ceraunius

Membro
  • #Conteúdo

    244
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ceraunius

  1. Olá, Eu há uns anos valentes tive piranhas e o que lhes dava era coração de boi (do talho, não a couve) sem qualquer gordura. Cortava aquilo aos bocados pequenos. Dava também miolo de berbigão e camarão congelado do mais barato. Talvez não seja a melhor opção mas era o que as minhas comiam Abraços PS: a piranha é um peixe de cardume, talvez esteja com algum stress por isso.
  2. ceraunius

    os meus killies

    Está bonito o aquário, talvez seja difícil de tirar ovos ou de aparecerem alevins. Que killies são? Pela foto não consigo perceber bem.
  3. Qualquer killie bem tratado é um killie bonito.
  4. Espécie muito bonita. Parabéns. Vai metendo mais fotos. Abraço
  5. Como já escrevi algures no fórum umas vezes. Com os Aphyosemion, os camarões adultos aguentavam-se... pequeninos nem vê-los.
  6. ceraunius

    Alimentação

    Olá, Grindal e, se os peixes não forem muito pequenos, tenébrios do amendoim. Não dá muito trabalho e os peixes parecem gostar. De resto dou comida congelada que eles também gostam. Quanto a estarem 2 dias sem comer... Os meus nas férias aguentam 8 dias em jejum sem problemas. Espero ter ajudado. Abraço.
  7. Apesar de não os ter, sei que não esquisitos a comer e que, em comparação com os que tenho, ficam grandinhos. Abraço.
  8. Era capaz de afirmar que seria o Sr. Vítor Vieira... :D Parabéns pelos teus primeiros killies. O musgo de java ajuda no seu crescimento, não só pelos infusórios mas também para evitar que os maiores comam os mais pequenos. Um abraço
  9. Isto anda complicado na cabeça de alguns... Não querendo repetir a conversa dos meus amigos, às vezes não damos nada porque não temos nada para dar. Quando os oferecemos não metemos aqui um tópico a anunciar o feito, dá-se e pronto. Por isso, às vezes, parece que somos "invejosos" ou qualquer coisa. Recebo constantemente PM's de pessoas a pedir killies mas infelizmente não tenho tido nada para dar. Não que não queira dar, mas porque não tenho. Tenho espécies há um ano que nunca me meteram um único ovo. Só comem e sujam... esfogacharem para meterem ovos, nada. Estou em risco de perder algumas espécies. Exemplo? Pseudepiplatys annulatus, morreu-me o casal, fiquei com um macho e dois alevins miniatura. É esperar que resistam e que depois apareça pelo menos uma fêmea. Abraço :D
  10. Amigo Vasco, fico extremamente feliz por mais um rescaldo positivo. Quer dizer que o presidente e os sócios estão a cooperar no melhor caminho para a APK. Infelizmente este ano não consegui ajudar muito (não fiz nada...) :D Vontade não faltou, o tempo (o de estado atmosférico e do outro) é que não me deixaram. Abraço.
  11. E pronto... graças ao amigo Eduardo, já temos fotografias de peixes. Eu não tinha metido, porque não tenho. Abraço
  12. Obrigado a todos pelos comentários. Como disse logo de início (segunda frase), quase nenhuma fotografia a peixes que eu tirei, ficou em condições de ser mostrada. Foi da combinação falta de jeito com máquina não muito apropriada. Com a fraca luz, bastava os peixes darem uma braçada para ficarem tremidos na fotografia e o autofocus também não ajuda. Para não dizerem que "eles" não querem é meter fotos, meto as menos más que consegui tirar a peixes enquanto aguardamos que alguém coloque melhores fotografias. De qualquer das formas, não há fotografia que reproduza a beleza dos peixes vistos ao vivo Abraços ------------------ Nothobranchius furzeri Soveia MZG 06/8 (?) Não sei qual é, assim que me disserem, já coloco o nome. Nematolebias papilliferus "Inoa". Era um belo e grande peixe. Austrolebias nigripinnis (não me recordo da população). Estavam a "esgravatar" o fundo para meter ovos. Chromaphyosemion bitaeniatum "Lagos Red".
  13. Heis algumas das fotografias que tirei durante a nossa Convenção. Tirei poucas fotografias a peixes pois a minha máquina não permitiu grandes resultados... deixo essas fotografias para quem tem meios para as tirar. Espero que as fotografias agradem a todos. Abraços. ------------------------------- Foi assim que o presidente da APK, Vasco Gomes, recebeu todos os visitantes da VIII Convenção Internacional APK 2008. Com um sorriso e de braços abertos. Ambiente da exposição. Cooperativa da APK. Bancada de prémios da APK. Bolo comemorativo dos 10 anos de existência da APK. Eduardo Bernardo tira das suas tão apreciadas fotografias. Luís Oliveira confere contas da APK. José Serra analisa potenciais compras. Das poucas fotografias a peixes que se safaram. Nothobranchius rachovii "Beira" 98. Plateia aguarda a saída dos prémios das rifas. Pai tenta meter o bicho dos killies à filha mostrando um aquário com peixes premiados. Palestra do Luís Rios. Plateia na palestra. Sorteio das rifas premiadas. O que sobrou do bolo. Parte da vista do recinto.
  14. Os meus "lagos" sempre foram estranhos a aceitar comida. Para os obrigar a comer, comigo costuma resultar um jejum de 2 dias e depois dou comida viva. Boa sorte com os teus novos killies.
  15. Antes de me meter nos killies, estive para me meter numa "coisa" destas. Ainda não esqueci o projecto, fico à espera do resultado da tua experiência para montar um igual. Abraço
  16. Só para não pensarem que o amigo Vítor está a despachar killies de segunda, já ganhou primeiros prémios internacionais com esta mesma espécie e população. Para os que não compreendem o que é ser sócio da APK, fica aqui uma oportunidade de ter peixes de elite (no sentido que são de sangue campeão). Aproveitem bem Abraço Edit: Não tentem fazê-los crescer a comida seca que não vale a pena. Se os querem bonitos, comidinha viva!
  17. Olá Rui! :D Estou aborrecido em nunca ter tirado ovos deles. Se me morrem perco a espécie. Tenho a água a 23º graus os parâmetros são os mesmos da água engarrafada do pingo doce, mais umas pedras de sal (só comecei a colocar recentemente). Como tens a tua água? Estou interessado em saber os parâmetros. Outra coisa que gostava de saber era o tamanho dos teus. Os meus São bastante pequenos em relação a um Aphyosemion adulto normal. Mais pequenos que os annulatus (que, por algum motivo em especial, me morreu um casal depois de tirar as fotos, fiquei só com um macho jovem e 3 ou 4 alevins crescidos). Abraços
  18. Alguns comprei pela cooperativa da APK, outros (maiorzinhos) comprei numa loja. Se não os encontrares (são baratos) podes fazê-los com garrafas de água. :D O filtro é basicamente um suporte de plástico. Cumps.
  19. Os Fp. arnoldi disseram-me que metiam ovos em turfa e eu assim acreditei. Das várias vezes que tirei, ao todo, contei lá 9 ovos. Como estão agora num aquário maior e com filtro, espero conseguir pelo menos o número suficiente para garantir a espécie e distribuir a quem os prometi. Acho que são só estes que metem em turfa. Os Fp. spoorembergi metem ovos no fundo do aquário mas nas plantas. As triplas comprei numa loja de aquariofilia/animais perto da minha faculdade. Apesar de serem as duas iguais, uma custou 2.5 euros e a outra 1.5 Euros. A última tinha o preço antigo e o empregado não se apercebeu. Já tenho a estrutura lotada e não tenciono aumentar a fishroom. Assim o trabalho que tenho ainda é tolerável e dentro do agradável. Mais já poderá entrar no campo do castigo. hehehe Abraços
  20. Já actualizei o post sobre a minha "fishroom". Espero que as imagens sejam esclarecedoras, alguma dúvida, pergunta à vontade.
