Iniciação Aos Killis


MotarSolitario

Recommended Posts

Aconselho-te vivamente a teres os killis num aquario de cerca de 8 a 10L, mas sozinhos.

Nos meus aquarios, não há substrato, é apenas vidro e algumas plantas flutuantes e as mops.

 

Isto são mops:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18804

 

Vê aí e ficas esclarecido em relação a esse ponto.

 

Normalmente os killis não gostam d companhia de outros peixes, não é aconselhável, manteres mais peixes com eles. deverás sempre manter 1 especie de killis por aquario.

São peixes que requerem pouca manutenção, mas são peixes lindos que se bem cuidados nos darão alegrias imensas. eu comecei com 1 especie, neste momento tenho 13 especies...

 

comem o mesmo que os outros peixes, larva vermelha, artemia congelada, mas se lhe puderes dar comida viva de vez em quando eles irão agradecer-te muito.

 

Basicamente é isso

 

Para eclodires os ovos, basta recolhe-los da mop com os dedos (não são tão frágeis quanto parecem) e colocá-los num copo com cerca de 2 dedos de água e depois esperar cerca de 2 a 3 semanas para que os alevins nasçam. Os alevins poderás alimenar inicialmente com Microvermes, ou colocar um pouco de musgo de Java e deixar que eles se entendem com os infusórios. Conforme vão crescendo depois pdes dar nauplio de artemia e vermes de grindal. Quando tiverem bom tamanhinho comem artemia congelada como os outros peixes.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 369
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não quero puxar a brasa a minha sardinha mas.

 

Pelo que tenho lido os Killies crescem melhor e tem desovas maiores quando são alimentados com comida viva variada, como por exemplo:

 

- Drasophilas (acho que nem todos tocam neste piteu)

- Vermes de Grindal

- Enquitreias (Não tou a querer arranjar mais um comprador para as minhas culturas) :)

- Dafnias

- Artemia recem Eclodida

- Artemia Adulta

- Tenebrios de Amendoim(apenas alguns)

- Tenebrios Molitor ( Ainda um grupo mais restrito)

- Tubifex

- Vermes Negros

- Vermes Brancos

- Enquias do Vinagre

- Lombrigas da California

- etc...

- etc...

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Cesar, tens toda a razão...

Quanto mais variada e mais proteica for a alimentação dos killis, melhor e maior será a postura deles.

 

Tb poderás fazer um patê caseiro, mas infelizmente suja muito a água, embora faça maravilhas aos peixes. os meus comem de tudo e de esquisitos têm muito pouco.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à eclosão dos ovos, podes por num copo com 2 a 3 cms de água e esperar. Eu não ponho em cima das lâmpadas, porque normalmente aquece demais.

Ponho dentro de um copo, num sitio quente. Dentro de uma maternidade dentro do aquario nunca experimentei, mas se calhar não deve ser muito boa ideia, pois os killis adultos são eximios saltadores e após a eclosão poderão saltar lá para dentro e comer os alevins.

 

O alevins não se alimentam do musgo, mas sim do infusorio que o Musgo ajuda a criar, microorganismos, como paramecias e rotiferos, dos quais os alevins se alimentam nos primeiros dias de vida.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

men voces percebem resmas disto.

 

olha a ideia era por a maternidade no aquario (com musgo de java dentro e os ovos) com uma ''tampa'' por cima que axas.

 

e que tenho medo de ao po-los num copo corra mal.

 

e que nunca experimentei isto.

 

eu nao tenho killis adultos, apesar de gostar tanto como qualquer um aqui no forum nao tenho possibilidade (nao e dinheiro) eu nao consiguo e encontrar aqui na zona e ja corri tudo (ai umas 6/7 lojas) e nada.

 

e entao didiquei-me aos aquarios (construção) e depois a aquisição , mas queria começar pelos ovos (do inicio da vida).

 

consegues arranjar alguns ovos(quantos)???

qual a especie???

quanto custa???

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um núcleo da APK aí no Porto.

Era bom que algum membro de lá aparecesse por aqui.

Assim fazias-te sócio, tinhas maior acompanhamento ao vivo e a cores e ainda recebias (dependendo da disponibilade) um casal de peixes adultos, ou ovos de borla...

 

Eu nunca tentei na maternidade, mas nada como experimentar...

 

Ecludo sempre em copos... Nunca correu mal...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zezinho,

Se lhe ofereces-te o que me prometes-te vou-te bater. :):)

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu gostava de experimentar ter uns killis antes de me fazer sócio, pois não sei se vou gostar (apesar de gostar bastante deles e os achar muito bonitos, a sua reprodução ser muito interessante), e se me inscrever e quando tiver certezas de que os quero criar durante muito tempo.

Gostava de saber se ninguem tem uns ovinhos ou um casalinho a precisar de novo dono, para eu me iniciar e depois logo se ve no que a coisa da.

Eu sei que vão dizer para me inscrever e que depois me oferecem, etc, mas afinal sempre são 25€ anuais+n sei quanto de joia e não sei se vai ser um hobby que se mantenha por algum tempo, dai eu gostar de experimentar 1º, e afinal € é €.

Por isso se alguem tiver que se prenuncie se quiser, ou me indique algum sitiu que os tenha.

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo só são 25€/ano, mais nada...

E de certeza que vais gostar...

É assim tipo um vício, cada vez vais querer mais e mais... Eu comecei com 1 especie e hoje mantenho 15... e ainda vou aumentar mais a minha colecção

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas felizmente não partilhamos todos o mesmo gosto, e estar a gastar 25€ na criação de um lindo peixe que posso não vir a gostar tambem é mau, prefiro não investir que depois investir e não gostar.

Dai estar a pedir so para experimentar, mais nada.

Abraço

Tiago Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres passar por minha casa - Santo António dos Cavaleiros - posso oferecer-te uns ovos ou alevins. Posso também mostrar-te como mantenho os meus peixes, alimentação, reprodução, etc. Manda-me um e-mail se estiveres interessado (não gosto de MP, esqueço-me de ir ver).

 

Ah, e só para esclarecer, não é necessário pagar jóia com a inscrição na APK. E se tivesses menos de 18 anos eram só 12.5€.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não me importo de te dar uns ovos, ou uns alevins, mas tal como o vasco terás de passar por aqui por casa, por isso acho que ficas melhor se fores a Sto antónio dos Cavaleiros...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Não se consegue encontrar "Killies" á venda nas lojas?

Pode ser uma pergunta estupida mas eu só ouvi falar destes belos peixes agora ... tou a ficar k o bixinho :angel: e gostava de os ver mais por ai...

Ja andei a perguntar por eles em 2 lojas em k ja conheço os donos e ambos desconheciam destes peixes ... ao k parece não são peixes muito usados pra venda.... pode ser k eles fikem k o bixinho também :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tal como o Tiago gostava de experimentar antes de me tornar socio da APK, e para tal tive na expozoo com o nucleo do norte mas apos essa conversa e leituras no site da APK e outros fiquei com a duvida qual o tamanho para um aquario de killis?

 

Parece que uns 9 a 10 litros sejam suficientes para manter um casal, ou será que é necessário ser maior? Quantos aquarios devo ter antes de começar? Pergunto isto porque ja li que se deve ter um para o casal, outro para os ovos, outro para crescimento e outro para peixes a dar ou outro fim, ou seja

 

quanto 4 aquarios, será que 2 não chegam? outra duvida como é que se guardam os ovos? pergunto pois daquilo que li e ouvi eles são genero guppys sempre a criar se estamos sempre e eclodir os ovos em pouco tempo temos de ter dezenas de aquas em casa.

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falo por mim e apenas tenho 2 aquaruios por especie. 1 onde mantenho o casal e outro onde tenho os alevins todos, sejam eles de que tamanho forem. No aquario dos alevins tenho muito musgo de java para que os mais pequenos se escondam dos maiores e mantenho-os sempre bem alimentados (alimento 2 vezes ao dia)....

Os ovos ecludo num copo. Cada semana colecto e ponho no copo. Conforme os alevins vão nascendo vou mudando para o aquario de criação...

 

Quanto ao tamanho, uso aquarios de 5 a 20L, depende do que conseguir encontrar a bom preço, mas a maioria dos aquas que tenho têm 5L e os casais dão-se muito bem...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais