Origin


Fábio.R

Recommended Posts

boas,

 

é com grande tristeza que verifico que o ponto focal desse áqua continua o mesmo :tapfoot: , fá era altura de pores o termo na vertical encostadinho a um canto ou usares o photoshop, fora isso até está a ficar bem engraçado biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

agora quanto aos fert's o Miguel (Lusky) tem razão, as contas nessa calculadora são por semana e no que respeita aos micros o valor de Fe, varia um pouco consoante a sua origem, mas a opção passa seleccionar EDTA e apontar para um valor alvo de 1 que corresponde a um valor real de Fe de cerca de 0,5 por semana.

 

quanto aos fosfatos eu pessoalmente gosto de apontar para um valor à volta dos 3,5 para evitar a formação de GSA e como não me tenho dado mal...

 

acerca do teste não acusar PO4, eu desconfiava do teste, pois os sais secos não perdem eficácia.

 

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Grande Ferreira obrigado pelo comentario. bowdown

Antes de mais vamos as fotos sem

 

é com grande tristeza que verifico que o ponto focal desse áqua continua o mesmo :tapfoot:

 

os testes:

 

NO3 - Está mais para 50 do que para 20 (continuem vendo que ja explico isto?!?!?!)

teste%20NO3_zpsxk44kz3u.jpg

 

 

PO4 - Está a 1 a meu ver

teste%20PO4_zps26gzzgh7.jpg

 

Do bicho a comer:

aquafish_zpstf7cx1ll.jpg

 

Do aqua:

 

aquacenter_zpscq4ej5oq.jpg

 

aquadown_zps2yr5in6o.jpg

 

 

aquaup_zpsbkbg2z7m.jpg

 

Bom entao vamos la ao assunto:

 

A foto dos Testes é depois de uma TPA, impossivel estar aqueles valores certo? pelo menos o NO3.

É que desde sexta tenho feito sempre os testes (foi quando os recebi) que dao sempre estes valores.

 

Sobre como fertilizar entao seria:

 

NO3 - 57 gr deito 10ml o que dá 10ppm - Esses 10ml tenho de dividir pelos 3 dias?

PO4 - 25 gr deito 7ml (e como o Ferreira diz) e dá 3.5ppm (divido 3.5ppm por 3 dias?)

KCL - 67 gr deito 10ml e dá 18.4ppm (Divido 18.4ppm por 3 dias?)

Mg - 70 gr e deito 10ml que dá 2ppm (divido 2ppm pelos 3 dias?)

Fe - 26gr e deito 10 ml que dá 1ppm (divido 1ppm pelos 3 dias?)

 

Estaria correto isto?

De qualquer das maneiras mandei vir pós novos mas os testes estao um pouco estranhos.

 

Espero que gostem das fotos

 

Obrigado

Origin

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

é isso, tens de dividir as dosagens.

 

onde dizes: "Fe - 26gr e deito 10 ml que dá 1ppm" referes-te a micros, certo?

 

diz lá que essas últimas fotos não estão muito melhores biggrin.png' alt=':biggn:'> sem o trambolho do termo.

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Entao se calhar vou começar assim

 

NO3 - 10ml que dá 10ppm semanal, por dia deito 3,5ml diarios de NO3 o que no final da semana irá dar - 10,5.

 

O resto faço o mesmo correto?

 

Pois realmente fica melhor, mas a poda tambem ajuda =D

So a eleocharis parvula está a custar a fechar e anda sempre meia curvada, espero que ja n seja da idade. :naughty:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Não sei se na fotografia do teste de PO4 mostras o tubo deitado por alguma razão especial, mas parecendo-me que é um teste da Salifert, nas instruções é referido que o teste deve ser lido "por cima" do tubo com o mesmo pousado na folha de escala, na zona amarela.

Penso haver diferença, pelo menos nas minhas medições noto diferença de uma posição para a outra e em alguns casos o suficiente para passar para a cor abaixo.

 

Gosto muito do teu aqua, e vou acompanhando, pois estou a iniciar-me nas fertilizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Miguel se eu for fazer isso ( o que posso fazer claro) as minhas mediçoes passam de 1 para 0.25 pois 0.50 ainda vejo um pouco da cor em baixo, o problema é que nao vejo alteraçao de parametros.

E o mais estranho é eu ter feito TPA de 60% e o NO3 estar como está... acho que seria impossivel estar a esses niveis.

 

Amanha vou fertilizar macros por isso vou pelo teu metodo =D talvez veja algo diferente.

 

Obrigado pelo comentario =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Fábio,

 

o valor de nitratos é sempre uma incógnita, cada aquário tem a sua própria produção, depende da fauna, flora e mais factores, tens de tentar avaliar o que é que o teu produz.

 

é normal adicionares 10 ppm, ele consumir, e no final da semana antes da TPA teres 20, se tiveres 40 ou 50 é que é capaz de haver algo errado.

 

vai medindo e avaliando, embora os testes sejam sempre pouco fiáveis.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que está sempre nos 20ppm mesmo depois da tpa.

Assim n sei quantas ando.

 

Se fertilizar com NO3 10ml=10ppm na segunda quarta e sexta iria ter 30 mas isto era a forma errada que estava a fertilizar.

Tenho de pegar nestes 10ml = 10ppm e dividir pelos 3 dias.

O que deveria ter uma media de 5ppm talvez 10ppm de NO3 por causa de comida e peixes plantas etc....mas agora constante 20 mesmo depois da TPA acho estranho.

Como tu ja disseste num topico aqui que nao me lembro '' o melhor teste é o nosso olho''

 

Acho que vou começar a fertilizar e deixar de testes

Dividir

10ml de NO3 - 57gr

7ml de PO4 - 25gr

10ml de KCL - 67gr

10ml de Mg - 70gr

10ml de FE - 26gr

 

Tudo pelos 3 dias da semana

Macros - Segunda / Quarta / Sexta

Micros - Terça / Quinta / Sabado

 

Acho que assim ja está bem.

Mas mesmo assim vou medindo com os testes.

Se me continuar a dar 20/50 de NO3 o teste ta marado XD

O mesmo com o PO4 - mas ai ja vou testar como o Miguel oliveira disse.

 

Obrigado a todos =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Ontem antes de ir dormir fiz um teste de PO4 e no3.

 

Se fizer como o miguel oliveira diz os resultados sao diferentes mas n muito.

 

NO3 deu -10/20 ( mas acho que seja mais 20 a cor é muito parecida)

PO4 - deu 0.1

 

O que acho estranho é depois da TPA haver tantos nitratos. foi uma TPA de 60% e tinha 20 de NO3.

hoje quando chegar do trabalho vou fazer os ultimos testes.

Antes de fertilizar vejo o que deu e depois de fertilizar espero meia hora e volto a fazer os testes.

 

Outra coisa que acho estranho é o teste do PO4 detetar fosfatos no aquario, mas se fizer o teste so com o fertilizantes (sem agua do aquario apenas agua destilada e o po com as concentraçoes que coloco no aquario a cor fica transparente).

 

Das duas uma, ou o pó está estragado mas como o A.Ferreira diz os pos é dificil de se estragarem ou sao os testes, pelo menos o NO3 estar sempre a dar 20ppm é estranho.

Para testar o PO4 vou esperar que cheguem os outros pós.

 

Outra questao, alguem sabe o porque da eleocharis estar a encaracolar? ou seria mesmo assim?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tens a Eleocharis a encaracolar, se for a E. Acicularis sp.mini é normal, se for a E. parvula é que é estranho.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ferreira

 

Comprei na Aquaeden a eleocharis parvula, tinha a etiqueta e tudo mas está encaracolar toda, deveria ser reta certo?

 

Abraço


Vou tirar uma macro quando chegar a casa para verem melhor


É assim nao é que fique mal, so achei estranho nada mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

pela 1º vez vejo o teste de NO3 de outra cor, NO3 deu ZERO mas foi da torneira =P

 

Logo as quantidades de NO3 que tavam depois da TPA foram logo geradas?

Como é possivel? sem fertilzar nem nada.

Eu fiz o teste logo após a TPA de 60% e deu logo 10/20 de no3.

Será do filtro?

Lavar um tabuleiro da ceraminha é conveniente?

 

Preciso de outra semana pra fazer outra tpa e ver valores outra vez porque sinceramente nao tenho algas mas os parametros estao mal.

 

Antes doseava:

 

No3 - 10ppm segunda - quarta e sexta

Po4 - 2ppm segunda - quarta e sexta

KCL - 15ppm segunda - quarta e sexta

micros passei a dar 3 ppm e estabilizou.

 

Pelos visto estava a fazer errado e deveria fazer tudo que está em cima dividido em 3 vezes.

O No3 continua alto e da torneira a 0.

 

Confuso :shocked028: looool

 

Toda a ajuda é bem vinda.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Não irei opinar pois a minha experiência resume-se a quase dois anos com apenas um aquario com poucas plantas "fáceis", alguns peixes tropicais e material em kit (filtro, iluminação, etc), mas posso dizer-te que no meu caso sempre tive subida de nitratos ao longo do periodo entre TPAs, o que até acho normal (na minha ignorancia) pois parece me significar que os meus peixes e respectiva alimentação têm uma carga de nitratos superior ao consumo das minhas plantas. Embora no teu caso, parece me que as tuas plantas terão que consumir mais do que o peso da tua fauna.

 

Sempre fertilizaste, desde que colocaste plantas, ou tiveste as durante algum periodo sem fertilizar? Se sim, quais os níveis que tinhas de nitratos?

 

Relativamente ao filtro e a lavar as cerâmicas, tambem o costumo fazer com bastante regularidade, mas não é verdade que a capacidades das bacterias alojadas é processar amonia em nitrinos e nitrinos em nitratos? Ou seja, ter muitos nitratos não quer dizer que a filtragem biologica está a falhar, mas sim que está a funcionar bem? Penso que, tendo nitratos muito altos deveremos dar uma olhada aos nitrinos só para confirmar, e aí sim, se houver no2 significa anomalias a nivel da filtragem.

 

Desculpa Fábio, e a todos, se disse alguma barbaridade, mas tal como disse sou um rookie nestas andanças, e tenho acompanhado o teu post, assim como outros igualmente interessantes para aprender mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel

 

O problema nao é a subida ao longo do periodo entre as TPA isso é normal, o problema é a minha agua de casa ter 0 ou praticamente 0 de no3 e quando acabo de fazer a TPA no domingo, fiz o teste e deu logo 10/20 de no3...porque razão?

Não deveria haver um reset?

Houve produção de nitratos em 5min?

Eu acho impossivel.

Alguma coisa nao está bem para ter assim nitratos instantâneos.

 

O que me leva a crer como o filtro ja tens uns anos e nem o consigo abrir (a parte do motor pois esta perra e nem consigo tirar aquela ''ventoinha'') está la algo sujo.

Já tentei agua quente para tirar a tampa e tudo e nada.

Mas tenho acesso as medias e tudo.

 

60% na TPA devia ter dado um bom reset. penso eu.

Este domingo é dia de limpeza do filtro, faço sempre de 2 em duas semanas....vou fazer tpa 60% + o filtro e depois ver o que dá.

 

Sempre fertilizei desde o inicio, aos poucos mas sempre, mais fosfatos e K.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Fábio, se antes estavas a fertilizar mal, com imensos nitratos, é natural que apesar de teres feito reset a 60% do aquário com a TPA, os restantes 40% contenham essas 20 ppm, percebes?

 

só quando fizeres novo reset irás notar alguma diferença.

 

abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira.

 

 

boas,

 

Fábio, se antes estavas a fertilizar mal, com imensos nitratos, é natural que apesar de teres feito reset a 60% do aquário com a TPA, os restantes 40% contenham essas 20 ppm, percebes?

 

só quando fizeres novo reset irás notar alguma diferença.

 

abraço,

 

Hoje o NO3 ja deu 10 e o PO4 1..isto está a melhorar acho.

 

Quanto ao ferro vou fazer uma nova soluçao de 26gr e dividir 10ml de ferro em 3 dias

 

de 26gr dá-me 1 de FE e o max é 0,1 o que de FE é 0,56ppm.

 

Está correto isto certo A.Ferreira?

 

Abraço


Ou faço 30gr para 9ml que dá conta certa de 3ml diarias.

 

Que achas A.Ferreira? bem melhor nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

micros faz 18 gramas em 250 ml de água destilada e doseia 15 ml por semana (3x5ml).

 

a solução de micros depois de feita convém ser gasta rapidamente (máximo 6 meses) para manter as caracteristicas.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm ok A.Ferreira...obrigado pelas dicas.

 

Sobre as algas que tinha.... controlado.

Domingo reset e vamos ver testes.

 

Obrigado a todos =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabaste por não tirar a rocha... :) Está com aspecto saudável.

A parvula ao inicio pode crescer assim mas depois com a tesoura ela acaba por ter a forma habitual.

Quanto às fertilizações, tens de ter calma que isso vai lá. Depois de arranjares a tua formula que funciona, servirá para sempre e nunca mais tens de te preocupar, nem de fazer testes. As plantas vão crescer e fertilização passa a ser encher um copinho graduado várias vezes por semana sem te preocupares a quanto estão os fosfatos ou nitratos

 

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

 

Obrigado pelo comentario

Eu tirei a rocha, era a mais pequena do lado esquerdo.

Sobre a parvula ainda bem mas era mesmo so para saber pois so tive a acicularis e sempre foi reta.

Sobre as fertilizaçoes acho que tudo vai ao sitio com mais uns resets.

 

Este domingo vai ser 50% mais limpeza do filtro e aproveito e limpo as ceramicas com a agua do acuario so para tirar o maior.

 

Dia 27 ou 28 devo conseguir ir á aquaeden...vou ter de fazer 300 e poucos kilometros mas acho que vai valer apena.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Alguem me sabe dar a opiniao sobre este filtro: eheim profissional 3 2073

 

Pois acho que o que tenho mais dia menos dia vai á vida.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te posso dar a opinião pessoal mas em teoria é um bom filtro, a marca é conceituada com qualidade e já é uma gama mais elevada.

Faz uma pesquisa, tlv apanhes alguém a falar da sua experiencia na primeira pessoa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.