fwwf

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Aveiro (Aveiro)
  • Localização
    Aveiro

fwwf's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. fwwf

    Guppy agressiva

    Obrigado, por acaso agora fui pesquisar melhor e verifiquei isso, devia ter surgido por excesso de nutrientes (não tenho plantas ainda) Imagens: https://imgur.com/a/oQz6c Antes que questionem o radiador que aparece atrás do aquário está desligado e nunca é ligado
  2. fwwf

    Guppy agressiva

    Bom entretanto com adição de mais uma fêmea à primeira vista acalmou...Agora tive um pequeno boom de algas castanhas (vou assumir que é isso dado que tenho o granito cincento quase todo com um tom acastanhado. Reduzi a luz para metade, e vou fazer tpa, e tenho ver plantas, provavelmente blyxa japonica se enontrar aqui na zona.
  3. fwwf

    Guppy agressiva

    Obrigado pela ajuda, irei comprar mais fêmeas e depois dou feedback.
  4. fwwf

    Guppy agressiva

    Boa tarde, Passado alguns anos voltei a montar o meu aquário e já com a ciclagem feita coloquei de início (para não iniciar ja com muitos) um guppy macho, uma fêmea e um otto. Acontece que reparo que a fêmea tem um comportamento agressivo e "ataca" o otto e por vezes até o guppy macho. É normal? Posso fazer algo para melhorar ou posso ignorar que lá se entendem? Setup: Aquário 60x30x30 (54l brutos) Filtro interior de 380l/h Termostato 100W Iluminação 4 x lâmpada led 6400k 806lm (total 3224 lm) cascalho preto de baixa granulagem e pedras graniticas Fauna: 2 guppys 1 Otto Manutenção: TPA semanal de 12L (com adição de tratamento na água nova e lavagem do filtro com água do aquário) No futuro pretendo juntar alguns tetra neon, mais alguns guppys e realizar plantado com "cuba" (juntando CO2 DIY e adubagem líquida para as plantas) Desculpem se é uma questão demasiado "noob" mas sou iniciante e prefiro perguntar a fazer asneira. Obrigado
  5. fwwf

    Teste,kit PH

    Boas, Se estás a falar dos testes de tira que altera a cor não há razão para não serem fiáveis dado que aqui é uma reacção química com um composto que altera de cor com o pH, logo não há por onde falhar. Por outro lado tens os equipamentos de medição electrónicos que esses aí já poderás ter problemas com calibrações, más medições e assim, mas também nunca comprei nenhum.
  6. fwwf

    Novo Aquário

    Boa noite, obrigado pelos conselhos. Pois a questão das fêmea morta aconteceu, pelas contas devia estar quase e ela andava muito "parada" em cima do filtro ou junto ao termostato durante o momento de luz apagada. Coloquei-a na maternidade e não parecia agitada nem nada, no outro dia acordei e esta morta no fundo da maternidade. Entretanto o macho andava em volta da maternidade (antes andava sempre junto a ela a perseguir) e depois de ela morrer tem períodos de muito parado e outros de muito agitado. Outra coisa que reparei foi os pequenitos que tavam na maternidade começaram a morrer de um dia para o outro, tentei tirar e voltar a submergir a maternidade não fosse falta de agitaçao e oxigenaçao ou qualidade da água dentro da maternidade mas não resolveu, acabei por tira-los para fora, sobreviveram 2 deles todos pois mal sairam antes de conseguir esconder-se nas pedras foram comigos alguns. Agora já só lá está um mas aos dias que foi penso que resiste. Tenho feito TPAs de 10l de semana a semana (esta semana não comeram muito e acumulou um pouco de comida no fundo mas com a TPA limpei antes que degradasse e prejudica-se o ecossistema).
  7. fwwf

    Novo Aquário

    Muito obrigado pela ajuda, em relação à calha 45w (estou a fazer com lâmpadas economizadoras penso dar para a "cuba"), entretanto ainda só tá com 15w provisoriamente mas também ainda tenho a cuba a propagar emersa. e não pretendia ter mais flora além da "cuba" e blyxa japónica. Não tive ainda nenhum problema com algas nem velas sequer mas tenho tido cuidado para alimentar 2 vezes por dia e pouco para não acumular comida no fundo que depois é deteriorada. Em relação à guppys já li que sim que é tipo "coelhos" do mar, está com uma barriga enorme e no inicio da semana vou colocar na maternidade (ainda com os outros que nasceram dia 18 de Agosto) para não ter problemas de nascerem como da ultima vez no aquário e serem alguns comidos, tenho notado é que anda perto do termostato principalmente quando está a luz apagada ou então parada em cima do filtro.O aquário está a 27ºC. Em relação à população a mais faço questão de quando estiverme com tamanho para retirar da maternidade oferecer/trocar em loja de aquariofilia pois queria ter 5 ou 6 guppys, 5 ou 6 tetras neon e um limpa fundos como fauna apenas, nada mais que isso dado ter um aquário de 54l. Gostava de uma opinião do limpa fundos/vidros a colocar junto dos tetra neon e guppys?
  8. fwwf

    Novo Aquário

    Boas noites, Como referi no tópico acima a guppy lá teve os filhotes dia 18...Estamos agora dia 1 de Setembro e ela já está com uma barriga enorme e já começa a ter aquele ponto meio preto a aparecer...é normal ser assim logo de seguida estar prenha outra vez?, é que está mesmo enorme, bem mais do que quando a comprei e ela teve os filhotes.
  9. fwwf

    Novo Aquário

    Boa tarde, Antes de mais chamo-me Fábio, sou iniciante nestas actividades. Já possui aquário montado a fazer o ciclo do azoto e tentar iniciar plantado com "cuba" mas acabei por parar antes de introduzir peixes devido a mudança de residência inesperada (era estudante). Agora decidi voltar ao bichinho da aquáriofilia, possuindo o seguinte equipamento: Setup: Aquário DIY 60x20x30 (54l brutos) filtro 380l/h termostato 100W Substrato inerte preto com baixa granulometria rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida) Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo) Fauna: Por enquanto tem 2 guppys (um macho e uma fêmea) e hoje para minha surpresa, tive de ir comprar uma maternidade pois vi 3 alvelins pelo aquário (entretanto escondidos nas pedras mais alguns tenho no total 11 alvelins) Flora: Hemianthus Callitrichoides "cuba" que tenho a propagar emersa (da ultima vez o pouco que tive emerso resultou muito melhor) e depois de ter uma quantidade razoável é para colocar no aquário (juntamente com CO2 químico DIY) Estou também a pensar colocar Blyxa japonica atrás das pedras, a minha questão é se isso não interfere com a filtragem ou o termoestato na posição em que os tenho. O que aconselham em termos de posicionamento do filtro e termostato? Que acham do layout actual, devo colocar mais pedras, mais para o centro ou está bom assim? Muito obrigado e deixo algumas fotos (a qualidade não é a melhor, foi com o tlm):
  10. fwwf

    Primeiro aquário

    Pelos vistos com o CO2 caseiro e alguma espera noto algumas mudanças....novas folhas de "cuba" ao lado das folhas antigas como que "podres" penso que o que referi que se estava a falar era a fase de adaptação da planta ao aquário. Mantive uma cultura c alguns pedaços de cuba na forma emersa caso a do aquário não se adaptasse e morresse e está a evoluir muito bem por incrível que pareça sem tratamento nenhum em especial (praticamente nada de tratamento...XD)
  11. fwwf

    Primeiro aquário

    Boas, Já tenho a iluminação definitiva DIY e enquanto e CO2 com leveduras (fermento padeiro). A planta ( Hemianthus callitrichoides "cuba") estava a ficar com as folhas um pouco amareladas aos poucos e assumi que dadas as suas necessidades fosse falta de CO2, estou correcto? Obrigado pela ajuda http://imageshack.us/photo/my-images/62/20120203201910hdr.jpg/ CO2 http://imageshack.us/photo/my-images/513/20120203201503hdr.jpg/
  12. fwwf

    Primeiro aquário

    Por acaso tinha também já pensado em colocar umas pedras mais pequenas e akela ou parti-la pa ser mais pekena ou enterra-la um bom bocado. Em relação aos aquários tipo "Iwagumi" já tinha vsto alguns e era o que gostava, apenas nunca encontrei o nome e não era tão fácil a pesquisa, agora já sei.Muito obrigado pelas dicas, na próxima semana quando for a casa (sou estudante em Aveiro e só vou a terrinha ao fim de semana) já trago as dias rochas para colocar e fazer uma alteração no layout. Cumps. Fábio Ferreira
  13. fwwf

    Primeiro aquário

    Boas. Já há alguma tempo que estou registado no fórum e ate cheguei a criar um post c o setup previsto, tive uns imprevistos e o projecto ficou em standby quase um ano. Finalmente com o aquário montado e plantado e faltando algumas coisas mas que rapidamente serão colocadas. Aquário 60x30x30 DIY (54L brutos) Filtro interno 380L/h e termostato 100W Substrato fértil JBL AquaBasis plus Substrato inerte preto com baixa granulometria rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida) Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo) CO2 químico DIY (ainda por fazer) http://desmond.image....jpg&res=medium http://desmond.image....jpg&res=medium Flora: 1- Hemianthus Callitrichoides "cuba" Fauna (futuramente após ciclagem): Alguns tetra neon (paracheirodon innesi), guppys e possivelmente Red Cherrys (quantidades tendo sempre em conta a relação 1cm peixe por litro de água) Gostava de saber a vossa opinião acerca deste setup, erros ou coisas a melhorar pois como me estou a iniciar gostava de ouvir as vossas opiniões mais experientes.
  14. Sim parece um pouco abusiva a quantidade que referem nesse segundo caso.Té porque lixivia pura já é o que é e eles com essa quantidade de cloro vão obter algo cerca de 10 vezes mais concentrado que lixívia.
  15. Eu simplesmente fiz as contas para o que estava referenciado no tratamento de cloro (demorava 18 dias), não faço a mínima ideia se a quantidade de cloro lá indicada é ou não a correcta, apenas calculei o equivalente em lixívia.