Recommended Posts

Publicado

Mais um ano, mais uma voltinha

Tomei-lhe o gosto e pronto cá vamos nós, para mais uma aventura.

Este ano fui para o desafio, já a saber ao que ia. Levei tudo planeado, plantas, hardscape, tudo.

A realidade é que apesar de termos tudo planeado, nem sempre corre como queremos. A minha ideia, era um aquario, mais para o natural.

Esta era a minha inspiração:

large.Ideia3.jpg

Até comecei e a coisa nem stava a correr mal de todo.

large.arvore1.jpg

No entanto Depois de alguma troca de ideias e depois de me terem aliciado a usar um Sr. Calhau, a montagem acabou nisto

large.rock1.jpg

Esta foi a base para o inicio duma montagem que nada tinha a ver com o que tinha idealizado de inicio.

large.rock2.jpg

Terminou assim...

O problema foi leválo da sala para o carro e depois do carro para o 3º andar sem elevador.

large.namala.jpeg

Na mala, à espera de boleia.

Resumindo:

1 - Nome do Aquário

Afloramento

2 - Data da montagem

28/09/2025

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase BioStyle 11S

4.2 - Termostato

Sera 

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light 450EC

4.4 - Sistema de CO2

Ainda não aplicado

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

2Hr APT Feast Aquasoil

5.2 - Hardscape

Strideways Riouh stone,

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

Ainda por definir

7 - Fauna

Ainda por decidir

8 - Plantas

Eleocharis minima

Rotala sp Green

Rotala H´Ra 

Hemianthus callitrichoides 'cuba'

9 - Fotos

Dia da montagem

large.cheiodia1.jpglarge.cheio2dia1.jpg

• Gosto 6

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Ui! Já temos imagens do desafio!?!?!? Nem me dei conta que era este fim de semana. O @Tozé Nunes fez o post sem datas! Ai ai Tozé 🙂 !!!

Em relação à tua montagem, José... eu prefiro sempre pedras a troncos, portanto, na minha opinião, o tanque ficou a ganhar com o caminho que seguiste. De qualquer maneira, era a tua visão, e pelas tuas palavras não te vejo muito confiante/contente com o resultado. Será impressão minha?

Consegues fazer uma imagem de frente, do aquário, para avaliar melhor a colocação das pedras? Parece que tens aí uma boa base, mas não dá para ver muito bem com as fotografias tiradas de cima.

Grande abraço, e muita sorte. 

• Gosto 1
  • Haha 1
Publicado:
há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ui! Já temos imagens do desafio!?!?!? Nem me dei conta que era este fim de semana. O @Tozé Nunes fez o post sem datas! Ai ai Tozé 🙂 !!!

Em relação à tua montagem, José... eu prefiro sempre pedras a troncos, portanto, na minha opinião, o tanque ficou a ganhar com o caminho que seguiste. De qualquer maneira, era a tua visão, e pelas tuas palavras não te vejo muito confiante/contente com o resultado. Será impressão minha?

Consegues fazer uma imagem de frente, do aquário, para avaliar melhor a colocação das pedras? Parece que tens aí uma boa base, mas não dá para ver muito bem com as fotografias tiradas de cima.

Grande abraço, e muita sorte. 

Logo depois da TPA e de replantar a Cuba que se soltou, já faço novas fotos. 

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
há 15 minutos, José Pedro disse:

Logo depois da TPA e de replantar a Cuba que se soltou, já faço novas fotos. 

Antes de mais parabéns pela tua participação e por apresentares tão prontamente o teu trabalho.

Quanto ao teu aqua, parece muito porreiro, pela descrição das plantas parece que estas a ir mais para a vertente brasileira ou estou em erro? Gosto bastante do trabalho e atenção dada às rochas ficou muito top.

• Gosto 1
Publicado:
há 3 horas, sTeVe- disse:

Antes de mais parabéns pela tua participação e por apresentares tão prontamente o teu trabalho.

Quanto ao teu aqua, parece muito porreiro, pela descrição das plantas parece que estas a ir mais para a vertente brasileira ou estou em erro? Gosto bastante do trabalho e atenção dada às rochas ficou muito top.

Sou um newbie nisto. "Vertente brasileira"??? Não faço a mínima ideia a que te referes.

Eu olhei para aquilo, e das plantas que escolhi, pus as que melhor se adaptavam ao pretendido. Tal como disse anteriormente, o plano original não era este.

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Inicialmente não fiquei fã, mas com o tempo e com o "namoro" que lhe tenho dado, começo a afeiçoar-me a ele.

Apesar de haver ali coisas que não estão minimamente do meu agrado, nomeadamente a "mancha" das rotalas lá por trás. Na minha modesta opinião de quem não percebe nada da fruta, ficam ali um bocado perdidas no meio. No meu ver ficam desenquadradas de tudo o resto.

Disseram-me que devia por ali plantas que se vissem por cima do afloramento, porque o tapete não se ia ver de frente. Para mim o afloramento (a ponta do calhau) é o ponto principal de toda a montagem. 

Ou podo as rotalas de forma a harmozar a coisa, ou não sei...

Demos tempo à coisa.

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
42 minutes ago, José Pedro said:

Inicialmente não fiquei fã, mas com o tempo e com o "namoro" que lhe tenho dado, começo a afeiçoar-me a ele.

Apesar de haver ali coisas que não estão minimamente do meu agrado, nomeadamente a "mancha" das rotalas lá por trás. Na minha modesta opinião de quem não percebe nada da fruta, ficam ali um bocado perdidas no meio. No meu ver ficam desenquadradas de tudo o resto.

Disseram-me que devia por ali plantas que se vissem por cima do afloramento, porque o tapete não se ia ver de frente. Para mim o afloramento (a ponta do calhau) é o ponto principal de toda a montagem. 

Ou podo as rotalas de forma a harmozar a coisa, ou não sei...

Demos tempo à coisa.

Faz sentido o que te disseram. Vais ver que com o tempo e o desenvolvimento das plantas vais perceber a sugestão. 

• Gosto 2
Publicado:
há 1 hora, José Pedro disse:

Sou um newbie nisto. "Vertente brasileira"??? Não faço a mínima ideia a que te referes.

Eu olhei para aquilo, e das plantas que escolhi, pus as que melhor se adaptavam ao pretendido. Tal como disse anteriormente, o plano original não era este.

Com o crescimento das plantas vais perceber ao que me refiro.

brazilian style aquascape - Pesquisa Google

Tem este nome por ter sido desenvolvido no brasil, pelo Luca Galarraga, e depois adotado pela equipa da Aqua Base fazendo assim aparecer este estilo.

• Gosto 1
Publicado:

Dia 2

Ora bem...

Primeira TPA de 50%.

Em termos de fertilização, ainda nada, apemas 2ml de Carbo.

Agora manter este plano durante  próxima semana.

De manhã, tinha alguns bocados de "Cuba" a boiar

4ac9ddb1-355f-4306-b4f4-d9cd574c80f2.jpe

Aproveitei o facto de ir fazer a TPA e replantei o que andava a flutuar.

f1cd906c-e935-41f2-b6c7-834c1c5ce915.jpg

Imagem de como está hoje (antes da TPA), depois de ter estado o filtro ligado, desde ontem

d20581a3-2e37-4b96-902d-dd295e541ab1.jpg

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

É normal que as plantas de carpete se soltem nos primeiros tempos. Enquanto não enraizarem, tens que ter paciência e ir replantando. Não deixes que ela cresça muito em altura para ela não se habituar mal 🙂 .

Já percebeste porque te disseram para colocares aquelas plantas mais altas no fundo? Com a pedra maior do lado esquerdo, não se ia ver nada do que tens atrás. Talvez apenas no reflexo do vidro. Estou curioso é para ver o que acontece no lado direito, porque acho que também vais precisar de colocar ali uma planta maior para se ver atrás dessas pedras mais baixas. Neste momento consegue ver-se porque a fotografia está tirada de cima, mas a imagem final deve ser tirada de frente, e aí vais perder o verde. Experimenta fazer isso.

Publicado:
há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

É normal que as plantas de carpete se soltem nos primeiros tempos. Enquanto não enraizarem, tens que ter paciência e ir replantando. Não deixes que ela cresça muito em altura para ela não se habituar mal 🙂 .

Já percebeste porque te disseram para colocares aquelas plantas mais altas no fundo? Com a pedra maior do lado esquerdo, não se ia ver nada do que tens atrás. Talvez apenas no reflexo do vidro. Estou curioso é para ver o que acontece no lado direito, porque acho que também vais precisar de colocar ali uma planta maior para se ver atrás dessas pedras mais baixas. Neste momento consegue ver-se porque a fotografia está tirada de cima, mas a imagem final deve ser tirada de frente, e aí vais perder o verde. Experimenta fazer isso.

Posso sempre prolongar as rotalas até ali ao acanto e deichar a UG só naquela "subida".

Já compreendi o que queres dizer, com as plantas lá por trás.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
4 hours ago, José Pedro said:

Posso sempre prolongar as rotalas até ali ao acanto e deichar a UG só naquela "subida".

Logo verás a melhor solução. As Rotalas podem sempre ser propagadas com cortes, mas lembra-te do tempo que tens.

• Gosto 1
Publicado:
há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Logo verás a melhor solução. As Rotalas podem sempre ser propagadas com cortes, mas lembra-te do tempo que tens.

Tendo em conta que o espaço a plantar não é assim tão grande, acho que dá mais que tempo para elas crescerem todas

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Vendo assim de repente até ficou parecido com a ideia inicial.

Mas com esse calhau já vens em vantagem do resto da malta.

• Gosto 1
AquariofiliaNetUserbar.jpg
Publicado:

Olá José!

Com muita pena minha no evento não ficámos um ao lado do outro mas deu para conviver à mesma
Tenho que te dar os parabéns por teres arriscado a fazer um layout com a rocha que todos os concorrentes puseram de lado, pois pensavam que era pesada demais e não serviria para nada, afinal ficou um layout espectacular!!
Muitos parabéns e grande abraço

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Gosto 1
Publicado:

Dia 3

As novidades não sãoassm tantas, mas continua-se com o plano: TPA de 50% diariamente e 2ml de Carbo após as TPA, fotoperíodo de 6 horas com intensidade a 50%.

Deixo umas fiotos mais pormenorizadas das plantas, em que as rotalas, estão cheias de folhas novas. E algmas folhas mais velhas estão a cair.

c0c5cfc3-3fde-49b7-ad5c-265f7d2233ac.jpg

A Cuba parece estar a marelecer, mas creio que possa ser por falta de CO2, mas que amanhã essa ausência já fica colmatada.

f0d4e8d7-5858-42f1-8513-f00d701fc3e9.jpg

As Eleocharis estão com boa cara

cc4a5a1a-b2d8-4cc4-b59f-625c1e27ea13.jpg

E a UG, parece-me que está a dar-se muito bem (o ângulo da foto está uma treta que ao lado do aquário está a TV e hoje não consegui tirar melhor)

a25c0b43-aade-401c-a988-817bab2c2ef2.jpg

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

A história desse layout dava um filme hahahah

Continuo a achar que devias ter ido para um Iwagumi clássico. Experimentavas um layout intemporal, aprimoravas as técnicas de poda e são aquários que depois de estabilizados, acabam por não dar "trabalho".

Pensa que já só te falta carregares isso mais 2x...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
49 minutes ago, João Abóbora said:

Continuo a achar que devias ter ido para um Iwagumi clássico.

Ainda vai a tempo! Eu voto nessa opção. Eheh.

Publicado:
há 1 hora, João Abóbora disse:

A história desse layout dava um filme hahahah

Continuo a achar que devias ter ido para um Iwagumi clássico. Experimentavas um layout intemporal, aprimoravas as técnicas de poda e são aquários que depois de estabilizados, acabam por não dar "trabalho".

Pensa que já só te falta carregares isso mais 2x...

Tirar as rotalas e deixar o tapete crescer por ali a fora?

E aquela porte por trás do pico? Toda a gente diz que depois não se vê nada do que lá está por trás.

0628525b-14e5-4d3f-b2c0-31402337fcdf.jpg

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Gosto mesmo da tua montagem, espero que consigas meter as plantas as crescer onde queres!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
14 hours ago, José Pedro said:

E aquela porte por trás do pico? Toda a gente diz que depois não se vê nada do que lá está por trás.

É verdade. Só terias algum verde ali no reflexo lateral. E como tens areia em grande parte do tanque, também poderias ter que pensar em usar alguma coisa nas pedras, para ter mais plantas - Riccardia, talvez, ou até a Cuba. Só dei aquela opinião porque sou adepto dos Iwagumis, mas poderia complicar-te bastante todo o processo, até porque pouca massa verde pode traduzir-se numa maior dificuldade em controlar as algas.

• Gosto 1
Publicado:

Hoje foi de instalar o CO2.

6ca5a52d-ffcc-4617-8deb-d63b100cc345.jpg

Este regulador comprei na altura do desafio e fui ali ao nosso amigo Ivo, buscar o resto.

13fc622f-8793-4263-80fd-2379cff65b39.jpg

Trouxe um drop checker, para ir controlando a coisa

2d52b2d8-1317-473e-aeac-5e9722fb710c.jpe

E para já está assim

4e9c5380-2dec-40a0-9e11-76d6527f5f18.jpg

Agora está a ligar 1h antes das luzes e a desligar 1h antes das luzes. Vamo vendo como corre.

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado: (editado)

Se estás indeciso, deixa as rotalas crescerem e logo vês se gostas...

Mete já um pouco da UG a crescer ao lado das rotalas e daqui a uns tempos, caso queiras tirar, já tens lá a planta a fazer tapete e basta completar o que a Rotala ocupava, para ficar fechado.

Pode ainda acontecer gostares do efeito das duas a crescer juntas lol

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."