paulo duarte

Membro
  • Content Count

    1,029
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 :)

About paulo duarte

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Birthday 11/08/1971
  • Age 49

Contact Methods

  • MSN
    pfaduarte@hotmail.com
  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Localização
    Lisboa/Póvoa de Sta Iria
  1. E se algum desses foruns onde leste, fosse minimamente credível, também terias lido que o teu aquário não é nada adequado a nenhuma espécie do Malawi adulta. Com juvenis não terás problemas.
  2. Viva, Parabéns pelo projecto. O aquário está com muito bom aspecto. Pena é a misturada de espécies... São poucas as do Malawi e ainda por cima estão desemparelhadas...
  3. Viva, Concordo com o Majo. A área do low-tech fazia todo o senttido, na minha opinião... Quanto ao novo visual do forum, está bem conseguido mas para quem estava habituado ao mesmo layout há 7 anos... Deixa saudades...
  4. Viva,Aproveitando a questão, pergunto: é mesmo necessário fertilizar diariamente com potássio? Não poderá ser 1 ou 2 vezes por semana? E já agora, em 500 ml de água onde vou dissolver 100g de KCL, posso acrescentar uma colhrinha de sulfato de magnésio? Obrigado e desculpa FXX, por me pendurar no teu tópico
  5. Viva, Ultimamente, as anubias nana estão a ficar com algumas folhas amareladas e a morrer... De resto todas as outras plantas estão bem. Alguém tem uma pista sobre a morte das folhas? A lâmpada deve estar a fazer um ano. Acham que é muito importante trocar já, ou ainda desenrasca mais uns mesitos??
  6. Há qualquer coisa que não bate certo no que dizes. Nunca vi tal coisa!! Falta imensa água apra o aquário ficar cheio. O que tu tens é uma caixa de decantação e podes encher áté antes da água transbordar para dentro da caixa.
  7. Boas, O meu problema não é tanto o facto do substrato não ser fértil mas sim por ser areia de sílica... Esta tem uma granulometria muito pequena, com tendênca a compactar. Acahas que as Higrophylas se aguentam nas condições que tenho??
  8. A água destilada serve essencialmente para a reposiçãod e água evaporada, de forma a não aumentar a dureza da água com o tempo...Os nutrientes entram com a água de nascente (que é a maior parte) e com a mini fertilização. AS plantas de superfície são uma hipótese. Só tenho o receio de fazerem muita sombras às restantes. E quanto ao fertilizante que estou a usar, o que acham? Bom, fraco ou desnecessário?
  9. Boas, Tenho um pequeno aquário (60x30x30) com algumas plantas e gostaria de aumentar a sua massa vegetal, sem que isso implique grande dispêndio de tempo e dinheiro, nem alteração das actuais condições e que são: - iluminação: candeeiro da Blau, 13W - substrato: apenas areia de sílica branca - filtragem: Eheim ecco pro 120 – 2032, 500 l/hora - plantas: Microsorum pteropus, Microsorum pteropus Windelov, Vallisneria Spiralis – Tiger, Anubias barteri nana. - fauna: 1 Neritina natalensis, 4 Corydoras atropersonatus, 1 Otocinclus affinis, 6 Nannostomus unifasciatus, 7 Paracheirodon axe
  10. Esistem por aqui milhares de tópicos que respondem às tuas questões, mas aqui vai... - Esse aquário é apertado. 1 trio de caeruleus já é muito - não podes colocar nenhum substrato fértil. Os mbunas escavam até ao vidro e terias o substrato a circular na coluna de água - as valisnérias não necessitam de praticamente nada. O único problema são os mbunas que as ratam todas.
  11. E porque não uma calha com 3 x 54W - T5? Não produzem tanto calor como as HQI, difundem melhor a luz e podes combinar lâmpadas com espectros diferentes.
  12. Olá Tiago,Se reparares, as barbatanas anal e dorsal terminam bastante em bico e quase chegam à ponta da cauda. As fêmeas têm, regra geral, as pontas dessas barbatanas mais curtas e arredondadas. O termo 'yellow sided' é uma denominação comercial, que não identifica qual a população de fuelleborni em causa. Vê aqui: http://www.malawi-dream.info/Labeotropheus_fuelleborni.htm Ou seja, o peixe não está correctamente identificado...
  13. Olá Tiago, A Aulonocara não é baenschi. Significa que a mãe seria provavelmente de outra espécie e tens agora um macho híbrido... O labeotropheus é mesmo um macho.
  14. Seja qual for a razão, a falta de luz não é de certeza. 18W para 22 litros de água é uma relação muito boa mesmo!! Amalta ouve o chavão de "1w por litro" e depois desata a debitar como se fosse um dogma irrefutável...Quanto à falta de CO2, poderá dificultar o crescimeto das plantas mas não é motivo para definharem assim tão depressa. Uma das plantas é uma valisnéria, cuja única necessidade é não ter peixes que a comam... Sóa acho é que está enterrada demais. Devia ter as raizes ligeiramente à mostra
  15. Viva, Recentemente montei um aquário de 60 cm para uns Apistogramma agassizii. No espaço de uma semana, o macho fez saltar fora do aquário 3 fêmeas!! Encontrei-as secas no chão ao chegar a casa: uma na Sexta passada e hoje outras duas, que tinha colocado ontem!!! Como calculam, a minha vontade foi pegar no macho e atirá-lo para o aqua dos mbunas O aquário esta densamente plantado e tem 3 cocos a fazer de tocas. Pergunta idiota: acham que será impossível ter apistos num aquário destapado, ou tive um azar do catano???