john3voltas

.Membro Ausente
  • Content Count

    11
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

0 :)

About john3voltas

  • Rank
    Recém Chegado

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Barreiro (Setúbal)
  • Localização
    Lavradio

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Uma dúvida em relação à água que se usa nas TPA's. Só tenho acesso a água da torneira. Devo tirar a água da torneira para um reservatório e tê-la na em repouso em exposição ao ar durante 1 semanita? Ou não vale a pena e posso tirar a água da torneira só mesmo no momento em que vou fazer a TPA? Gracias.
  2. Ah! Agora ficou claro e cristalino. Obrigado. O aquário tem filtro. Já trazia. Não sei se é bom ou se é mau. Sei que à noite é um inferno para estar na sala a ver um filme ou uma série com aquilo ligado... É este: https://www.aquatlantis.com/en/products/cleansys-200-1.html#product_specs Mas vou trocar de aquário durante o mês de Dezembro. Obrigado.
  3. Percebo. Então, quando fizer TPA's: - retiro 3L de água (~20%). - preparo 3L de água com acondicionador que chegue para esses 3L. - adiciono os 3L ao aquário. Assim parece bem? O filtro que veio com o aquário é este: https://www.aquatlantis.com/en/products/cleansys-200-1.html#product_specs Então as bactérias não devo usar, é isso? Ou devo colocar tipo 1x ou 2x por mês? Só para perceber. Sem dúvida. Acho que já tenho um móvel que dá para um aquário decente para os bichinhos. É pena ir gastar mais dinheiro mas também é indecente ter animais e não tratar convenientemente deles. Vou medir o móvel e depois abro um tópico para me darem indicações sobre que tipo de aquário devo comprar e que lojas é que me aconselham ali perto de mim no Barreiro.
  4. Ooora muito boa noite a todos. Ontem consegui falar com os senhores da loja onde comprei o aquário e os 2 peixinhos. Expliquei que não me lembrava das indicações e pedi para me ajudarem. Disse-me então o senhor do outro lado da linha que eu deveria fazer duas ou 3 TPA de uns 3 litros com 3 dia de distância e que daí em diante podia passar para TPA's de 1,5 litros de 3 em 3 dias durante umas 4 a 6 semanas. Disse-me para colocar ambos os produtos directamente no aquário a cada TPA e que as contas para se saber quanto de produto se deve usar são para ser feitas ao total de água no aquário e não à quantidade de água que estiver a colocar na TPA. Agora é que ele baralhou isto tudo. Tinha ficado com a ideia de que os produtos eram para se colocar na água que naquele momento fosse adicionar e que a quantidade de ambos os produtos a aplicar seria sempre com base na quantidade de água que estivesse a colocar. Mais água, mais produtos. Menos água, menos produtos. Mas ele disse que não que é com base no total de água que o aquário leva... Tendo em conta o rótulo dos produtos que reproduzi aqui, 2 mensagens antes desta, acham que está certo? Eu como já tinha feito a TPA no Sábado logo de manhãzinha, agora faço a próxima amanhã à noite quando chegar. No Sábado segui as instruções que o amigo @Alvaro Silva tinha aqui deixado e fiz contas apenas à quantidade de água que estava a trocar e por isso só coloquei uns pinguinhos de ambos os produtos. Mas agora sinto-me dividido sobre o que fazer daqui para a frente. Agradeço desde já os vosso comentários.
  5. Ok. Então, pego num alguidar lavado, encho com 1,5 litros (10%) e aplico o acondicionador. Como estamos a falar de 5ml para cada 20 litros, e como só vou trocar 1,5 litros de água, estamos a falar de 0,375ml de acondicionador. Vou ter que arranjar maneira de saber mais ou menos quantos pingos para obter aproximadamente 0,375ml... Retiro o tal 1,5 litros do aquário e ponho os 1,5 litros que acabei de preparar naquele momento, certo? Ora então, pelo que percebo, farei 2 TPA por semana. Uma ao FdS e outra à 4a feira. Como é isso de aplicar as bactérias só uma vez? Estamos a falar de só uma vez por semana ou só uma vez por ano ou só uma vez na vida daquele aquário? Muito obrigado pela ajuda. 🙂
  6. Eu já esta tarde estive a ler sobre o ciclo do azoto mas eu continuo sem perceber o que fazer. O tratamento faz-se com os peixes na água? Preciso de perceber pelo menos isso. Além de que o acondicionador no panfleto fala de fazer banhos de 30 minutos. Não percebo...
  7. Acho que já disse, mas pelo sim e pelo não convém explicar: eu sou um autêntico nabo e um total ignorante no assunto. Na minha mente sempre pensei que era só comprar um aquário, um peixe, meter água e trocar a água de vez em quando. Estou completamente aos papéis com isto... Deixo aqui as etiquetas dos produtos que comprei. Não faço a mais pequena ideia do que devo fazer. No primeiro dia meti 25ml de acondicionador na água e só coloquei os dois peixitos de 2cm na água no dia seguinte. De lá para cá não fiz mais nada, ou seja, desde Domingo. O aquário é de 16 litros. Agradeço qualquer conselho que me possam dar uma vez que à conta da minha burrice, de não ter investigado o caso, quem acaba por estar a sofrer são os pobres dos peixinhos. Obrigado.
  8. Boa tarde. Já aqui mencionei noutro tópico que no passado FdS comprei um pequeno aquário de 16L, e 2 peixes pequeninos (goldfish), comida para peixe, e acondicionador e bactérias da marca Kiwoko. Na altura, o funcionário esclareceu todos os pormenores de como tratar dos peixinhos e do aquário mas eu não consegui memorizar o que ele me disse. Naquele dia, quando cheguei a casa, enchi o aquário e coloquei 0,25ml de acondicionador. Os peixes ficaram no saco até ao dia seguinte. De lá para cá não fiz mais tratamento nenhum porque só me lembro do funcionário me ter dito para todas as semanas trocar 10% da água por água da torneira. Sei que me disse como usar o acondicionador e as bactérias mas estava muito barulho por haver muitas crianças a correr na loja (que é grande e faz eco) e não consegui acompanhar e memorizar o resto. Neste momento a água do aquário está a começar a ficar um pouco turva e por isso estou receoso que vá fazer mal aos peixinhos. Um resumo das minhas dúvidas mais importantes: - Não sei de quanto em quanto tempo é que se metem esses produtos (bactérias/acondicionador); - Não sei se se colocam ao mesmo tempo ou em alturas separadas; - Não sei se se pode colocar os produtos com os peixes dentro dessa água ou se devo retirar os peixes (para um aquário improvisado) enquanto dou tempo para os produtos se dissolverem na água. Em resumo, precisava que alguém me desse umas dicas porque não consigo passar na loja tão depressa e não me atendem o telefone nem me respondem aos mails. Acham que me podem ajudar? Obrigado.
  9. Agradeço todos os comentário O filtro continua a fazer ruído mas creio que já faz menos ou que nós já nos estamos a começar a habituar... Gostava mesmo era de passar lá na loja e de ouvir um filtro destes em funcionamento para saber se é mesmo assim ou se estará com alguma avaria. Mas creio que podemos encerrar o assunto. Todos os vossos comentário servem para eu melhorar os meus conhecimentos, o que não é difícil uma vez que não sei nada. Por isso o meu muito obrigado a todos os que ajudaram com comentários.
  10. Como assim? Agora é proíbido vender Goldfish? Oh que caraças, estou tramado. Se os peixes morrerem tenho que conseguir comprar outros para pôr no lugar destes senão vai ser uma choradeira daquelas... Isso cá em casa é basicamente impossível. São mais de 100Kg em cima dum móvel. Não tenho nenhum que aguente esse peso. Nem para aguentar um de 60L tenho, quanto mais para um de >100L... Sou da opinião que os animais são para os estimarmos, e é por isso mesmo que não tenho um cão porque o apartamento não tem tamanho suficiente para todos. Mas estou a ver que com os peixes a coisa também não é nada fácil. Não foi o caso destes funcionários. Fizeram os possíveis e os impossíveis para me convencerem a comprar uma espécie que pudesse viver num aquário mais pequeno ou então que eu comprasse o aquário de 60L como mínimo. Eu devia era ter aguardado por melhores tempos e só comprava o aquário depois de remobilar a sala, mas isso ainda vai levar pelo menos mais 2 anos até ser possível. Já sei que este aquário tem que ser trocado no máximo dos máximos nessa altura. Sim, é um filtro com ventosas que está "agarrado" ao vidro e totalmente submerso. Acho que é vibração, não sei é se este nível de vibração é considerado normal. Vou tentar tirar uma foto e um vídeo amanhã durante o dia para não estar a assustar os bichos agora a esta hora. Obrigado a ambos pelas vossas respostas.
  11. Boa tarde. Sou novo por aqui e novo no que toca a aquários. A minha filha andava há meses a moer-me o juízo porque queria um peixinho dourado. No Sábado não consegui adiar mais o assunto e como estava a passar junto ao Fórum Montijo, resolvi ir a uma loja que existe por ali que se chama Kiwoko. Os funcionários foram bastante simpáticos e ensinaram-nos o essencial. Acabámos por comprar 2 peixes pequeninos e um aquário que sabemos que dentro de 2 anos teremos que trocar porque é apenas de 16 litros. Trata-se deste aquário: https://www.kiwoko.pt/peixes/aquarios-e-tanques/aquarios/pequenos-__50l_/aquario-aquatlantis-funny-fish-35/AQU10151_M.html A razão de um aquário de apenas de 16 litros tem a ver com o facto de neste momento não ter um móvel que consiga aguentar 60/70Kg e assim poder comprar um aquário de 55/60 litros que foi o que nos indicaram. Mas o problema é o ruído. Depois de ligar o filtro do aquário começámos a ouvir o seu ruído de funcionamento que é extremamente irritante para quem está a tentar ver um filme à noite, já com a miúda na cama. Trata-se de um ruído parecido com o que uma pequena ventoínha faz quando já está velha e os componentes começam a tremer. Parece que há alguma coisa solta. O ruído não é muito elevado mas é extremamente incomodativo ao final da noite. O filtro era novo ou pelo menos assim parecia, dentro da caixa selada e de um saco plástico selado. Nunca funcionou sem ser debaixo de água. Não sei a sua marca mas por fora é parecido com este https://www.kiwoko.pt/peixes/aquarios-e-tanques/filtros-e-bombas/interior/microfiltro-miniup-de-eheim/EHE2204020.html Sei que não é este filtro que linkei porque só este filtro Eheim custa o mesmo que o conjunto tanque+filtro que eu comprei. Têm dicas de como baixar o ruído deste filtro? Ou terei que comprar outro? Obrigado