cmam

.Membro
  • Content Count

    446
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by cmam

  1. A ver se percebo. continuas a dizer que risca mais? e é cientificamente comprovável? podes não ter pretensões de ser professor mas podes ajudar quem sabe menos que tu. Afinal é para isso que serve o forum.
  2. mas não risca mais. Se a comparação fosse entre um aquário em acrílico e outro em extra-claro, ainda percebia a dúvida na escolha porque o acrílico risca com facilidade. Agora entre vidro float ou extra-claro não há dúvidas, só se a carteira não o permitir.
  3. o extra-claro risca mais? em que te baseias para dizer uma coisa dessas?
  4. Imagina que colocas uma lâmpada vermelha a apontar para ti. de que cor é que ficas? Os leds RGB funcionam da mesma maneira. A ADA por exemplo tem uma lâmpada hqi verde, para que as plantas aparentem ser mais verdes do que são na realidade. Isso significa que a lâmpada puxa mais pelo verde? A minha experiência diz.me que o verdadeiro segredo para plantas bem vermelhas é a sobredosagem de ferro. Sem isso não há calha rgb que te crie a ilusão.
  5. As calhas RGB é só marketing. eu tenho a 601 e é muito boa mesmo, a nova rgb ainda nao experimentei. Porque nao experimentas a serie e 601?
  6. não sei se já resolveste o problema mas vou dar-te uma possível solução. Aquilo que te aconteceu foi que o substrato fértil entrou em contacto com a coluna de água. Tens de certeza nitritos e nitratos e vais ter certamente problemas com o acumular dessas substancias. para resolver a coisa, compras um substrato com granulometria mais fina tipo areia e colocas por cima dos que tens atualmente. Antes de fazeres tudo isso, retiras os peixes e plantas para um recipiente e tiras 100% da água. com isto os sedimentos assentam todos no fundo e depois ficam cobertos com o novo substrato que colocares. Depois introduzes agua nova. usa o seachem prime e adiciona bactérias desnitrificantes para teres a certeza de que fica tudo bem. Com isto tens o problema resolvido. Em relação às plantas, não tens condições para as manteres. procura por plantas para aquários low tech, há imensas por onde escolheres. Boa sorte
  7. vou-vos passar a minha experiência com esta planta. é uma das minhas plantas favoritas devido à facilidade e versatilidade. é uma flutuante, mas que podes enterrar se quiseres, no entanto nunca ganha raízes e ao fim de algum tempo a parte enterrada apodrece, talvez devido à falta de luz e a planta acaba por se soltar.
  8. não te posso ajudar mas gostava de te agradecer. não sabia que as cryptos e anubias eram toxicas para camarões quando podadase por isso tenho de te agradecer. será que uma enorme tpa nao te resolveria o problema? tipo 80% adicionados muito devagar, num sistema gota-a-gota para que a fauna não sofresse com isso. Adicionando o seachem prime para remoção de metais pesados. achas que te poderia ajudar?
  9. os rizomas dos fetos de java não podem estar enterrados senão vão apodrecer. se não sabes o que é o rizoma procura na net e percebes o que te digo. o mesmo para as anúbias.
  10. Pessoal esse marca tem distribuidor na península ibérica. Só estão à espera que chegue o material para começar a distribuir para as lojas. Tem calhas até 120cm e até podem escolher com controlo remoto até. O preço cá vai ficar um pouco mais caro nas de 60 cm, mas nada de especial. Uma calha de 90cm vai ficar a cerca de 80/85€. Existem outros produtos dessa marca extremamente interessantes por um preço competitivo. Esperem mais um bocadinho e podem comprar.
  11. tens novidades? fiquei intrigado. Cumprimentos.
  12. Bom dia, Montei um aqua terrário à cerca de 1 mês para experimentar algo novo e estava tudo muito bem até que fui de férias uma semana. Quando voltei tinha as plantas todas pretas, algumas já todas desfeitas como se estivessem a fazer melting e parece que tenho teias de aranha nas plantas. Em relação à flora que está com problemas tenho anubias petit, uma espécie de hedera mini e as outras não faço ideia, foi a típica compra por impulso sem conhecer nada da planta mas estavam a crescer todos os dias até ter ido de férias por isso não sei o que possa ser. Vou aprender a postar fotos e depois coloco, agradecia imenso que os mais experientes me conseguissem ajudar.
  13. o lojista está certo. Se quiseres peixes que exijam águas alcalinas utilizas areia de coral ou outra com o mesmo efeito. Se quiseres peixes com águas neutras usas um substrato ativo tipo o da tmc ou algo parecido. Se quiseres águas mesmo mais ácidas tens o ADA malaya ou africana que te deixam a água com ph de 5.4/5.6.
  14. Para um comunitário de 30 litros e para não estarmos condenados a adicionarmos meia dúzia de peixes o ideal é sempre colocar micro peixes tipo rasboras mosquitos. com 30 litros consegues colocar 20 peixes sem o menor problema e ainda podes acionar outras espécies tipo corydoras habrosus e se quiseres os tais red cherry. Pesquisa espécies de micropeixes e vês que ainda existe uma grande variedade. O que me parece mesmo fora de questão é ter barbos tigre. São peixes que precisam de viver em grupo e crescem bastante tendo em conta o tamanho do aquário.
  15. não é um conjunto de todos mas é apenas o que me parece que necessitas. Não precisas de acelerador biológico nem de cristalizador. Pensa bem se não queres colocar um substrato ativo. coloca-te a água com parâmetros óptimos para a maioria das espécies de peixes ornamentais, precisas apenas de te preocupar em tirar o cloro da água nova e podes fazê-lo simplesmente com o seachem prime. Já agora, o que estás a pensar colocar lá dentro?
  16. Porque é que vais usar isso tudo? alguém te recomendou? Se vais arrancar agora o aquário arranja o seachem prime. é um acondicionador de água nova que remove cloro e amónia. Tem a vantagem de ser extremamente concentrado e 5ml dão para tratar 200 litros. Se tens a água muito dura e alcalina compra um substrato ativo que te coloca os parâmetros de água como tu queres e sempre estáveis. não precisas de preocupar mais com isso. Quanto a adicionares aceleradores biológicos, não vejo necessidade absolutamente nenhuma a não ser que coloques peixes com uma carga biológica muito acentuada logo após o final do ciclo do azoto, o que não creio que seja o caso.
  17. cmam

    Catacrese

    Os amano? eles são bastante grandes, pensei que apenas atacavam os camarões anões. Nesse caso vou estar atento quando ele crescer mais um pouco
  18. cmam

    Catacrese

    estou a pensar colocar fundo branco. Depois vejo se fica melhor preto. eu tenho lily pipes guardadas mas dão trabalho a limpar e eu quero passar o menor tempo possível na manutenção do aquário. neste momento são 20 minutos para a troca de água de 5 em 5 dias e 5 minutos diários para fertilizações, alimentação e ver como está o comportamento dos bichos.
  19. cmam

    Catacrese

    era para dar altura mas correu mal. o substrato ia até ao topo da rocha mas com o tempo abateu e ficou desta altura. relativamente penso não haver muito a fazer.
  20. cmam

    Catacrese

    Olá, Não tenho por hábito registar as minhas montagens, no entanto, acho que devo começar a fazê-lo para contribuir para a passagem de experiências que o fórum nos proporciona. A montagem foi feita com material e sobras que tinha por aqui com exceção das plantas. Apesar de não estar a correr bem queria fazer umas experiências e por isso estou satisfeito com o que tenho aprendido. Tenho de fazer também um mea culpa porque não planeei o aquário nem lhe tenho dado a devida atenção Aqui vai: setup: Catacrese aquário: jwel lido - 120l iluminação: 150w hqi filtragem: eheim 2217 aquecimento: Hydor external 300 co2 pressurizado, difudor elos ato 20 substrato new amazonia com 1 ano de uso hardscape: ramos comprados numa loja de decorações de natal, pedras apanhadas na rua, areia inerte comprada em loja de decoração de jardim flora: anubias nana e petite, chrismas moss, flame moss, montecarlo, marsilea hirsuta fauna: para já 2 ancistrus, 1 botia paquistanês, 4 yunnanilus sp. rosy, 5 caridinas japónicas fertilização: 5ml de micros 2x por semana mais 5ml de macro 3x por semana parâmetros da água: não fiz testes 42º dia o maior problema tem sido o desenraizamento da montecarlo. ela cresce bem mas depois acaba por levantar por ação das cardinas japónicas, associada à forte circulação naquela zona e ao abatimento do substrato. Tenho também muita alga verde a crescer nos vidros e as folhas das anubias que recebem mais luz estão com algas. Vou fazer algumas mudanças ao layout, principalmente do lado esquerdo, mas só daqui a uns tempos. sugestões são bem-vindas. Também vou colocar um cardume daqui a umas semanas, já tenho uma ideia mas se tiverem sugestões também agradeço.
  21. se colocares um substrato ativo tipo o ada new amazonia ou algum do género ele coloca-te a água do aquário com ph de 6.8 e escusas de te preocupar mais com isso.
  22. depende mais uma vez do que queres colocar lá dentro. eu ia para o fluvial 306 comprado na zooplus http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/filtro_bombas_acuario/filtro_exterior/hagen/279461 custa 99 euros. tem um fluxo de 1150l/h, matérias de construção bastante aceitáveis e espaço para matérias filtrantes quanto baste. A assistência também é bastante boa em caso de avaria o que nos casos dos filtros é sempre algo a considerar. depois se quiseres fazer upgrade às matérias filtrantes mandas com seachem matrix lá para dentro.
  23. desde que os leds nas lâmpadas t5 ou t8 tenham bom rendimento então é uma ótima aposta. Em todo o caso se não quiseres muita luz podes optar pelas calhas led da odyssea que duram uns 4 anos de utilização constante e gastam pouco. tens sempre o inconveniente de quando começarem a avariar os leds deixa de servir.
  24. atenção às informações que estás a dar que podem induzir as pessoas em erro. os leds produzem mais lumens que as lâmpadas incandescentes é um facto. Um mesmo facto é que as lâmpadas incandescentes nem sequer se vendem e se falares em lâmpadas fluorescentes então já não é bem assim e as lâmpadas fluorescentes têm melhor rácio de lumens/watt o que acontece é que as lâmpadas fluorescentes emanam luz para todo o lado e pouco aproveitas a luz que é refletida pelo refletor. Os leds têm luz direcionada para onde quiseres e essa sim é a vantagem do led que faz com que seja melhor que fluorescente. em grosso modo, imagina que tens 2700 lumens em fluorescente, o que dignifica que só aproveitas pouco mais de 1500, enquanto num led aproveitas mesmo todos os lumens. Principal desvantagem das calhas leds é que como não têm lâmpadas mas sim calha já montada, no dia em que se avariar meia dúzia de leds a calha vai para o lixo porque fica muito cara a sua reparação. no caso dessa calha em concreto, serve para pequenas coisas para aquários low tech