PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 1 seguidor

- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Última resposta por Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 seguidores

- Ajuda - aqua cerca de um ano sem desenvolvimento
- Última resposta por JoseCarlosMarques,
4511 tópicos neste fórum
-
- 1 resposta
- 829 visitas
que plantas rasteiras existem? e ja agora existe relva para aquarios??
-
Tudo pessoal Existe alguém que possa me enviar um molho de riccia,é que estou farto de procurar e perguntar se algum lojista me arranja e népia. Ainda por cima vem para aqui pessoal mostrar riccia aos molhos e assim um gajo não aguenta. Arranjem-me lá um molhito. Grato pela delicadeza
-
- 9 respostas
- 2.1k visitas
A minha L. arcuata está a lançar-se ao ar Alguém conhece a forma reprodutiva desta planta? tipo, condições de floração etc.. Pedro
-
- 8 respostas
- 2k visitas
boas.......... ja coloquei esta pergunta no forum a algum tempo e niguem me respondeu concretamente. HÁ ALGUMA MANEIRA DE ELIMINAR POR COMPLETO OS CARACOIS DO AQUARIO. ???? sem ser com botias, ou meter uma alface no aqua , algum quimico q os extinga do meu aqua
-
- 16 respostas
- 2.8k visitas
ola tenhu uma akuario de 80 cm com 96 litros com o pH a 6.8 e uma agua bastante macia....tenho um tronco no akuario e algumas plantas mas o akuario fica algo monotono pois todas estas plantas sao verdes... gostava que me pudessem indicar umas plantinhas vermelhinhas fáceis de cuidar e de encontrar para quebrar a monotonia do verde, apesar de ser uma cor mto bonita nao tenho injeção de CO2, tenhu uma ilumiinação de 20 watts neste momento mas brevemente irei aumenta-la para 50 watts tava a pensar numa Echinodorus Rubin ou Wendtii vermelha...
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Boas, Tenho um pequeno aquário de ciclídeos do L. Tanganica que, por ter muito poucas plantas, depressa ficou com algas verdes sobre as rochas e conchas. Isso nunca me incomodou, até acho que o efeito estético é engraçado. O problema é que surgiram agora umas manchas de algas castanhas que têm vindo a alastrar e a ocupar o espaço das algas verdes, como se as tivessem a consumir. Estarei perante algum tipo de praga? Será um problema de silicatos? Se assim for, o problema estará na água da torneira pois só lá tenho rochas calcárias e areão de coral misturado com um areão “para ciclídeos” da Scalare. O aquário tem 100x30x40 cm, com uma lâmpada de 25 W ligada cerca d…
-
- 9 respostas
- 2.9k visitas
quando se compra plantas, elas trazem uma esponja e um cesto, para por no aquario isso tira-se ou nao?
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
pessoal. vou colocar riccia como tapete no meu aqua e gostaria de chegar a um concenso com a vossa ajuda. Qual a relação watts/litros para a riccia crescer e desenvolver idealmente num nano aqua de 32l (50*25*25). ps: tendo em conta que injectarei co2 do modo caseiro. fiquem bem
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boas, Coloco este post para tirar uma duvida de principiante à qual não encontro resposta . Tenho um aquario com 130 litros com um filtro de decantação com uma bomba de 550 l/h. Este filtro cria inevitavelmente um certa corrente dentro do aquario. A minha questão é a seguinte : Haverá algum inconveniente para uma Vallisneria esta corrente ? Já agora aproveito para colocar uma outra questão relacionada com algumas pedras de xisto que tenho. Gostaria de saber se o xisto aumenta o Ph da agua, ou se existe algum tipo de xisto que o faça ? Obrigado
-
- 7 respostas
- 2.1k visitas
Boas! (Peço desde já ao moderadores se acharem que este tópico não está correcto aqui, que o mudem para a localização mais correcta.) Após ter lido em alguns post's a utilização de fertilizantes de plantas não aquaticas em aquários e ter visto a descrição dos componentes, fica aqui a minha questão sobres os seguintes produtos, agradeço desde já toda a ajuda disponibilizada. Produto: Flower - Plantas Verdes de Interior Tamanho: 250ml Composição: Nitrogénio - 6% Fósforo - 5% Potassio - 4% Ferro - 0.05% AminoAcidos - 0.1% Magnesio - 0.02% Produto: KB Adubo Tamanho: 250ml - 500ml -1l Composição: Azoto - 7% Anidrido Fosforico - 5% Oxido de Potás…
-
- 13 respostas
- 2.8k visitas
Boas pessoal...na minha desesperada busca por um tema para uma cadeira da faculdade (fitodiversidade) decidi socorrer-me de vocezzzzzesssss!!! gostava de temas que algum de vós tenha sobre gimnospermicas aquaticas! algum tema que dê pra 15 min de aula...algo que cative o pessoal e professora, algo que uma pessoa fora da aquariofilia normalmente não saberia! de momento tou aberto a sugestões, é que pra já ainda estou indeciso entre um trabalho sobre gimnospermicas aquaticas ou correlação entre gimnospermicas primitivas (fossilizadas) e as actuais!!! preferia trabalhar no tema que vos proponho...espero a vossa colaboração, links documentos ou outras dicas podem ser deixada…
