tiaguezas

Membro
  • #Conteúdo

    90
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre tiaguezas

  • Aniversário 09/17/1982

Formas de Contacto

  • MSN
    diagnostic@hotmail.com
  • Website URL
    http://www.cuboredondo.blogspot.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Bairro Alto

tiaguezas's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas Ricardo, Antes de mais, agradeço todos os conselhos gratuitos que acabaste de me dar. É frustrante tomar conhecimento de todos estes factos, especialmente tendo em conta que tenho sempre o cuidado de falar com os empregados das lojas onde vou e pô-los a par da população que tenho no aquário, por uma questão de compatibilidade. Ao que parece, os cifrões continuam a falar mais alto para muita gente...infelizmente. Vou tentar dar a volta à situação e apostar em espécies mais compatíveis. No que diz respeito às algas, tive recentemente um problema com algo que me apareceu nas anúbias: uns "micro-fios" que partem das folhas e dos quais não me consigo ver livre...ja comprei um algicida e apliquei uma vez a semana passada com as quantidades aconselhadas no frasco...Até à data, não vejo progressos no extermínio da praga... :/
  2. Boas Mário, a minha colisa acabou por morrer e infelizmente (como n obtive qq feedback neste tópico, ou noutro) fiquei sem saber a causa. Contudo, após ter pesquisado, cheguei à conclusão que as colisas são peixes extremamentes sensíveis e uma vez que foram dos primeiros peixes a inserir no aquário, deduzo que tenha sido por falta de maturidade do mesmo... provalvemente ainda não tinha as colónias de bactérias necessárias à estabilidade do aquário. Entretanto optei por não adquirir mais colisas e os restantes peixes continuam vivos e de saúde. Tive apenas uma baixa recente de um escalar, que penso ter sido derivada a uma súbita e inexplicada subida do PH. Tenho essa questão exposta num outro tópico deste fórum. Abraço!
  3. Antes de mais, obrigado pelo feedback! Infelizmente, falei agora ao telefone com a minha namorada que me informou da morte do peixe... De qualquer das formas, tinha-o há cerca de 3 meses e sempre se apresentou, saudável, com apetite e territorial como é típico da espécie. A subida repentina do pH continua por explicar... não percebo mesmo! tendo em conta que tenho o aquário relativamente bem plantado, com um tronco e restantes elementos (2 tipos de areão, um branco ralo e um escuro e argiloso...quase negro + alguns calhaus negros que estabelecem a fronteira entre os tipos de areão). Aparentemente, nada do que lá está é suscepível de fazer subir o Ph da água...A única razão plausível, terá sido a saturação da turfa que terá deixado de surtir efeito no tratamento da água... Quanto às restantes espécies: 2 mollys; 1 platy; 5 rásboras; 2 coridoras; 1 botia palhaço; 1 botia zebra; 1 limpa fundos; 1 casal de guppys; 3 cobras khuli. Obrigado Julius, aguardo o teu parecer...afinal de contas, iniciei-me na aquariofilia há cerca de um ano (muito pouco tempo) e quanto mais aprendo, mais sinto que tenho a aprender! Abraço!
  4. Bom dia caros. Tenho um aquário comunitário de 60 Lt, onde entre vários peixes tenho um escalar que de há 3 dias para cá tem apresentado um comportamento pouco comum - isolou-se a um canto inferior do aquário, a actividade é escassa e mal come. Assim que reparei neste comportamento fiz testes ao Ph e amónia, obtendo os seguintes resultados: Amónia - 0,5 Ph - 8,0 É estranho o valor de Ph estar tão elevado, visto que o nível normal da água da minha zona ronda os 7,5 e tendo ainda em conta que trato a água com turfa de um dia para o outro, baixando-a para a casa dos 6,5. Saliento ainda que troquei a turfa anteontem, pois fiz testes à água tratada com a turfa antiga, que aparentemente já não surtia grande efeito na descida do ph. Recentemente mudei também o areão e decoração ao aquário, certificando-me de que nenhum dos novos elementos pudesse elevar o Ph da água. Medidas tomadas: Fiz ontem uma TPA de 5 Lt com água mineral (Ph - 5,5) e outra também de 5 Lt com água tratada com turfa nova (Ph - 6,5). O escalar continua estranho e reparei hoje de manhã que tinha fezes de cor esbranquiçada. Ajuda? Opiniões!?
  5. tiaguezas

    PH não desce!

    Boa tarde! Parece que finalmente tenho o aquário estabilizado! Mas como estou destinado a não ter sossego, parece-me que agora tenho uma rásbora doente: está magra e ofegante, não come e o triangulo preto está a descolorar. DIcas? sugestões? Obrigado!
  6. tiaguezas

    PH não desce!

    Bom dia pessoal... Eu devo mesmo ser dono do aquário mais incoerente do mundo... depois de ter deixado um recipiente com o areão do aquário, de sexta para hoje de manhã, verifiquei o os níveis de pH são iguais aos da torneira sem tirar nem por ( + ou - 8 ) e quando fiz os testes ao pH do aquário, já estavam na casa dos 7... Desespero!!
  7. tiaguezas

    PH não desce!

    É precisamente isso q vou fazer... pois por exclusão de partes, só pode mesmo ser do areão e muito possívelmente serão as pedrinhas azuis q estão a causar essa subida. Vou fazer o teste do vinagre e deixar um copo com areão e água da torneira de um dia po outro para dps fazer o teste de pH. Dou notícias assim que as tiver! Já agora, se esse calm lake é teu...parabéns! No mínimo, brutal!!!
  8. tiaguezas

    PH não desce!

    Boas malta! Aposto que já estavam com saudades minhas! Passando ao que interessa... Continuo a não conseguir baixar os valores do PH e estou a desesperar...!!! Os valores de amonia e nitritos estão quase a zeros e apesar da turfa q tenho no filtro, o pH parece-me ter subido de anteontem para ontem inexplicavelmente... o aquario é composto por areão, peixes, plantas e um tronco...poderá ser do areão? fiz o tratamento com turfa a um garrafão de 5L e o pH baixou de 1 dia po outro... não sei que mais possa fazer sinceramente... :/
  9. tiaguezas

    PH não desce!

    Ponto de situação: Fiz uma TPA de 5L sexta ao fim do dia e devido a evaporação, fiz uma inserção de água de 2,5L hoje de manhã. À hora de almoço fiz testes de amónia que apresentaram uma cor entre o amarelo e o verde alface (0 e 0,5...portanto deve andar na casa dos 0,2 ou 0,3). Questão: será que o filtro que tenho (um aquaclear de cascata) não está a dar bem conta do recado? ou será ainda demasiado cedo para levantar esse tipo de diagnósticos?
  10. tiaguezas

    PH não desce!

    um dia...um dia...! Por agora so quero ver o aquário ciclado e os valores estáveis! já me dou por contente...lol
  11. tiaguezas

    PH não desce!

    6 aquários!?? lol bem, mas tb de certeza que já tens tudo automatizado... eu é q ainda ando para aqui todo desorientado e a fazer disto 1 bicho de 7 cabeças! de qq das formas, o forum (voces) tem-me ajudado imenso msm!Mal posso esperar para ter aquilo ciclado
  12. tiaguezas

    PH não desce!

    LOL ...claro que não...eu como maçarico estava à espera de algo parecido e sim, esse areão foi um erro do qual me vim a arrepender uns dias depois, mas nada que a longo prazo não se resolva...para já vou deixá-lo estar quietinho! de resto, acho que com o tempo, práctica e observação de outros aquários, a questão da estética vai-se resolvendo aos poucos!
  13. tiaguezas

    PH não desce!

    Brutal! =) já agora diz-me (honestamente) o que achas das fotos q pus aqui... n tenhas receio de ferir susceptibilidades! lol
  14. tiaguezas

    PH não desce!

    Ok! Parece-me bem! que seria de mim sem vocês! ehehe! Só uma questão: se de facto for necessário vir a tomar essas medidas, posso usar sempre a mesma turfa?
  15. tiaguezas

    PH não desce!

    pois, e imaginemos que eu faço a medição e verifico q oscila...(por qq razão) fico lixado e n posso fazer TPA's!? =/