Aquário de 200cm x 39cm x 60cm sem travamento


Luiz Medeiros

Recommended Posts

Acho que nem precisa de travamentos. É super normal essa curvatura. Especialmente em 2 metros.

 

Já estou como o Vasco! Ai o que eu fazia com esse aqua! (e com uma carteira a acompanhar) ;)

 

Sobre a luz se calhar o melhor era ires para DIY, não estou a ver por aí muitas calhas de 2 metros, a não ser que ponhas duas de 1 metros ou várias de 40...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso q existem calhas "modulares"que engatam umas nas outras.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nem precisa de travamentos. É super normal essa curvatura. Especialmente em 2 metros.

 

Já estou como o Vasco! Ai o que eu fazia com esse aqua! (e com uma carteira a acompanhar) ;)

 

Sobre a luz se calhar o melhor era ires para DIY, não estou a ver por aí muitas calhas de 2 metros, a não ser que ponhas duas de 1 metros ou várias de 40...

Olá Gonçalo,

A idéia será essa mesma, o famoso DIY.... Obrigado

Tenho que avaliar apenas os lumens, pois acredito que não vou fical pelo low-tech, e para controlar a iluminação devo ir para esta solução:

http://www.pet4you.net/en/fishes/tecnichal-equip/ilumination/controllers/tecatlantis-easy-led-control-2-plus.html

TECATLANTIS_EASY_572fc0bd443c6.jpg

 

Cumprimentos

20mil k???

Cor azul, mais conhecido como luz de luar, usado mais em aquários de água salgada, assim posso manter alguma iluminação entre as 20h e as 24h sem incomodar muito os peixes e dar um aspecto agradável ao ambiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de ir para os 20000K. Já que vais para o DIY podes só pôr leds azuis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é boa ideia... Algo que te dê flexibilidade para caso queiras mais luz e algo diferentes

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sem duvida um projecto que vale a pena acompanhar.

Na iluminação se optares pelo diy tens também este controlador.

http://www.ebay.com/itm/Programmable-LED-Time-Dimmer-RGB-Controller-TC420-DC12V-24V-5-Channel-20A-/252486733918?hash=item3ac961d05e:g:z0QAAOSwExJXobAb

 

Eu uso e estou muito satisfeito com o resultado.

 

Cumprimentos

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado, desse link tem fortes probabilidades de parar na alfândega, o valor dá um salto grande nesse caso.

Eu mandei vir de um por 19 € mais 70 cent de portes.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nem tudo pára , mas havendo mais barato não vale a pena arriscar. E mandaste vir antes ou depois da mudança dos valores na alfândega? Eram 44 eur e passou para 22. Não sei quando foi.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando à conversa em relação ao filtro, quero deixar aqui um alerta,

 

Plantado com discus à mstura, o Eheim Professional 4+600, não é curto, é curtíssimo.

 

Já tive essa experiencial com um aquário de 450 litros brutos no qual comecei com um filtro de 1200 L/h ao qual acrescentei outro que fazia 1050 L/h e mesmo assim estava curto.

Apenas comecei a ter alguns resultados quando passei a fazer fertilização EI e mudava 200 litros de agua semanalmente.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor partilho da tua opinião.

O fluval fx5 é uma boa aposta para algo dessa dimensão e fica-se descansado.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que fiz asneira em relação ao filtro, mas agora já está feito, o negócio vai ser esperar um pouco e colocar outro filtro.

O fluval estava na minha lista de opções, mas ele é muito largo e não cabia no meu móvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação, talvez vá para o DIY com a utilização de power LEDs de 10w e dissipadores de calor.

Quantos lumens aconselham para este aquário? É necessário mais alguma temperatura de cor para além dos 6500k?

Li em algum lugar que a luz azul pode aumentar a probabilidade de aparecimento de algas, isso é verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... Agora com disponibilidade monetária avança para outro. Com esse tamanho de aquário um de cada lado é uma boa aposta.

Enquanto só tiveres um, mt pouca fauna e muita flora (um grande filtro biológico do aquário)

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qts aos leds ter apenas de 6500k no brancos parece bem.

Por exemplo a minha de 98 cm tem 42w e tem 84 brancos, 14 azuis e 28 vermelhos.

Com 3500 lumens.

São duas dado ser um hight - tech, mas estão apenas a 70% da capacidade.

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Finalmente o aquário está travado, com água (somente para teste) e com o filtro a funcionar (para testes)

 

Já me sinto mais seguro com os travamentos.

 

Colocarei um perfil de alumínio na borda superior posteriormente para o acabamento visual, assim esconderá as traves, as curvas do filtro e dos cabos...

 

 

P_20161110_211602.jpg

 

P_20161110_211609.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande banheira! O que eu fazia com isso (e 1000 paus no bolso :naughty: )

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas travessas de 10/15cm (8mm cada) deviam chegar.

O habitual era 1 travessa encostada cada vidro lateral e duas a meio.

A montagem do layout e manutenção, vai ser complicado.

Como ficou a flexão do vidro?

 

Uma ideia sobre o móvel.

Ele foi reforçado nas faces laterais, mas adicionastes alguma espessuras/pés por baixo?

Se reparares no móvel, as peças verticais de madeira é onde assenta os tampos e prateleiras de madeira, é nessas zonas que o peso vai ser distribuído/encaminhado para o chão, Se reforças as laterais no mesmo seguimento vertical deverias adicionar uns pés. Não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande banheira! O que eu fazia com isso (e 1000 paus no bolso :naughty: )

 

Boa sorte.

Obrigado pela "banheira" :tapfoot:

A idéia é ficar com "cara" de aquário, mas estou a montá-lo sem pressa. Aos poucos, também estou curioso para ver o resultado final.

 

Além disso, se a montagem for diluída ao longo do tempo, não vejo os "1000 paus" saindo do bolso de uma vez só, assim, não dói na consciência. :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas travessas de 10/15cm (8mm cada) deviam chegar.

O habitual era 1 travessa encostada cada vidro lateral e duas a meio.

A montagem do layout e manutenção, vai ser complicado.

Como ficou a flexão do vidro?

 

Uma ideia sobre o móvel.

Ele foi reforçado nas faces laterais, mas adicionastes alguma espessuras/pés por baixo?

Se reparares no móvel, as peças verticais de madeira é onde assenta os tampos e prateleiras de madeira, é nessas zonas que o peso vai ser distribuído/encaminhado para o chão, Se reforças as laterais no mesmo seguimento vertical deverias adicionar uns pés. Não?

Boas,

Estás mais do que certo em relação a quantidade de travas necessárias, mas sabe como é, "o seguro morreu de velho", umas traves a mais ajuda a distribuir a pressão sobre o silicone e aumenta o tempo de vida útil do aquário.

As traves ficaram com espaços de 24cm entre elas, e não coloquei nada junto Às laterais para não afetar o acesso à estes planos e não dificultar a manutenção, e como o aquário só tem 39cm de profundidade, não era necessário.

Quanto a dificultar o layout e a manutenção, tenho 1,85m de altura e longos braços, já fiz o teste e consigo alcançar todos os pontos do aquário sem dificuldades, estarei apenas limitado ao tamanho das raizes, pois terão que passar num espaço de 24cmx36cm.

O móvel tem dois pés circulares baixos (5mm de altura por 5cm de diâmetro) por cada lateral, bem como dois pés iguais ao meio, já que tenho reforços no fundo tambem. Ia deixar sem pés para distribuir melhor o peso, mas como tenho pequenas irregularidades no meu piso (grandes construtores!!!), foi necessário manter os pés para conseguir um nivelamento perfeito e não sobrecarregar qualquer ponto.

De todas as vezes que enchi o aquário para testes, não houve deformações, estalos, rangidos nem nada, penso que está bem sólido, sem falar que além disso está preso à parede, ou seja, mais um ponto de fixação e distribuição de carga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está a compor-se.

É como dizes, isso sem pressa. Compra o material todo, substrato, iluminação, CO2? e arranca apenas quando puderes encher logo isso de plantas.

Parabéns

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falei em dificultar, referia-me por exemplo introdução de troncos ramificados, plantar plantas e até apanhar algum peixe.

As traves laterais, costuma depois serem furadas nos cantos para a passagem de tubos e fios.

 

Já pensou qual vai ser a fauna?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela "banheira" :tapfoot:

A idéia é ficar com "cara" de aquário, mas estou a montá-lo sem pressa. Aos poucos, também estou curioso para ver o resultado final.

 

Além disso, se a montagem for diluída ao longo do tempo, não vejo os "1000 paus" saindo do bolso de uma vez só, assim, não dói na consciência. :naughty:

 

Foi banheira no bom sentido. Eu que tenho um 90x45x45 acho esse numa escala brutal. E sim, se se for comprando num mês isto, noutro naquilo não se nota tanto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As medidas são diferentes... Mas isso bem esgalhado dá um layout... Até me babo.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.