sergioveterano

.Membro Ausente
  • Content Count

    956
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

21 :)

4 Followers

About sergioveterano

  • Rank
    Membro Pro

Contact Methods

  • Website URL
    https://www.behance.net/sergioveterano

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Sintra

Recent Profile Visitors

1,878 profile views
  1. Este aquário estava fabuloso, realmente devia durar mais tempo. Mas que venho o próximo é que seja ainda mais impressionante que este.
  2. Viva, Vasco a minha opinião é completamente impírica, apesar de na composição de ingredientes activos constar Polycycloglutaracetal uma forma menos reactiva de Glutaraldehyde. Glut é um biocida e um algicida, etc. o que à partida já deveria ser tido em conta ao usar o Excel. A Seachem faz bons produtos e a minha opinião vale o que vale, a marca não promove o Excel como algicida, aliás Polycycloglutaracetal tem a mesma composição elementar mas não as mesmas propriedades de Glutaraldehyde, promove apenas como uma fonte de carbóno orgânico alternativo/complementar. Já injecto CO2 por isso não preciso de usar os dois, é melhor manter as coisas simples às vezes. No entanto há quem o use para reduzir as algas, mas segundo li temos que duplicar a dose recomendada. Na net existem imensos "pros" e "cons" sobre este assunto, neste momento e visto que o aquário é recente não pretendo criar desiquilíbrios, e visto que tenho as algas sob controlo não o vou usar tão cedo. O que notei de imediato foram as Caridinas muito menos activas e juntas o que me fez redobrar a observação, felizmente não houve problemas com os camarões, nos musgos notei decomposição nos filoides e no geral a perderem a cor.
  3. Viva, já passou um mês desde a última foto, já se nota bastante o desenvolvimento das plantas, a Ludwigia arcuata já se começa a notar mas no geral ainda existe muito para desenvolver neste aquário. Também se nota bastante o aparecimento de algas staghorn e green spot sobretudo nas pedras o que nas pedras pequenas é uma chatice limpar. As staghorn acho que estão a regredir, e noto isto porque se desprendem com mais facilidade. Entretanto os lampeye já andaram a reproduzir-se, não tenho qualquer cuidado especial com eles, mas adiei a ideia de introduzir os tetras imperadores, não sei se é a melhor escolha, vai ser uma limpeza. Talvez opte por uma espécie mais pacífica. Alguns precalços: O skimmer da eheim agora só o coloco a funcionar por períodos curtos e apenas quando estou em casa, depois infelizmente ter encontrado alguns peixes e camarões lá dentro, no caso dos camarões não houve problema. Ainda tentei usar uma rede mas perde muito rendimento. Seachem Excel - andei a testar isto! O meu veredito é que não vejo vantagem em usar este produto, pode ajudar a baixar as algas, mas também compromete bastante o crescimento das plantas que é no fundo a melhor forma de as manter sob controlo. As primeiras a sentir o efeito foram os musgos isto porque obviamente são plantas com estruturas celulares menos desenvolvidas. São minusculos, mas já tem o brilho azul. Adoro esta espécie. 3/4 my favorite Frente Espero que gostem SVet
  4. Sim vou colocar essa planta era essa a minha ideia, mas a planta em questão está difícil de conseguir é a Ludwigia arcuara, eu tenho uns pés que estou cortar e a replantar mas dessa forma vou demorar mais tempo e o vermelho também não o consigo assim. A Cryptocoryne estava à espera que ela fizesse o meltdown inicial mas não fez e está assim meio deslocada, se ficar mais compacta poderá ficar melhor.
  5. Magnifico trabalho. Parabéns.
  6. Foi algum investimento sim, não é um hobby que sai barato, mas foi feito com tempo e sem pressas. 60 de profundidade, assim que tiver algum tempo completo o post. Obrigado, o bichinho fica cá sempre, ter de gerir o tempo às vezes é que o adormece. Obrigado Rodrigo, irei colocar assim que tiver tempo. Ainda me falta completar o layout com uma planta a vista frontal ainda está muito longe do que idealizei, esta vista tal como ele está é a que me dá mais prazer olhar. Sim Tiago são de inox, a ideia era não ter nada dentro do aquário apenas estes tubos. O tronco que faz o arco cria muita sombra por isso coloquei as t5 raramente ligo as 3, por norma só está uma de 6500K. Neste momento, e depois de bom desenvolviento inicial, tenho um desiquilibrio que ainda não consegui solucionar. As plantas pararam um pouco, especialmente a HC, já a podei e depois disso está a demorar a recuperar. Entretanto mudei os fertilizantes para seachem. De frente
  7. Data de Montagem 25-7-2015 Aquário 90x40x60 / 216l brutos Iluminação 2x 34w zetlight lancia zp400 (8h) + 3xT5 HO 39 w (6h) Filtragem ehiem professional 2 2222 + ehiem professional 3 2071 Aquecimento Hydor ETH 300 (24 °C) Outros equipamentos eheim skimmer, bomba de circulação com venturi (só liga de noite), filtro UV 36w Hardscape basaltos, troncos Substrato Tropica aquarium soil, ADA aqua soil Amazonia , ADA Colorado Sand Fertilização EI (adaptado diariamente) + CO2 pressurizado com reactor interno Fauna Caridina multidentata, Aplocheilichthys normani Flora Anubia barteri var. Petite, Aponogeton crispus "Red", Bolbitis eudelotii, Cryptocoryne beckettii "Petchii", Cryptocoryne bullosa, Eleocharis accicularis "mini", Eleocharis sp, Hemianthus callictricoides, Hydrocotyle verticillata, Hygrophila pinnatifida, Ludwigia arcuata, Pogostemon erectus, Rotala sp. green, Rotala rotundifolia, Staurogyne repens, Txiphyllum "Spiky" 23 dias depois da montagem Futuramente colocarei o step by step deste aquário.
  8. 100 ppm de NH3 é muito, bem com 10 ppm de NH3, é isso que tens certo?
  9. O meu palpite é excesso de nitratos e em especial nitrito, que pode sem tóxico mesmo para as plantas nestes valores tão altos. Tal como é para as plantas terrestres o excesso de nitritos é tóxico, neste caso as plantas estão ainda sob a forma emersa e pode ser isso. Tenta baixar o pH e aumenta o CO2 para 30 ppm, além de controlar esses valores NH2 NH3 para níveis aceitáveis. O ideal era colocares alguma planta já adaptada ou aquática temporariamente a tirar isso, e para não andares a recorrer a tpas gigantes.
  10. Viva tens a anubia com o rizoma enterrado no areão, se sim tens de tirar e atar a uma pedra ou ao tronco. Podias ter espalhado o musgo melhor na raiz, essa porção que tens aí deve dar para espalhar com ajuda de uma linha por todo o tronco. O mesmo para a Micranthemum isso bem espalhado dava para cobrir o areão todo, assim não vai crescer tão bem. Sem conseguires mais pedras dessas mas mais pequenas era bom, ajudavas na composição. Para já estás são algumas coisas que podem ajudar. Acho que o que vai ditar as coisas no teu caso é a luz, acho 10w pouco.
  11. sergioveterano

    "Dia-D"

    Paulo a ADA não faz milagres, apesar de serem produtos de superior qualidade. De facto há mais de uma maneira de esfolar o gato, como diz o provérbio. O que realmente faz a diferença é a consistência, observação, paciência e a experiência ganha ao longo do tempo com tentativa e erro. Existem tantos aspectos a ter em conta que afirmar que as plantas estão assim apenas e só por causa de uma marca que consideras milagrosa é redutor. O teu papel é bem mais importante no sucesso que estás a ter. Em relação ao teu aquário não sei se a ideia inicial era fazer um duch ou se evoluiu para esse estilo, a mim parece-me mais essa vertente, não se veêm muitos por cá. É um verdadeiro desafio um duch.
  12. Viva, muito bonito e realmente inspiradora esta montagem, parabéns
  13. Bem-vindo(a) Sérgio Veterano :)

  14. Viva, João acho a ideia muito interessante. Gosto de ouvir rádio, aliás ouço mais do que vejo televisão. O programa Os Bons Rapazes na antena 3 é dos que mais ouço. É bastante descontraido e metem uns mexericos lá para o meio. Uma hora chega perfeitamente e se for um programa falado é bastante tempo, basta ver os programas do tipo nas nossas rádios. Penso que deveriam ser mais do que um apresentador para a coisa não estagnar. Não sei as implicações técnicas mas o programa poderia ser em directo para que se pudesse ligar ou mandar mensagens para o blog da rádio. O Hugo já deu também umas sugestões, mas acho que deveria haver um tema para que o programa não se perdesse. Acho que isto merecia um casting, .