TPA E LIMPEZA
Área dedicada a equipamento de limpeza, manutenção e trocas parciais de água (TPA). DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
94 topics in this forum
-
- 0 replies
- 3.2k views
Boa noite Ontem fiz o TPA do meu aquario e adicionei aquatan a agua de reposiçao. Passado umas horas adicionei o bio nutritic correspondente a agus que foi reposta. Hoje reparei que todos os peixes estao no fundo do aquario e so se mexem para vir comer. O que pode ser?
-
- 6 followers
- 42 replies
- 10.4k views
Boas tardes a todos! Venho aqui partilhar mais um DIY que fiz de forma a que simplificar todo o processo de TPA. Já dei nome ao sistema e tudo... TPA EASY DIRECT! Ainda vou registar a patente e comercializar isto! eheh [emoji23] Inspirei-me num produto da JBL, o Aqua In-Out, que tem um "modesto" custo de 60€... Eu com estes acessórios todos, consegui fazer o mesmo sistema, mais barato (15,50€) e melhorado! Sim, melhorado, pois o sistema da JBL não tem filtragem e o meu tem! [emoji41] (Com filtragem fica a 26€) Resumindo e de uma forma simples, apenas tenho que ligar o conector á torneira do bidé (ou lavatório) e meter a outra ponta dentro do aquário. E voilá! [emoj…
-
- 2 followers
- 1 reply
- 607 views
Boas, preciso fazer tpa toda vez que evaporar uns 10% da água do meu aqua? fiz tpa a 4 dias e já evaporou quase 15%, estou pensando se faço uma tpa ou reponho a água
-
- 1 follower
- 3 replies
- 2.2k views
Boa tarde, Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda. Coloquei recentemente no meu aquário algumas Valisnerias que se reproduzem com celeridade e que vão conquistando área ao aquário A cada duas TPAs tento aspirar o fundo com um aspirador da Eheim. O problema é que na zona das plantas é complicado. Será que as deva tirar do areão de cda vez que aspiro o fundo? Obrigado,
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.6k views
Boa tarde, Que método e material recomenda para raspar o verdete do vidro? Eu uso um cabo com lâminha daquelas de barbear. Pergunto-me se não haverá outro métido mais eficaz?? Obrigado
-
- 2 followers
- 5 replies
- 2.1k views
Boa noite! Sou um inexperiente na aquariofilia e entretanto comprei um aquário de 60l para me iniciar nestas andanças. É um aquário não plantado apenas com algumas plantas artificiais e alguns peixes de água fria. Embora tenha a temp. a 24 graus. Quando o adquiri e por indicação da pessoa que mo vendeu lá o enchi e coloquei dois produtos na dose recomendada, o bio nitrivec e o aquatan. Ficou assim durante uma semana, coloquei os peixes e tudo correu bem. Passado uma semana fiz uma TPA de 20% da água e a partir daí a água passou a ter um tom esverdeado... Desculpem a minha ignorância, mas este tom esverdeado poderia estar relacionado com o crescimento de algas. Mas…
-
- 2 followers
- 5 replies
- 2.6k views
Boa tarde, estou a ter um problema no aquário está a ficar com aquelas manchas cinzentas, que pela pesquisa que fiz acho que serão algum tipo de algas, mas não tenho a certeza a questão e que tento não mexe logo antes de perceber com o que seria, e queria ajuda a tentar resolver e a perceber o que possa ser, Mas a urgência e que reparei agora que o ph que anda sempre estável nos ph7 caio completamente para os 4.5 e a temperatura aumento dos 24º para quase 29º sem ter termostato neste momento dentro, não houve qualquer alteração no aquário e nunca tive este problema a ultima tpa a cerca de 10 dias até tirei cerca de 70% nos 400L normalmente tiro 50%, leva os condicionantes…
-
- 2 replies
- 862 views
Boas, Sou novo nestas andanças, mas sempre gostei de peixes e agora mandei fazer um aquário de ciclideos africanos. O aquário tem cerca de 260l e instalaram-me um filtro exterior da Eheim Classic 600 Plus e uma bomba de circulação da marca Fluvial Sea CP4 e uma régua de iluminação led. O aquário tem 11 peixes e de há umas semanas para cá este não se mantém limpo, ou seja, os vidros nem uma semana duram limpos e na parte superior, nas tampas de acesso, está tudo a ficar verde. Já limpei o filtro, mudei uma parte da água e a limpeza dura uma semana, se tanto. Alguém consegue dar-me uma ajuda? Obrigado
-
- 1 reply
- 1.3k views
Boa tarde, Está a chegar a altura de fazer o primeiro TPA do meu Aquário e preciso de utilizar um produto para retirar o cloro da água da torneira, qual é a vossa recomendação. Estava a pensar nos seguintes produtos da Seachem e JBL: - JBL Biotopol ou Seachem Prime Acham que vale apena adquirir o Pristine e o Clarity da Seachem? Qual é o melhor produtor para obter um ph neutro (7.0)? Obrigado
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.5k views
Olá malta! Alguém já se propôs a fazer isto? Estou tentado! Essencialmente porque permite devolver a água sinfonada ao aquário à medida que se vai aspirando, o que pode ser muito útil para aquários com pouca litragem, como é o meu caso... Haverá algo semelhante para venda sem ser DIY? Cumprimentos
-
- 1 follower
- 1 reply
- 917 views
Boas Agora com estes problemas de quarenta e não deslocações, deparei-me com um problema: como, num nano que tenho se pode manter automaticamente o nível da água? Na net vi um sistema da EHEIM mas não vi qualquer outro. Que sugestões podem dar? Obrigado Cumps
-
- 2 followers
- 3 replies
- 1.5k views
Boas quando faço a tpa a temperatura desce 2 graus 2graus e pouco nunca chega a dois graus e meio ...e muito?
-
- 3 followers
- 14 replies
- 4k views
Boa tarde. Já aqui mencionei noutro tópico que no passado FdS comprei um pequeno aquário de 16L, e 2 peixes pequeninos (goldfish), comida para peixe, e acondicionador e bactérias da marca Kiwoko. Na altura, o funcionário esclareceu todos os pormenores de como tratar dos peixinhos e do aquário mas eu não consegui memorizar o que ele me disse. Naquele dia, quando cheguei a casa, enchi o aquário e coloquei 0,25ml de acondicionador. Os peixes ficaram no saco até ao dia seguinte. De lá para cá não fiz mais tratamento nenhum porque só me lembro do funcionário me ter dito para todas as semanas trocar 10% da água por água da torneira. Sei que me disse como usar o acondic…
-
- 3 followers
- 7 replies
- 1.9k views
Olá a todos! Tenho sido um membro muito pouco frequente, pois acedo ao fórum para esclarecer algumas dúvidas cirúrgicas. Em breve conto partilhar a experiência que tenho tido com o meu regresso à aquariofilia depois de uns 20 anos de pausa... Entretanto, e porque tenho pesquisado sobre o assunto, e parece que NÃO fazer TPA's em certos aquários não é assunto tabu, coloco a questão. Imaginem que têm um aquário que cujas características químicas da água se mantêm constantes há meses sem TPA's: NO3 < 10 ppm, NO2 = 0 ppm, NH3/NH4 = 0 ppm, KH e GH baixos e constantes, pH ligeiramente ácido e constante, água cristalina, peixes e plantas saudáveis e com pouca algas. Porqu…
-
- 4 followers
- 9 replies
- 1.6k views
Boa tarde Tenho um aquário com cerca de 75 litros e com as mesmas características do meu vizinho (Peixes, areião, filtro, luz, tronco etc) e no aquário dele a agua esta cristalina e a minha nunca consegui ter, será por causa de quê? Alguém me pode ajudar?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.2k views
Gente estou com uma dúvida, toda vez que for fazer uma tpa, e preciso medir a temperatura da água que vou colocar no aquario? E preciso medir o ph também?
-
- 1 follower
- 2 replies
- 1.5k views
Boa tarde, Venho expor uma dúvida à qual ainda não encontrei resposta no forum. Num tanque que está a ciclar sem peixes, com que frequência e que quantidade se deve fazer TPA. Na aquaeden recomendaram’m 50% de água todas as semanas (que é o que tenho feito) mas já li outras opiniões o que me levou a ficar um pouco baralhada. a montagem foi feita dia 23 de fevereiro, depois a 27 fiz uma troca de agua e troquei o filtro interno por um filtro externo (eheim 2213), voltei a trocar 50% no dia 6 de março.
