Origin


Fábio.R

Recommended Posts

Faltou a palavra foram...

Foram os meus 50c... A minha opinião.

Eu esperava mais um pouco como as coisas desenvolvem

 

via ZX Spectrum 48k

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Hoje vai ter fotos novas, uma encomenda da aquaeden vai chegar, testes e algumas plantas mais um drop check da ADA.

Começar a investir mais =D

 

Eu esperava mais um pouco como as coisas desenvolvem

Vasco, acho que vou mesmo para as crypto =/ heheheh

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Dannigs10

 

Sim o musgo sobreviveu...era para mandar vir mais para ir completando mas nao chegou a vir.

Fica na proxima encomenda sem problema =D.

As algas está tudo ok por enquanto.

 

Sobre os testes:

Tinha no3 a 20ppm e po4 a 1 por isso pensei logo que o no3 nao estáva a ser consumido, eu dei mais 1ppm de po4 mas n subiu muito, acho que os pos de po4 ja estao estragados, tenho de comprar mais, tive de dar mais 3ml que dá 1,5ppm para dicar a 2ppm.

 

Cheguei agora a casa e vou fazer mais testes.

 

Uma questao, porque a agua do drop check fica branca ou quase branca? qual será o problema?

 

Abraço

Origin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Está muito bonito o teu aqua, ficou bem definido!

 

Só há uma pequena coisa que destoa um pouco a visão, é esse termo que merecia estar escondido por detrás dessas plantas maiores ;)

 

De resto 5*****!

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Obrigado pelos comentarios

 

Lusky

Pois o termostato é um problema eu sei =D

Já o A.Ferreira diz o mesmo mas futuramente vai ser para trocar por outro melhor e talvez mais pequeno.

Quero ir atualizando o aquario aos pouco.

 

Proximo passo é comprar manomentros, filtro novo, termostato. novos fertilizantes a chegar pois acho que os pós que estou a usar ja nao estao na validade pois é estranho eu deitar so fosfato no ampulheta do teste e o teste dar 0.looool suponho que já esteja estragado.

Aproveitei e mandei vir, NO3,PO4,KCL e magnésio.

 

Talvez consiga ir a lisboa á aquaeden este mes e fazer umas comprinhas e conhecer a loja =D.

 

Abraço

Origin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

É normal começar-mos com o material que temos enquanto vamos arranjando algum tempo (€€€) para material novo, comigo foi o mesmo! ;)

 

Em relação à loja, eu já tive a oportunidade de a conhecer e adorei......com aqueles aquários à entrada dá vontade de pedir um chá e sentar naquele sofázinho para disfrutar da vista! ;)

 

Há quanto tempo já tinhas esses fertilizantes?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lusky

 

Em relação á loja eu acho que me vou perder lá, tenho e de colocar um cadeado na carteira =D

Sobre os fertilizantes:

Bom uns 3 ou 4 anos num saco XD

Os testes sao novos e da aquaeden, ate sao muito bons.

Mas o PO4 fica sempre a 0.... o Teste deteta PO4 no aquario mas se fizer o teste mesmo diretamente do fertilizante dá zero o que é estranho, quer dizer ta fora da validade penso eu.

O NO3 ele deteta e está a 20ppm, ou seja os 10ppm que deitei segunda e quarta que dá 20ppm nao foram consumidos pois n havia PO4, e como n se tem forma de testes o potassio tambem n sei se tá bom.

Por isso mandei vir PO4, NO3, KCL e mag pois tambem n tinha e acho que é importante correto?

 

Outra pergunta, quais as concentraçoes de ferro que posso colocar no aquario?

Eu estou a deitar 3ml que dá um total de 0.1 de ferro, ja vi sites a dizer 0.25 ou 0.75 ou seja, 0.2 e 0,7 penso que seja assim.

Afinal como se deita o ferro?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu comprei apenas estes:

 

NO3 - Nitrato de potassio 250g
KH2PO4 - Fosfato monopotassio 100g
KCL - Cloreto de potassio 250g
MgSO4*7(H2O) - Magnesio heptahidratado 250g

EDTA - Micros 250g

+

Ácido ascórbico 20gr

Sorbato de potássio 10gr

Do que tenho lido e lido e apendido muito também com o amigo A.Ferreira, porque só agora me estou a iniciar nisto, Micros (EDTA) é ferro e a dose que utilizo por norma é de 1 ppm.

Em relação ao ácido ascórbico e ao sorbato de potássio apenas comprei para ter tudo em um (misturar micros com macros) no caso de estar ausente durante algum tempo ou ir de férias e poder fertilizar para uma semana.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tambem ja aprendi muito com o A. Ferreira, alias senao fosse ele (entre outras pessoas senao ainda me batem, tou a brincar) nao sabia o que sei hoje.

 

Vamos la entao as contas:

O meu aquario é de 80 x 40 x 50 = 160 lt

Mas eu estou a fazer as contas para 140lt devido ao substrato e tudo mais seria o correto ou era melhor fazer as contas para o total?

 

Todas as medidas que fizer sao em 250ml de agua destilada para 140lt

 

No3 - 57gr > deito 10ml que dá 10ppm

 

PO4 - 25gr > deito 4ml que dá 2ppm

 

KCL - 67gr > deito 10ml que dá 18.4ppm

 

FE - 10gr > deito 3ml que dá 0.1ppm

 

Mag - 55gr > irei deitar 10ml que dá 2.1ppm

 

O que estaria mal?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Suponho que estejas a dosear diáriamente micros e macros alternado certo?

 

Quantos ml dás por dia de macros?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está tudo dito em cima:

 

 

No3 - 57gr > deito 10ml que dá 10ppm

 

PO4 - 25gr > deito 4ml que dá 2ppm

 

KCL - 67gr > deito 10ml que dá 18.4ppm

 

FE - 10gr > deito 3ml que dá 0.1ppm

 

Mag - 55gr > irei deitar 10ml que dá 2.1ppm

 

Sim fertilizo alternadamente

Segunda quarta e sexta - Macros

Terça quinta e sabado - micros

Domingo TPA Descanço - so deito micros

 

Abraço

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse eu não sou perito no assunto, tenho sim lido bastante e as arestas das minhas dúvidas têm sido limadas pelo A.Ferreira que é muito claro na explicação :)

 

Segundo o teu setup, eu faria o seguinte:

 

Fabio.jpg

 

Do teu exemplo só acho que estás a dar pouco ferro, no meu exemplo poderia baixar um pouco o magnésio para os 2 ppm, mas isto é o que eu acho :)

 

É preferível esperar por outros comentários a ver o que se mudaria porque cada caso é um caso e há outros valores a ter em conta.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atençao que tas a fazer os calculos para 500ml de agua

 

Eu faço para 250ml de agua com mais concentraçao de pós que vai dar resultados de 1ml = 1ppm para nao andar a fazer muitas contas durante a semana

 

Ou seja

10ml de NO3 dá-me 10ppm ------ 10-20max

4 ml de PO4 dá-me 2ppm ----------0.5-2.0max

10ml de KCL dá-me 14.8 ------------ 10 - 20max (visto que PO4 e o NO3 ja vao ter potássio os valores sobem para uns 17 e pouco, visto que a relação de NO3 e PO4 acho que está bom?!?!?!)

 

Dizes que tou a deitar pouco ferro, mas o max que diz é 0.1 e eu deito 3ml que dá 0.1...teria de deitar quanto?

O magnesio estou no minimo recomendado que ele diz 2.0...deito 10ml que dá 2.0.

 

Qual seria o grande problema ou a conta certa para isto?

Os experts que se cheguem á frente =D

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As contas para 500ml é relativo, se baixar para 250ml os ppm também baixam gradualmente ficando com estes valores:

 

fabio1.jpg

 

Os valores que segues são os ppm recomendados, o que deves reajustá-los consuante as tuas necessidades, abaixo vou mostrar-te a mistela que o A.Ferreira me deu e está a funcionar lindamente no meu aqua desde o início, mas como disse cada caso é um caso :)

 

Lusky_1.jpg

 

Como vês no ferro diz recomendado 0.1 a na minha receita estão 1.1 ppm :)

 

É como dizes, vamos aguardar pelos expert's, porque também não quero induzir-te em erro de forma alguma ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas tu fertilizas tudo junto ou em dias separados?

Pois estas a fazer 45ml e no teu caso 15ml para tudo correto?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas tu fertilizas tudo junto ou em dias separados?

Pois estas a fazer 45ml e no teu caso 15ml para tudo correto?

 

Abraço

 

Sim fertilizo como tu em dias separados, mas 15ml por semana, ou seja:

 

Sábado tpa 40% e 5 ml de micros
Domingo 5 ml de macros
Segunda 5 ml de micros
Terça 5 ml de macros
Quarta 5 ml de micros
Quinta 5 ml de macros
Sexta .....descanso
No teu caso e se as minhas doses estiverem certas, darias 15ml por dia perfazendo os 45ml/semana.
Cumps,
EDIT: Eu meti as doses micros e macros no mesmo quadro mas faço separado.
Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aaahhh entao quer dizer que por exemplo o NO3 que tem max de 10-20 isso seria por semana Ou o dia que se fertiliza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aaahhh entao quer dizer que por exemplo o NO3 que tem max de 10-20 isso seria por semana Ou o dia que se fertiliza?

 

Sim por semana, tu podes escolher no campo "amount added from the solution" a quantidade a fertilizar por semana depois é só dividir essa quantidade por dia (45/3=15ml)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biiii ando a fazer merd***.

Eu ando a deitar 10ppm de No3 segunda quarta e sexta. Total 30 na semana. Devia dividir. omg =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biiii ando a fazer merd***.

Eu ando a deitar 10ppm de No3 segunda quarta e sexta. Total 30 na semana. Devia dividir. omg =/

 

lol...faz aí um "Help" ao A.Ferreira que ele ajuda-te a fertilizares isso em condições ;) (neste sentido é preferível uma palavra dele do que uma frase minha :) )

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.