Cabelos ou pelos nas plantas


Visitante

Recommended Posts

Boas pessoal

Tou com um problem com as minhas plantas. Estão a ficar cobertas com fios, cabelos, pelos sei lá o que é aquilo de cor esverdeado escuro e está a proliferar por todas as plantas. Vallisnerias, Rolata entre outras plantas.

Que devo fazer??? Comprar anti-algas??? Tenho feito mudanças de água frequentes. Uso Co2 (metodo caseiro) e tenho 2 lampadas de 30 watss num aquario de 1 metros, uma é floragrow ou grolux e a outra é uma daylight... Ajudem-me por favor....

 

 

PH 7.3

temp. 27º

iluminação 13 horas

 

 

Um abraço,

João Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como posso eliminá-las??? É que estão a cobrir as folhas todas das minhas plantas e ficam com um aspecto horrivel. Não são aqueles fiozinhos verde claros que até são giros.... são uns cabelos com cerca de 1,5cm a 2 cm verde escuros, uns meio preto meio castanho..fica horrivel..

 

 

Um abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assunto resolvido, resolvi podar as plantas todas e retirei todas as folhas afectadas. E Voilá resultou estou sem algas no meu comunitário. Podem fechar o tópico.

 

Obrigado pela vossa colaboração.

 

Um abraço,

João Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso nao quer dizer assunto resolvido.

Para mim todas as algas sao boas.

Dependendo de onde crescem, se for no meu aquario de mbunas eu nao me importo, e ate gosto de ver. Se for nos outros ja nao acho grande piada, mas na naturesa tudo tem uma finalidade... certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jferreira, tudo bem?

 

Não adianta simplesmente podar as folhas afetadas pela alga, pois elas sempre voltam a aparecer, pelo que li 13 horas de iluminação é muita coisa, isso é a causadora de suas algas. Procure diminuir o fotoperíodo para 8 horas e verás o resultado.

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

Já passe por um problema semelhante. Realmente o aquário fica horrível.

 

Não recomendo o uso de anti-algas pois no meu caso em nada adiantou e o meu cascudo (peixe limpa-fundo) morreu, acredito que envenenado com o algicida.

 

No meu caso a situação era agravada pelo excesso de alimento que as minhas filhas colocam no aquário.

 

O meu problema foi resolvido da seguinte forma:

 

1 - adquiri um timer (temporizador) para ligar e desligar a iluminação do aquário automáticamente, estabelecendo em 8 horas por dia.

 

2 - Efetuo troca de 10 % da água do meu aquário diariamente.

 

Resultado: As algas foram embora. O aquário esta lindo.

 

Um gorte abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

em 8 horas por dia

 

Esta não percebi. As algas castanhas são originadas por falta de luz. Deve-se ter a iluminação do aquário ligada numa média de 10/12 horas por dia.

 

Se tu colocas a tua luz a 8 horas por dia, dificilmente as algas desaparecerão. Certo??

 

Fiquei confuso agora.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Minidiogo, as algas que aparecem devido a falta de luz, aparecem porque a potência da iluminação não está de acordo, ou seja, menos que 1 w/litro.

 

Agora, se você tem boa iluminação com a potência ideal, não será a diminuição do fotoperíodo que irá ocasionar o aparecimento das algas marrons.

 

Até mais!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitos tipos de algas, tal com existem muitas plantas, todas diferentes, e todas com as suas necessidades especificas. Passa-se o mesmo com as lagas. Ha uma infinidade delas, umas por haver nutrientes a mais e luz a menos pq as plantas nao competem, outras pq nao ha plantas que cheguem para competir pelos nutrientes, otras por horas de luz a mais, mas com watts a menos... Enfim, Sao outros 500 paus...

Uma variedade de algas tao grande como de plantas!

Tenho umas que ficam uma especie de pelo, otras que se agregas e parecem formar uma elodea em miniatura!... enfim o melhor e mesmo ter quem as coma! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal... grande confusão que para aqui vai com fotoperiodos e afins.

A melhor maneira de acabr com algas é ter plantas a crescer com vigor. Isso é indicutível, qualquer aquariófilo de plantados o sabe. Como tal é muito aconselhável garantir um bom fotoperiodo (oscilando à volta das 12h como acontece na natureza em qualquer ponto do globo num ano) e uam farta potência +-1W / litro.

No entanto se o aquário for fracamente plantado ou não apresentar condições propícias ao crescimento das plantas... substrato nutritivo, CO2, etc... o que acontece é que estaremos a fortalecer as algas com estas medidas e portanto nestes casos a "regra" inverte-se.

Não nos podemos esquecer que as alags são organismos fotossintéticos como as plantas e o que é bom para umas é bom para outras. Por inúmeros motivos as plantas têm vantagens a longo prazo em relação às algas por isso é bom apostar na fotossíntese. No entanto se não tivermos plantas no aquário, ou tivermos poucas... já não vale.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo plenamente.

Por exemplo no meu aquario de ciclideos africanos, que nao tem plantas. As algas crescem a grande velocidade, no entanto nos outros 3 aquarios que sao de biotopos com vegetaçao, nao tem algas ou pelo menos algas recentes, isto porque antes eu tambem nao tinha plantas em quantidade soficiente. Eu aconselho sempre as pessoas a colocarem plantas verdadeiras nos aquarios, afinal ate nem dao assim tanto trabalho... cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Bem pelos vistos tenho as mesmas algas no meu aqua, so q o setup é bem diferente...

Tem 50 litros e uma lampada de apenas 14watts... mas apanha luz (não directa, por causa das cortinas) por uma janela. E está pouco plantado... uns 7 ou oito pés...

Tem estado com 12 horas de luz... e TPA's de 35/40% por semana... acham q devia diminuir o numero de horas de luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Nas tuas condições tens que ter cuidado com a adubagem. Esta pode muitas vezes estar a ser efectuada através da água da torneira. São comuns águas com nitratos e fosfatos no nosso país.

Aconselho-te a fazer um teste de nitratos e fosfatos à água da tua torneira. No entretanto pensa em colocar uma quantidade razoável de alguma planta flutuante para absorver mais nutrientes.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais