240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

Se não me falha a memória eles foram para a casa do Filipe aí com uns 4 meses, portanto acho que o Regal acertou, devem estar com 10-11meses , mais são muito jovens para começar a criar, mas como a ideia do Filipe é ter discus pequenos, acho que vai conseguir, pois a partir do momento em que comecem a criar a sério o seu crescimento será muito mais lento e nunca serão discus grandes...

De momento não tenho discus a criar, nem tão pouco espaço para isso, pois os meus aquas de discus estão cheios com uns discus de um amigo que se quer desfazer deles...mas quando houver hipótese vou ver se o pai destes meninos do Filipe que acasalou com uma Manacapuru castanha tira uns filhotes. Quanto ao que o Filipe disse da Manacapuru red vs “Santarém”, são um casal de um amigo meu, eu arranjei-lhe a fêmea (Manacapuru red), por sinal enorme, pois eu comprei-a a pensar que era um macho para fazer casal com a outra Manacapuru...pois é há fêmeas que parecem machos e vice versa, é por isso que distinguir o sexo aos discus é um lotaria...

Agora coisas interessantes, apesar da falta de experiência do meu amigo, ele já conseguiu tirar uns quantos discus, foi pena foi ele se ter desleixado com as TPA...pois em vez de ter uns 15 ou 20 teria mais de uma centena...mas para a próxima já não deve cometer os mesmos erros, assim o espero, pois estou muito curioso para ver no que vai dar Manacapuru red com Santarém...

 

Não vou encher mais este tópido do Filipe...mete é mais fotos que é sempre um prazer ver os teus Discus.

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Mais novidades, a postura dos Discos não deu em nada... Mas também para um casal tão jovem outra coisa não seria de esperar. Mesmo sendo bastante protectores durante as 1ªs 48h não resistiram á teimosia dos cardinais... ou talvez tenham mesmo comido os ovos!!!

 

Mas o problema estaria ainda para chegar, os Discos contrairam uma doença, talvez transmitida pelo Selvagem durante a postura.

Neste momento estão em tratamento neste mesmo áqua, mas as novidades não deixam de surgir!

O ramirezi macho que tinha desaparecido há mais de 1 mês, "foi comprar tabaco e nunca mais voltou..." surgiu das cinzas e cá está ele para continuar a trabalhar sexualmente com a fêmea :). É incrivel mas é verdade, o Ram esteve preso entre uma pedra e um tronco durante 1 mês e só a mudança do layout o fez soltar-se quando levantei uma pedra. Demorou algum tempo a recuperar e mesmo assim não evitou a cegueira de um olho.

A fêmea quando o viu, fez uma festa... lançou os foguetes e ainda foi apanhar as canas! 2 semanas depois.... eis que eles voltaram á actividade!

 

01.jpg

 

02.jpg

 

03.jpg

 

04.jpg

 

Desta vez tenho luz indirecta nocturna, vamos ver se eles conseguem manter os putos por mais de 3 dias... 3 dias já conseguiram, mas como não tinha moonlight eles ao fim do 3º dia perdiam os filhos! Agora é esperar e ver..

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rams são MUITO mais bonitos que discus.

 

Aliás, quase todos os peixes são mais bonitos que os discus... para mim.

 

Está, como não podia deixar de ser, espectacular. Essa do ram ter ficado preso fez-me lembrar um episódio dos Simpsons que o skinner fica debaixo de uma pilha de jornais e pensam que ele está morto, mas ele mantem-se são batendo uma bola de basket... Esse secalhar fez como num outro tópico e esteve a brincar com as ampulárias, se as houver...

 

De qualquer maneira, fotos espectaculares e no outro dia na casa do andré silvestre tive oportunidade de ver os rams dele (lindos demais) a postar tambem!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rams são MUITO mais bonitos que discus.

 

Aliás, quase todos os peixes são mais bonitos que os discus... para mim.

 

Boas,

 

Eu também dizia o mesmo... Mas no dia que tiveres os teus mudas de opinião!!!

Não há comparação possivel e garanto-te que quando vires Discos com a mesma personalidade que os RAMS; activos, territoriais e com tamanho... então aí sim mudas completamente de opinião.

Nunca te esqueças de uma coisa, sempre que tenho visitas eles mudam a personalidade, talvez por isso quando vistes Discos ficaste com a impressão que eram pacatos e a única coisa que sabiam fazer era abrir e fechar a boca! Agora quando eles se sentem á vontade com o pessoal que os observa, é um espectáculo digno de se ver...

 

Só dá valor aos Discos quem os tem, porque quem não os tem também não aquece nem arrefece... Eu dizia mal, não gostava e ainda criticava...

Neste momento só não vejo a hora de montar a verdadeira banheira com 1200L para meter um bom cardume deles!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também dizia o mesmo... Mas no dia que tiveres os teus mudas de opinião!!!

Não há comparação possivel e garanto-te que quando vires Discos com a mesma personalidade que os RAMS; activos, territoriais e com tamanho... então aí sim mudas completamente de opinião.

Nunca te esqueças de uma coisa, sempre que tenho visitas eles mudam a personalidade, talvez por isso quando vistes Discos ficaste com a impressão que eram pacatos e a única coisa que sabiam fazer era abrir e fechar a boca! Agora quando eles se sentem á vontade com o pessoal que os observa, é um espectáculo digno de se ver...

 

Só dá valor aos Discos quem os tem, porque quem não os tem também não aquece nem arrefece... Eu dizia mal, não gostava e ainda criticava...

 

'No comments'

:wink:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

'No comments'

:?

 

Disse alguma asneira?! :wink:

É que o meu problema foi comprar discos mesmo sabendo que não gostava e ainda por cima a minha esposa não os queria...

Se eu não gostava de Discos, a minha esposa detestava... Agora é vê-la preocupada porque um disco não veio comer, ou está mais calmo!!!

Aliás eles adoeceram após a postura e era vê-la com a lágrima no canto do olho!

 

Repito, só sabe dar valor aos Discos quem os tem...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto,

 

Cá em casa, 'respira-se' discus.

Os outros são só para disfarçar.

 

Ainda não cheguei a esse ponto, mas minto se disser que não stresso quando não os vejo bem...

Antes os peixes eram apenas para ter alguma coisa a nadar no áqua :wink: eram mais para efeitos decorativos!!! Sei que é errado, mas quem gosta de plantinhas é mesmo assim! Agora tenho plantas e peixes, melhor ainda... tenho indicadores constantes de parâmetros da água :? Sempre que algo está a sair dos parâmetros correctos os Discos avisam!

E pela 1ª vez e infelizmente, os meus Discos adoeceram, mas devido ao seu comportamento deu para actuar e fazer tratamento antes. Coisa que não se verifica com os outros peixes, muitas das vezes encontramos peixes mortos e simplesmente não sabemos o porquê...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto,

Ainda não cheguei a esse ponto, mas minto se disser que não stresso quando não os vejo bem...

Antes os peixes eram apenas para ter alguma coisa a nadar no áqua :wink: eram mais para efeitos decorativos!!! Sei que é errado, mas quem gosta de plantinhas é mesmo assim! Agora tenho plantas e peixes, melhor ainda... tenho indicadores constantes de parâmetros da água :? Sempre que algo está a sair dos parâmetros correctos os Discos avisam!

E pela 1ª vez e infelizmente, os meus Discos adoeceram, mas devido ao seu comportamento deu para actuar e fazer tratamento antes. Coisa que não se verifica com os outros peixes, muitas das vezes encontramos peixes mortos e simplesmente não sabemos o porquê...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Lamento que não estejam bem.

Sabes o que é?

Como estão?

Abraço solidário

 

(é difícil explicar como é que se estabelece uma relação afectiva com um peixe, sabendo à partida que é unilateral)

(mas lá que é assim, é)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lamento que não estejam bem.

Sabes o que é?

Como estão?

Abraço solidário

 

(é difícil explicar como é que se estabelece uma relação afectiva com um peixe, sabendo à partida que é unilateral)

(mas lá que é assim, é)

Estou a responder tarde porque estava apreensivo quanto ao estado dos Discos!

E não trago boas noticias... Os Discos estão a morrer... 1 a 1! Contraíram parasitas na altura da postura e nem com Tremazol (composto de praziquantel) resolveu. É muito triste ver os gajos a cair... quando se pensa que estão a recuperar, acabam por ser as melhoras da morte! A fêmea da postura foi a mais afectada, depois a fêmea que tinha comprado a Bentes para tentar reproduzir com o Selvagem... amanhã ou depois vai o macho...

Espero que o mais pequeno se safe, ainda assim é o que apresenta melhor aspecto e está mais resistente. Ao concretizar-se esta teoria, ainda fico com um casal! Depois é ter sorte, parecia que tinha começado bem... mas afinal, correu mesmo, mas mesmo muito mal!!!

Ignorância ou simples AZAR, uma coisa é evidente... Deixa marcas e é muito triste ver os discos a morrer..!

 

Um bonito plantado com discos saudáveis é uma visão do outro mundo, mas isto é a minha opinião.

Tem sido uma experiência e tanto... começou bem, está a correr mal... mas ainda me vai dar muitas alegrias... ou não!

Tenho sempre uma alternativa, voltar ao que fazia antes de ter os discos...

 

Novidades para breve.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe.

....conheço um gajo, ali para os lados da Charneca Caparica, que de "uma vez", lhe morreram 5,5 casais.

Desistiu?......Nã!

Agora tem p'raí uns 800.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe.

....conheço um gajo, ali para os lados da Charneca Caparica, que de "uma vez", lhe morreram 5,5 casais.

Desistiu?......Nã!

Agora tem p'raí uns 800.

JPM

 

Boas João,

 

Boas João,

 

Desistir acho que não é o caso, porque para todos os efeitos e mesmo com o maior dos azares, ainda devo ficar com o selvagem.

Foi o único que não ficou afectado, talvez por estar imune aos "possíveis parasitas" e o tratamento não o afectou minimamente.

Tal como já me tinhas dito antes, misturar selvagens com discos de "aviário" pode ter destes problemas! Ao continuar com este projecto, ou despacho o selvagem ou arranjo mais da mesma estirpe! O mais provável é avançar com mais alguns selvagens verdes... Falta saber é se existe €€€ para isso!

Porque meter mais 1, está fora de hipótese. Pode ser um macho e aí tenho o caldo entornado... ou arranjo uma fêmea, ou meto mais uns 3 ou 4 iguais ao que tenho aqui! Para já fica como está e vou acabar o tratamento de Tremazol até á 3ª dosagem, depois logo se vê!

O que achas?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe.

O tratamento...acaba.

Quanto aos discus....sugeria de "aviário"...são mais fáceis.

O problema é arranjares de "aviário" mas de "estirpes" selvagens, pois mestre Bentes vai acabar c'a discaria.

Ou então arranjas alguém que importe do Stendker que ele tem Santarém e Alenquer de "aviário".

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe:

Sei, por experiência própria, que não há palavras que te possam consolar nesta altura.

Um dia, por minha exclusiva culpa, perdi três peixes.

Os teus adoeceram, fizeste o que foi possível para os salvar, mas morreram.

Toda a gente que tem discus já perdeu peixes e vai continuar a perder.

Custa, mas é mesmo assim.

Para a frente que atrás vem gente.

A única coisa que me preocupou depois da perda daqueles três foi fazer um grande esforço para lhes assegurar as condições perfeitas (ou quase) para viverem, de maneira a minimizar os riscos de problemas provocados por mim.

Nessa parte, acho que tenho feito o que me é exigível.

Trato-os o melhor que sei e tento dar-lhes dar o meu melhor.

Quer nas condições do aqua, quer na sua manutenção, quer nos cuidados preventivos.

Daí para a frente é o destino.

Uns vão morrer pelo caminho, outros vão andar pelo aqua longos anos.

E eu também espero andar por cá para estar com eles.

É assim a vida.

Um abraço sentido.

P.

 

(permite-me um conselho: opta por discus menos difíceis de manter. Os selvagens são umas florzinhas de cheiro)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe.

O tratamento...acaba.

Quanto aos discus....sugeria de "aviário"...são mais fáceis.

O problema é arranjares de "aviário" mas de "estirpes" selvagens, pois mestre Bentes vai acabar c'a discaria.

Ou então arranjas alguém que importe do Stendker que ele tem Santarém e Alenquer de "aviário".

JPM

 

E o que faço com o selvagem?! Custa-me estar a despachar o gajo... e se acontece o mesmo?

Uma vez que o gajo está imune a esta bicharada, não irá transmitir algo aos do "aviário"?

Santarém e Alenquer são 1ªs opções de escolha, já sabes os meus gostos!

 

E importar isso?!

 

(permite-me um conselho: opta por discus menos difíceis de manter. Os selvagens são umas florzinhas de cheiro)

Para já este gajo é duro... e parece estar imune a esta porcaria que os outros apanharam, mas não quer dizer que não apanhe qualquer coisa mais simples e não vá desta para melhor....

O problema de se encontrar discos mais fáceis de manter, são as cores... não gosto nada de coloridos!!!

No caso dos Santarém e Alenquer era uma boa opção... mas e o selvagem?

Para já o que mais me preocupa é o gajo ainda não ter comido qualquer ração!!! Come-me as plantas... já não preciso de fazer podas!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma questao , de que parasitas falas????? o tremazol, é bom , mas para ténias , dactylogyrus e gyrodactylus, apesar de estes ultimos ganharem resistencia ao praziquantel......

 

Espeta aqui os sintomas dos discus que morreram, pode ser que se descubra a causa e que possas acabar com o mal pela raiz.

 

Não desistas

 

normalmente um selvagem come larvas de mosquito e outras cenas vivas , sei que as larvas não é o melhor , mas se queres que ele coma dá-lhas, que ele agradece.

se arranjares comida viva, dá.lha.... ele não conhece os alimentos artificiais

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para terem uma ideia do que tenho descrito em relação ao estado dos discos, deixo aqui umas fotos com alguns dias:

 

01.jpg

 

02.jpg

 

Estas fotos foram tiradas ao 2º dia após ter iniciado o tratamento com Tremazol.

Com o decorrer dos dias os discos começaram a melhorar, 2 deles ainda comiam com excepção do macho que fez postura, esse definhou e encostou-se a um canto. O tratamento deve ser feito de 7 em 7 dias e esse Disco (macho) faleceu ao 6º dia, é o que está nas fotos acima.

 

03.jpg

Este aparentemente era o que estava mais afectado, mas neste momento é o que apresenta melhores resultados ao tratamento.

Ainda não apresenta as cores iniciais, mas pelo menos já ganhou cor! Nunca deixou de comer...

 

04.jpg

Este ainda vai aguentando, melhorou... piorou... e após o 2º tratamento está em estado critico.

Após o 1º tratamento de Tremazol, fiz também tratamento com flagyl 2x ao dia e durante 3 dias.

 

E é tudo, se souberem de algo que possa melhorar o estado dos Discos avisem!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Desaconselharam-me tratamentos em cima de tratamentos. Isto porque se não morrerem da doença, morrem da cura, devido a tantos químicos na água.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Como sabes, eu percebo muito pouco disto, as fotografias não dão para perceber bem, mas diria que tens aí uma infecção bacteriana grave, subsequente a um ataque de parasitas.

Diria que nas guelras, a julgar pelos dos opérculos de um deles.

Peixes sem cor, barbatanas muito coladas, olhos escuros e baços, muco branco, guelras saídas.

O Flagyl que fizeste e nada é a mesma coisa.

Tem de ser pelo menos 4 ou 5 dias, parar 5, e mais 3 ou 4, com duas tomas dor dia.

O meu Guru faz 3 por dia.

O praziquantel está feito e era o que eu faria, a ser bom o diagnóstico de parasitas nas guelras.

Agora, perante a infecção bacteriana evidente, não deixava de lhes fazer Esha2000 25g/100l, no primeio dia, 12g/l no segundo e terceiro.

Dobra a dose se a dureza for muito baixa.

TPA diária de uns 30%.

Rigoroso controlo de PH, NH4, NO2 e NO3.

Temp 30º.

Artémia ou Krill com vitaminas um dia e alho no outro.

Depois de 10 dias e de limpar bem o aqua com CA, durante 48 horas, fazia o Flagyl, mas desta vez direito.

De qualquer modo, não te iludas muito, Filipe.

Esse peixe está mal.

Mas pode ser que o consigas salvar.

É preciso ter fé.

Abraço

 

(se puderes, entre os tratamentos, mete uma UV para matar a "bicharada" que possa andar na coluna de água)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas FAAO.

Não imaginava que os peixes estariam nesse estado. bem para começar já tive quase todas as doenças nos meus discus, até infelizmente a praga dos discus. na altura pensava que passaria com o flagyl, ou o tenilvet e nada. começou a passar de uns para os outros e a taxa de mortandade foi bastante alta. tinha ficado com cerca de 12 peixes alenquer da minha criação e foram 6 num dia, foi muito desolador. mas vamos ao que interessa. a solução que te aponto neste momento será isolar os peixes num aquario e fazeres o tratamento com permanganato de postassio, compra-se na farmácia num grasquinho pequeno e é um desinfectante. so o problema e grande problema e que as plantas são capaz de ir a vida. na minha situação isolei os peixes num aqua de 65 lts e coloquei 1 comprimido por dia durante 3 dias seguidos, no final fiz uma tpa de 50% e depois fui diminuindo as tpa's tipo 2 em 2 dias , 3 em 3. se não passar com o flagyl não tens outra alternativa, se passar, optimo.

Abraço

Aqui tens o produto:

IMAGE_00042.jpg

ps: isto é assim, começa o vício mas depois vem as dores de cabeça. hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, o discu selvagem que introduziste, não tem sintomas certo????

Ele veio mesmo da amazonia???

 

Acho que alem de uma infestaçao potente de hexamita ou spironucleus e a tal infecçao bacteriana , "eu acho" não tenho certezas, que pelo padrão que a pele apresenta, ( volto a referir )"acho" que os teus peixes foram afectados pela rara "Praga dos Discus" , em que os peixes adoeçem repentinamente, escureçem exageradamente, e a pele apresenta um padrao reticular, afectando ainda as guelras aumentando a produçao de muco em excesso, levando a uma morte muitissimo rapida.

 

Boas , bem lê isto que Rui Ferreira de Almeida escreveu:

 

 

- Praga dos Discus – Grandes manchas formando um padrão reticular . Os Discus apresentam uma espécie de rede de muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas. Por baixo a pele está muitas vezes ulcerada e os olhos estão opacos. Quase todos os peixes no mesmo aquário apresentam estes aspecto e além disso exibem dificuldades respiratórias . É difícil de tratar e a mortalidade é geralmente muito elevada. È extremamente contagiosa e de evolução rápida. O uso de acriflavina + verde malaquite + kanamicina foi o que me deu melhores resultados. Nos casos desesperados faço banhos curtos com permanganato de potássio.

 

isto foi retirado de Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > DOENÇAS E PRAGAS DOENÇAS MAIS COMUNS EM DISCUS : DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO E T

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"acho" que os teus peixes foram afectados pela rara "Praga dos Discus" , em que os peixes adoeçem repentinamente, escureçem exageradamente, e a pele apresenta um padrao reticular, afectando ainda as guelras aumentando a produçao de muco em excesso, levando a uma morte muitissimo rapida.

 

Ó João, que diabo, se fosse a praga (cruzes, credo) o primeiro que morreu não se aguentava 6 dias depois dos sintomas.

Podes ter razão no hexamita, mas a praga não pode ser.

Mas mesmo o hexamita não mata assim.

Primeiro, havia de aparecer o buraco.

A nõ ser que os gajos estejam a morrer mesmo por causa da infecção bacteriana.

Que dizes?

 

Filipe, muito cuidado com a dosagem do permenganato. Aquilo é bom pra desinfectar, mas, com uma distracção, desinfecta de mais. Eu tenho um medo disso e do formol que me pelo. Mas em último recurso...

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá aí uma foto em que o peixe aparentemente apresenta uns buraquitos na cabeça, ao pé das "narinas", e o padrao na pele é explicito, os olhos embaçados, e as guelras afectadas, tudo isto pode ter desencadeado uma infecçao bacteriana como consequencia do enfraquecimento dos peixes, e morte rápida nos menos resistentes.

 

Vamos por ideias, um animal selvagem quando capturado não apresenta sintomas nenhuns de praga, geralmente esses sintomas só aparecem quando já estam nos nossos aquas, logo podemos concluir que o peixe apesar de portador da doença resiste a esta por um tempo indeterminado, como o Filipe diz , o animal que foi introduzido não apresenta sintomas, tendo esta doença desnvolvido após sua introduçao, logo pode-se deduzir que seja portador da doença proveniente do seu habitat natural.

 

Mas as fotos do animal mostram todos os sintomas desta praga maldita que extremina todos os animais presentes no mesmo habitaculo

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais