edmendes

GiveRiver

Recommended Posts

Bom dia a todos!

Vou fazer aqui a apresentação do meu aquário, e centralizar toda a minha informação aqui neste post, conforme me indicaram.

Setup - Aquário de água doce

1 - Nome do Aquário

GiveRiver

2 - Data da montagem

16/01/2019

3 - Dimensões do aquário

116 x 36,5 x 60

3.1 - Volumes

254L Brutos e 200L Úteis

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro JBL CristalProfi e901

4.2 - Termostato

Eheim 300W

4.3 - Iluminação/Foto-período

1x Florescente T5 45W (Branca) Aquatlantis

1x Florescente T5 45W (Amarela) Aquatlantis

240 LEDs 4000k (32w)

240 LEDs 6000k (32w)

Ligadas 9H/dia (das 15H às 24H)

4.4 - Sistema de CO2

Sistema Caseiro

4.5 - Outro equipamentos adicionais

Bomba de Ar Sera (a trabalhar durante a noite, para compensar o facto de o CO2 caseiro não desligar)

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

Sera FloraDepot (7KG)

5.2 - Substrato inerte

Areão Preto 4-6mm (10KG)

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

Pedras Vulcânicas e Troncos Red Moor Wood

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Liquida: Dajana ProFlor - 10 em 10 dias

7 - Fauna

• 10 Tetra Neons
  • 10 Neons Negros
  • 5 Platys Fêmea
  • 3 Platys Macho
  • 5 Corydoras
  • 1 Plecostomus
  • 1 Limpa Vidros
  • 2 Collies

8 - Flora   

• Limnophila Sessiliflora
  • Ludwigia Repens
  • Lilaeopsis Novea-Zealandia
  • Helianthium Tenellum Green
  • Stringy Moss (Musgo de Java)
  • Anubia Barteri
  • Echinodorus Palaefolius
  • Lindernia Rotundifolia
  • Lobelia Cardinalis Mini
  • Marimo

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água

pH: 6.4

gH: 6

kH: 6

NO2: 0

NO3: 10

Temperatura: 28ºC

9.2 - Frequência das TPA's

1x/semana 15% (30L)

1x/mês 30% (60L)  

10 - Fotos

749680da2a2c9db8e9a0223bbcaa2c4a.jpg&key=0fa27a79ea0e3a2324fc6a3ec12a01dd265d2081f92fc581cc319e4133f8a87b

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal!

Tenho 2 dúvidas:

- Tenho o difusor do CO2 junto ao fundo do aquário e por baixo do outflow. Está correcto neste local?

- Tenho um bico de pato no outflow, inclinado ligeiramente para cima para fazer agitação na superfície.

Mas estou em dúvida é é suficiente ou não.... Pois do lado esquerdo (onde está o outflow) existe boa agitação, mas do lado direito não há nada... E a superfície fica parada...

Lado Esquerdo

903f030aa3cc156c01ca5b74d3708a8a.jpg&key=02b4751eb8811a968a004ad0a51f59f122c1d02709cf5c4c86662d48c3d18176

Lado Direito

2e037b542d42034580b98ddaf016172d.jpg&key=301fad444c44e2fab4843f6b183838b97871b5f600ca7b1ee9e57d5a5bfc5bf3

Está bem assim ou devo fazer alguma alteração?

E aproveito o tema para dizer que quando faço a alimentação da fauna desligo o filtro para que a superfície fique calma e eles possam comer descansadamente. Faço bem? Ou não devo desligar?

Obrigado desde já pela ajuda!

Cumprimentos,

Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Boas.

Não te sei responder as dúvidas todas por isso espera por outras opiniões.

Em relação a agitação da água da superfície acho que o ideal seria ter toda a superfície com agitação, pois assim conseguirias "oxigenar" mais a água. Acho que um "bico de pato" é utilizado normalmente para reduzir a força de saída da água por isso talvez por isso não consigas uma agitação em toda a superfície. Mas considerando o filtro que tens e o aquário ter mais de 1 metro de comprimento acho difícil conseguires agitação em toda a superfície. 

No meu caso tenho um aquário com 1 metro de comprimento e só consigo agitação em toda a superfície porque estou a usar 2 filtros Fluval 406.

Em relação a alimentação e filtro estou com problema similar. Inicialmente fazia como estas a fazer, mas disseram-me que assim ia reduzir consideravelmente o tempo de vida útil dos filtros. Pois esta-se a ligar e desligar todos os dias 2 vezes. O que faço agora é quando vou dar de comer fechar um pouco a torneira de saída do filtro para reduzir o caudal.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Pessoal, continuo com a dúvida a cerca da agitação á superfície da água... É suficiente ou não?

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Tenho sistema de CO2 pressurizado acabado de chegar!

Agora surgiram-me mais dúvidas! Lol

- O difusor onde o coloco? Por baixo do outflow, de maneira a haver mais dispersão?

- Tenho uma bomba de ar, devo desliga-la? Ou é bom te-la em funcionamento? 24h?

Aproveito também para questionar sobre o meu círculo de filtragem.

O Álvaro indicou-me que deveria ter o out e inflow juntos, de forma a que a água fizesse um círculo completo ao aqua... Para para isso tenho de meter o inflow a sugar por cima do monte que tenho do lado esquerdo. (em quanto que neste momento está do lado direito, e junto ao areão).

Mantenho como tenho, ou mudo tudo para o lado esquerdo? Mesmo que o inflow tenho que ficar mais subido que toda a grande parte do fundo do aqua?

CIRCUITO ACTUAL

920400f578676136a588b1acf7fda30b.jpg

CIRCUITO POSSÍVEL

9b3d4fee472f845f9b1e7c4466997fdb.jpg

Fico a aguardar respostas. Obrigado pessoal

Cumprimentos,

Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Neste momento acho que o problema maior que tens é o filtro, biologicamente até pode ser o suficiente, mas a falta de circulação vai dar origem a vários problemas. O co2 dificilmente vai ser bem distribuído, bem como os nutrientes que venhas a colocar. A bomba de ar, se gostas podes deixar, mal não faz, o melhor é deixares ligado a um temporizador para que ligue durante a noite, por exemplo, para não te dissipar o co2 que injectas. Neste momento, podes ir ao chinês e arranjas uma bomba de circulação por talvez 15 euros e aumentas a circulação, dispersão de co2, oxigenação...
Deixa o bico de pato, aumenta a pressão à saída e aumenta o movimento.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta Inácio

Neste momento acho que o problema maior que tens é o filtro

Porque dizes isso? O meu e901 não é bom/suficiente?

Faz 4x a minha litragem por hora (em vazio, claro).

A bomba de ar, se gostas podes deixar, mal não faz, o melhor é deixares ligado a um temporizador para que ligue durante a noite, por exemplo, para não te dissipar o co2 que injectas.
Não é que goste dela. Apenas uso para ajudar às trocas da tona da água. Estou a pensar bem ou mal?

E o CO2 vai passar a ficar desligado de noite, pois já tenho pressurizado com Solanoide ligado ao relógio da iluminária.

O que achas deste Layout? Achas que ficaria a ganhar com o circuito desta maneira?

57516302cbb22b185e744986bbdac601.jpg&key=841c33fb12f7252568253d8415b21017da61ebcdeadf661ab30f9bab4f83e933

Mesmo com o out um pouco mais subido... devido á elevação ali existente?

Ainda tenho também a possibilidade de usar um Skimmer. Iria ajudar?

Cumprimentos,

Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

A bomba de ar podes continuar a usar, eu por exemplo não gosto xe ver a coluna de bolhas a subir, são gostos. Efectivamente, a bomba de ar é útil para promover a troca gasosa à superfície. Se não te está a influenciar negativamente o nível de co2 podes deixar sempre ligado.

O filtro é excelente, mas na minha opinião para um aquário de não mais de 100 lts. O caudal real, limpo é de cerca de 450 litros, que baixa num instante.

O layout está bom, mas notas que as bolhas estão a ser empurradas pela circulação assim tão longe do outflow ( bico de pato)? Se estiver, óptimo.

O skimmer para mim tornou-se obrigatório, a superfície sempre limpa é óptima para as trocas gasosas e para não impedir a entrada de luz. Além de que o skimmer cria sempre uma ondulação na superfície que eu acho espectacular.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Eu também não gosto de ver a coluna de bolhas...
Vou experimentar ter o CO2 durante o dia, e bomba de ar durante a noite. Ver no que dá.

E o difusor por baixo do bico de pato, parece-me funcionar bem, devido á pressão que ali existe.
As bolhas nem chegam á superfície, e dispersam muito.
Acho que vou manter o difusor no mesmo sítio então.

