PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12658 tópicos neste fórum
-
- 8 respostas
- 992 visitas
Muito boa noite. Sou novo aqui pelo fórum. Actualmente comprei um aquário maior do que o que eu tinha. Tinha um aquário de 10 L, agora comprei um aquário de 90 L (medidas: 80 cm x 30 cm x 45 cm). Gostaria portanto que me ajudassem no essencial de montagem deste aquário. Gostaria assim que me dissessem que tipo de substrato devo por, quais os produtos que devo comprar para controlo da qualidade da água (ciclo de bactérias, pH, etc.) bem como o essencial para começar com o aquário. Inicialmente devo por quantas semanas o aquário sem peixes? Gostaria que me orientassem...Estou um pouco perdido...Já li tanta coisa que nem sei... Ah...e acham que devo comprar outr…
-
- 10 respostas
- 1.2k visitas
Bem, enxi ainda a pouco o meu novo aquário e no qual andei a mexer para fazer as coisas normais qual não é o meu espanto que quando vou a colocar o termometro sinto corrente electrica na água que por fim vim a descobrir vir do filtro... Agora a minha pergunta é... Filtro para o lixo ou existe uma solução?
-
- 17 respostas
- 2.2k visitas
Boas Pessoal, Parece que tenho ovos no vidro! Vejam a foto e ajudem-me sff... Fauna: Neons Azuis Nariz de Bebados Corydoras PitBull Aguardo por dicas
-
- 0 respostas
- 481 visitas
Bom dia, Estou actualmente a caminho de ter o aquário com bons níveis de fertilização e iluminação: ->Macros: NO3=15 , PO4=1, K = fertilização liquida bi-semanal ->Micros: fertilização semanal com TPN+ ->Luz: 0.8 W/L ->CO2: népias Enquanto me preparo para começar a injectar CO2 (o que ainda pode demorar mais de um mês), qual o risco que corro?
-
- 5 respostas
- 987 visitas
Tenho 2 platis, 2 mollys, 1 pleco, 1 camarão e 1 peixe gato de vidro. Coloco sal, sim ou não? Gracias
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Boas, sou novo aqui pelo forum, mas gostaria de aprender mais, com todos os conselhos e dicam que me possam dar. outro dia passei no monsanto e estava lá uma arvore caida, e as raizes da árvore estavam visiveis. Começei á procura e eis que encontrei algo que me podia insterresar para o meu aqua. Sei que nem todos os troncos ou raizes, podem ser colocados no áquario e até os que se pode tem que ser tratado primeiro. A mminha questão é? -Alguem sabe que arvore é? -Será que depois de fazer um bom tratamento ao tronco posso usá-lo no meu aqua? desde já obrigado a todos pelas dicas e ajuda.
-
- 4 respostas
- 759 visitas
montei recentemente um aquario de 1,50m+0,55+0,75.como me foi dito sao peixes que precissam muito de tocas e como tal muitas pedras assim fiz.mas gostava de ter um verde com plantas e so tenho areia silica e algum arreao de rio.numa loja foi me dito que poderia por anubias k nao precisava de sub. e eram bastante resistentes.comprei tress agora detecto alguna buracos nas folhas,que posso fazer?e ja agora sou de lisboa a por ai algum q venda peixes malawi bonitos com cores bonitas?abraço a todos e obrigado
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Boas, estou ainda a iniciar este hobby, e depois de muito ler aqui no forum decidi arrancar para montagem do aquário e tudo parecia estar a correr bem, até à alguns dias atrás! O aquario foi montado à cerca de 3 meses, teve 1 mês só com plantas e fui adicionando um pouco de comida. Depois introduzi as 4 corys, e recentemente os restantes peixes. Vou descrever o que tenho no aquário, deve ser mais facil assim esclarecerem as minhas duvidas! Aquario: 100*40*40 flora: Valisnérias Limnophila Sessiflora Lobelia cardinalis red musgo Java fauna: 4 corydoras paleatus 5 neons 1 raposa voadora Parametros: Ph 7.0 NO3: 0 NO2: 0 Problema/duvida …
