PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 617 visitas
Boa noite, Depois de ter esclarecido as minhas duvidas sobre a como tratar a minha Agua, estou em fase final para adquirir o meu Aquário. Conforme tinha planeado é quase certo que o meu aquário terá 1.5*50*60 Visto ser a primeira vez que vou ter um aquário irei começar para já com um aquário comunitário e plantado. O que me leva a escrever no forum é o seguinte: não entender muito de filtros e muito menos de Luzes. Em relação ao filtro estava a pensar neste da SUNSUN MODELO: HW-304B TENSÃO: 110V/220V/240V Freqüência: 50Hz/60Hz ENERGIA: 55W UV LAMP POWER: 5W/7W/9W H-MAX: 2.5m SAÍDA: 2000L / h PESO: 6,0 kg DIMENSÕES: 290 * 290 * 485 milímet…
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
Boas novamente, fui obrigado a desmontar o meu aqua, o que acontece é que pretendo reutilizar o substrato fertil que nele coloquei (está novo e foi caro) so que como já levou com a agua aquilo deixou de ser granulado e passou a ser lama e quando junto àgua fica tipo " Café com leite" dá para reutilizar? posso colocar aquilo a secar ao sol? Abraço e obrigado.
-
- 2 respostas
- 781 visitas
Olá! Foi-me proposto um projecto por um professor meu cujo objectivo é testar o efeito de poluentes no dimorfismo sexual e reprodução de uma determinada espécie de peixes. Eu preciso de ideias de espécies de peixes para o projecto, e peço-vos que se puderem, me ajudem com uma listagem, ou mesmo uma ou outra espécie. As características que o peixe precisa de ter são: -Dimorfismo sexual acentuado -Machos territoriais -Produção de grande quantidade de ovos viáveis -Preço acessivel -Facilidade de encontrar no mercado! Se for possível, ajudem-me com ideias de peixes! Eu tenho que mandar neste próximo semestre uma listagem de espécies viáveis, com ficha técnica…
-
Cubo de 40CM 1 2
by ion- 31 respostas
- 2.5k visitas
Boas na 6f fui buscar um cubo de 40cm que tinha mandado fazer por encomenda o cubo leva cerca de 60L. Que tipo de filtragem, bomba e aquecimento me aconse-lham para o meu cubo? O cubo é para albergar 4 escalares. Espero que me ajudem.
-
- 6 respostas
- 2k visitas
Ola pessoal, bastante tempo que nao venho por aqui. Mas volto para clarificar uma duvida, so que agora do aqua desmontado. Estou indo de ferias 1 mes completo e nao deu de outra se nao desmontar tudo. Inicio do ano que vem vou estar arrancando o novo projeto. A duvida que tenho é quanto a green spot, agora nos ultimos meses me apareceu este problema so que nao resolvi tratar por que sabia que ia desmontar o aqua. Agora que tenho tudo limpo e sem agua, preciso fazer algo especial para eliminar esta alga? ou so por estar seco ela vai desaparecer sozinha?
-
- 29 respostas
- 2.1k visitas
Boas, Desde já quero dar os parabéns a todos os membros aqui do fórum pela excelente informação que têm escrito por aqui! Posso dizer dizer-vos que provavelmente sou mais um daqueles curiosos que vem para aqui chatear-vos com perguntas e se calhar já foram feitas mil vezes mas tenho algumas que gostava de esclarecer. Vamos começar pelo início, sou completamente inexperiente nestas andanças da aquariofilia, mas depois de ver alguns aquários aqui mostrados pelos utilizadores confesso que estou muito interessado em entrar “neste mundo” Então ca vai. Tenho aqui um desses, tão usados por aqui, cubos da Vodafone e gostaria de lhe dar uso para ver como me saf…
-
- 1 resposta
- 575 visitas
Ola a todos é a primeira vez que aqui escrevo. Já à muito tempo que sonhava em montar um aquario em grande. a semana passada comprei um da aquadream 104x40x47 que leva cerca de 160 litros filtro biobox bomba de 600L/h termostasto de 200W Duas lampadas T8 de 30w cada Precisava da vossa ajuda para arrancar com este projecto. Sei que tenho de arranjar humus (substrato fertil) e areao para meter por cima do fertil. Qual a quantidade que aconselham de cada um? Depois preciso de arranjar plantas para plantar. É melhor comprar com raíz tipo em vasinhos ou sem raíz? Podiam me dar ideias de plantas de facil manutenção...gostava de umas mais altas para a par…
-
- 0 respostas
- 321 visitas
boas gostava que alguem me pude-se ajudar. vou-me inicar num novo aqua mas desta vez ira ser de ciclideos anoes sera que alguns de voçes me podem ajudar estou a pensar em por silica/ areao cinzento. sexta feira meto fotos do aquario, dêem opiniões
-
- 5 respostas
- 727 visitas
boas. é o meu 1ºaquario comecei em 1 de Janeiro. dia 25 pareceu-me caracóis, logo no dia 27 comprei "Sera Snail Ex" coloquei no aquário, passado 4 horas mudei 30% de agua para nao entoxicar os peixes. os peixes que tenho 2gupies continuam muito bem. so me apareceu esta espuma, agora é menos porque fiz uma tpa de 5litros. isto desaparece fazendo as tpa's normais. Meu link Meu link PS:o que acham de aquapex fertilizante?! -para não abrir mais tópicos, podem-me dizer se comprar o teste nitratos NO3 posso saber quando o ciclo ja está bom? ou la para dia 15 posso por 10 red cherry's? obrigado por tudo.
-
- 0 respostas
- 447 visitas
Viva Eu comecei o aquário em questão há cerca de 2 semanas ( dia 15 de Janeiro) e desde então tenho-o deixado ciclar, pondo poucos flocos de vez em quando. Ao fim de 2 semanas, nem a amónia nem os nitratos sobem (Ambos a 0,0 e os fosfatos a mesma coisa). Decidi adicionar alguns habitantes para ajudar no ciclo: 2 ottos e 2 Vittina Semiconica; qual não foi o meu espanto que após 2-3 dias a amónia e os nitratos continuam a 0(os fosfatos também). Será que as bactérias já se estabeleceram e já estão a transformar toda a amónia, e os nitratos a serem consumidos pelas plantas? Ou será que os testes não estão\são grande coisa? Todos eles são da Sera (o de pH é da Nutrafin)…
-
- 24 respostas
- 1.8k visitas
Ora boa tarde, chamo-me Ivan e moro na zona centro do país, mais propriamente em Viseu. Desde pequeno que tive pequenos aquas com peixes, e tambem algumas tartarugas, e sempre tive aquele sonho de um dia vir a ter um aqua grande. Ora, este ano foi-me oferecido a geito de prenda de natal atrasada um aqua de 120 Lt, fiquei radiante, e cai no erro de ir a correr comprar material para o por a funcionar. Comprei dois filtros internos um com uma capacidade de 400 l/h e outro de 150 l/h, um termo-estrato de 150W, um produto para eliminar o cloro da agua, 2 peixes de agua fria, um Betta e um peixe dourado dos comuns e tambem uma planta, a qual não sei o nome Infelizmente já te…
-
- 38 respostas
- 5.5k visitas
Boas pessoal sou o Paulo, moro em S. Pedro de Rates uma terra do concelho da Póvoa de Varzim e já sigo este fórum há algum tempo, mas só agora tive a oportunidade de ter um aquário. Já tenho o bichinho dos aquários há muito tempo, na antiga casa onde vivia tinha lagos enormes cheios de peixes, era eu que cuidava deles e eles chegaram a ganhar um tamanho considerável, entretanto mudei de casa e deixei de ter os meus adorados lagos, vou-me iniciar agora nos aquários. Então é assim, surgiu-me algo que achei grande negocio, um aqua de 54 lt (60x30x30) já com material todo por 50€ e aproveitei... O material que vem com o aqua é este, se me poderem dar uma opinião sobr…
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Viva! Comprei um substrato que supostamente seria este que me foi recomendado como bom para plantas se eu não quisesse aplicar duas camadas (uma de substrato organico e outra decorativa por cima). Coloquei-o no aquário, achei giro, faz lembrar um monte de ossadas, muito tétrico hehehe. Como sou um bocado cabeça no ar, nem liguei muito ao facto da foto do balde não corresponder ao que vinha lá dentro mas não era a primeira vez que tal acontecia. Só que quanto mais olho para o aquário mais estranho o acho porque nunca vi ninguém com um aquário igual. Começo a pensar que houve uma troca de material ou que aproveitaram este balde para guardar quaquer coisa e n…
-
Bom dia! Adquiri recentemente um aquário de 10L de capacidade com 4 kinguius telescopios. Sim! eu sei! O aquário é demasiado pequeno. Mas infelizmente desconhecia totalmente a raça dos peixes, ficando inculto sobre o crescimento deles, e características necessárias trocar os peixes está fora de questão visto terem sido adquiridos num hiper. Estou a juntar uns trocos para conseguir comprar um aquário decente, e já falei com um vizinho para me ficar com os kinguius quando estes crescerem mais (visto ele ter um lago já com vários kinguius).. Entretanto a minha duvida é a seguinte: Os kinguius sujam bastante, eu tenho uma bomba no aquário que é a seguin…
-
- 1 resposta
- 477 visitas
Boa tarde Tou a pensar em montar o meu 2 aquario mas plantado,sem decorações artificiais,mas tenho dúvidas em relação ao que é mesmo necessário para ter plantas de boa saúde?obrigado
-
- 2 respostas
- 451 visitas
Boas pessoal, desde sempre gostei de peixes e agora tenho oportunidade de adquirir um aquario uma amiga vai me vender um com 70*40*30(ou 35) e gostava de saber se alguem tem alguma sugestao porque tou a pensar em 1º organizar o aquario e só no fim comprar peixes gostava de preparar um aquario de agua quente, porque quero ter um oscar mas nao sei que comprar , e queria comprar algo barato mas que dê para algo Bgdu
-
- 7 respostas
- 6.7k visitas
Boas. Tenho um aquario de +/- 290 litros e não consigo estabilizar o PH. Anda sempre na casa dos 7.6 Tenho usado o PH Adjust Down da Nutrafin para baixar, mas o que acontece é que o ph baixa na hora e mais tarde ( cerca de 2/3h) volta a aumentar. Na loja onde costumo ir dissera-me que possivelmente deveria recorrer ao "tampao" o KH Booster tambem da Nutrafin. Mas o resultado é o mesmo. Na amostra que tiro experimentei adicionar o PH Adjust Down para ver se fazia efeito, e fez claro esta, e nessa mesma amostra adicionei um pouco de KH bosster para ver o efeito. Resultado: com 1/2 gotas de PH Adjust Down a amostra fica de cor amarelada mas ao adicionar o K…
-
- 18 respostas
- 2k visitas
Boas a todos! Iniciei-me no mundo da aquariofilia á cerca de 15 dias. Tenho lido muito sobre o assunto, mas as duvidas vao surgindo. È um tema complicado que requer paciencia. Fiz a montagem do aquario (foi oferecido..ja um bocado velho, com alguns riscos) dia 29 janeiro 2010.. o ciclo decorre desde aí. Coloquei os primeiros 2 peixes á 4 dias (2 corydoras) e até ao momento parecem estar de boa saude. Vou ser sincero o fim "do projecto" para mim foi uma desilusao.. isto porque tive alguns problemas no meio..e o layout nao ficou como eu queria. Mas tambem como é a primeira montagem, nao posso exigir muito de mim. Eis o meu setup: Aquario(oferecido): : 100*40*50 …
-
- 3 respostas
- 815 visitas
ola, e assim eu fiz uma escolha para um comunitario e o que eu pensei foi em: - 3 guppy's - 3 espadas - 3 plati's - 5 tetras olho d fogo - 5 neons - 5 danios zebra - 1 ramirezi - 1 pleco - 1 cory - 1 lotchata e tenho um aqua de 80*30*40=100Litros nao estou a subrelutar o aqua? tenho uma duvida em relaçao ao ramirezi,ele nao atacara os guppy's? wedding veils discount wedding dress mother of the bride
-
- 36 respostas
- 5.3k visitas
Viva pessoal Durante alguns anos tentei dedicar me a este belo hobbie. Com uns conhecimentos fracos e alguns aconselhamentos básicos lá fui tentando manter durante alguns anos esta paixão. Entretanto nasceu a minha filha e fiquei sem espaço em casa acabando por abdicar do aquário. Agora em casa nova decidi ir buscar o aquário ao sótão. Este tem alguns riscos mas ao que parece não é nada grave. Roubaram me todo o equipamento excepto o areão e umas decorações. Já foi todo limpo apenas com agua corrente já lhe coloquei o areão e já o enchi para ver se tem fugas e após 72 horas não há quaisquer sinais. Infelizmente já cometi um erro pois por cima do areão coloquei uma…
-
- 1 resposta
- 464 visitas
Boa tarde a todos(as)! Inscrevi-me há minutos no fórum pois há umas semanas que ando à procura de informação (que tenho encontrado, é certo) relativamente a uns adoráveis peixinhos de água fria que vieram morar cá para casa: os Shubunkins. Antes que me digam para ler acerca da ciclagem, de aferir quanto quero e posso gastar entre outros conselhos necessários e válidos (e já lidos e assimilados) apenas gostaria que me dessem o vosso parecer, em nome da qualidade de vida dos peixinhos (já que nunca fiz parte do mundo da aquariofilia, foi apenas um acaso, em que alguém decidiu que um par destes peixinhos seria um óptimo presente da Natal...). Dar os peixinhos não me …
-
- 4 respostas
- 733 visitas
Bom dia a todos, Como indica o tópico estou a montar o meu primeiro aqua. Depois de muito ler neste forum, estou a tentar seguir todos os passos e a tentar não me espalhar. A minha montagem neste momento á a seguinte: - Aquario de 120 x 40 x 40 - Filtro eheim ecco pro 300 - Algumas plantas Tenho o aqua montado à duas semanas e o ph está nos 7,5. conto montar um sistema de CO2 DiY de forma a ajudar com as plantas, em breve. Gostava de ter alguma ajuda na escolha da fauna para o aquario pois ainda não tenho ideias concretas e estou com dificuldades em perceber que combinações são possíveis. O meu objectivo é ter um aqua o mais estável possível (quimi…
-
- 6 respostas
- 816 visitas
boas a todos, a muito tempo que nao vinha ao forum, mas agora que gostava de re-decorar o meu aquario (120x40x50)estao-me a surjir algumas duvidas. entao se alguem me puder ajudar aqui vai: será que posso reutilizar o substrato que tenho actualmente no meu aquario? na nova decoração que quero por no meu aquario vou utilizar areia da praia, tenho que por substrato ou pode levar so a areia da praia? muito agradecido.
-
- 12 respostas
- 1.3k visitas
Bom,hoje montei um aquario antigo que estava encostado em um canto aqui em casa,de 80 Litros,sei uma pesquisada rápida na internet,montei ele,dechei a agua ''descansando'' 1 semana e coloquei 2 carpas e 2 kinguios pequenos.Porem dps de uma semana acabei me empolgando quando fui a loja de peixes e acabei colocando muitos peixes nele, sei que é errado mais nao resisti asuehaiusese. bom colokei: 2 kinguios pequenos 2 carpas pequenas 1 carpa nishikigoi média 1 kinguio telescopio medio 4 danios 1 cascudo pepita de ouro 1 cascudo tigre de bola 1 cascudos ancistrus sp 2 cascudos normais 4 dojos pequenos 1 corydora bronze media Bom,sei que esta lotado,porém esta t…
-
- 7 respostas
- 696 visitas
Boas pessoal, estou com uma duvida e sei que me posem ajudar, tenho um aqua de montado e a funcionar normalmente desde Setembro passado com as seguintes caractristicas: Aqua: 50x20x35 (panoramico) cerca de 45L liquidos Fauna: 4 neons negros 5 neons falsos 1 corydora 1 bótia palhaço (que está lá por acidente) 1 pleco borboleta 1 colisa femea (o macho morreu a noite passada) um sem numero de caracois que não sei o que lhes fazer nem fui eu que os lá pus (vieram com o musgo) Flora: musgo de java no tronco de madeira 1 anubia anã Areia de rio Filtro: externo resun cy-20 Aquecedor: 100W não sei a marca…
-
- 2 respostas
- 574 visitas
boas, é isso mesmo eu ja me deparei com dois caracóis minúsculos no aquário. a que se deve isto? devo tira-los? obrigado
-
- 8 respostas
- 7.7k visitas
Olá, O Meu nome é Bruno Dias, Tenho 24 anos, Sou de Vila Franca de Xira e vou ser pai lá para Julho. =D Já tive um Aquário de Agua fria, aquário esse que prosteriormente vim a dar, visto os peixes terem morrido. Recentemente, decidi envergar pela área de aquários de Água Quente. Aproveitando a deixa de uma tia da minha namorada ter perguntado se queria ficar com um aquário ( 61Lx31Ax30P ) / 82Litros, eu respondi que sim. Ficando ele ainda vazio por um período de cerca de 3 meses. Quando o limpei todo, enchi, e passado uns dias, tinha a sala inundada e o aquario tava a meio (de água). A minha prima que tinha cá ficado em casa, é que me avisou que o aquá…
-
- 10 respostas
- 1.1k visitas
Boa noite pessoal. Hoje no comunitário quando cheguei à pouco em casa, deparei-me com isto que vos mostro nas fotos será mesmo dos apistogrammas? É certo que a femea anda sempre a rodear os ovos, mas a situação é que estão por todo o aquário... que maravilha... penso eu.. Deixo fotos, e ajuda de como devo proceder para a criação dos mesmos.. embora neste momento vá ler sobre reprodução de apistos , mas espero que me possam ajudar na identificação. Tenho 4 neon rosa, 5 neon , 2 olhos de fogo , 4 corydoras, 2 neritinas ,2 guppy's, 5 neon chinês , 5 nariz de bebado, e os dois apistogramas macho e 1 femea. Os ovos só podem ser deles certo? E pela const…
-
Morreu tudo...! 1 2
by bnito- 29 respostas
- 2.9k visitas
boas O meu aquário acabou de ficar vazio... Tinha 2 telescópios e 1 peixe dourado em 32L, primeiro morreram os 2 telescópios. O segundo pareceu-me ter feridas nos olhos, não sei se poderá ter sido o peixe dourado uma vez que só estava no aquário a 1 semana. Igual a este: 2 Telescopios: Depois o peixe dourado acabou por morrer também alguns dias depois ao de cima da agua, de lado com a barriga inchada. E agora? Boa pergunta... e melhor passar para as tartarugas!!? :D Estou a pensar em comprar desta vez peixes de agua quente, o que me dizem? nota: já tinha os 2 telescópios há alguns meses.
-
- 5 respostas
- 981 visitas
Boas, Estou ainda na fase de construção do meu aquario, que quero que fique bem plantado. Como tal estava a pensar meter um sistema de c02. Tenho no entanto algumas duvidas? Pelo que li aqui (e desde já os meus agradecimentos ao Marc pelo exelente post sobre o assunto) e pelo que me foram indicando nas lojas da especialidade cheguei à conclusão de que o melhor será um sistema com botija de 2Kg, valvula solenoide e com reactor em vez de difusor. Nas varias lojas o que me têm aconselhado, são sistemas ou da JBL, SERA ou READ SEA, que embora mais caros seram eventualmente melhores e mais seguros. Tambem vi uns da TMC, que são mais baratos, mas toda a gente m…
-
- 12 respostas
- 6.3k visitas
Boas pessoal, em primeiro lugar não sei se estou a colocar este post no sitio correcto mas cá vai... tenho um aquário de medidas 60x30x30 em cima de um móvel da IKEA modelo EXPEDIT (Ver móvel aqui). O móvel não esta fixo à parede e até agora não tive qualquer tipo de problema. Estava a pensar trocar este aquário por um 80x30x40. O que eu queria saber é se alguém já fez tal coisa ou se conhece quem o tenha feito. O móvel até parece ser minimamente resistente mas estamos aqui a falar de uma grande diferença de peso e não me quero arriscar a ficar sem aquário. Um abraço e obrigado
-
- 21 respostas
- 2.9k visitas
Boas. No meu aqua tenho alguns Guppys e recentemente dei com mais 3 peixes com aprox 2/2.5mm mas não dei conta que nenhuma fêmea tive-se parido. As Guppys parem tudo de uma vez ou vão parindo? Com que tamanho nascem os alevins? É que não estou a ver mesmo de onde veio aquilo sem ser de um parto mas a unica fêmea prenha que tenho ainda está com um barrigão, tou mesmo as aranhas...
-
- 11 respostas
- 3.2k visitas
Viva gostava de saber se quando usamos água da torneira para fazer a TPA devemos fazer algum procedimento para tratar essa água antes de pormos no aquário? Obrigado pelas ajudas
-
- 6 respostas
- 828 visitas
Estou a projectar um amazónico, no entanto o aqua que tenho é de 1,20x38x35, um pouco baixo para um doce não acham? aceito opiniões. abraço
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Boas a todos, neste momento tenho o aquario montado e estou a entrar no processo de ciclo do azoto, não estou com pressa nenhuma de colocar peixes até porque quero que as plantas enraizem bem para não se soltarem tão facilmente com os habitantes. Já li em varios locais que o ciclo propriamente dito preciso de um empurrãozinho, ele começa por ele mas demora muito mais tempo pq não tenho nada a poluir o aquario e estaria dependente da flora para começar. O empurrãozinho pode ser feito com recurso a amonia (o produto em si), um ou 2 peixes resisitentes que produzam a amonia, com comida de peixe e com produtos cicladores. bem amonia directo no aquario não quero, c…
-
Members