-
- 0 respostas
- 761 visitas
Pois é pessoal a N.lotus é uma planta extraordinária, para mim das mais bonitas que se pode ter num aquário. A história que tenho para partilhar convosco é a seguinte: Há alguns meses atrás resolvi plantar um bolbo de N. lotus vermelha no meu aqua de 80 x 40 x 30cm. Podem ver como ela se adaptou rápidamente ao aquário no seguinte tópico - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...4079&highlight= Depois da adaptação inicial cresceu, cresceu, cresceu... até k resolvi tira-la porque chegou a ter folhas com mais de 30 cm de comprimento máximo e "tapava a luz" às restantes plantas mais baixas! Hoje, cerca de 1 mês e tal depois de a ter retirado do aquário refe…
-
- 1 resposta
- 1.4k visitas
Olá pessoal! O setup do meu aquario é o seguinte: 30L 2x20W 6400K filtro externo DIY injecção CO2 DIY areao misturado com barro coberto por areao Fauna: - 6 cardinais - 2 Ottos - 3 SAE Flora: - Glosso - Eleochardis vivipara - H. zozterofolia - L. arcuata Montei o aquario há 3 semanas (eu acho), ainda não tenho muitas plantas, mas todas têm rebentos novos. A glosso é a que mostrou até agora um maior desenvolvimento! Tenho algumas algas, que espero que os SAEs resolvam (só os coloquei ontem). Faço mudas de 5L d água todos os dias. Tou a pensar colocar micranthemum umbrosum e m. micranthemoides, mas ainda n consegui arranjar! Queria s…
-
- 1 resposta
- 945 visitas
Tenho um aquário com as seguintes características: - 200x60x65 - filtro eheim 2260 (1500 lt./h.) - 4 lâmpadas 30w. (lâmpadas philips "plant and aquarium") - substrato terralit da aqua medics - fotoperíodo de 11 horas - mudança de água semanal de +/- 20 a 25% - fertilizante tropica master grow e ferro da seachem após mudas - ph 7.2 - dureza 6 - nitritos e amónia sem vestígios Tenho (tinha) as seguintes plantas que apresentam os problemas descritos: - Anubias barteri var. angustifolia – as folhas grandes a amarelar e a morrer. - anubias barteri var. nana – estão a ficar com as folhas verde claras - echinodorus quadricostatus "magdalenensi…
-
- 7 respostas
- 2.2k visitas
Boa noite pessoal, Tenho no meu aquário pseudo plantado comunitário (100x30x40) várias plantas todas elas a darem-se lindamente. Uma delas é uma lindissima Nynphea Lotus Red que veio para casa há três meses com 3 cm de altura e folhas com 1,5 cm de diâmetro! Hoje está fantástica, tem aproximadamente 30 cm de altura e folhas com 15 cm de diâmetro. Na totalidade tem cerca de 14 folhas e continua a produzir novas folhas todas as semanas. Faz um conraste lindissimo com a Higrophila Diformis que está a frente dela. Dessas 14 folhas, 5 já chegaram à superficie da água, dando um efeito fantástico, outras para lá caminham!! A questão é que estas folhas começ…
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Ola', Estou em vias de montar 2 aquarios, um para CA e outro comunitario plantado. Relativamente a este ultimo gostava de saber: 1- Se os cordoes de fundo/aquecedores de fundo trazem realmente vantagens ao crescimento das plantas. 2- Usando um areao fino compactado por cima de uma camada de fertilizante ( marca fondo vivo ) e do dito cordão havera' problemas com o aquecedor de fundo ? Ou este funciona melhor com areao de dimensoes maiores ? O areao compactado e' devido a ter lido que se nao for compactado irao existir zonas em que poderao acomular gases que por vezes sao libertados do areao e que sao toxicos para aos peixes. 3- Li que na montagem de um a…
-
- 10 respostas
- 3.6k visitas
Saudações! Estou com umas certas duvidas em relação ao estado de saúde das elódeas que possuo pois desde que 2 dos 3 peixes que tinha no aquário (à cerca de 3 anos!) se passaram para outra dimensão (um num dia, outro no dia seguinte), fiquei a tentar perceber quais as possíveis causas do sucedido e, considerei (não sei se bem ou mal) a hipotese da eventual doença das plantas e posterior transmissão aos peixes ou qualquer coisa no género, isto porque as plantas tinham sido introduzidas a cerca de 1 mês e meio antes da morte dos peixes. Mas até estava a desenvolver-se bem e já tinha dado uns dois ou tres pés. (Também considerei a hipotese de falta de oxigenação, isto p…
-
- 5 respostas
- 2.5k visitas
Ois. Tenho um aqua de 200 l com 2 lampadas philips aquarell de 30 w cada. Uso fertilizante sera 7 ball (umas bolas de colocar no areão). Temp. 26/27º O problema é o seguinte: - as cabombas as elodeas e o musgo crescem lentamente. Apesar de estarem todas com um aspecto excelente, ao contrario das bleheri, crecem devagar. As bleheris até apetece ver. Até ja tirei uns pesitos k já têm raizes. Agora as restantes plantas crecem mt mt lentamente. As elodes por exemplo, costumas crescer super rapido nos aquas que eu vi, mas no meu são bues de lentas, tipo 1 cm por semana. As cabombas já deseti. + de um Mês e nem raizes criou. Faz pena elas serem assim tão atrofiadas kd co…
-
Co2 artificial só para plantados?
by Visitante- 6 respostas
- 1.3k visitas
Eu tinha um aquario de 120 litros com 30 wates de iluminação, e não estava a adicionabo liquido só sólido. Tenho anubias, elodeas e outra planta folhosa de crescimento rápido que não sei o nome, as plantas estavam a crescer fracas e devagar durante mais de um ano, a cerca de 4 meses resolvi aumentar a iluminação para 66 Wates e adiciono de dois em dois dias adubo liquido, tenho também uma garrafa de Co2 metodo artesanal, as planta crescem agora muito depressa e com muitas folhas embora tenha agora um pequeno problema de algas que estou a tentar tratar, no entanto tenho o seguinte problema com o Co2. A minha água é muito acida cerca de 5,5 e Kh 0 para manter um Ph de…
-
Plantas fora de água.
by Visitante- 5 respostas
- 1k visitas
Tenho uma anubia cheia de algas, retireiao aquario, mas não consigo tirar as algas. Pensei que se a tivesse durante alguns dias fora de água e a plantasse de forma emersa as algas poderiam morrer e a planta revigorar novamente, queria fazer a seguinte pergunta. Como se deve tratar uma anúbia fora de água?
-
- 4 respostas
- 1k visitas
tenho 3m aqua de 60 cm com 5 neons, 1 casal de colisa.... gostava de me iniciar nas plantas, no entanto nao sei o que comprar... alguem me pode dar uma maozinha...... please..... gracias
-
- 1 resposta
- 919 visitas
Boas... Alguem pode voltar a escrever aqui uma receita de CO2 que funcione bem... e se possivel usando medidas com unidades do Sistema Internacional como gramas, ou mililitros ou coisa assim... essa historia de 1/2 colher de chá e nao sei quantos é um bocabo dubia... thx ppl
-
co2 numa garrafa de 0.5l.!!!
by Visitante- 4 respostas
- 1.3k visitas
boas pexoal. alguem sabe ou ja fez co2 caseiro numa garrafa de 0.5l???e kue eu n tenho mt espaco onde esta o akurio entao pus a garrafa de 2l ao lado do akua mas fika feio.alguem sabe k kuantidades se deve por pa fazer co2 numa garrafa de 0.5l e kuanto tempo dura??? abracos.
-
- 11 respostas
- 2.5k visitas
Boas pessoal, Segundo alguns conselhos dados durante o aniversário do forum, estou a começar a fetelizar as minhas plantas com um fertilizante liquido Hortilhon (2 gotas de 2 em 2 dias ) e vou comecar a colocar umas barritas de Algoflash, a questão é a seguinte: Corta-se a barrita em rodelas e coloca-se quantas rodelas no aqua ? Tipo, uma rodela junto a 3/4 plantas que estejam aglomeradas ? E de quanto em quanto tempo volto a colocar uma rodela daquelas ?
-
Cabelos ou pelos nas plantas
by Visitante- 18 respostas
- 7k visitas
Boas pessoal Tou com um problem com as minhas plantas. Estão a ficar cobertas com fios, cabelos, pelos sei lá o que é aquilo de cor esverdeado escuro e está a proliferar por todas as plantas. Vallisnerias, Rolata entre outras plantas. Que devo fazer??? Comprar anti-algas??? Tenho feito mudanças de água frequentes. Uso Co2 (metodo caseiro) e tenho 2 lampadas de 30 watss num aquario de 1 metros, uma é floragrow ou grolux e a outra é uma daylight... Ajudem-me por favor.... PH 7.3 temp. 27º iluminação 13 horas Um abraço, João Ferreira
-
Plantas
by Visitante- 3 respostas
- 1k visitas
E ai pessoal , euc sou novo no forum , mais pelo que eu ja vi eu estou gostando muito . Eu estou montando um aqua nano de 20 litros e eu gostaria de saber o nome de algumas plantas resistentes que não creçam muito . O dinheiro esta meio curto por isso eu não vou botar injeção de co2 . Abraços delega
-
- 21 respostas
- 3.5k visitas
Olá pessoal, Tenho um plantado ( se é que se pode chamar isso ) com algumas espécies de plantas: Fetos de Java, Echinodorus bleheri, anubias anas, apongeton crispus, algumas sagitárias e um tufo de cabomba que ainda não estabilizou ,mas que creio que vai estabilizar. Estou a pensar em introduzir glosso e substituir o feto de Java por algumas plantas mais dificeis e mais bonitas ( tipo Heteanthera ou didiplis ou alternanthera ). O meu problema é que tb gostava de introduzir dois discus. A temperatura teria de subir para, no minino, 29º certo?As plantas iriam suportar?ou tinha de me limitar a algumas espécies de plantas? Vá lá, comentários!
-
- 15 respostas
- 1.7k visitas
e já agora esta, penso que seja uma anubia...mas nao sei qual. Desde já obrigado, e desculpe a qualidade das fotos, mas tambem para um telemovel já é muito bom!!!
-
- 7 respostas
- 1.3k visitas
boas a todos. tenho uma duvida sobre a utilização de fertilizante, principalmente no inicio. Sei q não é aconselhável utilizar fertilizante liquido e co2 nas primeiras semanas após a montagem do aqua, para não dar hipotese a algas. e que por outro lado, pela mesma razão, deve-se "encher" o aquario (isto é, colocar logo todas as plantas q queriamos). mas por experiência própria sei q muitas plantas, ressentem-se e morrem ao fim d alguns dias se não obtiverem esses tipos de fertilização. dizem q as reservas q estas possuem são suficientes para esse tempo de ciclagem, mas já por duas vezes plantas como glossos, riccia, micranthemun umbrosum, lilaeopsis, e muitas outras…
-
- 2 respostas
- 804 visitas
Boas... Estou a pensar em comprar 2 projectores duplos de 1 mt. da starpor, ou seja 120W de luz para um aqua de 120lts (100x30x40). A ideia é o tal plantado que já tinha falado aki. O que acham, é luz demais???
-
- 17 respostas
- 4.2k visitas
Boas pessoal. Alguns dos meus pes de cabomba estão a ficar com tons vermelhos, até que gosto da cor, mas será isto é normal???
-
o meu nenufar lançou rebentos nas folhas ,tem 3 rebentos. A minha pergunta é espero que eles caiam ou tiro da folha , uma das folhas tá a morrer mas orebento tá acrescer .
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Comprei há uns tempos E. tenellus. Tem-se dado muito bem no aquário, com muitos estolhos e bastante densa. O problema é que muitas folhas (forma imersa) chegam a ter 15cm de altura, em vez dos supostos 10cm. Queria saber a vossa experiência com esta planta. Se acham que me venderam gato por lebre ou se há condições ideias para ela ficar mais pequena. Tenho 47W para 60L (o glosso cresce rasteiro), CO2, pH 6.5, Kh 5. Obrigado Luis
-
- 16 respostas
- 1.9k visitas
olá pessoal tenho 1 aqua de 200l com co2 caseiro, e iluminaçao de hqi 2x70w ndl, colocada à menos de 1 mês. acontece que estão a aparecer muito lentamente uns pontos de algas verde escuro nas plantas. qual será o problema? - será falta/excesso de luz (nº horas)? neste momento tenho 8h luz - será falta de "limpadores de algas ? tenho 2 affinis e 2 plecostumos - será algum problema com filtragem? tenho eheim 2026 950L/h agradeço ajuda. 1abraço pedro
-
- 6 respostas
- 1.5k visitas
Boas, Eu andei a navegar por um ou outro forum de plantados e vejo que são mencionadas algumas formas de plantar para situações mais precisas. Já que eu decidi-me a começar a fazer um nano plantado ( ainda a começar ) eu gostaria de saber que formas eficazes e precisas é que se podem usar. Ainda no campo da plantação, tenho musgo de java para fazer um tapetezinho no aquário. Qual será a melhor forma de "prende-lo" temporariamente? é que já li e reli no fórum as ideias propostas, mas não cheguei a nenhum consenso, sendo que a mais lógica talvez seja o uso de fio de pesca, mas mesmo assim... abraços António Gomes
-
Members
No members to show