Continuo só com a dúvida de que se o inflow estiver na elevação, irá manter o mesmo funcionamento que que se estivesse mesmo junto ao areão...

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Boas Edegar

Sim,continuo a dizer o que disse o inflow e o outflow juntos no mesmo lado,e também acho que o bico de pato não tem tanta força para que a água faça todo o circuito do aquário,mas e a minha opinião,se de facto tivesses circulação demais então o bico de pato abranda essa circulação.

Não vejo mal algum em teres inflow um pouco mais alto,continuo a dizer e a minha opinião,haverá outras talvez tão ou mais valiosas.

Cumprimentos 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado pela opinião Álvaro. Irei experimentar meter o Inflow do lado esquerdo então.

se de facto tivesses circulação demais então o bico de pato abranda essa circulação.

Agora fiquei confuso. Lol
Então o bico de pato corta pressão? Eu pensava que era precisamente o contrário...

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Não,corta no sentido de a água sai com mais caudal mas em pressão menor do que com a flauta,esta com mais pressão.

Cumprimentos  

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Não uso Flauta, porque a minha parece mesmo uma flauta!

Está sempre a "assobiar"...

E aproveito para questionar:

Devo desligar o filtro para alimentar a fauna?

Cumprimentos,

Edgar Mendes

• Haha 1

Partilhar este post

Link para o post

Vou ser sincero, não li o tópico todo. Antes do bico de pato usaste ou pensaste usar flauta?

Se usares o bico de pato na ponta do outflow em vez de não usares, irá reduzir um pouco o caudal mas aumenta a pressão de saída, e acredito que a redução também não será muita.

Esse bico de pato inclinado para cima é que talvez te faça perder um pouco de circulação visto que ao bater na superfície perde um pouco da energia.

Nunca usei flauta o tempo suficiente para ter uma boa opinião, mas ao que parece, em plantados, quase não se usa, e num aquário desse tamanho, com esse filtro, terias que colocar na lateral, tenho dúvidas que criasse circulação suficiente. Espera por mais opiniões.

Edit : por algum motivo o tapatalk levou uns minutos para enviar a resposta e entretanto respondeste tu.......

Não desligues, eles ate gostam de ir atrás da comida, vais ver, e simula de certeza um pouco mais o que acontece na natureza

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
há 11 horas, Inácio Sanches disse:

O skimmer para mim tornou-se obrigatório, a superfície sempre limpa é óptima para as trocas gasosas e para não impedir a entrada de luz. Além de que o skimmer cria sempre uma ondulação na superfície que eu acho espectacular.

Também arranjei um skimmer e estava bem contente com as funcionalidades dele até 2 guppys me meterem desaparecido e fui encontra-los dentro do skimmer 😐😐  Nâo sei como foram lá parar, aquilo não tem assim tanta força que os puxe.. (é um Eheim 350). Por enquanto retirei-o mas a superfície estava impecável enquanto usei.

Partilhar este post

Link para o post

2 guppys me meterem desaparecido e fui encontra-los dentro do skimmer

Os Guppys têm o vício de mandar uns saltos fora de água... Poderão ter entrado por cima

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal.

Como sabem este aquário foi o meu segundo projecto neste mundo...
Sendo que o primeiro foi apenas para iniciar, e este para aprofundar conhecimentos.

Já tenho algumas noções, mas sei que ainda tenho muito para ver e aprender...

O que eu quero neste momento, e uma ajuda da vossa parte, quero redesenhar o meu layout...

Pois o querer adquirir conhecimento sobre tudo ao mesmo tempo, levou a que tenha metido tudo e mais alguma coisa para dentro do aqua...
Incluindo fauna incompatível e etc (conforme foram acompanhando e ajudando).

Agora que me sinto mais confortável e com algum conhecimento mínimo de como as coisas funcionam, olho para o meu aquário e não vejo uma paisagem bonita e harmoniosa...
E como é óbvio quero contornar isso!
O objetivo neste momento é fazer as devidas modificações, MAS sem fazer alterações profundas!
Vou deixar foto geral do aqua, e fotos de pormenores.

E quero que me ajudem e dêem ideias do que eu possa fazer, mas relembro que não não quero mexer em pedras estruturais e etc... Como por exemplo a lateral esquerda, que tem um monte rodeado de rochas. Nesse local não quero mexer pois é onde as minhas Collies se sentem bem e com muitos esconderijos criados.

Quero que me dêem ideias para tornar o landscape harmonioso, assim como a flora.

O que deva remover, trocar ou adicionar.

Obrigado desde já malta!
45e239e24eac978b030d7de5752bdee3.jpgde786a3bb8c7da2e3de59935c7dfe42a.jpg9d30fa4f6a76d9e82bf35ae7409e4034.jpg470d19892cc9f37b0e86ea610c901a7f.jpg757d4f1fcbe49ee96c0a5882906d2240.jpgfb63f57d22086a6c09a68e1f0fd32fcb.jpgdd78baa8634399d7d049d6af0e8e3115.jpg128b4e741e571b6ad771ddba2f2bae97.jpg

Cumprimentos,
Edgar Mendes

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Não há aí nenhumas dicas que forneçam aqui ao chato?

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Eu não acho que esteja mal! E se o sistema está saúdavel não convém mexer muito! Podes por exemplo colocar mais umas plantas seja no solo seja agarrado aos troncos.

On 14/03/2019 at 23:12, edmendes disse:

Devo desligar o filtro para alimentar a fauna?

Não! Só em casos extremos de muita circulação que impeça os peixes de conseguir apanhar a alimentação atempadamente.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Boas noites.
Hoje fiz a tal mudança do inflow para o lado esquerdo, fincado entrado mesmo lado que o outflow.
Vamos ver como se comporta

Fiz um poda grande á moita de Limnophila Sessiliflora.
O raio da planta cresce a um ritmo alucinante!
E aproveitei os melhores cortes para replantar no canto traseiro esquerdo.
Aí está o termostato, que provavelmente irá fica tapado e rodeado de Limnophila Sessiliflora. Acham que haverá problemas nisso?

Ficam umas fotos do estado actual.
d16f000a92b0072a5b51c940ebdbe6be.jpg6e79a8a069ebde51bfe6475f528961b3.jpg

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal.

Comprei uns Lily Pipes, mas esqueci-me de um PEQUENO pormenor....

Não os consigo meter no aqua... Porque o meu aqua tem tampa e uma barra de alumínio a toda a sua volta na borda superior...

Acham que eu posso cortar essa tal barra por cima do buraco que existe no vidro traseiro para inserir as tubagens?

Vejam aqui a foto do que eu queria cortar:

9316e69da5b0fe879929d7e1e18b5cb6.jpg

Não sei se esta moldura de alumínio é apenas para tapar a parte superior e batente da tampa... Ou se serve mesmo para segurança dos vidros aqua...

O aqua no meio tem um vidro a atravessar da frente até trás a fazer trave de segurança...

601f7c214c9b4979e5ece9b68d449548.jpg&key=2798a8e4042b04330e2d564aff71dd203dcf91dc6f0a4f3330846240cd76813b

Será que alguém me consegue elucidar?

Cumprimentos,

Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Boas

Penso que esse perfil de aluminio serve mesmo só para as tampas. Podes cortar, mas espera por mais opiniões!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Vou corta-lo agora. Já tive a fazer força com a mão, e ele dá-se. E nem sequer está unido ao perfil do vidro lateral. Só tem apenas uma junção para tapar os remates. Por isso não vai haver problema, espero! Lol
A fauna é que vai ficar stressada com a rebarbadora...

Tive agora adicionar alguma flora, e depois do corte vou colocar os Lily Pipes e um termostato externo, para poder retirar o máximo de lixo visual.

Depois coloco fotos de como ficou

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Edgar não será o melhor local para colocar os lily's, era melhor ser de lado direito ou esquerdo para uma melhor circulação de água, estás a precipitar-te na minha opinião.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Partilhar este post

Link para o post

Sim eu sei que deveria ser na lateral. Mas no meu aqua isso não é possível. E para além do mais que não gosto de ver as tubagens na lateral. Para mim, todo o material de suporte do aqua tem de estar o mais escondido possível.

Certo é que irei por o inflow do Lily Pipe (com skimmer) pois esse não importa estar na lateral ou na traseira. E já posso remover mais uma coisa de dentro do aqua, o trambolho do skimmer.
O inflow do Lily Pipe terei de experimentar se o consigo meter meio de lado para fazer a corrente, se não conseguir continuo na mesma com o meu preto em plástico.

Daqui a pouco já dou notícias de como correu.

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora