Bruno Carneir

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    200
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • País

    Portugal

Tudo publicado por Bruno Carneir

  1. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas, Após a experiência de ter um aquário de 25 litros (demasiado pequeno 😲) com dois peixinhos de água fria estou avançar para um novo projecto devido à vontade de querer mais peixes. Passo assim a apresentar o meu novo aquário de água doce fria: 1 - Data da montagem: 03/09/2018 2 - Dimensões do aquário: 1.20 x 0.45 x 0.60 metros 2.1 - Volume de água: 300 litros (aproximadamente) 2.2 - Origem da água: água do poço 3 - Equipamentos Instalados 3.1 - Filtro: "Fluval 406 Canister Filter" - 1450 l/h 3.2 - Termostato: não tem 3.3 - Iluminação/Foto-período: barra de LEDs brancos e alguns azuis 3.4 - Sistema de CO2: não tem 4 - Substratos & decorações 4.1 - Substrato fértil: não tem 4.2 - Substrato inerte: areia - 30 kg 4.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): de momento não tem mais vai levar um tronco ao centro e algumas conchas 5 - Fauna De momento só tenho os meus 2 peixes (foto abaixo) mas ainda estão no aquário pequeno. 6 - Plantas: para já não tenciono ter 7 - Fotos: 8 – Observações / Dúvidas 8.1 - O aquário foi montado e cheio de água ontem. No entanto mesmo tendo passado a areia por água ao encher a água ficou muito turva / baça como se pode ver nas fotos. Aconselham a esvaziar e encher todo novamente? Ou Ligar o filtro para limpar essa sujidade da areia? 8.2 - Na loja recomendaram me a ter o aquário por 2 semanas com o filtro a trabalhar sem lá colocar nenhum peixe para fazer o ciclo de azoto. Mas este ciclo faz-se sem nenhum peixe? Devo deitar comida na água para criar amónia ou colocar lá os meus 2 peixes do aquário pequeno? Como só ainda enchi ontem e a água ainda estava turba ainda não tenho nenhuns parâmetros da água medidos. 8.3 - Na loja também disseram-me para quando meter os meus 2 peixes daqui por 2 semanas meter logo mais 2 ou 3 peixes novos. Deve ser assim feito?
  2. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas RGTorres, Obrigado mais uma vez. O meu telescópio preto nunca o vi a ser incomodado pelos outros 3 goldfish que tenho no aquário. No entanto estes últimos dias estive a observar melhor os peixes e reparei que tanto ele como o cometa amarelo tem o mesmo comportamento. Outra coisa que constatei é que só estão assim a maior parte do tempo quando a luz esta desligada e estão sempre atrás do tronco ou das pedras. O que me levou a pensar que talvez estejam nesses sítios pois é onde não se criam grandes correntes de água causadas pelo filtro. Visto que estes peixes não gostam de grandes correntes de água será o excesso da mesma que esteja a deixar o telescópio mais stressado? Este telescópio preto deve ser o mais novo e pequeno dos 4 peixes e por isso as vezes nota-se um bocado de esforço quando nada contra a corrente criada no filtro. Por outro lado esta variante de goldfish é das mais sensíveis por isso quando algo não está bem ele é o primeiro a queixar-se.
  3. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boa tarde a todos, Tenho um aquário de 300 litros (brutos) com 4 peixes de água fria (goldfish / carassius auratus / kinguios). Nesse aquário tenho já a alguns meses 2 plantas : Anubias Barteri. E tem se dado bem com estes peixes que são conhecidos por comer as plantas. No entanto são plantas de crescimento lento e com estes peixes que tem alta produção de nitratos pretendia que me recomendassem plantas de crescimento rápido para ter uma maior absorção dos nitratos. Deixo foto do meu aquário: Teriam de ser plantas também de fácil manutenção (sem C02 / fertelizações...) sem grandes exigências de iluminação e resistentes a voracidade deste tipo de peixes ou que cresça mais rápido que a capacidade de eles as comerem. Obrigado. Cumprimentos, Bruno Carneiro.
  4. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boas Alvaro Silva, Acho que vou seguir o teu conselho e vou só as lavar bem com água corrente e meter só algumas no aquário a ver como se dão com os meus peixes. Se eles as comerem vou deixar crescer uma grande quantidade num recipiente a parte para conseguir ir metendo no aquário. Será que lhes faz mal se as comerem? Segue a foto das plantas. Tem aí algumas mais claras que segundo o vendedor são (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] / Alface de água.
  5. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas pessoal, Hoje reparei numa situação estranha e não sei se será algum problema. Agora de manhã cheguei a beira do aquário e tinha o meu goldfish telescópio preto completamente parado no fundo do aquário (mesmo pousado na areia). Chegava-me perto dele e ele mexia-se um pouco e quando me afastava voltava ao mesmo. Isto durante cerca de 10 minutos. Como achei que algo não estava bem comecei a fazer os habituais testes à água. Enquanto os fazia ele lá voltou ao normal a nadar pelo aquário. Em relação ao testes: Amónia e Nitritos estavam a 0 mg/L, Nitratos estavam a 10 mg/L (ontem fiz uma TPA) e pH estava entre os 7 e 7,5 (ideal para estes peixes). Já agora a luz do aquário liga-se as 7h e eu vi esse comportamento estranho as 7h10. Será que ele ainda estava em modo de "dormir"? Porém costumo ir sempre a essa hora para lhes dar de comer e nunca o vi assim. Informações adicionais: 1- Como disse atrás ontem fiz uma habitual TPA de 35% a 40% da água. A única coisa que fiz de diferente foi que a água que usei nessa TPA era da companhia mas tinha a ido buscar no Domingo e esteve guardada até ontem em garrafões fechados. Será que a água não fica boa de estar cerca de 5 dias fechada em garrafões? Usei o Prime antes da usar. 2- Outra coisa que fiz diferente do normal durante essa TPA foi a limpeza com uma escova (só de uso no aquário) das folhas das minhas anubias para limpar as algas castanhas delas. Será que essa sujidade de esfregar as folhas a espalhar-se na água do aquário faz mal aos peixes? 3- Já algum tempo que noto que este peixe tem os olhos baços e nas barbatanas dele as pontas em vez de pretas são brancas (mas não é íctio pois não tem pintas brancas no corpo). Será alguma doença? Ou o comportamento dele não é razão para me preocupar?
  6. Bruno Carneir

    Ehein MP

    Boas. Bem vindo de volta. Fiquei curioso com o teu projecto. Tens de meter aqui umas fotos para o pessoal ver. Não te esqueças de fazer o ciclo de azoto do aquário. Concordo com o Tozé Nunes que devias pensar numa Sump para um aquário desses. Pois esse filtro pode ser curto e necessário um segundo filtro mais potente. Deduzo que tenciones fazer um aquário de água quente certo? Que termostatos tens? Pois dizes que tens 2 da marca Eheim e os mais comuns que se vê a venda são os de 300W e há também os de 400W. Mas qualquer um deles para ter temperaturas mais altas só com 2 termostatos talvez vá ser um pouco difícil.
  7. Bruno Carneir

    Aquário 200L

    Boa tarde, Em primeiro lugar dizes que começaste este projecto a pouco tempo e já tens esses peixes todos? A quanto tempo tens o aquário e os peixes? Fizeste o ciclo de azoto do aquário? Caso não saibas o que é esse ciclo procura aqui no forum que está muito bem explicado. Mas resumidamente deves ter o aquário a funcionar durante um mês sem nenhum peixe para criar uma colónia de bactérias que vão transformar a porcaria que eles fazem em produtos menos tóxicos. Caso não o tenhas feito corres o risco de ter sérios problemas com tantos peixes no aquário. Pois ao fim de cerca de 10 a 15 dias vais ter um pico de amónia e passado mais uns dias vais ter peixes a morrer decerteza. Em relação ao que o Emejet diz sobre misturar peixes de água fria com peixes de água quente concordo com ele. Não o deves fazer. Quanto aos GoldFish esses são o teu maior problema no projecto. Lê a informação no seguinte link (kinguio e goldfish são nomes diferentes para o mesmo peixe): http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/ Se já leste já deves ter percebido que não tens aquário para esse tipo de peixes. 10 Goldfish só conseguirias manter em lagos nunca num aquário pois eles crescem muito (podem chegar aos 20cm) e sujam muito a água. O teu aquário de 200 litros só dava no máximo para 3 GoldFish e mais nenhum peixe junto deles e tu na verdade tens 10. Depois o filtro que tens também não chega para esse tipo de peixes. Pois o filtro para goldfish deve filtrar 10x o volume do aquário por hora, ou seja devia fazer 2000 l/h. Esse fluval 306 só faz 1150 l/h, ou seja metade. Estou te a dizer isto tudo para te mostrar que esse aquário nunca vai funcionar com tantos goldfish. Como te disse no máximo podias ter 3 e um filtro mais potente. Acho que vais ter de devolver esses Goldfish ou arranjar um lago para eles. Pois eles sujam tanto a água que vais ter rapidamente valores tóxicos na água e os peixes todos a morrer. Quanto a misturares guppys, pleccos e escalares deixo isso para quem perceba mais de peixes de água quente. Outra coisa os goldfish pequenos são inofensivos mas quando forem grandes tudo que lhes couber na boca (incluindo outros peixes) é comida para eles. Tens nesse aquário muita coisa para resolver antes de pensares em aquascapping.
  8. Bruno Carneir

    Aquário novo 250 Litros

    Existe também a loja "ProAquarium" em Rio Tinto com preços as vezes ainda melhores. Mas não tem tanta variedade de produtos. O Fluval 306 só faz 1150 l/h. Como vais ter uma aquário de 250 litros ele te faz-te 4.6x o volume do aquário por hora caso o filtro esteja vazio. Atenção que os valores que as marcas apresentam em l/h é com o filtro sem nenhumas matérias filtrantes no interior. Quando meteres as esponjas e matérias esses l/h vão reduzir e muito. Em alguns filtros passa para metade. No caso do Fluval 406 ele vazio faz 1450 l/h mas cheio reduz para 930 l/h. Ou seja mesmo o 406 quando cheio e a funcionar normalmente não te vai fazer 5x o volume do aquário por hora. Não são valores que vi na net são os valores que marca mesmo anuncia no manual de utilizador do filtro.
  9. Bruno Carneir

    Aquário novo 250 Litros

    Em relação ao Fluval 406 (tenho um) posso te dizer muito bem dele. Não faz quase barulho nenhum (se fizer o mais provável é ter ar no interior), muito simples de utilizar e muito simples de fazer a limpeza do mesmo (em cerca de 15 minutos abro o filtro e faço a sua manutenção). Vi que és do Porto e se quiseres tens na Maia a loja "Paulo Vieira Aquários" a vender esse filtro por 129 euros. Foi lá que comprei o meu e não encontrei mais barato noutras lojas. As vezes aparece no OLX usados por 80 euros mas nunca sabes o estado do rotor do motor. Se tiver de levar um novo e junta gastas sempre cerca de 30 euros por isso a meu ver mais vale comprar logo novo. O filtro já bem com as matérias filtrantes básicas para começares. Se o comprares não uses os 4 sacos de carvão activado que trás. Opta antes por os guardares para um dia que tenhas de usar medicações na água. O que te vai resultar em 2 cestas vazias no seu interior em que um dia mais tarde podes gastar mais um pouco e adicionares mais matérias filtrantes.
  10. Bruno Carneir

    Aquário novo 250 Litros

    Boas. Vê também o filtro "JBL CristalProfi e1502 Greenline" é um pouco mais caro que o Fluval 406. Faz 1400 l/h. Apesar de nunca ter tido este JBL ouço falar muito bem dele. Pois segundo me disseram leva mais matéria filtrante que o Fluval e é mais silencioso. Pesquisa um pouco sobre ele também. Da Eheim existe também filtros semelhantes mas apesar de muito boa qualidade tem um custo mais elevado que os da Fluval e JBL.
  11. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Obrigado Alvaro Silva. Ontem chegou-me a casa a encomenda que tinha feito pelo OLX de Salvinia Cucullata. Nunca tinha visto a planta sem ser em fotos e depois de a receber fiquei surpreendido pelas suas dimensões muito reduzidas. Cada raiz tem cerca de 2 ou 3 folhas que no conjunto tem dimensões de uma moeda de 20 cêntimos. (logo vou ver se meto cá uma foto). Elas costumam ser assim tão pequenas? Ou serão pequenas porque quem as vendeu disse que as tinha em aquário? Ou são novas e com o tempo crescem? É que dadas as suas dimensões penso que qualquer tratamento com lixívia ou permanganato de potássio vão de certeza destruir as plantas. Mesmo lava-las bem por água corrente vai ter de ser feito com muito cuidado. Para não falar que com estas dimensões acho que vão servir de comida aos meus peixes.
  12. Bruno Carneir

    Aquário novo 250 Litros

    Boas. Quanto ao filtro continuo a achar que o mínimo dos mínimos seria 5x. Mas acredita que num filtro nunca vais querer ter o mínimo por isso referi 6x. Já os 10x o volume que viste depende muito para o tipo de peixes que vais escolher. Se escolheres peixes de água fria como eu ou ciclideos ai sim precisas um mínimo de 10x. Agora se for peixes de água quente não é necessário tanto. Tudo vai depender do que escolheres para o aquário.
  13. Bruno Carneir

    Nano 15L - Betta

    Boas. Não tens teste de amónia? Segundo percebi o teu ciclo de azoto tem cerca de 10 dias. Por isso é normal ainda teres os nitritos (NO2) quase a 0. Nos próximos dias deverás ter um pico de amónia e deverão começar a aumentar os valores de nitritos. No entanto os nitratos (NO3) ainda deveriam estar praticamente a 0. O que me leva a querer que a tua água da torneira já deve vir com nitratos. Para testar isso aconselhava-te a fazer o teste de nitratos (NO3) à água da torneira e ver se nessa água também obtens o valor 10 de nitratos. O importante disto é que quando tiveres o aquário com o ciclo feito deves ter a amónia e nitritos a zero e com a sujidade dos peixes os nitratos vão aumentando. E vais fazendo as TPAs para baixar esses valores de nitratos. E se a tua água da torneira já vier com nitratos vai ser difícil baixar esses nitratos no aquário? Por isso te recomendo a testar os nitratos da água da torneira só por segurança a ver que valores dá. Outro ponto que referes é que deixas a água a arejar entre 24h e 48h. Significa que não usas nenhum acondicionador na água tipo Seachem Prime ou outro certo? Apesar de deixares a arejar a água e o cloro evaporar não significa que esta seja segura para os peixes. Pois se não estou em erro (caso esteja alguém me corrija) compostos como a cloramina (mais prejudicial para os peixes que o cloro) e metais pesados não se evaporam e continuam presentes na água. E um bom acondicionador de água remove te esses produtos todos tornando-a mais segura. Por ultimo, julgo que não é necessário fazeres TPAs durante o ciclo de azoto.
  14. Bruno Carneir

    Permanganato de Potássio

    Boas pessoal, Peço a vossa ajuda quanto a utilização de Permanganato de Potássio. Pretendia adquirir este produto para desinfectar plantas antes de as colocar no meu aquário para evitar a introdução de várias coisas indesejáveis. Após alguma pesquisa apareceu-me este produto como melhor para desinfectar plantas do que a utilização de uma solução de água com lixívia. Tenho no entanto várias questões: 1- Onde comprar este produto? Falaram-me que se vendia comprimidos em farmácias (500 ml/comprimido) ou em pó nas drogarias (100gr, ...). Qual será melhor? 2- Deve ser misturado com água normal (do furo sem cloro) ou em água destilada? 3- Qual a concentração a usar? Em alguns sites aparece 10 mg/l outros 20 mg/l. 4- Durante quanto tempo devo deixar as plantas nessa solução? Alguns casos referem por 20 minutos e noutros em 4h ou até mesmo 8h. 5- As plantas em questão são flutuantes (Salvinia Cucullata e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes). Devo colocar a flutuar a tona dessa solução de permanganato de potássio com água ou devem ser completamente submersas? 6- Após realizar todas esta desinfecção basta lavar bem as plantas com água corrente ou é melhor coloca-las num recipiente com solução de água com condicionador como o Prime? Cumprimentos, Bruno Carneiro.
  15. Bruno Carneir