-
- 14 respostas
- 1.1k visitas
Bom dia comunidade! Acabei de me registar neste site que já acompanho a algum tempo, contudo, só agora me registei porque só este fim-de-semana "montei" o meu aquário de água quente! O aquario é de 32,5L e está com uma temperatura que ronda os 27.ºC. Em termos de decoração, tem plantas artificiais, umas pedrinhas em vidro e cascalho! Coloquei a água no domingo, e os peixes na 2ªfeira (desculpem, mas não resisti!). Coloquei o AquaSafe para normalizar a agua. Mas à noite, quando os estava a observar detectei alevins... não sei que faça.. e pior, não sei de quem são!! ahahah! Mas quem será a mãe dos alevins??? Ainda tentei apanhar um, mas ja estava …
-
- 3 respostas
- 695 visitas
Bom daia a todos tenho um aquario novo já fiz o ciclo, tem 72 litros e tem o seguinte setup: Iluminação:calha GLO T5HO com 2 lampadas 24w Filtragem: tetratec ex600 filtro externo substracto: nehum plantas: umas cabonbas e umas de folha comprida que não sei o nome(posso tirar fotos para vocês identificarem peixes: 2 escalares(1 ainda bebe) , 2 tetra spreed, 1 espada femea e um macho, 10 neons, 1 ramirezi,1 plecostomos,4 corydoras e outros 2 que no sei o nome Acho que está subpovoado pro favor ajudem e critiquem!
-
- 14 respostas
- 14.4k visitas
Boas, Tenho um aqua de 100L (assinatura). O solo do aqua, está constatemente coberto de porcaria, restos de planta, de folhas, dejectos, etc... Isto apesar de sifonar semanalmente. Procuro as causas disto, mas acredito que um dos motivos, seja a falta de circulação de agua ao nível do solo. Qual a melhor forma de colocar a circulação de agua, num filtro externo? Eu tenho a entrada de agua, no lado oposto da flauta. Aqui neste topico, é sugerido o oposto: topico original
-
- 5 respostas
- 587 visitas
Olá a todos, Quero baixar o pH da água do meu aqua! Como tenho alguma, muita, areia do mar, estou a pensar em retirar todo o fundo! E já agora aproveito para lhe dar um novo aspecto! Não encontrei tópico sobre este assunto ou a minha pesquisa não foi a mais correcta! Existe algum tópico onde possa tirar dúvidas? É que sinceramente, não estou a ver a melhor maneira, para remover a água!! etc etc. Abraço
-
- 9 respostas
- 1k visitas
Ola boas tardes, desde ja obrigado por me aceitarem neste forum! Comecei dia 5 deste mes o inicio da minha aventura no mundo dos aquas, comprei um aquario numa pet shop, nao mt grande ( tinha pouco $ ) o aquario tem 20L. Acho que para principiante chega bem... coloquei entao agua da torneira, cloquei os devidos produtos (que me aconselharam na loja) deixei o aquario fazer o ciclo durante uma semana e meia e apos o ciclo coloquei la os primeiros abitantes, ate ao dia de hj n morreu nenhum. Aqua - 20 L Filtro - Elite Stingray 5 Termostato - 25W Agua da torneira (coloquei produtos, SERA aquatan, NUTRAFIN cycle,) efectuei teste de ph e encontra se a 7,5 +ou- ten…
-
- 2 respostas
- 695 visitas
Queria saber se quando se troca a ceramica,se setroca tuda ou so metade e de quanto em quanto tempo. Cumprimentos, Hugo Monteiro
-
- 8 respostas
- 1k visitas
Boa tarde, chamo-me pedro e no dia dos namorados de 2009 a minha mulher ofereceu-me um pequeno aquario de 50 cms com filtro e termoestato para peixes de agua doce. Já anteriormente tinha visitado o forum mas desde essa altura a minha presença tornou-se mais assídua. Infelizmente tive muitas baixas e nunca consegui ter um aquário com uma boa decoração. Passado um ano resolvemos investir num aquario maior, estivemos de olho em aquarios de 1 metro e de 1,2 mas infelizmente não temos espaço em casa para tal por isso ficamos com um aquatlantis de 80 cms e +/- 100 lts. Estamos muito contentes com o mesmo mas infelizmente os nossos peixinhos continuam a dar-nos muitas desilusões…
-
- 5 respostas
- 2.1k visitas
Bom dia a todos, Aqui estou eu, mais um novato no forum (ainda dentro do saco a fazer a ambientação) como tantos outros com a emoção de montar um aquário. É verdade que no passado já existiram outros aquários, mas penso ser um sentimento comum a todos, que cada nova montagem é como se fosse a 1ª, pelo menos em termos de emoção e dedicação. Assim, após 4 anos de paragem, decidi criar novamente um pedacinho de natureza cá em casa. Fui desencantar o 1ª aqua que tive (ainda em casa dos meus pais) e lá vou eu novamente... O problema, é que agora sou mais exigente quanto ao que quero, e como não poderia deixar de ser passei horas a fio a pesquisar o que fazer e com…
-
- 5 respostas
- 659 visitas
Ola.. sou nova nisto tenho um aquario de 40cm com guppys espadas coridora e tetras,tou a pensar comprar um de 60 cm que me aconselham a juntar de peixes, e decoração. aceito sugestões.
-
- 6 respostas
- 988 visitas
Ola a todos, Agradeço a vossa ajuda no sentido de ultrapassar a duvida que tenho com os valores verificados nos parametros do meu aquario (1 mês ciclo, já com fauna e flora): 1. Verifiquei que os testes da agua da torneira apresentam: PH 7.6; KH 8 (100 a 200ppm ); GH 14 (200 a 400ppm); 2. Valores dos testes efectuados ao aquario: PH: 8.0; NH3/NH4+(Amonia): 0; NO2-(Nitritos): 0; NO3-(Nitratos): 10; 3. Aquario c/ tronco, xistos e seixos (nenhum apresenta reação c/ vinagre / PH-); 4. Aquario apresenta algumas algas filamentosas castanhas; 5. Substrato: JBL Manado e Areia Silica Dado que pretendo futuramente colocar Discus no aquario, tenho o PH muito alto bem…
-
- 2 respostas
- 977 visitas
Boas, tenho um filtro uv da jebo de 18w q deixou de funcionar, e penso que seja do balastro que avariou, aquilo vem dentro de uma caxinha de plástico, tipo as dos transformadores... Qual o balastro que me aconselham? Eu vi um electrónico de 18 watts na loja aquaden? Será uma boa opção? Abraços
-
- 2 respostas
- 495 visitas
Boa noite O meu substrato encontra-se totalmente esgotado de nutrientes, as plantas começaram a morrer, usei fertilizantes mas não é o suficiente para ter o aquário como já tive um dia, assim decide dedicar-me à mudança TOTAL do substracto. Gostaria de saber a quantidade de substracto que aconselham para um aquário de 250 L e quais as melhores marcas. Obrigada pela ajuda
-
- 4 respostas
- 669 visitas
Boas. Tenho um peixe que anda sempre a mexer o areão de um lado para o outro, ou seja desenterra-me as plantas e vao todas ao cimo a flutuar ou ficam presas no intake do filtro. Queria saber se posso deixar as plantas dentro daquele vaso onde vêm quando as compramos ? Cumps
-
alguem tem algum conhecimento sobe este tipo de co2 Meu link o meu aquario é de 85 litros tive a ver as pastilhas tambem mas nao sei se resulta em relaçao ao co2 caseiro nao me vou meter mais nisso k ja tive o azar da mistura ir parar ao aquario
-
- 9 respostas
- 830 visitas
Estou a iniciar-me na aquariofilia e acabei agora de obter tds os materiais necessarios para iniciar o aquário. Possuo um aquário DIY de 54l brutos (60x30x30) e arranjaram-me um filtro interno pois devido ao movel não consigo colocar de mochila ou externo, mas este tem um débito muito elevado. O filtro possui um débito de 800l/h e temo que isso prejudique o funcionamento do aquário devido ao débito pois segundo procurei no fórum o ideal seria cerca de 5x a capacidade do aquário. Agradeço qualquer ajuda, pois sei que possa ser algo básico mx sou principiante.
-
- 62 respostas
- 6.6k visitas
Boas, Chamo me Thomas e tenho 19 anos, sou da Malveira/Mafra/Lisboa. O meu pai deu me um Aqua de 200 Litros com 33 anos, e vou começar no mundo da aquariofilia. Fotos: ,fui buscar o filtro que tinha numa garagem, encostado a 20 anos para ai. Os balastros em optimo estado lol Cumps
-
- 2 respostas
- 440 visitas
Bom dia a todos, critiquem e dêem sugestões aqui vai : Medidas:60(comprimento)x40(altura)x30(largura) Iluminação:GLO calha T5HO com 2 lampadas 24w Plantas: não sei o nome delas Peixes: 1 escalar, 2 tetra spreed,4 coridoras e outros 2 que não sei o nome Aquecimento: termoestato 100W Filtragem: tetratec EX600 600l/h espero criticas , e que tipos de testes tenho de fazer ainda não fiz nenhuns
-
- 8 respostas
- 2k visitas
Boa tarde a todos, É o meu primeiro post, embora já esteja registado a um tempo, e venho com intenção de ajudar e ser ajudado, partilhar opiniões ideias,... Então é assim, Vou comprar um aqua de 60*30*30(dimensões não exactas) 50-60L E tenho intenção de criar flora natural, e ser de agua quente. Aqui está uma ideia do que quero, (legenda em baixo) 1- Pedras pretas, xisto ou ardosia. 2- Areal Branco 3- Areal Preto 4- A maior planta do aquário, EUSTRALIS STELLATA 5- Areal preto, com substrato 6- A planta de tamanho intermédio, ELEOCHARIS ACICULARIS 7- A planta mais pequena do aquário, LILAEOPSIS NOVEA-ZEALANDIAE 8- Termostato 9- Filtro cascata 10-…
-
- 10 respostas
- 4.2k visitas
Boa tarde pessoal, Vou mudar os meus ciclídeos de um aquário de 60 lt com filtro de cascata, para um de 120 lt, para o qual adquiri um EHEIM 2213 em 2ª mão. As minhas dúvidas são: Já vi pelo menos 2 formas de montar o filtro: a primeira com 5 almofadas de esponja azuis, 1 de algodão e outra de carvão. A segunda forma, seria com cerâmicas, 1 almofada de esponja azul, substrato, 1 almofada de algodão branco e outra de carvão... Perante isto não sei qual a forma mais indicada de o fazer, nem se posso usar as cerâmicas do filtro de cascata antigo...Já li também que o carvão não é aconselhável, uma vez que retira também elementos importantes. Se me puderem dar uma…
-
- 15 respostas
- 4.5k visitas
Boa tarde, Possuo dois cometas que recentemente estavam ao cuidado de um familiar num dos afamados globos que levava cerca de 2 Lts mais coisa menos coisa. Como tive pena dos animais trouxe-os para casa e embora não tenha um sítio para os colocar adequado face as características destes animais decidi construir um aquário com uma capacidade de cerca de 35 Lts que assim que tiver fotos postarei. A minha questão é enquanto não arranjar outra solução melhor, é possível ter junto dos cometas algum outro tipo de fauna? Nomeadamente para ajudar na limpeza já que os mesmos sujam bastante? Corydoras ou algo similar é possível? Cumprimentos
-
- 2 respostas
- 576 visitas
Boas, tenho uma duvida, tenho um pequeno filtro que veio incluído dentro do aquario, e entao resolvi trocar por um filtro exterior mais adequado ( FLUVAL 205 ), agora a minha pergunta é? Posso mudar o filtro e que devo fazer para continuar a fazer o meu ciclo, ou terei de voltar a fazer todo de inicio ?
-
- 4 respostas
- 982 visitas
Eh pá! Não sei o que fazer... O meu primeiro aquário que tem dois meses de duração e lá vivem 7 dânios zebra que introduzi aos poucos. Acho que estão felizes, apesar de ser um aquário de água fria. Digo desde já que desconheço a temperatura exacta e o pH. Esta semana, para além de ter apanhado dois caracóis que entretanto deitei fora, comecei a reparar nuns bichos com cerca de meio cm a nadar entre as pedras do fundo do aquário, encostados aos vidros, às vezes em nadadelas mais longas pelo aqua. Vim pesquisar na net e parecem mesmo filhotes dos meus dânios... O que faço agora? Serão mesmo alevinos? Pode ser outra coisa? E se forem e eu quiser que se desenvolvam, o qu…
-
- 2 respostas
- 448 visitas
Boas. Vou receber amanha ou sábado um aquário de 200litros em que estou a pensar por um casal de discus, neons e uns corydoras mas estou em dúvida no que toca á flora, não conheço muitas plantas nem encontro nada de muito promenorizado por isso gostaria de pedir umas opiniões sobre que plantas por. cumps
-
- 5 respostas
- 1.7k visitas
Boas. Aqui vai uma breve introdução sobre o meu aquario. O meu aquario tem cerca de 25 anos se nao mais, e resolvi com a ajuda de um membro aqui do forum e mais um amigo nosso , meter as maos a obra e tentar dar uma nova vida ao aquario, mas para começar nada mt difiçil, dps logo se vê com o passar do tempo. Queria uma coisa mt simples, queria uma planta para fazer um tapete, optei pela riccia, e por 2 placas de xisto preto no fundo e mais xisto cinzento no meio a tentar criar uma gruta, e a pedido mt particular prendi a essas pedras um pouco de musgo de java. Aproveitei o max de coisas q ja tinha, como o areão, o termostato filtro e a calha, a calha, er…
-
- 4 respostas
- 3.3k visitas
Olá! Sou novo por estas andanças, comprei quase há 1 semana um aquário de 60cm da marca Aquatlantis (Start 55). Vem com iluminação de 11w e com filtro de 4 camadas e termóstato. Coloquei água e a temperatura a 26ºC e tem estado assim pois disseram-me que antes de lá meter os peixes que devia deixar o aquário a funcionar assim pelo menos uma semana... Entretanto fui comprar umas plantas que coloquei lá, a ver se coloco cá umas fotos para me ajudarem a saber como se chamam Agora umas perguntas...essa história de 1 semana a funcionar sem peixes está correcta? Quando devo ligar a iluminação? Deve-se simular o dia e a noite através da iluminação para os peixe…
-
- 4 respostas
- 5.2k visitas
Boa tarde, Tenho um aquario plantado de água doce de 180L. Costumo, periodicamente, introduzir CO2 produzido de forma "caseira" usando água, açucar, bicarbonato de sódio e fermento. Este fds, por acidente, a garrafa onde estava a produzir o CO2 caiu e o aumento da pressão fez com que a mistura fermentada entrasse dentro da água do aquario. Até agora o resultado foi uma água turva, mas os peixes estão a aguentar-se. Já fiz troca parcial de água de cerca de 25%, mas a água continua turva (principalmente de manhã) e os peixes, antes de fazer esta troca de água estavam todos a nadar perto da superficie. Há também um efeito que deverá ser consequência deste acide…
-
- 0 respostas
- 630 visitas
Boas, qual o tipo de troncos, rochas e areão mais indicado para os aquários de água quente? É possivel e fácil encontrá-los na rua ou o melhor mesmo é comprar? Obrigado
-
Members
No members to show