substrato: akadama Co2: para já não possui Decoração: Pedras (apanhei aqui ao pé de casa, não são x…
-
- 14 respostas
- 2.3k visitas
Vejo que o meu sistema de pontuação teve seguidores. VIVAM OS PREGUIÇOSOS!
-
- 14 respostas
- 3.6k visitas
-aquario: 5l -filtro: desconhecido(200L/h) -substracto: akadama special -iluminação: lampada uva+uvb de 26 W -fertilização: co2 caseiro brevemente -flora: Vesicularia dubyana 'Christmas' -fauna: não tem agora tenho umas duvidas 1)por baixo da pedra que esta totalmente tapada com musgo , ha um tapete de musgo, a minha pergunta era se a parte do tapete que esta debaixo da pedra nao irá apodrecer por falta de luz? 2) o tapete de musgo irá agarrar-se ao substracto? ou seja poderei mais tarde tirar estas pedritas que estao a conter o musgo? agradeço comentarios para melhorar!
-
oi, gostava de saber se alguém tem um betta num nano? ( caixa vodafone), e se sim tb gostava de saber que tipo de plantas se deve pôr? e se deve ser um macho ou um fêmea,? Já agora não há problema de ter um betta numa caixa de vodafone pois não?, já vi vários nanos com bettas e acho lindos , não sei é se é aconselhavél, se puderem respondam-me ás perguntas. obg..
-
- 14 respostas
- 3.2k visitas
O Cedofeito 20 litros unos 15 mais ou menos reales. Filtro de mochila capado para nao xenerar moita corriente xa que move uns 400 litros hora. Pantall Pl de 14 W 6,700 k Substrato aqualight e graba Nao abonos, un pouco de sulfato potásico en cada cambio de auga pero moi moi pouco Fauna 2 guppys macho 40 - 50 red cherrys Melanoides, planorbis, physa, motios caracoles cativos Flora: Anubias nanas Sagitaria subulata E moito musgo de java Son uns 15 litros de acurio esta pensado para nun futuro moi proximo ter unhas bienen o hummel, gambas. O mantenemento é mínimo, cambiando so uns 8 litros de auga a seman. Deisovos unha imaxe Un saudo.
-
- 14 respostas
- 3k visitas
Boas a todos, Venho mostrar aqui o meu plantado de 30L.. Espero que opinem muito e que me deem ideias para melhorar.. SETUP Aquário: 30L Substrato: Fértil (não sei nome) Iluminação: Calha DIY 3x T5 8W 6500k CO2: Kit Nutrafin com recarga caseira Filtragem: Resun 200L Aquecimento: Aquapor 100W Fertilização: Tetra PlantaMin Flora: -Rotala wallichii -Nymphaea Lotus (zenkeri) [por enquanto, tá a crescer] -Glossostigma elatinoides -Anubias nana -Hygrophila polysperma -Hygrophila corimbosa Fauna: -8x Poecilia reticulata (e muitos pequenos) -5x Otocinclus spp. -2x Xiphophorus maculatus -1x Caridina japónica (para aumentar) -2x Neocaridina denticulat…
-
- 14 respostas
- 2.6k visitas
Olá vou montar o meu primeiro Nano. tenho aqua com 60 l mas depois de ver este conceito achei uma " grande " ideia e por isso lá vou eu. ! o Nano Aqua : 40 x 24 x 26 iluminação : externa - pl 9 w resistençia :25 w Filtro / oxigenador : Aquapro M 380 380 l/h fundo : areão preto + seixos pretos o meu objectivo serà fazer um plantado ( pela 1ª vx ) para red's e ampularias agora os problemas : será que esta iluminação chega ? como nunca fiz um plantado andei a pesquisar e já percebi que tenho de colocar por baixo de tudo um solo fertilizante a duvida é qual ? para ficar oculto debaixo so areão pre…
-
- 14 respostas
- 2.8k visitas
Olá a todos. Há algum tempo que tenho tentado manter um suposto "nano". É uma tartarugueira de 17 litros da aquapor. Como iluminação tenho duas power compact da Osram de 18W. (Uma de 10.000k e uma mais amarelada que penso ser cor 840.) Não tem peixes. Não tem filtro. Apenas uma bomba minuscula para criar circulação, com uma meia de vidro a reter particulas. Durante algum tempo mantive apenas Lilaeopsis (julgo ser a brasilensis) usando como substrato argila+terra no fundo e uma fina camada de areia de praia. Tudo funcionou bem. As plantas propagaram rápido, e como a tartarugueira é baixa, estavam "gordas" e rasteiras. Chegou a estar semanas sem muda…
-
- 14 respostas
- 3.1k visitas
Boas...para começar, como se puderia chamar sou um novato nisto, tinha uma aquario ja antigo ( 10 L ) e resolvi montar um aqua de agua doce. E para isso gostaria de contar com voces. Umas dicas e concelhos seriam muito uteis para o inicio no mundo da aquariofilia. NevexAqua : Caracteristicas : Thermostat 25w Nano Filter Light 8 w Substrato fértil :floredepot Musgo de Java ( Vesicularia dubyana) Etc. So faltam mesmo os peixes Alguem me pode aconselhar?
-
E un pequeno cubo mercado nunha floristeria 15x15x15 unhs 3 litros máis ou menos Non ten sistema de filtración Non ten Co2 Non lle reporto abonos Luz 16w 6.700 k Dous cambios do agua semanais do 50% Temperatura da habitación, inverno sobre 16 grados no veran 22 máis ou menos.... Unha imaxe Un saudo
-
- 14 respostas
- 3.5k visitas
Aqui está o meu Nano Aqua abaixo fica o setup e umas fotos, Comentem... Setup: Dimensões - 40x25x20 Capacidade - 18L Iluminação - 1 Lâmpada 8W Filtragem - Q 25-200 l/h - Carvão activo Termostato - 75W Temperatura - 27ºC PH - 7 - 7.5 Manutenção - TPA's de 40% 1x semana Substrato - Areia branca e pedra vulcanica Habitantes- 5 Neons, 3 Danio Zebra, 2 Cobras-Kulie, 1 Cauda-de-Espada (macho), 1 Coridora Ponteado Plantas - Ceratophyllum demersum, e as outras duas não consegui identifica-las
-
Boas Isto da aquariofilia é mesmo um ganda vicio... Então aqui vai: Dimencões : 40/20/30 24L +/- 20L funcionais Termoestato : Sera 50W Filtragem: Filtro interno 50L/h , com 2 tipos de esponja e la de vidro, flauta DIY em pvc transparente. Iluminação: Calha DIY Com lampeda de 18W Substrato: Sera FloraDepote. Fertilização: Semanal com Sera Florena.Brevemente adição de CO2 caseiro Decoração: Areão Preto e pedras de ribeira. Parametros: PH: 7.5 Flora: Anudia Berteri var. nana Feto de Java Egeria Densa Christmas Moss Eleocharis Parvula Cryptocoryne Parva Cladophora Aegragophila Brevemente Riccia Fauna: 3 Red Cherry 5 Blue Pearl …
-
Members
No members to show