    Aquário novo 250 Litros

    Boas. Não sou muito experiente mas sobre alguns assuntos vou deixar a minha opinião. O filtro deve ser talvez a coisa mais importante do teu aquário e como tal deve ser o melhor possível. O recomendado normalmente (pois depende do tipo de peixes que lhe vais introduzir) é que o filtro faça 6x a filtragem do volume do aquário por hora. Sendo de 250 litros o filtro devia no mínimo fazer 1500 l/h. Assim sendo, ambos os filtro que apresentas são insuficientes para esse aquário. O Fluval 106 só faz 505 l/h e o Aqua Nova NCF 1000 só faz 1000 l/h. O ideal seria no mínimo um filtro como o Fluval 406 que já faz 1450 l/h. Mas podes ver outras marcas boas como a JBL ou a Eheim. Dimensões do aquário acho que devias se tiveres essa possibilidade escolher o maior. Pois quanto maior o volume de água mais fácil é de controlar por assim dizer. Pois qualquer instabilidade (picos de amónia ou nitratos) demoram mais tempo a ocorrer em maior volume de água. Em resumo, é mais fácil para iniciar com uma aquário de maior volume. O termostato parece-me bom para este aquário. Substrato e iluminação espera por alguém com mais experiência.
  16. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Obrigado Alvaro Silva. Recomenda o uso de lixívia em relação ao permanganato de potássio? Fiquei com a ideia que este ultimo não era tão agressivo para as plantas como a lixívia. Mas não sei onde comprar o permanganato de potássio? Nem sei que concentrações usar? E depois de fazer este tratamento não sei se basta lavar as plantas ou se ainda tenho de as meter em água com um acondicionador como o Prime?
  17. Bruno Carneir

    Querida, Comprei Mais um Aquário!

    Boas. Faz uma pesquisa pelo Seachem Purigen. Há quem diga que ajuda muita a tornar a água mais cristalina.
  18. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Não tinha pensado nisso. Mas obrigado vou então lavar bem as raízes. Numa pesquisa rápida na Internet falam em se fazer quarentena das plantas em soluções de água com lixívia (1 colher sopa de lixívia para 10 litros de água sanitária e meter as plantas por 10 minutos). Também aparece soluções de água com permanganato de potássio. Ou soluções de água com azul de metileno. Sendo que o mais corrente é soluções de água com permanganato de potássio. Não encontrei concentrações apenas para mergulhar as plantas por 10 minutos. Devo fazer alguma dessas coisas além de as passar por água?
  19. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Obrigado Alvaro Silva. Agradou-me o facto desta planta absorver muitos nitratos por isso vai ser a primeira a arriscar. Quando tiver as plantas vou colocar algumas então no aquário e estava a pensar colocar outras numa caixa de plástico com água do furo (que tem altos nitratos) que assim se os peixes as comerem ia retirando dessa caixa para o aquário. Será uma boa alternativa? No caso das plantas quando as tiver devo fazer alguma espécie de quarentena como se faz com os peixes ou posso colocar logo no aquário?
  20. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Bom dia a todos, Obrigado pelo teu contributo Vera Santos. Estou um pouco na dúvida sobre a sua durabilidade pois tive este Purigen durante 5 meses no filtro até ficar saturado (cor castanha) e ter de ser regenerado. Fiz a sua regeneração (ficou da cor beje) e voltei a colocar no aquário e passado 1 mês já esta saturado. Não sei se foi por ter tido um surto de nitratos que ele saturou rápido ou se após cada regeneração a durabilidade reduz consideravelmente? Sim foi um bocado por isso. Fiz também alguma pesquisa e em todo o lado aconselhavam a usar o Prime pois alguns acondicionadores de água tem na sua composição um composto (não me recordo do nome) que caso fosse usado produtos com o mesmo inviabilizava uma futura regeneração do Purigen. Por outro lado o Prime era o único acondicionador que uso e tinha cá em casa para usar após a regeneração. Mas a utilização de 4 colheres de sopa de Prime na regeneração caso o Purigen só aguente 1 mês torna-se um produto caro. Cumprimentos, Bruno Carneiro.
  21. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Boas S.S. De facto a durabilidade curta do Purigen e sua regeneração cara (pois gasta muito Prime para ser regenerada) não justifica muito a sua utilização. O meu acho que vou tirar, regenerar e guardar o produto conforme as recomendações para se algum dia tiver alguma crise no aquário o usar. O segundo filtro vai ser comprado a curto prazo. Já ando a tratar disso. Mas o que tenho para já vai-se aguentando pois tenho tido a amónia e nitritos a zero. Quanto aos nitratos em principio vou colocar no aquário plantas flutuantes (salvinia cucullata) que são de rápido crescimento e irão absorver alguns dos nitratos.
  22. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boas Alvaro Silva. Após mais alguma pesquisa vou experimentar colocar a seguinte planta Salvinia cucullata. Algum cuidado especial que deva ter com esta planta?
  23. Bruno Carneir

    Plantas de crescimento rápido

    Boas. Quando refere sem substrato rico pode ser areia como eu tenho? Em relação em eles comerem ou não acho que só mesmo arriscando tal como fiz com as anubias. Se comerem mal também não lhes deve fazer.
  24. Bruno Carneir

    Aquário 300 Litros

    Obrigado RGTorres. Nunca tinha pensado nisso acerca do Purigen. Este fim de semana vou fazer uma TPA e se os nitratos ficarem abaixo dos 10 mg/l vou retirar o purigen para fazer a sua regeneração. E vou acompanhar a evolução de nitratos sem o Purigen. Só o pretendo fazer com valores de nitratos baixos pois assim percebo melhor a sua evolução já que a escala de cores mede de 0 / 2 / 5 / 10 / 20 e acima dos 20 a diferença de valores já é grande para perceber a evolução dos nitratos. Fiz uma TPA na Terça a noite e medi os valores de nitratos logo a seguir em 10 mg/l. Ontem a noite medi novamente e dava-me valores entre os 10 e 20 mg/l. Apesar da dificuldade na leitura de cores a ideia que tenho é que num período de 48h (2 dias) tive um aumento de 5 mg/l. Este é um valor alto ou aceitável? Falta agora perceber a influência do Purigen neste aumento de valores. Sendo que procuro manter os meus peixes até valores máximos de 25 mg/l (ou será muito?) devo ter de fazer as minhas TPAs para ai de 6 em 6 dias.
  25. Bruno Carneir

    Dúvidas com termostatos

    Boas. Outra questão que dificulta chegar a essas temperaturas mais altas quando a temperatura ambiente é muito inferior é as trocas de calor do aquário com o exterior. Não sei se o teu aquário é dos tapados. Mas como no geral não são existem muitas perdas de calor pela parte superior do aquário. Outra situação que prejudica é se encostares a traseira do aquário a uma parede, principalmente se for parede exterior da casa. Se for o caso afasta-o um pouco da parede. Coisas que podes fazer para reduzir essas perdas de calor com o exterior: Como é um aquário de 45 litros mesmo já montado e cheio talvez com ajuda o consigas levantar. Se sim podes coloca-lo sobre uma placa de algum material isolante (esferovite ou até mais bonito cortiça). Na altura não sabia senão tinha feito isso no meu aquário mas agora montado e cheio com 250 litros de água já ninguém lhe pega. Caso tenhas um fundo na parte de trás do aquário podes também colocar na traseira do mesmo uma placa de algum material isolante.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00