240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

eSHa 2000 treats a wide range of fungal, bacterial and parasitic infections, helps heal wounds and protects the skin layer. Use eSHa 2000 for Fungus, Dropsy, bacteria, skin problems, gill problems, fin rot, tail rot, ulcers and wounds. Also for Neon Tetra disease and many others.

 

A verdadeira banha da cobra :multi: trata tudo :roll:

Falta de potássio, penso que não, realmente reduzí na altura um pouco a fertilização mas as plantas passaram de um estado vicoso para um de decadencia em muito poucos dias, terá sido provavelmente o medicamento ou até tudo junto medicamento+retirada de fertilizante.

 

As instruções do medicamento referem que não afecta nem plantas nem as bactérias do filtro, mas se calhar isso não é bem verdade banana rock

Boas,

 

Acho que os 2 factores provocaram alguma oscilação nos parâmetros da água ou simplesmente o medicamento acabou por "queimar" as plantas mais exigentes.

Quando usei a eritromicina (em pequenas quantidades) notei que a Rotala wallichii morreu por completo. Terá sido o medicamento, ou apenas uma consequência da instabilidade do áqua?

O facto de teres reduzido à fertilização pode ter comprometido o seu crescimento, mas nunca atrofiar as plantas ao ponto de morrerem!

Eu tive alguns problemas com as minhas plantas, algumas apodreceram mas o problema foi sempre o mesmo... cianobacterias junto ao substrato. Assim que as cianos se foram, deixei de ter esses problemas... mas vieram outros :-D

Quanto tempo estiveste sem fertilizar? Diminuíste ao Co2 e iluminação?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Para quem gosta de acompanhar evoluções, aqui fica uma sequência de 3 meses deste plantado.

 

20061006b.jpg

 

20061022b.jpg

 

20061029b.jpg

 

20061103b.jpg

 

20061118b.jpg

 

20061123b.jpg

 

20061204b.jpg

 

20070101b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Quanto tempo estiveste sem fertilizar? Diminuíste ao Co2 e iluminação?

 

Não parei nada, apenas reduzí, na altura estava a adicinar à volta de 10ppm de potássio, reduzí aí para metade, o Co2 também reduzí um pouco sem o cortar completamente e a iluminação mantive (10 horas), deduzo que terá sido do medicamento, pois tudo aconteceu num espao de cerca de 3 dias, foi rápido demais para ser uma falta de nutrientes, enfim, como tú bem dizes com um calma e paciencia tudo volta ao sitio.

 

Quanto ao teu aquário, está finalmente a mostrar o bonito que é. Admiro bastante a sua simplicidade sem grandes misturas de plantas. só aqueles "cornitos" espetados do tronco acho que destoam um pouco.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao teu aquário, está finalmente a mostrar o bonito que é. Admiro bastante a sua simplicidade sem grandes misturas de plantas. só aqueles "cornitos" espetados do tronco acho que destoam um pouco.

 

Os "cornos" :roll: assim que a praga de algas cinzentas estiverem quase exterminadas vou voltar a baixar a temperatura da água e o musgo que lá existe vai voltar a crescer. Espero que assim que o musgo tiver algum volume disfarce os troncos. Vamos ver :)

 

Quanto ao teu problema, deve ter sido mesmo o medicamento! Porque foram poucos dias para tal problema ter acontecido, mesmo sem fertilização, co2 e luz isso não aconteceria. O que seriam das mudas que se compra via fórum? Sempre enviei e recebi e estavam sempre impecáveis.

Já assisti a um problema de rotalas terem "abafado" completamente após um tratamento de eritromicina... terá sido esse o causador?! O que é certo é que depois do tratamento elas tinham morrido! Com sabes usei no neste áqua H2o2, dimicina e eritromicina e nada aconteceu...

Por vezes acontecem fenómenos estranhos, que por muitas voltas que se dêem não chegamos a conclusão nenhuma!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom ano de 2007 para ti Filipe.

Importaste de pores aqui uns grandes planos dos teus discus, para eu tirar umas duvidas?

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Importaste de pores aqui uns grandes planos dos teus discus, para eu tirar umas duvidas?

 

Boas Zé,

 

Assim que me for possivel eu meto umas fotos, mais certo no fim de semana.

Agora é mais dificil de sacar fotos aos gajos, não param quietos... sempre que me vêm estão a pedir comida!!!

Mas queres ver por algum motivo especial, ou para comparares com os do Pedro?

 

Um bom 2007 para todos!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Aqui estão as fotos possiveis dos teus putos!

Vou ver se arranjo tempo para tirar mais algumas individuais e definitivamente tirar 90% das Amecas!

Elas são excelentes para devorar algas, mas ainda diziam vocês que os SAES eram chatos!!! Estas Amecas dão umas "bicadas" nas barbatanas dos Discos, repara nas fotos! O que vale é que eles não stressam e comem muito bem. Até os mais pequenos, pensava eu que iam atrofiar estão a comer e muito activos banana rock Finalmente!!!!

Mas atenção que estes discos também não são "saco de pancada", as amecas se não ganham speed eles tratam-lhes da saúde.

 

20070105a.jpg

Este é o mais pequenote dos 4 que possuo, os restantes estão em recuperação em casa do Jorge Carvalho. Aí sim um cabo dos trabalhos, os gajos amuaram e não comem...

 

20070105b.jpg

O dominante e sua companhia... Reparem nas barbatanas, obra das amecas. Só não sei se os discos se metem onde não devem e as amecas ao quererem acasalar afastem os Discos ou se na hora da comida é ver quem se safa!!! Vale tudo... :mrgreen: E eu dou 3 a 5 vezes comida ao dia... imagino como seria se desse apenas 1 vez.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas fotos, estão com bom aspecto e pelo que vejo ambos têm os opérculos dourados como a mãe, agora seria óptimo que eles viessem a acasalar.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

parabens até que enfim que conseguiste...

 

mas isso está muito verde.

falta aí alguma planta vermelha para contrastar....

 

mete lá uma foto dessas amecas..........

 

continua.

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe,

 

Parabéns por este aquário. Esta com muito bom aspecto assim como os peixes. É um grande desafio balançar as necessidades das plantas com as necessidades de peixes tão sensíveis como os Discus. Uma vez tudo balançado, pareçe-me que reina a máxima que num aquário de plantas saudáveis tens peixes saudáveis.

 

Agora que pareces ter chegado a esse ponto gostaria de te pedir uma foto em que não apareçe o equipamento do aquário. Tira-o da próxima vez que limpas o filtro, quando tiveres alguma paciência. Ficaria muito grato.

 

Marc07

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Aqui ficam umas fotos para apreciarem estas beldades :rainbowafro:

 

Aquaben, que tal os teus putos? Estão bem crescidos :evil:

 

20070122_1.jpg

 

20070122_2.jpg

 

A panorâmica do áqua fica para mais tarde...

 

Abraço e espero que gostem.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Filipe só espero que esses meninos formem casal e te encham esse aqua de mini disc's...se eles já estão assim estou desejoso de os ver em adulto...custa-me a preceber porque apuraram os discus coloridos...não estou a dizer isto por eles terem nascido cá em casa, mas são esses o meus discus preferido, os que tenho cá, irmão desses, têm demasiado azul para o meu gosto, esse maior está no ponto...ou ver os teus meninos decidi, recomeçar a criar discus...

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Espero que esta foto vá mais em conta as vossas expectativas!

Finalmente as algas começam a desaparecer e as plantas a mostrar que estão lá para alguma coisa.

A batalha ainda não acabou, isto porque ainda restam muitas algas cinzentas. Com as TPAS e fertilizações acho que elas vão acabar por ir...

 

20061223c.jpg

 

Abraços e aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

 

Filipe Oliveira

 

 

Só para dizer que os teus neons parecem um bocado individualistas :) Estão chateados uns com os outros? :crazyeyes:

 

Boas Zeneo,

 

Planta vermelha existe, apenas não ganhou coloração por causa do carvão que meti no filtro.

Mas assim que remover o carvão e começar a dar com ferro acho que vai ficar outro... cada coisa a seu tempo!

Algumas zonas ainda vão ser rectificadas, com mudas ou com algo que possa compor melhor o layout. Para já o facto das algas começarem a ir e o layout ficar mais composto já são pontos ganhos... o resto será por acrescimo!

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Esta agora é para um comentário sério.

 

O carvão não é suposto estar sempre no filtro? É que na minha loja disseram-me que era para lá estar sempre... O que faz o carvão exactamente?

 

 

Só mais uma coisa: Como se fazem essas molduras nas fotos?

