Gonçalo Fernandes

.Membro Ausente
  • Content Count

    13
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 :)

About Gonçalo Fernandes

  • Rank
    Recém Chegado

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa
  1. Muito obrigado! Neste momento a água está um pouco turva (é normal, visto que coloquei o novo substrato recentemente). Ontem fiz TPA de 5L e amanhã farei outra igual. Os testes acabadinhos de fazer mostram cerca de 0 mg/l de amónia, 0,25 mg/l de nitritos e 0 mg/l de nitratos. Penso que esteja tudo bem! Os peixes continuam de boa saúde e hoje vou colocar as plantas que entretanto tinha tirado para uma caixa de plástico transparente com água. Sobre as plantas, recomendam que desista destas ou que faça alguma coisa para as manter? Coloquei a temperatura mas baixe e até agora, tudo bem! E sempre se vai poupando na conta da eletricidade! Os peixes são da espécie Danio Zebra, não sei se ajuda (confirmei entretanto). No Verão, penso que não atinja assim tanto, pois esta zona é ventosa e sempre dá para deixar a janela aberta. De qualquer das maneiras, se verificar que o termómetro do aquário marcar mais que 27/28oC este Verão, arranjo maneira de inventar um sistema para arrefecer a água (tenho uns coolers de PC guardados e compro uns peltiers e tento arrefecer assim)... Até agora, tudo bem!! Muito obrigado pelos vossos conselhos preciosos e pela vossa grande ajuda! Não esquecerei!
  2. Antes de mais, boa noite, Desculpem pelo meu atraso na resposta, mas a faculdade dá cabo de qualquer um... Entretanto desloquei-me a uma loja de aquariofilia e pedi conselhos para o que deveria fazer agora. Deram-me este substrato (que disseram ser suficiente para as plantas e conter o substrato antigo, que tinha boa qualidade e que seria bom para os peixes e plants que tinha - mostrei foto), pelo que o coloquei por cima do areão. Acham que é o indicado? Quanto ás plantas, na altura em que as fui comprar perguntei especificamente se dariam para o meu aqua (se a luz era suficiente - foi comprada na mesma loja, portanto, eles sabiam qual era o modelo/marca - se se ia dar bem no meu aqua pequeno com filtro interno - também foi lá comprado, pelo que o conheciam bem - e se necessitavam de CO2 - ao que me responderam não) e, portanto, parti do suposto que estaria perfeito, mas já vi que fui enganado... Quanto aos nitritos, nitratos e amónia, os últimos testes (há 2 dias) mostravam zero de todos eles (o que achei estranho, mas confiei). A água que uso é da torneira com tratamento, mas quando acabar o produto, certamente sai-me mais em conta comprar engarrafada (é mais fácil, dá menos trabalho e - não sabia - é segura!). Obrigado pela dica!! Sobre os peixes que tenho, quando os comprei disseram-me 26-28oC no aquário era o suposto para esta espécie, por isso, coloquei termostáto nos 27oC, para não falar que a divisão do aquário tende a ser fria pois está virada para o rio e é um 4o andar ventoso. Mesmo assim, repito, posso ter sido bem enganado (foi na mesma loja das plantas)... Mais uma vez, muito obrigado pela vossa grande ajuda!
  3. Bons dias!! Estão todos vivos!!! Mil obrigados a todos os que me ajudaram!! Está tudo muito melhor! Vou agora comprar inerte à rua e depois faço TPA. Acha que devo colocar no aquário água engarrafada ou coloco a que coloquei ontem com o anti-cloro (apenas tenho 4L)? A água ainda está um pouco turva mas nada a comparar com ontem. Então e quantas TPAs acha que devo fazer quando tudo estiver bem? Uma por semana ou mais que isso? Eu antes (quando utilizada esta aquário fazia 1x por semana mas não tinha esta grande camada de substrato). Possivelmente se as coisas com as algas se complicarem terei que comprar anti-algas, não? Também estava a pensar comprar uns camarões, mas sei que não são de todo a solução para os meus problemas, apenas ajudam... Pois, eu utilizei um balde (3,2kg) para o meu aquário!! Que grande disparate que a senhora da loja me disse!! E faz sentido o que me diz das algas!! Mais uma vez, muito obrigado por me terem ajudado quando entrei em pânico! Seguramente se não estivessem estado aqui não teria conseguido chegar ao que tenho hoje!! As fotos:
  4. Muito obrigado pela vossa ajuda! Realmente salvaram-me quando mais precisei! O que acham que devo fazer amanhã? TPA? Retirar toda a água para colocar um melhor substrato inerte para segurar o fértil? O que farei aos peixes nesse caso? Como posso melhorar a filtragem? Muito obrigado por aturarem um leigo nestas matérias e se estes meus amigos sobreviverem a tudo isto a vocês o devo! Claro que amanhã vos darei notícias e tirarei fotografias ao meu novo aquário!
  5. Ah, sim, claro que tenho cerâmicas e toda essa parte por baixo da lã de vidro... Abreviei demais... Peço desculpa. Utilizo da marca SUNSUN (Maifan Stone e Ceramic Rings). Em termos de amónia, fiz o teste ontem e deu nulo para amónia (antes de levantar este substrato e esta água turva). Acha que faço agora novo teste? Muito obrigado pela vossa ajuda!!! Foram muito rápidos, simpáticos, prestáveis, tudo! Não consegui a água engarrafada. Acabei de colocar 4 litros de água no meu balde de estimação do aquário e coloquei anti-cloro. Sei que até amanhã não vai retirar o cloro, mas pelo menos tenho essa salvaguarda...
  6. Segui então o vosso concelho e soltei os peixes no aquário. Liguei a filtração e coloquei mais lã de vidro no filtro. Agora vou ver se arranjo a água engarrafada. Que faço a seguir?
  7. Possivelmente o meu mal foi a não utilização de pinça... Mas o que acham que devo fazer? Sou um leigo ainda nesta matéria infelizmente...
  8. Ok. Portanto devo colocar os peixes no aquário, ligar o filtro e esperar por amanhã para ver se tudo melhorou ou devo colocá-los num balde com o termostáto? Isto aconteceu-me no início quando enchi o aquário mas 8/10h depois a água estava cristalina (depois de uma noite). Durabte a semana, a água manteve-se sempre cristalina salvo quando limpei o fundo que se encontrava com terra nos dois primeiros dias (que acabou por ser filtrada logo). Utilizo lã de vidro para filtragem (é filtro interno) devo colocar mais uma camada por cima desta (troquei-a hoje quando introduzi as plantas). O substrato é esse da PRODAC que coloquei. Não tenho garrafão para TPA de emergência... Mas acho que até posso conseguir numa mercearia que ainda esteja aberta a esta hora. Posso tentar. Os peixes são uns peixes zebra (não sei bem a espécie, mas foi-me dito que eram muito resistentes e bons para começar em aquário e andam em cardume - 5/6 peixes).
  9. Não, neste momento não conheço mesmo ninguém que me possa ajudar com um aquário... O que acha que devo fazer? Não os posso deixar nem no saco nem no aquário... O máximo que posso fazer é colocá-los num alguidar com o termostato até amanhã, mas acho muito perigoso para eles...
  10. O substrato que tenho não sei. Simplesmente fui a uma loja de aquários aqui no bairro e disse que necessitaria de substrato fértil para as plantas crescerem. Deram-me um balde verde com um granulado. Disseram para colocar diretamente no aquário e não lavar. Foi o que fiz. Depois disseram que teria de colocar algo por cima e mostraram-me umas pedras pretas de que gostei e comprei. Ao chegar a casa lavei-as como me disseram para fazer, e coloquei-as por cima do substrato fértil. Na altura não me disseram que devia logo colocar plantas, por isso não coloquei. O substrato fértil é este:
  11. Boa noite, Tive um aquário há 3 anos que deixei de utilizar. Há uma semana resolvi que queria dar uma nova vida ao aquário e iniciei tudo do zero. Comprei substrato fértil, areia, condicionadores de água, testes, tudo, basicamente. Depois desta passada semana (durante a qual iniciei o novo ciclo do aquário (coloquei o substrato e a areia e deixei uma semana após ter colocado os condicionadores), ontem, depois de ter feito todos os testes á água ( visto que todos estavam dentro do espectável), resolvi que colocaria hoje lá plantas e peixes. Há umas horas dirigi-me à loja e comprei 5 peixes e 3 plantas. Ao colocar as plantas no aquário (e enterrar no substrato), verifiquei que se levantou uma grande poeira e a água se tornou muito turva. Como as coloquei antes dos peixes, achei que não os deveria colocar agora na água, tendo-os deixado no saco em que vieram dentro do aquário com mais de 2/3 de água do meu aquário e o restante da loja. Eles ambientaram-se bem, mas a água continua muito turva e com poeira há mais de 3 horas! Não sei o que fazer, se retirar os peixes do saco e os colocar na água turva ou deixá-los no saco até amanhã de manhã e depois os colocar na água já mais limpa... Há 20 minutos resolvi desligar o filtro pois este só estava a levantar mais poeira e para ver se a poeira assentava. Ela assentou mas a água continua muito turva!! O que faço?! Coloco os peixes no aquário com a água turva e ligo o filtro ou deixo-os no saco com oxigenação até amanhã de manhã e depois coloco-os no aquário quando a água estiver mais limpa? Eles aguentam a noite no saco?! Preciso mesmo de ajuda! Não sei o que fazer! Tenho medo que os pobres animais morram por minha culpa! Aquário: água: 25 litros, filtro: 250 litros/hora, termostato: 25/26ºC (planeava aumentar para 27/28ºC, mas agora não consigo ver nada para o ajustar!). Envio fotografia para me poderem ajudar! Muito obrigado!