-
- 2 followers
- 22 replies
- 4.3k views
Boas, sou novo nestas andanças tenho aquario a funcionar só com plantas à cerca de 2 semanas e queria começar a povoar...teste de ph 8. A minha questão é a seguinte se colocar água engarragada para baixar o ph na tpa +- 30% que tipo de tratamento tenho de fazer? O mesmo que se fosse da rede?ou como não contém cloro é outro diferente? Obrigado
-
- 2 followers
- 12 replies
- 8.1k views
Boa tarde, Instalei um novo aquário de 95 litros com um filtro EHEIM Classic 350 (com apenas cerâmica). Não utilizei qualquer produto químico para a lavagem do aquário. Coloquei apenas o produto para o cloro e bactérias. Quando coloquei tudo a trabalhar, o aquário ficou com uma espuma esquisita. A espuma desaparece logo que coloco o chuveiro dentro de água mas se fica um pouco acima da superfície faz logo espuma outra vez. Alguem me pode ajudar? Muito obrigado
-
- 1 follower
- 9 replies
- 3.8k views
Boas noites, gostaria que alguém me esclarecesse o seguinte, coloquei uma folha de catappa no aquário sabendo que a água ia ficar com tom amarelado, a minha pergunta é, será que é possível atenuar ou fazer este tom desaparecer? Pergunto ainda, para controlar o PH do aquário, foi realizar uma troca de água com água engarrafada, o PH baixa logo, mas, mantém-se por quanto tempo? É uma mudança imediata ou só passadas algumas trocas de água é que vou sentir diferença? Obrigada pela ajuda.
-
- 1 follower
- 3 replies
- 1.8k views
Boas, Que bomba ou powerhead aconselham para fazer TPA's, tendo em conta que o lava loiças ou lavatório está no mínimo a 3 ou 4 metros? Obrigado
-
- 1 reply
- 2.5k views
Boa tarde Como o nome do tópico indica, alguém usa ou usou este produto? Segundo o site da Seachem: Pristine utiliza bio-aumento, um método não químico e natural, para melhorar a qualidade da água. Ele fornece as bactérias que decompõem o excesso de alimentos, resíduos e detritos em sistemas de água doce e marinhos. Ele também irá reduzir o excesso de nutrientes (por exemplo, amônia, nitratos e nitritos) que podem estimular o cresimento de organismos incômodos e organismos causadores de doenças. Prestine aumenta claridade da água e promove a saúde geral, melhora o ambiente aquático. Se usaram ou usam dêem as vossas opiniões [emoji106]
-
- 3 replies
- 5.4k views
Boas pessoal, Tenho um problema com o meu plantado que provavelmente será resolvido de maneira simples, no entanto gostaria de ter a vossa opinião. Tenho um aquario de 300 L (250 reais +-)com 4 Discus, 25-30 tetras, 1 cory e 2 ancistrus. Faço 2 TPAs por semana, quarta e domingo, de 30 e 60 L, respectivamente. O meu problema prende-se com a camada de lixo que se acumula sobre as folhas das plantas. Sempre que faço as TPA's removo o excesso, mas ele facilmente ele se acumula novamente. Deixo aqui o link com fotos https://photos.app.goo.gl/jTQeSs60Ymj4l7vq2 Muito provavelmente deve-se à falta de fluxo no aquário (filtro externo Aqua one …
-
- 0 replies
- 1.1k views
Ola a todos. Surgiu uma pequena duvida... Em casa como condicionadores tenho o aquasafe e o biotopol, pois nas minhas TPA's nao sei qual devo utilizar, e quais sao as diferenças entre um e outro ou o melhor. Sera que me podem ajudar? ☺️ ☺️
-
- 3 replies
- 4k views
Comprei uma decoração nova para o aquário pois acho que a que tinha era demasiado grande para o aquário, estou na duvida se posso ou não colocar as mãos dentro do aquário para mudar a decoração? se sim preciso de luvas qual o tipo das luvas?
-
- 1 follower
- 4 replies
- 2.3k views
Ola amigos. Preciso de um concelho vosso. Eu refiz o meu aquario todo de novo ja a umas 3 ou 4 semanas porque passei para um de 100l. Agora nas TPA's aconcelham-me a faze-las de quanto em quanto tempo e qual a percentagem mais indicada? E tambem a frequencia de limpeza dos filtros.
-
- 1 follower
- 11 replies
- 4.9k views
Ola a todos tenho uma pequena duvida acerca da limpeza dos meus filtros... Devemos efectuar a limpeza de quanto em quanto tempo? E quanto tempo para trocar as materias biologicas?
-
- 1 follower
- 22 replies
- 5.6k views
Bom dia. Hoje decidi colocar substrato fértil no meu aquário já antes montado, por isso fiz tudo o que era recomendado, tirei a decoração, tirei o equipamento, tirei a água e os peixes para um recipiente, tirei o cascalho ou areao, limpei o chão do aquário para que ficasse seco, voltei a colocar tudo com o substrato incluído. MAS, na hora de colocar a água houve um pequeno acidente e a água tirou o cascalho que fica por cima do substrato em alguns pontos do aquário, continuei a colocar a água e agora está tudo bastante turvo. Tive a ler algumas coisas e vi que pode haver bastante amónia na agua neste preciso momento, tenho medo que aconteça algo aos meus…
-
- 1 follower
- 7 replies
- 7k views
Olá pessoal, Sou uma principiante neste hobby, tenho um aquário de agua quente de 50lts onde realmente tem corrido tudo muito bem.... até aqui tudo bem, decidi agora adquirir um aquário maior usado a baixo custo de 250lts, mas quando o vi quase que tive um colapso está sem ser usado a mais de 1 ano com restos de água dentro, ou seja, alta party de fungos e bactérias... Como faço para desinfeta-lo??? de maneira a que depois não me crie problemas, quando o começar a usar....
-
- 1 follower
- 5 replies
- 1.6k views
Boas comprei um filtro externo jbl e401 e um termostatto ehein jagger usados e pelo sim pelo não gostaria de os lavar da melhor maneira possiveel visto não saber onde já andaram. O qua me aconcelham? Já pensei em ferver a matéria filtrante e lavar o resto com lixivia mas não sei... o que acham?
-
- 1 follower
- 6 replies
- 3.6k views
Bom dia a todos Tenho dois aquários de 30L sem tampa e por semana deve evaporar 15% ou 20% A minha duvida é uma vez que já reponho a agua que evapora devo também efectuar tpa´s ou a reposição de 15% (mínimo) de agua evaporada já é por si só uma tpa? Obrigado
-
- 4 replies
- 1.7k views
Olá malta, como fazem para sinfonar substratos tipo aqua gro soil? Jbl plant soil etc..?? Sei que nos areoes de rio pode se sinfonar a fundo e neste tipo de areoes será necessário? Noto que em alguns dias no meu comunitario tenho alguns detritos no aquagro e a sinfonagem dos mesmo não é facil sem ir a fundo com o sifao coisa que não fiz ainda com receio
-
- 12 replies
- 2.2k views
Bom Dia, estou próximo de começar um aquário novo de 200l e após ver a % de água de tpa's que o substrato "manda" fazer lembrei-me de 1 coisa. Como de inicio as percentagens são maiores, 50%, etc... Que tal encher só até tapar as plantas e proceder ás TPA's bi-semanais até os parâmetros estabilizarem e depois encher o resto??? Será que é viável??? Não sei se já alguém tentou isto... Há uns tempos vi um artigo num fórum internacional onde nos primeiros tempos deixou o substrato de molho num balde até a água perder a côr acastanhada e só no fim montou o aquário. Assim poupou também na manutenção do filtro. Já não encontro é o link disto...
-
- 3 replies
- 2k views
Boas Malta, O que utilizam para aspirar os vossos aquarios, um pequeno tubo ? Caso utilizem aspiradores existe alguma marca que aconselhem ? (tendo em consideracao que o meu aqua tem apenas 30 litros). Cumprimentos, Jose Figueira (desculpem a falta de acentos - teclados ingles)
-
- 8 replies
- 3k views
Boas a todos e a todas Tenho uma dúvida acerca de TPA's em aquários de água quente: Imaginem que a água do vosso aquário está nos 25/26ºC antes da troca. A que temperatura deve estar a "nova água"? Normalmente deixo a água da torneira a "des-clorar" (não conheço o termo correcto para o processo) durante um dia antes de a usar no aquário mas isso significa que que ela vai ficar bem mais fria, especialmente durante o Inverno... Já agora aproveito este tópico para uma outra dúvida minha: num aquário de ~19 L (5 galões) com um betta e alguns camarões (Específicos do dito aquário na minha assinatura) qual deveria ser a frequência das TPA's? E que percentagem de água?…
-
Members
No members to show