Editado por rkc666

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bom gosto

sim senhor quem sabe nunca esquece

 

A escolha pelos castanhos acho que foi a mais acertada e estes meninos consoante crescem mais bonitos ficam.

Vamos é ver se eles formam casal... isso é que era fantástico!

 

Bem Filipe só espero que esses meninos formem casal e te encham esse aqua de mini disc's...se eles já estão assim estou desejoso de os ver em adulto...custa-me a preceber porque apuraram os discus coloridos...não estou a dizer isto por eles terem nascido cá em casa, mas são esses o meus discus preferido, os que tenho cá, irmão desses, têm demasiado azul para o meu gosto, esse maior está no ponto...ou ver os teus meninos decidi, recomeçar a criar discus...

Um abraço e boa sorte

Isso é que é preciso! O selvagem que aí tens já conseguiu dar em cima da fêmea?

Esse sim... é um espanto... mas estes não ficam nada atrás!

Antes de colocar os Discos vi tudo e mais alguma coisa e achei que os castanhos por terem uma cor mais solida e não tão colorida seriam a melhor opção. Assim não tiravam protagonismo ao plantado e ao mesmo tempo destacam-se no meio de tanto verde!

Neste momento não me arrependo de ter optado por estes!

 

Vê lá se retomas a criação, a malta agradece!

 

Só para dizer que os teus neons parecem um bocado individualistas :o Estão chateados uns com os outros? banana rock

Têm dias... nem sempre gostam de grandes farras cabecadura

Geralmente gostam de andar em cardume e todos juntos com excepção de quando se dá de comer! Aí é cada um por si...

 

O carvão não é suposto estar sempre no filtro? É que na minha loja disseram-me que era para lá estar sempre... O que faz o carvão exactamente?

Só mais uma coisa: Como se fazem essas molduras nas fotos?

1º deverias de saber para que serve o carvão antes de o usar! Porque estar a usar produtos apenas porque as pessoas o dizem para fazer está errado.

O carvão serve para purificar a água e remover metais pesados. Como tive um surto de algas iniciais, que podem ter sido originadas por excesso de micronutrientes coloquei o carvão para remover esse excesso da coluna de água.

Uma vez que limpou e equilibrou os nutrientes, deve-se remover o carvão do filtro. Além de que se reparares o carvão tem um limite de utilização na embalagem. Se usares por um periodo acima ao recomendado podes ter o reverso do tratamento, em vez de filtrar, liberta o que filtrou para a coluna de água.

 

Quanto à moldura, existem programas especificos para o efeito. Depois de um "crop" à imagem é aplicado um "canvas" á zona pretendida.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à moldura, existem programas especificos para o efeito. Depois de um "crop" à imagem é aplicado um "canvas" á zona pretendida.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Algum em particular? Ou não queres fazer publicidade? Eu para editar uso o Photo Brush.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rkc666, usa o photoshop, da para isso e muito mais, e uma ferramenta indispensavel em qualquer computador (claro que o poder do photoshop depende do utilizador, mas serve tanto experts como utilizadores casuais)

 

claro que nao te estou a dizer para largares a nota por ele visto algumas versoes chegarem a 1000€, arranja-o em "versao de estudo" :)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda não foi desta que tirei os equipamentos, talvez este fim de semana ou não :P

 

Por enquanto fica esta... depois logo se vê!

 

 

20070123c.jpg

 

Abraço e obrigado pelos comentários.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus estão um espetáculo :mrgreen: e eu não sou grande apreciador das "solhas"

Só um reparo, a blyxa está dividir demasiado o aquário ao meio. Quando estava pequena não notei, mas agora que cresceu nota-se bastante bigsmile

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O problema da blyxa é que nem deveria lá estar! Esta planta tem-me surpreendido em todos os aspectos... Eu não a plantei, tentei remover na altura da montagem todos os vestigios da planta e no entanto lá está ela!!!

Cresceu do nada e continua a infiltrar-se nos meus layouts.

Este fim de semana vou ver se dou uma tesourada na blyxa, já que nasceu e se desenvolveu no local em que está, também não vou removê-la totalmente... Assim fica mais natural!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe..essa blyxa tem pernas? :mrgreen:

 

Está com saúde pá! parabéns Filipão!

 

Mas olha lá diz-me uma coisa...porque é que isso tem tantas particulas na água...é do filtro que é fraco?

É que nas fotos aparece tipo coisinhas brancas, muitas mesmo..na dos Discus!

 

Abraço,

Bernardo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais