Journey to Nature - Desafio IV


Ricardo Italiano

Recommended Posts

São momentos terapêuticos como estes que vivemos no passado domingo, que realmente me fazem sentir bem e que acima de tudo, fazem parte de uma maratona de aprendizagens e muita partilha e convívio.

Obrigado aos organizadores e patrocinadores do evento, por tornarem possível o Desafio de Aquascaping IV.

 

1 - Nome do Aquário Journey to Nature

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1

4.2 - Termostato N/A

4.3 - Iluminação/Foto-período TWINSTAR 450EA IV com 6h de Fotoperíodo que irei aumentar gradualmente e a 100% da potência da calha. 

4.4 - Sistema de CO2 Kit Strideways PRO CO2 Regulator 2Kg definido para 6h. 
 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape Red Moor Wood, Relief Stone

6 - Fertilização  APT Zero da 2HR

7 - Fauna N/A

8 - Plantas

• Anubia Nana “Pangolino”

• Anubia Nana Nana 

• Bucephalandra Lamandau Mini Red 

• Bucephalandra Deep Purple

• Micranthemum sp. 'Monte Carlo'

• Ludwigia Arcuata 

• Rotala Rotundifolia sp. Green 

• Rotala Rotundifolia sp. HRA

• Rotala Vietnam 

• Juncus Rapens

• Eleochris sp. Mini

9 - Fotos

large.IMG_5312.jpeglarge.IMG_5314.jpeg
 

Obrigado 🙏

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um nature puro e duro, o nome é bastante adequado. Agora depende do kit de unhas com as plantas, mas tens ai uma boa base para trabalhar.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei-lo aqui, mais um dos prometedores "Nature" do desafio! Desde que percebi qual era a tua ideia para a montagem, fiquei com a sensação que estavas bloqueado em algo que não estavas a conseguir concretizar mas de facto arranjaste maneira de tornar a ideia uma realidade! 

E que bela realidade nos trazes aqui, é um desafio enorme tornarmos grande algo que é tão pequeno como estes aquários, vamos ver como vais dominar a flora que planeaste e que proporções consegues no resultado final! 

Força Ricardo 

Abraço 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante da tua base. Não é o meu estilo preferido, mas sei apreciar um bom trabalho quando o vejo. A dificuldade, a meu ver, será controlar o crescimento de todas as plantas para conseguires que todas tenham o seu destaque, mas tecnicamente parece-me que trabalhaste bem. Vou ficar à espera de ver a evolução. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Um nature puro e duro, o nome é bastante adequado. Agora depende do kit de unhas com as plantas, mas tens ai uma boa base para trabalhar.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
 

Obrigado pelo feedback amigo, sim tentei recriar algo muito ao estilo Nature, no ano passado apenas tinha utilizado rocha e queria tal como fiz o nome do evento, desafiar-me a mim mesmo com a conjugação entre rocha e tronco. 
Quanto às plantas vamos ver como desenvolvem e também como as consigo desenvolver. 
Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, ismael_figueira disse:

Ei-lo aqui, mais um dos prometedores "Nature" do desafio! Desde que percebi qual era a tua ideia para a montagem, fiquei com a sensação que estavas bloqueado em algo que não estavas a conseguir concretizar mas de facto arranjaste maneira de tornar a ideia uma realidade! 

E que bela realidade nos trazes aqui, é um desafio enorme tornarmos grande algo que é tão pequeno como estes aquários, vamos ver como vais dominar a flora que planeaste e que proporções consegues no resultado final! 

Força Ricardo 

Abraço 

 

 

Antes de mais, muito obrigado pelas dicas, partilha e muito convívio num dia bastante agradável.

Tens toda a razão, houve ali certos momentos em que estava bloqueado e mesmo a colocar em questão se iria conseguir recriar o que tinha traçado para o desafio, e se tinha tomado as melhores decisões. Inicialmente foi que poderia ou não, ter os troncos adequados para o fazer, bem como depois na sua construção porque as colagens não me estavam a correr como queria (até suei do bigode que não tenho 😁), mas depois com dicas, motivações e ajudas lá foi criando corpo e acabou por se desenrolar naturalmente. 
 

Se por um lado quis criar um “Nature” para me poupar no seu desenvolvimento, queria também algo em que me fizesse matar saudades de usar a tesoura com plantas de carpete e plantas de crescimento rápido visto que agora no cubo que tenho montado não tenho plantas que de para me entreter 😜

Vou partilhando a sua evolução que com as vossas dicas, tornará mais fácil ter o kit de unhas para ficar visualmente agradável 🫸🫷

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Gosto bastante da tua base. Não é o meu estilo preferido, mas sei apreciar um bom trabalho quando o vejo. A dificuldade, a meu ver, será controlar o crescimento de todas as plantas para conseguires que todas tenham o seu destaque, mas tecnicamente parece-me que trabalhaste bem. Vou ficar à espera de ver a evolução. Um abraço.

A verdade é que não tens muitas opções. Só existiam dois tipo de rochas e um tipo de troncos (troncos esses que estão intimamente ligado ao estilo nature) num aquário de 45cm. Obviamente todos os aquários vão parecer algo semelhantes. 

Ricardo...tem muito potencial. Gosto muito!

Este ano os natures estão em força. 50% da entradas

Gosto do facto que não tenha usado areia como algo diferenciador. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2023 at 07:48, JoseCarlosMarques disse:

Gosto bastante da tua base. Não é o meu estilo preferido, mas sei apreciar um bom trabalho quando o vejo. A dificuldade, a meu ver, será controlar o crescimento de todas as plantas para conseguires que todas tenham o seu destaque, mas tecnicamente parece-me que trabalhaste bem. Vou ficar à espera de ver a evolução. Um abraço.

Muito obrigado pelo feedback José 🙏

Sem dúvida que o maior desafio além do dia da sua montagem, vai ser nas plantas,  e será sempre positivo para aprendizagem e experiência. 
 

Irei manter o post actualizado com a sua evolução. 
 

Obrigado e abraço 

 

On 16/10/2023 at 15:24, Vasco Ferreira disse:

A verdade é que não tens muitas opções. Só existiam dois tipo de rochas e um tipo de troncos (troncos esses que estão intimamente ligado ao estilo nature) num aquário de 45cm. Obviamente todos os aquários vão parecer algo semelhantes. 

Ricardo...tem muito potencial. Gosto muito!

Este ano os natures estão em força. 50% da entradas

Gosto do facto que não tenha usado areia como algo diferenciador. 

É verdade sobre as opções como disseste, e depois é teres a sorte de conseguires um ou dois troncos base (no caso de se usar troncos) em que se enquadre minimamente na ideia que levas em mente. 
 

No ano passado usei areia e depois no caminho ao ponto de fuga acabou por nem se ver, e também como já ando com saudades de podar a monte Carlo optei apenas por tapete. 
 

Let’s  go on this journey 🫸🫷

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano tínhamos um serrote a valer!!!! 😁

Não havia redmoor que resistisse!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Este ano tínhamos um serrote a valer!!!! 😁

Não havia redmoor que resistisse!

Epaaaaaa, sem dúvida que foi uma enorme ajuda, poupou bastante tempo, bem como paciência 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, gosto muito do senso estético desse layout. Como disserama cima, um nature puro.
Depois desse carpete se desenvolver bacana, eu baixaria a frente do substrato, pra ganhar mais profundidade.
Vamos acompanhar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
On 02/11/2023 at 22:18, Ricardo Gil disse:

@Ricardo Italiano, falta aqui uma foto recente. Estou curioso de como está agora...

X2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

X2
X3!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Mister @Ricardo Italiano, epah, tu para as redes sociais tens sempre tempo, actualizar o tópico desde 16 de Outubro está quieto!!!

Que vergonha pah! Estamos a 28 de Novembro 🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos 🫸🫷

Após pedido de muitas famílias (falha minha admito), deixo-vos o estado actual do meu aquário. 
Infelizmente não consegui ter o melhor arranque da montagem, com alguns percalços pelo caminho:

large.IMG_6176.jpeglarge.IMG_6112.jpeg

- As algas ( filamentosas e alguns pontos de BBA) só as consegui controlar à cerca de 8 dias, e não está 100% resolvido, mas já deram mais tréguas, que estão a ser combatidas com o APT FIX. 
 

- Um dos troncos descolou numa das TPAS, fui com uma ideia na montagem de criar algo que não requeresse muito cuidado nas manutenções, mas após a primeira, apercebi-me que criei um autêntico quebra cabeças para conseguir dar a poda nas plantas, principalmente no tapete monte Carlo, que foi numa dessas podas que com um simples toque descolei o tronco, entretanto resolvido. 
 

- Em termos de plantas, praticamente todas elas com uma ótima adaptação ao estado submerso e com um crescimento bastante acelerado, menos a Monte Carlo nos pontos de sombra onde tem os troncos centrais. As Rotalas (não estão com a moita bem formada porque dias antes de tirar estas fotos tinha feito uma poda inversa e como tal ainda não tinham recuperado. O único ponto negativo na minha experiência que destaco nas plantas foram o melt que tive nas Anubias e que tive de as repor com novas plantas. 
 

Contudo estou satisfeito com a evolução do mesmo e penso que esteja no caminho certo para criar algo harmonioso, saudável e acima de tudo respeitando o estilo Nature que idealizei. 
 

Obrigado a todos, e peço desculpa pela demora do tópico, irei tentar ser mais regular com actualizações semanais. 
 

Saudações

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás no caminho certo, sim, e pode vir a tornar-se um belo aquário, mas não sei se vais ter tempo para o concluires a tempo da fotografia final... ainda tens aí muitas coisas a resolver, nomeadamente a questão da carpete.

Incrível como alguns aquários estão muito mais avançados que outros, nesta competição, sendo que o material é igual para todos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Estás no caminho certo, sim, e pode vir a tornar-se um belo aquário, mas não sei se vais ter tempo para o concluires a tempo da fotografia final... ainda tens aí muitas coisas a resolver, nomeadamente a questão da carpete.

Incrível como alguns aquários estão muito mais avançados que outros, nesta competição, sendo que o material é igual para todos. 

Sim eu entendo, mas estou optimista com a carpete porque já começou a desenvolver bem, a zona que mais me está a deixar de pé atrás será mesmo por baixo dos troncos na zona de sombra como mencionei, já adicionei 1 pote nessa zona e não consegui que desenvolvesse, mas não deito a toalha ao chão. 
Na tua opinião sem ser a carpete, quais são os problemas que tenho a resolver? 
 

Sobre a diferença no desenvolvimento dos aquários, isso dava pano para mangas, mas existe tantos fatores, seja na própria montagem, nas plantas, formas de fertilizar, manutenções, material extra utilizado, e a mais importante, o chamado “kit de unhas” hehe 

Obrigado pelo feedback 🫸🫷

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente, lamento constatar que escolheste um tioo de aquascape que pouco se adequa para uma competição com timings definidos. No entanto congratulo-te por teres tido essa audácia!

A tua montagem está a evoluir muito bem e muito equilibradamente, contudo poderia estar a evoluir um pouco mais rapidamente se tivesses a ousadia de desafiar as algas com mais algum tempo de iluminação. É claro que já terias o tapete mais denso, mas claramente não quiseste assumir o risco e eu provavelmente também não o faria, pois uma montagem com apenas um tipo de plantas é muito mais fácil de gerir a curto prazo e pelo contrário, uma montagem com plantas de crescimentos distintos é mais difícil de equilibrar. Tu, conscientemente ou não, foste por aí!

Agora desculpa a minha intromissão, mas ouso afirmar alguns aspetos que me parecem poder ser reanalisados e quiçá reformulados. Começo da esquerda para direita para facilitar o entendimento do que refiro:

- no lado esquerdo, embora o difusor nos possa equivocar. Parece-me tudo correto (mas mais tarde falarei também de um ligeiro ponto a ponderar);

 - na zona do tronco, começo a ter dúvidas… de facto essas anúbias são muito bonitas e ficam muito bem por aí, mas… a que estão lá mais atrás (acima) não me parecem  tão bem dentro da escala. Já ponderaste a hipótese de mover alguma das anúbias mais para o primeiro plano (que está um pouco despido) e lá mais atrás colocares uma coisa com folha mais pequena, tipo uma das buces que por aí andam?

- plano central esquerdo: parece-me que neste momento tens demasiado musgo nos troncos, está muito extenso… daqui a pouco tempo só sobressairá o musgo, mas talvez eu esteja enganado! Eu acho mais natural ver um pouco de madeira a contrastar com o musgo, ma nem sempre é fácil alcançar esse equilíbrio. A ‘Arcuata’ é magnífica, nesta escala. tens é que ter a tesoura sempre à mão. Não lhe dês tréguas

- centro direita: gosto imenso, apesar de achar que tens as buces trocadas, pelo tamanho da folha e o efeito de profundidade que poderias alcançar se fosse ao contrário… mas apesar disso acho que está porreiro!

- no lado direito, parece-me que arrancas com o juncus logo após o tapete de ‘monte carlo’. Será?... Seja lá o que for, acho que poderias suavizar aquela transição entre a ‘monte carlo’’ e plantinha atrás do tronco com uma eleocharis... (e aqui volto ao primeiro ponto, que não foi explicado no "lado esquerdo")..

Compreendo que após esta conversa toda, possas pensar que eu não gosto da tua montagem, mas não!... Gosto muito, embora ache que com pequenos toques poderá melhorar ainda mais o que já foi criado! Foste tu que escolheste este caminho. que não é o mais fácil... Se optasses por plantas de crescimento semelhante, só terias a preocupação da fertilização e das podas no momento certo (coisa que dito assim parece fácil, mas nós sabemos que para ser de excelência, também não é!). Agora terás de dar o litro para isso estar no ponto na altura certa.

Bom trabalho e sobretudo diverte-te!

Editado por C Mocho
  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, C Mocho said:

Bom trabalho e sobretudo diverte-te!

Caraças! Gostava de ter assim um "mentor" sempre que construísse um aquário. Muito bem, Mocho! Melhor ajuda era quase impossível. Agora, imagino que o Ricardo não se vá "divertir" muito este fim-de-semana. Eheh.

 

11 hours ago, Ricardo Italiano said:

Na tua opinião sem ser a carpete, quais são os problemas que tenho a resolver? 

O Mocho já te deu tantas dicas que eu nem me atrevo a tentar acrescentar alguma coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos tiradas são enganadoras. O Ricardo tirou-as após uma poda, ou seja, o plano traseiro está muito despido o que faz o aquário parecer algo  inacabado. 

Efetivamente os pontos principais são, crescer essa tapete e talvez mais musgo (talvez um weeping moss para fazer o efeitonesses troncos para dar um efeito menos despido

Tira umas fotos daqui a uns dias.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/12/2023 at 02:04, C Mocho disse:

Definitivamente, lamento constatar que escolheste um tioo de aquascape que pouco se adequa para uma competição com timings definidos. No entanto congratulo-te por teres tido essa audácia!

A tua montagem está a evoluir muito bem e muito equilibradamente, contudo poderia estar a evoluir um pouco mais rapidamente se tivesses a ousadia de desafiar as algas com mais algum tempo de iluminação. É claro que já terias o tapete mais denso, mas claramente não quiseste assumir o risco e eu provavelmente também não o faria, pois uma montagem com apenas um tipo de plantas é muito mais fácil de gerir a curto prazo e pelo contrário, uma montagem com plantas de crescimentos distintos é mais difícil de equilibrar. Tu, conscientemente ou não, foste por aí!

Agora desculpa a minha intromissão, mas ouso afirmar alguns aspetos que me parecem poder ser reanalisados e quiçá reformulados. Começo da esquerda para direita para facilitar o entendimento do que refiro:

- no lado esquerdo, embora o difusor nos possa equivocar. Parece-me tudo correto (mas mais tarde falarei também de um ligeiro ponto a ponderar);

 - na zona do tronco, começo a ter dúvidas… de facto essas anúbias são muito bonitas e ficam muito bem por aí, mas… a que estão lá mais atrás (acima) não me parecem  tão bem dentro da escala. Já ponderaste a hipótese de mover alguma das anúbias mais para o primeiro plano (que está um pouco despido) e lá mais atrás colocares uma coisa com folha mais pequena, tipo uma das buces que por aí andam?

- plano central esquerdo: parece-me que neste momento tens demasiado musgo nos troncos, está muito extenso… daqui a pouco tempo só sobressairá o musgo, mas talvez eu esteja enganado! Eu acho mais natural ver um pouco de madeira a contrastar com o musgo, ma nem sempre é fácil alcançar esse equilíbrio. A ‘Arcuata’ é magnífica, nesta escala. tens é que ter a tesoura sempre à mão. Não lhe dês tréguas

- centro direita: gosto imenso, apesar de achar que tens as buces trocadas, pelo tamanho da folha e o efeito de profundidade que poderias alcançar se fosse ao contrário… mas apesar disso acho que está porreiro!

- no lado direito, parece-me que arrancas com o juncus logo após o tapete de ‘monte carlo’. Será?... Seja lá o que for, acho que poderias suavizar aquela transição entre a ‘monte carlo’’ e plantinha atrás do tronco com uma eleocharis... (e aqui volto ao primeiro ponto, que não foi explicado no "lado esquerdo")..

Compreendo que após esta conversa toda, possas pensar que eu não gosto da tua montagem, mas não!... Gosto muito, embora ache que com pequenos toques poderá melhorar ainda mais o que já foi criado! Foste tu que escolheste este caminho. que não é o mais fácil... Se optasses por plantas de crescimento semelhante, só terias a preocupação da fertilização e das podas no momento certo (coisa que dito assim parece fácil, mas nós sabemos que para ser de excelência, também não é!). Agora terás de dar o litro para isso estar no ponto na altura certa.

Bom trabalho e sobretudo diverte-te!

 Boa noite, antes de mais muito obrigado por toda a crítica bastante construtiva e de apoio 🙏

Quando idealizei está montagem sem dúvida que um dos objectivos que tinha em mente, por também de pensar nos tempos das manutenções devido a ter mais aquários montados, seria facilitar um pouco a vida nestes três meses com uma montagem mais “simples” e de fácil manutenção, mas por outro lado, queria arriscar algumas plantas em que requeresse o uso recorrente da tesoura porque é algo que me dá um prazer enorme mas que não tenho essa possibilidade nos outros dois aquários nomeadamente a Monte Carlo e as Rotalas, mas por outro lado a Anubias e Bucephalandras são plantas a meu ver, indispensáveis para um “Nature”. 
 

Sobre as Anubias e Bucephalandra faz sentido a sugestão que deste, e este fim de semana vou tentar melhorar essa zona, porque infelizmente tive muito melt nas anubias e tive de adicionar em certos pontos e outras ainda estão a recuperar, mas talvez ainda tenho de adicionar mais algumas para dar mais preenchimento. 
 

Nos musgos, foi das poucas plantas que não tenho dado muita poda devido às algas, que foi onde mais as tive, e talvez me tenha concentrado mais no tratamento do que propriamente na poda, que também concordo que está a sobressair demasiado e tirar visibilidade às restantes planta, irei tentar corrigir com uma valente aparadela 👌

em relação aos cantos inferiores como bem falaste das transições, eu usei a eleocharis mas em poucos pontos e em porções muito pequenas e sem dúvida que não coloquei onde falaste e ficaria muito uns detalhes com a planta a fazer a transição. 
 

Nada disso, eu li a tua mensagem “n” vezes, e nunca fiquei com a impressão que não gostavas da montagem ou que estavas apenas a criticar por não gostar, antes pelo contrário, foi das melhores análises que fizeram ultimamente a montagens ou trabalhos meus, apenas e só te tenho a agradecer cada palavra escrita a dares a tua opinião. 
 

Como dizes, agora apenas me resta dar ao litro e esperar ter o kit de unhas necessário para criar algo harmonioso e saudável. 
 

Mais um vez, muito obrigado pelo feedback e em breve irei tentar fazer algumas correções e deixar as actualizações. 
 

Abraço 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/12/2023 at 10:03, JoseCarlosMarques disse:

Caraças! Gostava de ter assim um "mentor" sempre que construísse um aquário. Muito bem, Mocho! Melhor ajuda era quase impossível. Agora, imagino que o Ricardo não se vá "divertir" muito este fim-de-semana. Eheh.

 

O Mocho já te deu tantas dicas que eu nem me atrevo a tentar acrescentar alguma coisa!

Sem dúvida José, que grande mentoria e uma fantástica crítica construtiva, que me irá ajudar bastante nos pontos que ele salientou.

Abraço 🫸🫷

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos,

Após 15 dias desde a minha última actualização ao post, deixo o estado do meu aquário com fotografia tirada no dia de hoje.  
 

Foram duas semanas bastante tranquilas em termos de manutenções e de combate às algas, embora nestes últimos dias surgiram novamente algumas em certas zonas dos troncos por consequência de ter aumentado para 10 horas a iluminação mas nada preocupante, pelo menos por agora. 
 

As Rotalas recuperaram muito bem após a poda inversa com um crescimento bastante acelerado e com boas condições, prontas para levar mais uma poda e adensar as moitas. 
 

A Micranthemum Monte Carlo e a Glossostigma finalmente nestes últimos 15 dias arrancaram em força o que me deixa optimista com o fechar do tapete. 
 

Com a crítica construtiva e as sugestões do  M.Mocho adensei mais o primeiro plano com mais Anubias e recolocar algumas Bucephalandras. 
 

Sem dúvida mais uma enorme experiência e conhecimento ganho com este aquário e a vossa ajuda. 
 

Um abraço e um Feliz Natal para o Fórum 🎄

large.IMG_6724.jpeg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.