Água verde


João Guterres

Recommended Posts

Boa noite! Sou um inexperiente na aquariofilia e entretanto comprei um aquário de 60l para me iniciar nestas andanças. É um aquário não plantado apenas com algumas plantas artificiais e alguns peixes de água fria. Embora tenha a temp. a 24 graus.
Quando o adquiri e por indicação da pessoa que mo vendeu lá o enchi e coloquei dois produtos na dose recomendada, o bio nitrivec e o aquatan. Ficou assim durante uma semana, coloquei os peixes e tudo correu bem. Passado uma semana fiz uma TPA de 20% da água e a partir daí a água passou a ter um tom esverdeado... 

Desculpem a minha ignorância, mas este tom esverdeado poderia estar relacionado com o crescimento de algas. Mas isto é possível num aqua não plantado? 
 

Ontem fiz uma segunda tpa, limpei o filtro interno (que vinha com o aqua) mas hoje a água continua igual... os 6 peixes que lá tenho parecem, para já, felizes e contentes, mas algo não está bem... 😅

Desde já agradeço a vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me pareces ter esta neste guia como green water, da uma vista de olhos: https://greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato

Eu ja tive esse problema no meu aquario de "agua quente", no meu caso foi por desiquilibrio de fertilizantes, mas e comum quando a qualidade da agua nao e das melhores (balanco de nutrientes). Se os peixes estao ok, e apenas um problema visual, os peixes nao sofrem com isso.

Pelo que vi tens peixes de agua fria, a agua a 24 graus e uma boa coisa para teres esse tipo de agua, se nao tens plantas para equilibrar isso. Podes fazer coo descrito um blackout para ver se isso vai ao sitio, ou arranjar um filtro uv ate isso passar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Agua verde ou o vidro verde?
De qualquer forma o que tens são algas. Possivelmente tens um nível de nitratos elevado, visto que os peixes de àgua fria produzem bastante sujidade e não tendo plantas para consumir os nitratos, aparecem as algas.

 

Reduz a luz, e faz TPAS mais regulares. Para limpares os vidros, a melhor forma é com um cartão tipo MB de plástico.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, João Guterres disse:

comprei um aquário de 60l [...] os 6 peixes que lá tenho parecem, para já, felizes e contentes, mas algo não está bem... 😅

Deixa-me adivinhar... o comum caso do aquário de 60L com 6 peixes dourados, acertei?

Se acertei, não tens um problema, tens pelo menos 6 problemas! Cada peixe dourado precisa de pelo menos 80L de água para crescer saudável e ter espaço para nadar. Se for o peixe dourado comum e não uma variedade das mais pequenas (as ais pequenas geralmente são vendidas como sendo Orandas) precisam de 120L!

Isto aliado ao facto de teres um filtro interno que não deve ser grande coisa, dá algas!

Outra coisa que não foi mencionada - o Ciclo do Azoto - é importante aprender pelo menos as bases do que é e como funciona para manter aquários com peixes. Mesmo adicionando bactérias, 1 semana sem as "alimentar não é suficiente para o ciclo ficar completo em condições de receber peixes.

há 14 horas, João Guterres disse:

Desculpem a minha ignorância, mas este tom esverdeado poderia estar relacionado com o crescimento de algas. Mas isto é possível num aqua não plantado? 

Pelo contrário, as algas vão crescer em qualquer corpo de água aberto e com alguma luz. As plantas combatem as algas ao consumir os mesmos nutrientes consumidos por elas. 

 

Como já foi dito, água verde não é problema para os peixes. Já o que causa a água verde, não estando identificado e num aquário novo, pode vir a trazer bastantes problemas.

 

 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! Antes de mais o meu obrigado pela vossa ajuda.

Em relação à exposição solar sim, está numa divisão em que tem bastante luz. Hoje de manhã já deixei as persianas fechadas para tentar controlar a luminosidade. A este respeito acham que deva fazer um blackout durante uns dias? 
 

Tornei a fazer 1 TPA de cerca de 1/3 da capacidade. Limpei o filtro, que já percebi que não serve, é um cleansys 300, e adicionei novamente acondicionador de água e bio nitrivec. 
 

Irei fazer tpa’s mais amiúde e ler mais sobre o ciclo do azoto! 

Obrigado pela ajuda, pois embora novo nestas andanças quero tratar bem a minha fauna! 

✌️
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais