Mais uma calha led diy....


Filipe Sampaio

Recommended Posts

Boas

 

Como o titulo diz este é mais um projecto, dos muitos já existentes, de uma calha com fitas led.

 

Vou utilizar 2 fitas rgb e 3 fitas branco 6500K com 900 lumens/metro.

 

Material:

 

20170201_161355_zpswtaqjcqs.jpg

Muito deste material já tinha cá em casa são perfis de aluminio com 1.5cm de espessura mas pode ser feito com qualquer medida.

O maior é uma barra com 5cm de largura ( quando tirei a foto já tinha cortado 2 pedaços com 35cm ).

 

Depois foi só começar a cortar e a montar as peças.

 

Deixo as fotos e espero que gostem..

 

20170201_162601_zpsh3tjfopx.jpg

20170201_163233_zpsgzzlx5xw.jpg

O material já cortado.

 

20170201_163454_zpsmfabtc05.jpg20170201_184819_zpsdtmq0lyq.jpg

 

Só para terem uma ideia do que pretendo.

Fiz alguns cortes em esquadria só porque sim não é obrigatorio.

Os parafusos são provisórios no final vou colocar rebites.

 

20170201_204537_zpsww4egep6.jpg

 

Coloquei um perfil em u em cada topo que vai servir para esconder os fios dos leds e também para segurar aquele perfil em L que vai servir de suporte.

 

20170201_204638_zpswdpnappd.jpg20170201_204643_zpslen3w1yq.jpgEste é o resultado final (quase ).

 

Agora amanhã falta retirar os parafusos e colocar rebites, menos nos topos para ter acesso aos fios, limpar tudo, pintar (em principio de preto)

e colocar os leds.

 

Alguma duvida ou sugestão atirem sem piedade... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe. Que tipo de LED´s utilizaste?

http://teclusa.pt/index.php?id_product=649&controller=product

http://teclusa.pt/index.php?id_product=270&controller=product

 

Foi estes que usei.

Os brancos já tinha cá em casa.

São smd 5050 com 900 lumens por metro com 6500k

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi. Ficaste com uma grande variedade de temperatura de cor. Eu fiz uma mas apenas tem fita de 6500k.

Da maneira que fiz sempre dá para acrescentar. Já agora qual achas ser a temperatura que ajuda mais às cores vermelhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aí uma grande discussão acerca disso e tenho lido que a de 6500k chega, depois a fert faz o resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também Ainda não consegui encontrar nada sobre isso.

O que tenho lido é precisamente isso que diz o Gonçalo.

Também já li que uma dose extra de ferro ajuda..

 

Quanto à calha vou ligar ao controlador tc420 onde já tenho o outro ligado.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aí uma grande discussão acerca disso e tenho lido que a de 6500k chega, depois a fert faz o resto.

 

 

Pois também Ainda não consegui encontrar nada sobre isso.

O que tenho lido é precisamente isso que diz o Gonçalo.

Também já li que uma dose extra de ferro ajuda..

 

Exacto. Foi o que eu li também, daí ter optado por usar as de 6500k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha calha DIY as fitas são de 6000k, os meus vermelhos não são de sonho, mas não os considero maus. No outro aqua mais pequeno tenho chihiros de 8000k mas também não tenho vermelhos. Mas há malta com estas calhas que tem vermelhos espetaculares como é o caso do Crystal mountain do Nuno M.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha calha DIY as fitas são de 6000k, os meus vermelhos não são de sonho, mas não os considero maus. No outro aqua mais pequeno tenho chihiros de 8000k mas também não tenho vermelhos. Mas há malta com estas calhas que tem vermelhos espetaculares como é o caso do Crystal mountain do Nuno M.

Os meus estão assim

88e282b6bb71ee20a77e156cbeca0647.jpg26d2c9330675b6688596a6beedbc9359.jpg

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha calha DIY as fitas são de 6000k, os meus vermelhos não são de sonho, mas não os considero maus. No outro aqua mais pequeno tenho chihiros de 8000k mas também não tenho vermelhos. Mas há malta com estas calhas que tem vermelhos espetaculares como é o casa do Crystal mountain do Nuno M.

 

Também tenho muitas plantas vermelhas e rosadas numa das minhas montagens e estou a pensar fazer uma montagem com quase só plantas vermelhas.

Os meus estão assim

88e282b6bb71ee20a77e156cbeca0647.jpg26d2c9330675b6688596a6beedbc9359.jpg

 

Muito bons vermelhos e plantas em excelentes condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projeto Filipe. Aproveitar materiais para fazer algo assim é fantástico. Muito bom mesmo.

Quanto a iluminação podes contar sempre com os conhecimentos do Gonçalo, nunca nos deixa ficar mal.

 

Bruno, entendo perfeitamente. Luzes vermelhas... plantas vermelhas...

Coitadinhas das plantas verdes, já foram! :doofywave:

Eu só consigo pensar que a natureza foi muito engenhosa ao não criar plantas azuis! :roflroll2:

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Muito bem elaborado o teu projeto, é deste tipo de "passo a passo" que precisamos aqui no fórum que nos acaba por incentivar a fazer algo do género ;)

 

Ao preço que andas as calhas led mais vale fazê-las sempre ficam ao nosso gosto e claro....nada melhor que aquela pica de a fazer!

 

Parabéns!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projeto Filipe. Aproveitar materiais para fazer algo assim é fantástico. Muito bom mesmo.

Quanto a iluminação podes contar sempre com os conhecimentos do Gonçalo, nunca nos deixa ficar mal.

 

Bruno, entendo perfeitamente. Luzes vermelhas... plantas vermelhas...

Coitadinhas das plantas verdes, já foram! :doofywave:

Eu só consigo pensar que a natureza foi muito engenhosa ao não criar plantas azuis! :roflroll2:

 

Abraços.

 

Oh Joca, o Filipe é que é o rei dos DIY! Sempre coisas com excelente qualidade e muito bem pensadas. Se veres a outra calha que ele fez vais perceber o que estou a dizer. Ele já andavas nestas andanças à muito mais tempo que eu. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, entendo perfeitamente. Luzes vermelhas... plantas vermelhas...

Coitadinhas das plantas verdes, já foram! :doofywave:

Eu só consigo pensar que a natureza foi muito engenhosa ao não criar plantas azuis! :roflroll2:

 

É por aí... felizmente as minhas verdes estão no hall e não no quarto.... :busted_red:

Quanto ao projecto, é sempre bom ter novas ideias e opiniões acerca deste tipo de iluminação. Quanto a mim se conseguir montar uma calha para a minha nova montagem de 60 litros seria o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda vos estou a conhecer Gonçalo, por isso é sempre bom saber que temos pessoas com mais conhecimentos para nos poderem ajudar, não queria tirar mérito a ninguém, antes pelo contrário, é muito benéfico poder contar com a vossa generosidade, quanto mais ideias, melhor para todos ;)

Bruno, não podes pensar assim... tens de criar espaço para todas, tens de pensar RGB!! XD

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Oh Joca, o Filipe é que é o rei dos DIY! Sempre coisas com excelente qualidade e muito bem pensadas. Se veres a outra calha que ele fez vais perceber o que estou a dizer. Ele já andavas nestas andanças à muito mais tempo que eu. ;)

Boas

 

Obrigado Gonçalo pelo título de Rei...

Mas devo confessar que estas últimas foram inspiradas na tua...

 

Também resolvi fazer algo mais simples e mais discreto...

 

Cumprimentos

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe Sampaio,

 

Muito bom acabamento e resultados! Quem me dera ter mãozinhas para fazer esse tipo de coisas! :)

 

A única coisa que faria de diferente, até que falaste em ligar ao tc420, era uma tira vermelha (nem que trocasses pela branca do meio ou assim).

 

Quantos amperes tem o transformador?

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David

 

Desde já obrigado pelo feedback...

 

A vantagem dos leds rgb é que tens lá as 3 cores embora não seja visível aos nossos olhos se olhares para o chip consegues ver.

47661ab8e8620b514189812142a82565.jpg

 

Isto é o reflexo do Led na água da para ver as três cores.

 

O transformador tem 12V e 20 A

 

Abraço

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah esquece amigo, nem reparei que eram RGB (não vi as 4 pistas nas tiras).

 

20A dá para muitas tiras! Deve dar para +-20m SMD 5050, ou a ideia é mesmo essa? Interligar várias calhas, através do tc420 e transformador?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Ah esquece amigo, nem reparei que eram RGB (não vi as 4 pistas nas tiras).
 
20A dá para muitas tiras! Deve dar para +-20m SMD 5050, ou a ideia é mesmo essa? Interligar várias calhas, através do tc420 e transformador?
 
Abraço

Boas amigo
Só agora é que estava a reler o tópico e vi o teu post.

Sim tenho as duas calhas ( antes eram três) ligadas no controlador.
Neste momento como o controlador tem 5 canais tenho os 3 do rgb cada um no seu canal e o branco nos restantes 2 consegui assim separar o branco de cada aquario num canal diferente.
Assim posso relegar cada aquario de forma independente.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais