Boris Low tech


Tugz

Recommended Posts

Espero que esta imagem elucide a minha ideia.

DO lado direito está escrito echinodorus (procuro uma especie de medio tamanho)

O "relvado" é a tripartita.

 

ideias.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito muito bom! Gostei! E do boris também ;)

 

Mas olha que a tripartita precisa de co2... Já a tive sem e basicamente só sobrevivia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah isso é que é pior. Eu tenho a leucocephala e cresce bem, pensei que fosse semelhante.

Bem, de qualquer forma já está paga o brunofsoares vai-me enviar, pode ser que se safe, até agora todas as plantas estão a crescer bem, inclusive a planta vermelha está bastante intensa (a tampita de micros que mando por semana deve ajudar )

Obrigado pelo comentário! Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do lado direito será Ludwigia Glandulosa? Pela foto parece, mas está longe para conseguir confirmar.

 

Gonçalo tenho a Tripartita sem CO2 e tem se desenvolvido bem. Não duvido que com CO2 cresça bem mais. Acho que o factor fundamental será mesmo a luz.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei o foto periodo, estava 4 luz 2 descanso 4 luz, passou para 6 de luz 4 descanso 4 luz. Aumentei duas horas de luz e duas de descanso. Acho que dá perfeitamente para manter o equilibrio desta forma, pois vou aumentar a fauna recentemente e haverá mais nutrientes disponiveis na água. De qualquer forma coloquei mais duas horas de descanso entre os periodos para os nutrientes terem algum tempo de se recomporem para o segundo periodo.

Num low tech o segredo é sem dúvida o equilibrio e pensar como a natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15205569_1259244177461046_575369545_o.jp
15216178_1259244227461041_689573738_o.jp
15225310_1259244207461043_1929364203_o.j
Entrada da Lotus para o meio dos troncos e para o lado esquerdo para ajudar a sessiflora e a corymbosa a tapar o espaço. Entrada do possível tapete de tripartita,vamos ver.

Daqui a uns tempos meto foto do layout completo, esperar que as plantas se adaptem e se direcionem para a luz. Tirei as pedras grandes do centro e esquerda e reposicionei ligeiramente os troncos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei o foto periodo, estava 4 luz 2 descanso 4 luz, passou para 6 de luz 4 descanso 4 luz. Aumentei duas horas de luz e duas de descanso. Acho que dá perfeitamente para manter o equilibrio desta forma, pois vou aumentar a fauna recentemente e haverá mais nutrientes disponiveis na água. De qualquer forma coloquei mais duas horas de descanso entre os periodos para os nutrientes terem algum tempo de se recomporem para o segundo periodo.

 

Num low tech o segredo é sem dúvida o equilibrio e pensar como a natureza.

Boas Tugz,

uma duvida:

tens dois foto periodos? a fauna não stressa com isso em vez de um periodo maior?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

pq haveriam de stressar?

 

Sim tenho dois fotoperiodos, é uma medida de combate as algas, e desta forma dá para ter o fotoperiodo um pouco mais extenso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

pq haveriam de stressar?

 

Sim tenho dois fotoperiodos, é uma medida de combate as algas, e desta forma dá para ter o fotoperiodo um pouco mais extenso.

bigsmile

supostamente na natureza não tens dois fotoperiodos.... hehehe

mas se tem dado bons resultados aí, acho que também vou experimentar em casa, de manha fico sempre a ver o aqua apagado(assim vejo de manha e à noite)...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigsmile

supostamente na natureza não tens dois fotoperiodos.... hehehe

mas se tem dado bons resultados aí, acho que também vou experimentar em casa, de manha fico sempre a ver o aqua apagado(assim vejo de manha e à noite)...

 

abraço

Boas

Se tiveres essa possibilidade podes optar por reduzir a intensidade da luz durante o descanso.

O meu no período de descanso fica a cerca de 40% assim não é preciso desligar completamente...

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na natureza também não apanham só 6 horas de luz como "aconselhado", nem apanham doses descomunais de nutrientes, nem doses descomunais de co2 etc etc etc.

Acho que na natureza se pensarmos num rio tropical, que é de onde vem a nossa fauna e flora maioritariamente, a luz direta existirá, mas também existirão fases do dia com menos luz. O ideal seria diminuir durante umas horas para simular uma zona de sombra, mas como não tenho essa forma simplesmente desligo e religo.

Até agora está á vista a saúde das plantas, e já o faço há alguns anos por isso não há como que preocupar . Tambem sempre tive poucas algas, por isso equipa que ganha não mexe....

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na natureza também não apanham só 6 horas de luz como "aconselhado", nem apanham doses descomunais de nutrientes, nem doses descomunais de co2 etc etc etc.

 

Acho que na natureza se pensarmos num rio tropical, que é de onde vem a nossa fauna e flora maioritariamente, a luz direta existirá, mas também existirão fases do dia com menos luz. O ideal seria diminuir durante umas horas para simular uma zona de sombra, mas como não tenho essa forma simplesmente desligo e religo.

 

Até agora está á vista a saúde das plantas, e já o faço há alguns anos por isso não há como que preocupar . Tambem sempre tive poucas algas, por isso equipa que ganha não mexe....

 

Cumprimentos

coloquei a mesma teoria lá em casa para testar...

sempre usufruo um pouco mais do aqua.

 

Força nisso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, que bons companheiros para este aquario?

4 trichogaster leeri
25 cardinais

3 ancistrus

red cherrys e caracois

quem devo adicionar que nao venha destabilizar nem matar os red cherrys? so me preocupo com os adultos obviamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os leeri não vão lá dar umas dentadas?

 

De qualquer modo: barbos cereja!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que vai acabar por acontecer é que vais ver que a colónia de Camarões não se desenvolve.

Esses peixes podem não fazer nada aos adultos mas as crias são um petisco.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem esquecer a questão dos camarões?

 

Eu sei o que vai acontecer aos camarões, bem como aos filhos de guppys, etc. Nao é preocupante, alguns criam bo filtro e são repostos no aquário, e tenho outro aquário com eles para fazer refill se necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não gostas de endlers ou guppys?

acho que podias pôr algo com umas caudas(bandeiras) com cores para sobressair ou até neon com coloração diferente(rosa/negro,etc)...

e se quando tiveres aí uns esconderijos jeitosos feitos pela flora os pequenos(camarões e alevins) acabam por vingar...

 

força nisso..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que vou meter 10 pristela maxilares, 15 narizes de bebedo 2 trichogaster leeri e 6 colisas lalia.

Ja tenh 3 endlers mais filhotes esqueci-me de dizer. O aquário é para ficar bem carregado de peixes, porque está desamente plantado, logo é pacifico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está no bom caminho. Parabéns!

é deixar crescer e colocar fotos! ;)

 

Qt ao fotoperíodo acho que cada um tem a sua opinião e na realidade as plantas adaptam-se e convivem com isso. Não existem verdadeiras respostas erradas. Eu por exemplo tenho 8h e nunca me queixei.

 

 

Abraço e continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é tenho de meter fotos novas!

 

Vou hoje buscar diversos peixes, só faltam as Colisas lalia que chegam para a semana.

 

Ao fim do dia e com os peixes adaptados meto fotos novos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.