  21. Ao fim de algum tempo e com uma máquina fotográfica "nova", vou actualizar o tópico com algumas fotografias. Aquário dos Aphyosemion striatum GEMHS 00/34. Filtro de canto ao lado esquerdo. Macho de Aphyosemion striatum GEMHS 00/34. Macho de Aphyosemion australe Gold. Vidro bastante sujo o qual não estou a ter grande facilidade em limpar. Macho de Nothobranchius rachovii "Beira" 98. Macho jovem de Scriptaphyosemion cauveti "Kindia" Macho de Fundulopanchax arnoldi "Ugheli" TR01 no "pote" da turfa. Machos de Fundulopanchax arnoldi "Ugheli" TR01 em disputa territorial ou algo do género. Macho de Austrolebias nigripinnis "Dique Lujan - Camino de la Via Muerta" GAK 03/05, está meio escondido mas foi a fotografia que se aproveitou. Macho de Pseudepiplatys annulatus. Casal de Aphyosemion bitaeniatum "Lagos". Estão praticamente no mesmo tamanho desde a última fotografia. Esta espécie nunca meteu ovos no aquário. Fundulopanchax spoorenbergi. Aquário dividido ao meio. Deve dar para ver os filtros de canto. O aquário da direita está com água acastanhada devido às folhas que estão no fundo. Ao certo não sei quais são, julgo serem de amendoeira da Índia. Deram-mas dizendo que faziam bem aos peixes. "Ficha tripla" para fazer a distribuição do fluxo de ar para os vários aquários (uma entrada e três saídas). Bomba de ar e mais outra "ficha tripla". A bomba de ar tem duas saídas reguláveis, ambas quase no mínimo. O aquário que se vê está vazio, não há o risco de esvaziar o aquário se a bomba falhar. A bomba de ar está na última prateleira de cima. Fotografia com vista geral da estrutura. Pouco mudou desde o último post. As várias tampas de garrafas e garrafões foram-se acumulando. Abro os garrafões para mudar a água dos aquários e coloco as tampas em cima dos aquários e vão lá ficando Comentem, critiquem e coloquem dúvidas. Abraços
  22. Amanhã já meto fotografias. Agora não me apetece... tenho sono. Abraço e até amanhã.
  23. Basicamente é ter o material. Bomba de ar, mangueira, aqueles distribuidores para que uma saída da bomba de ar dê para mais aquários, "lã de vidro" para filtros de aquários e massas filtrantes. Há... e os filtros de canto claro. Meter umas argolas das massas filtrantes e o resto de lã dentro do filtro. Mergulhar o filtro dentro do aquário para ensopar a lã e aquilo não flutuar. Colocar a mangueira de ar no filtro e ligar a bomba de ar. Assim de repente, acho que foi tudo o que fiz. A parte difícil foi acertar o fluxo de ar nos distribuidores para que saísse a mesma quantidade de ar nos aquários.
  24. Vai à Convenção Internacional de Killifilia que está quase. De 17 a 19 de Outubro 2008 decorrerá no Espaço Monsanto, em Lisboa, a VIII Convenção Internacional da APK. Vai haver leilão dos peixes expostos e por vezes conseguem-se boas compras (no ano passado saiu um casal de peixes vencedores de categoria a 3 euros). Mesmo assim, o método mais fácil para ter killies é ser-se sócio da APK, não só tens killies de graça como és acompanhado por quem os tem. Há uma maior facilidade de contacto. Convém salientar que ninguém é obrigado a dar peixes, temos todos a killifilia como hobby e não temos produção industrial de peixes em casa. No entanto na APK quase todos gostam de trocar e dar peixes. Os únicos killies que não me arranjaram são os que cá ninguém tem. Abraço
  25. Agora tenho filtros... lol Comprei uma bomba de ar (2x200 litros/hora) e montei 6 filtros de canto. Agora uns aquários têm filtro, outros não. Tenho a "fishroom" diferente, com os aquários com água até cima e um pouco mais organizados. As 3 prateleiras têm as calhas sem estarem assentes nos aquários, estão presas à estante. Como a mánica fotográfica se avariou, infelizmente não posso tirar fotografias para actualizar o post. Abc.